Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+educacao infantil
Exibindo: 1 - 44 de 4.352 resultados

Artes visuais na Educação Infantil a partir da Abordagem Triangular
Quais são as possibilidades da Abordagem Triangular para o ensino de artes visuais no contexto da Educação Infantil A pergunta foi disparadora para este projeto, assim como foi também para o curso, com mesmo título, pensado e elaborado para o SESC, em 2021. No contexto do curso, marcado por diálogos entre especialistas da Arte/Educação, defendemos a ideia de interculturalidade, educação antirracis...
2024

Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil
Apresentação à edição brasileira - Ya Jen Chang e Marina FrançaIntrodução Grande ideia 1. Entendendo a quantidade física dos númerosGrande ideia 2. Usando os dedos como númerosGrande ideia 3. Conversando sobre formas e construindo formasGrande ideia 4. Enxergando números dentro de númerosGrande ideia 5. Juntando os númerosGrande ideia 6. Descrevendo e classificando objetosGrande ideia 7. Vendo e f...
2024

Da educação infantil ao ensino fundamental
Este livro reúne artigos de professores com vasta experiência em pesquisa educacional e formação docente, inicial e continuada. Inovações e contribuições concernentes ao ensino e aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento são objeto de refl exão sistematizada, assim como experiências formativas de docentes atuantes na Educação Infantil e no ensino fundamental de redes públicas, produto de um...
2015

Atividades lúdicas para Educação Infantil
As atividades lúdicas são instrumentos de motivação para a criança: ela constrói o conhecimento e exercita suas habilidades de forma descontraída, desenvolvendo sua motricidade, seu raciocínio e sua criatividade. Sem ser pressionada, aprende interagindo com objetos, com amigos, de forma prazerosa e interessada em aprender coisas novas.

Fundamentos da Educação Infantil
Este livro foi criado para ajudar a qualificar as instituições de cuidado e educação infantis por meio da formação de professores. A partir de uma sólida base teórica, Janet Gonzalez-Mena aborda o desenvolvimento de competências e apresenta uma visão geral das instituições de educação infantil, em uma obra repleta de exemplos e histórias reais nas quais os professores reconhecerão o dia a dia do t...
2024

Educação infantil:
Educar é uma tarefa complexa. Por isso, este livro busca refletir sobre o papel do educador no processo de ensino e aprendizagem para crianças de 0 a 5 anos. Longe de apresentar receitas prontas, oferece ao professor de Educação Infantil, ou ao interessado nessa área, a oportunidade de repensar, criar e recriar sua prática docente com base em uma atividade pedagógica crítica e consciente em relaçã...
2012

Projetos Pedagógicos na Educação Infantil
Com vasta experiência no campo da educação infantil, que vai da sala de aula a estudos e experiências internacionais e nacionais, as autoras reúnem sólida formação teórica e compromisso com a prática pedagógica e a política educacional. Elas, certamente, já têm seu nome vinculado à história da educação infantil brasileira e à luta pela qualidade do ensino e estão, irremediavelmente, presentes na v...
2008

Narrativas literárias na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Com uma abordagem clara e concisa, a obra Narrativas literárias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental destaca o que um plano de educação de leitores para a primeira infância deve privilegiar. O livro sugere um vasto número de atividades de aprendizagem que podem ser facilmente implementadas nas salas de aula da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a...

Consciência fonológica na educação infantil e no clico de alfabetização
O que é a consciência fonológica? Quais habilidades fazem parte dessa capacidade humana de refletir sobre as palavras e suas partes? No caso do português, quais são as habilidades de consciência fonêmica que realmente importam para uma criança se apropriar da escrita alfabética? Este livro busca esclarecer essas questões fundamentais e apresenta ao leitor uma proposta didática de orientação constr...
2019

Brincar na educação infantil
Este livro discute o espaço que a escola pública tem reservado à brincadeira. Baseia-se na reflexão dos dados obtidos e nas cenas observadas em uma escola na cidade de São Paulo. Os resultados do presente trabalho podem ajudar a esclarecer as concepções de brincar e criança que têm permeado as diversas práticas atuais e suas implicações educativas. Pretende, ainda, participar no debate e reflexão ...
2012

O jogo e a educação infantil
Dirigido a pesquisadores e educadores, este livro aborda desde o significado de palavras como “jogo”, “brinquedo” e “brincadeira”, passando pela discussão da importância do jogo na educação infantil, até as teorias de Piaget, Wallon, Vygotsky e Bruner sobre o assunto. A autora dá destaque aos jogos tradicionais, marginalizados em decorrência do acelerado processo de industrialização e urba...
2024

Pressupostos da educação infantil
Este livro discute os aspectos gerais que fundamentam e organizam a educação infantil, constituída como primeira etapa da educação básica. Distribuído em quatro capítulos, o conteúdo aqui presente realiza comparativos com os períodos pelos quais a educação tem passado ao longo dos anos, em especial no que diz respeito às políticas destinadas à efetivação do projeto político-pedagógico, à compreens...
2013

Pensamento matemático na educação infantil
"Uma obra indispensável e inspiradora para pensar a matemática na Educação Infantil Como desenvolver o pensamento matemático de forma lúdica e significativa na Educação Infantil? O professor e formador Marcos Vinicius Zanutto responde a essa questão com uma abordagem que une jogos, arte, exploração do mundo, materiais não estruturados e até literatura, tudo alinhado à Base Nacional Comum C...
2025

Saúde e bem-estar na educação infantil
Este livro tem como objetivo convidar os professores da Educação Infantil para refletirem sobre a concepção, atitudes e procedimentos de cuidados integrados às ações educacionais das crianças desde os bebês. Tem como base a concepção de cuidado formulado pelo filósofo Milton Mayroff. No decorrer dos capítulos há relato de várias experiências da autora em sua trajetória de enfermeira especialista e...

Educação infantil
Este livro destaca elementos para a construção de uma proposta pedagógica por parte das instituições infantis com base no desenvolvimento como processo sociocultural que envolve a criança como um todo na interação com parceiros diversos em ambientes simbolicamente estruturados e com base no reconhecimento da importância de um trabalho com as famílias na promoção do direito das crianças a infância.
2010

Educação Infantil
Esta obra traz sugestões, inspira práticas cotidianas da Educação Infantil, em vista da construção coletiva do Projeto Político-pedagógico. A proposta é estabelecer relações entre escola, família e comunidade, possibilitando o desenvolvimento pleno de cada aprendiz. Devemos acreditar no novo para “fazer acontecer” na Educação Infantil. Só assim as crianças poderão encontrar seu lugar no mundo e ap...
2022

Educação infantil como direito e alegria
"Como dar força aos encontros que geram alegrias? Acreditando nos desejos das crianças, apostando em sua capacidade de escolha Nas escolas, as crianças permanecem horas em espaços fechados, aprendendo a obedecer, apropriando-se de conteúdos muitas vezes distantes de seus interesses. O trabalho de Lea Tiriba aponta caminhos para uma educação comprometida com a saúde das crianças e do planeta, busc...

ESCALA DE AVALIAÇÃO DE AMBIENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL (crianças de 3 a 5 anos)
A nova versão da Early Childhood Environment Rating Scale®, ECERS-3 concentra-se nas necessidades das crianças entre 3 e 5 anos. A ferramenta de avaliação é muito abrangente e tem sido muito utilizada para medir os aspectos do ambiente e as interações entre professores e crianças que afetam as necessidades do desenvolvimento de crianças pequenas.

Os fazeres na educação infantil
Livro ilustrado, que conta histórias sobre as formas de trabalhar com crianças em creches e pré-escolas, por meio de experiências práticas de pesquisadores da USP. São histórias bem informadas, que ajudam pais e profissionais a refletir sobre o seu próprio fazer com as crianças.

Brincar e viver: projetos em educação infantil
Brincar e viver: projetos em educação infantil
2007

O Papel do Ateliê na Educação Infantil
Pioneiros no trabalho com ateliê – elemento-chave das renomadas creches e pré-escolas de Reggio Emilia, na Itália –, os organizadores deste livro reúnem relatos sobre como as experiências de crianças que interagem com materiais ricos impactam na abordagem das escolas para a construção e a expressão do pensamento e da aprendizagem. Com capítulos atualizados e novos conteúdos, esta 2ª edição traz ex...
2024

Linguagem matemática na educação infantil
Este livro explora a Educação Matemática na infância, no território de crianças de zero a três anos de idade. Trata-se de uma obra que busca dialogar com os saberes e fazeres da Educação Infantil a partir da apresentação de práticas pedagógicas de professoras que atuam em creches.Aqui, o leitor vai encontrar três atos para a promoção do acesso à linguagem matemática: 1) o currículo da infância; 2)...

A educação física e a educação infantil:
Pensar a Educação Física na educação infantil signica transpor a perspectiva de um trabalho aplicado apenas no desenvolvimento das habilidades básicas de locomoção, estabilização e manipulação, mas possibilitar a vivência de propostas pedagógicas que estimulem o agir, o pensar, o sentir da criança na condição de agente transformador do seu contexto social e protagonista de sua ação. Referindo-se à...

Educação Infantil
Esta nova edição revista, atualizada e ampliada, após a aprovação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propôs para a Educação Infantil o desafio de manter a especificidade e a identidade estabelecidas na fase de elaboração de situações educativas mediadores da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças que fossem diversas das organizações curriculares referentes às demais etapas de en...
2020

Estágio na licenciatura em pedagogia Vol. 3
A Série Estágios - Teoria e Prática dos Estágios Curriculares no Ensino Superior visa oferecer, por meio de um conjunto de volumes específicos sobre as várias áreas do conhecimento, abordagens e subsídios que tratam da relação teoria é prática dos estágios curriculares supervisionados nos cursos de graduação, em suas várias modalidades. Neste livro, Cleriston Izidro dos Anjos apresenta algumas ref...
2012

Matemática na educação infantil
Matemática na educação infantil: reflexões e proposições a partir da teoria histórico-cultural, narra experiências e conhecimentos adquiridos em encontros na Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) e da Atividade Orientadora de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM), considerando a os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e com a missão de discutir o ensino base na educação infantil, ...
2024

O Ensino da Matemática na Educação Infantil
Neste livro, os autores colocam à disposição do educador elementos teóricos, informações históricas e, sobretudo, uma variedade de atividades destinadas à educação infantil.
1997

Educação infantil no coração da cidade
É uma obra singular que se constitui em documento sociológico de importante ação coletiva que, aos poucos, foi sendo substituição por outras formas de luta com vistas à consolidação da Educação Infantil. A autora nos envolve naquilo que chama de "Construção do Lugar da Criança no Espaço Público".
2008

Encontros e encantamentos na educação infantil
Esse livro revela, essencialmente, vivências de educadoras em formação. É resultado de experiências vividas no cotidiano da educação infantil, em creches e pré-escolas públicas, durante o estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. Capítulo após capítulo, experimento após experimento, as autoras oferecem aos educadores a oportunidade da redescoberta das ling...
2004

Atividades criativas e corporais para a educação infantil
Atividades criativas e corporais para a educação infantil
2012

Educacao infantil pos-ldb: rumos e desafios 6ª.
Educacao infantil pos-ldb: rumos e desafios 6ª.
2003

Limites e possibilidades de escuta na educação infantil
Limites e Possibilidades de Escuta na Educação Infantil, é resultado de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa (Grupeiforp) da Universidade Nove de Julho (Uninove), em 2015. O objetivo é que através das obras publicadas pelo grupo, sobre práticas pedagógicas e formação de professores considerando a etapa da Educação Básica, de maneira que contribua para o processo de escuta infantil, e que poss...

A educação infantil foi para a escola, e agora?
Com uma redação concisa e clara, este livro torna acessível aos educadores e leitores interessados na gestão de creches e pré-escolas, informações atualizadas e fundamentadas no contexto social brasileiro; propiciando, assim, o embasamento para uma re?exão sobre os fazeres administrativos e pedagógicos nas instituições de educação infantil. A obra analisa, ainda, os principais marcos da legislação...

ESCALA DE AVALIAÇÃO DE AMBIENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL (crianças de 0 a 3 anos)
Apoiando o desenvolvimento e a aprendizagem de bebês e crianças pequenas, os autores revisaram e atualizaram a amplamente utilizada Infant/Toddler Environment Rating Scale®. A ITERS-3 é a ferramenta de avaliação para uso em unidades de Educação Infantil que atendem crianças de até 3 anos.

Por dentro da educação infantil: a criança em foco
Por dentro da educação infantil: a criança em foco
2010

Aprender e Ensinar na Educação Infantil
Este livro é um instrumento útil de reflexão, análise e otimização da prática educativa dirigida a crianças pequenas. Não é um receituário, tampouco um discurso genérico. Não diz o que precisa ser feito, nem como fazê-lo, mas justifica determinadas orientações na hora de tomar decisões.
1999

Educação infantil:
Esta obra reúne textos que apresentam abordagens e análises realizadas em contextos distintos sobre temas diversos, como por exemplo - relações sociais na creche, identidades étnico-raciais, leitura e escrita, instituições culturais e crianças pequenas, políticas para a educação infantil, formação e pesquisa. A obra propõe entrelaçar diferentes aspectos da infância e da educação infantil, seus pro...
2011

Atividades para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Atividades para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
2012

A Conversa Sobre Sexualidade na Escola - Da educação infantil ao ensino médio
O trabalho de Educação em Sexualidade coopera muito significativamente para o desenvolvimento físico, psicológico, social e cognitivo de crianças e adolescentes e para a implementação de políticas públicas que garanta os direitos de cidadãos e cidadãs. A escola tem um papel importante a cumprir e não há como adiar essa conversa que faz parte da formação educacional dos(as) alunos(as). A sexualidad...
2021

Serviço social e educação infantil
O livro aborda a trajetória profissional do assistente social na constituição histórica da educação infantil. Desde a creche concebida como um “mal necessário”, inserida no campo da assistência social até o reconhecimento da educação infantil como integrante da primeira etapa da educação básica, o assistente social desenvolveu diversificados projetos de trabalho. As implicações desses projetos pro...
2023

Manual de Educação Infantil de 0 a 3 Anos
Discute as questões pedagógicas das instituições que atendem crianças pequenas: os problemas institucionais e profissionais que dizem respeito aos educadores e aos pais, bem como a programação das atividades educacionais, os conhecimentos relativos à criança com base em pesquisas sobre jogo, linguagem e socialização, as propostas italianas bem-sucedidas para o atendimento de crianças de 0 a 3.
1998

Música na educação infantil
Neste livro, Teca reúne reflexões teóricas e sugestões práticas de caminhos da educação musical contemporânea com base em seu próprio trabalho e de pesquisadores como Delalande, Paynter, M. Schafer e Koellreutter, entre outros, e oferece aos educadores que trabalham com crianças em idade pré-escolar a possibilidade de enxergar a múscia como instrumento riquíssimo de formação integral do indivíduo.