Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+didatica
Exibindo: 1 - 44 de 8.439 resultados

Didática
É comum ouvir nos meios educacionais, sobretudo entre os alunos, expressões como: “Aquele professor não tem didática.” ou “ele tem conhecimento, mas não sabe comunicar.”. Tais enunciados revelam a importância da didática na formação do professor e a exigência dos alunos na busca do conhecimento. Ao propor um estudo sobre didática, Pura Lúcia Oliver Martins avalia o processo de ensino atual com o o...
2012

Dinâmica de grupo
Apresentando uma intenção e uma sistemática dirigida à dinâmica de grupo, o autor traz à tona as características peculiares que tornam atrativa e eminentemente prática uma das áreas que mais progridem no campo da psicologia, a dinâmica de grupo. Esse jogo da vida e didática do futuro é usado com maestria para pensar e repensar a práxis pessoal e o mundo interno dos valores.
2001

Didática geral
O processo de ensino, o planejamento do currículo, as metodologias empregadas na escola são alguns dos temas da obra
1997

Didática da Matemática
Esta obra traz reflexões sobre qual é a matemática que deve ser ensinada na educação básica, analisando, ainda, a situação atual do ensino e da aprendizagem de conteúdos importantes do ensino fundamental, e apresentando propostas didáticas que dão ao aluno a oportunidade de colocar em jogo suas conceitualizações, suas reflexões e seus questionamentos.
1996

Didática em questão
Revisão crítica do ensino e da pesquisa em didática, apresentada no seminário A didática em questão - PUC/RJ - com ampla bibliografia. Aborda a formação de educadores, pressupostos teóricos do ensino da didática, abordagens alternativas para esse ensino, propostas e realidades da pesquisa em didática.

Fundamentos de didática
Fundamentos de Didática, de Alessandro de Melo e Sandra Terezinha Urbanetz, defende que mais do que uma técnica de ensino, a didática deve ser vista como instrumento de transformação social. Para isso, a obra traz ao leitor as suas particularidades, contextualizando-a de acordo com os períodos históricos e significativos acontecimentos sociais.
2012

Didática Sensível
Há uma clara mutação no que tange à relação com o saber no mundo hodierno, podendo-se citar a velocidade e renovação de conhecimentos e experiências e as tecnologias digitais que ampliam e modificam funções cognitivas. Portanto, existe outra inteligência com a qual devemos lidar sob o risco de vermos derrocadas quaisquer tentativas de educar. Qual o espaço para a linguagem sensível nas práticas ed...

Didática especial
Este livro oferece uma visão completa e atualizada da didática nas quatro áreas básicas: língua portuguesa, matemática, estudos sociais e ciências. Além de um embasamento teórico, traz uma completa orientação para as atividades práticas em sala de aula.
1995

Didática da participação
A condição básica para se alcançar uma sociedade autenticamente democrática é a participação. Até agora o estudo da participação tem sido escasso e quase sempre focado na sociologia e na psicologia social. Esta obra oferece de maneira inédita uma perspectiva puramente sociopedagógica ao fornecer as bases para o estabelecimento de um processo fundamentado de ensino e aprendizado da participação, ap...

Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de História
O propósito deste livro é bastante claro: contribuir para que o professor de História possa fazer de seu trabalho uma prática transformadora. As reflexões propostas aqui certamente irão ajudá-lo a pensar com clareza sobre por que estudar História e como ensinar essa disciplina sem perder de vista a intenção de privilegiar um cotidiano em que o professor tenha prazer em ensinar e o aluno, desejo de...

Didática crítica no Brasil
"Semifinalista Jabuti Acadêmico 2024 - categoria Educação e Ensino". Reunindo importantes estudiosos e se debruçando sobre uma ampla gama de abordagens didáticas, esta obra amplia a terceira onda crítica da didática em nosso país. Aqui está traduzido um enorme esforço de vários coletivos de pesquisadores e professores que têm empreendido uma luta histórica de valorização do campo e mostram aqui a ...

A didática das ciências
A didática é um método, uma técnica, uma ciência ou uma praxeologia? O lugar institucional da didática já não é tão claro. Deve estar ligada à área de ciências da educação? Partindo da história das ciências físicas e biológicas, os autores, em uma reflexão epistemológico-didática, apresentam uma nova visão das situações de aprendizagem e ensino.
1991

Didática
Finalmente um manual claro, moderno e completo de Didática, escrito especialmente para alunos e professores da disciplina nos cursos de Pedagogia e de formação continuada. Obra sem o ranço dos velhos tratados, escrito por um professor brasileiro para as necessidades do nosso país. Didática dosa com sabedoria teoria e prática. Conciso, agradável de ler e bem organizado, este livro é um cúmplice nec...
2007

Didática da língua espanhola no ensino médio
Nos dias atuais, o número de falantes de língua espanhola vem aumentando consideravelmente em diversos países, especialmente no Brasil. Com base nessa realidade, o objetivo deste livro é servir como material de apoio aos professores de Espanhol, para que formem alunos reflexivos e conscientes de seu lugar na sociedade a partir da aquisição de outro idioma. Nesta obra, são apresentados documentos ...

Didática do nível silábico (Vol. 2 Didática da alfabetização)
"O segundo volume de Didática da Alfabetização analisa o estágio silábico, quando as incoerências com as hipóteses do nível pré-silábico são percebidas, surgindo assim uma nova fase, em que cada sílaba necessita ter uma letra, em geral uma vogal. Êxito pedagógico, fundamentação cientifica e engajamento político perante as classes populares são o retrato das pesquisas de Esther Pillar Grossi no ca...

Repensando a didática
A proposição básica do livro é a de repensar o papel da didática na formação de professores de 1º e 2º graus. Essa discussão visa estimular a busca de uma proposta didática voltada para a efetivação da prática pedagógica crítica.
2008

Didática Do Ensino Superior
A docência no Ensino Superior requer um profissional que, mediante habilidosa combinação de suas habilidades pessoais com as expectativas dos estudantes e as exigências do ambiente, seja capaz de garantir um aprendizado agradável e eficiente. Torna-se necessário, portanto, a presença em sala de aula de um profissional que sabe definir objetivos de ensino, selecionar conteúdos, escolher as estratég...
2011

A didática do ensino e a avaliação da aprendizagem em língua estrangeira
Nesta obra, as autoras Ivete Morosov e Juliana Zeggio Martinez discutem os métodos e abordagens para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira, bem como as possíveis formas de avaliação. Também são abordadas as mudanças que o ensino de língua estrangeira tem acarretado e os desafios que os profissionais dessa área precisam enfrentar. Esta obra pretende contribuir para a formação profissional d...
2012

Didática e fazeres-saberes pedagógicos
Este livro reúne textos de autores que ocupam posição-chave no pensamento educacional brasileiro, com particular contribuição à Didática e suas conexões com as áreas de Currículo e Formação de Professores. Em torno do tema DIDÁTICA E FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: diálogos, insurgências e políticas, suas falas, tecidas no seio de uma consistente trajetória de estudos e pesquisas no campo, cumprem um...
2020

Ensinar a ensinar
O livro reúne textos de vários autores que, de forma geral, enfocam o sistema educacional brasileiro como uma realidade social, procurando sempre estabelecer uma relação entre a reflexão e a ação didática, não permitindo assim que esta seja reduzida a uma mera tecnologia. Segundo as organizadoras, o objetivo da obra é estabelecer um diálogo com professores, pesquisadores e futuros docentes sobre o...
2001

Didática com criatividade. uma abordagem na educação física
Muito se tem falado a respeito da importância das atividades motoras no desenvolvimento integral do indivíduo, ressaltando, entre outros aspectos, a manipulação de materiais e a utilização de movimentos corporais construídos e culturalmente determinados. Tais atividades deveriam contribuir para o aluno conhecer melhor o seu corpo e os outros corpos em movimento, entender melhor a relação temporal ...

Didática e interdisciplinaridade
Coletânea que se insere no campo das novas tendências em interdisciplinaridade. Na busca de um projeto antropológico para a educação, o macroconceito do que é ser professor está sendo alterado, começa a ser analisado sob a égide da ambigüidade, da ruptura, dos pontos de inflexão. O objetivo dos autores foi o de enfrentar um dos mais recentes paradoxos da educação, a longevidade das questões da did...
2002

Educação matemática, didática e formação de professores
Em Educação matemática, didática e formação de professores: um diálogo com licenciandos em pedagogia e matemática, você encontra um aporte teórico metodológico. O autor questiona a formação inicial, seja nos Estágios Supervisionados nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática, seja nas fundamentos ou metodologias em Matemática. Para ele, é necessária uma atuação mais inovadora do docente ...
2013

Rumo a uma nova didática
Com uma ampla bibliografia e abordagem científica o livro trata de questões como: revisão, análise de programa, relação forma/conteúdo, sentido geral, formação de professores, profissionalização, prática pedagógica, pesquisa de fundamentos didáticos e valores, etc.
1999

Diálogos gráficos
Este livro propõe uma reflexão sobre os diálogos gráficos em uma das atividades mais correntes no ensino da Arquitetura: as assessorias que os professores (em)prestam aos alunos no ateliê de projeto arquitetônico, mediante o uso dos desenhos. Promove a ideia de que o desenho é um instrumento imprescindível para o método didático do diálogo gráfico, sendo seu uso fundamental para que os professore...

Didática
A didática é tratada neste livro como ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. O autor propõe o estudo sistemático da Didática como teoria do processo de ensino de modo a unir a preparação teórica e prática na formação profissional do professor. Const...

Literatura infantil
Amplo painel das possíveis abordagens, leituras ou análises da literatura infantil e juvenil, este volume se organiza em torno da necessidade de conhecimento, reflexão e crítica dos principais problemas suscitados hoje por essa importante produção literária. Compreendida em suas relações com a cultura cada época, a literatura infantil e juvenil é aqui analisada em processo evolutivo: em que consi...

Didática e avaliação em língua portuguesa
Didática e Avaliação em Língua Portuguesa, de Anna Beatriz de Paula e Rita do Carmo Polli da Silva, trata dos desafios enfrentados pelos professores da nossa língua materna, tanto na preparação das aulas quanto no momento de medir o grau de aprendizado dos alunos. Para resolver essas questões, a obra traça um panorama da educação no país e orienta os docentes na aplicação das provas e trabalhos.

Arte e didática
Aprender arte começa pela informação sobre a diversidade da produção artística e, dependendo da natureza da informação, aprender arte pode ser também uma maneira de se transformar. Tentar fazer uma obra de arte é gostoso, nos distrai e é interessante, mas buscar em nossas tímidas iniciativas os limites "do que temos a aprender" nos faz uma pessoa diferente do que éramos. Isso vale para esboço de u...
2020

Bncc e a nova didática, a: práticas para a sala de aula
Bncc e a nova didática, a: práticas para a sala de aula

Aprender didática – ensinar didática
O objetivo desta obra é auxiliar na formação de professores. Aqui, a autora ressalta a importância do ensino da Didática como disciplina que se baseie em uma reflexão teórica e que seja reforçada na prática. Com este livro, educadores poderão aprender técnicas para ensinar com mais facilidade e transmitir com clareza informações e o conhecimento necessário aos seus educandos.

Ensine a estudar... Aprenda a aprender:
Um livro prático, que apresenta técnicas de estudo para potencializar a formação do professor, oferecendo ao mesmo o conhecimento das bases psicopedagógicas e dos componentes didáticos do estudo. O objetivo da obra é conscientizar o educador da importância dessas técnicas e conteúdos, de modo que ele se comprometa a aplica-las constantemente, a fim de formar alunos que aprendam a aprender por si m...

Didática e avaliação:
A obra provoca reflexões a respeito das mudanças necessárias no ensino da disciplina. O autor defende que é preciso mudar para garantir o futuro da educação no país. Para isso, traz aos professores sugestões e orientações que podem servir como modelo, seja na exposição do conteúdo, seja na mensuração do aprendizado.

Elementos de didática na catequese
O objetivo deste livro é fornecer fundamentação básica para que os catequistas compreendam a importância de uma nova didática para uma nova catequese. Cada capítulo tratará de elementos que, certamente, já fazem parte da vivência do catequista. As dicas trazidas, simples e acessíveis, são importantes instrumentos para a renovação da metodologia catequética.
2020

Didática de história: o tempo vivido - uma outra história?
Didática de história: o tempo vivido - uma outra história?
1996

Didática e práticas educativas
A prática educativa que objetiva a transformação do leitor e da sociedade. Uma prática que ensine e desvende a função exercida pelo texto. em um sistema comunicacional. social e político. comprometido em questionar a realidade do leitor e assim levá-lo à transformação social.
2015

Didática e metodologia do ensino de filosofia no ensino médio
Para favorecer a compreensão dos elementos que compõem o processo de ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio, é importante realizar uma análise dos elementos que permeiam o cotidiano escolar, refletindo sobre as concepções de sujeito nesse contexto, a função da filosofia no currículo acadêmico e os aspectos inerentes à aprendizagem filosófica. Assim, esta obra lhe oferece elementos teór...

Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia
Como tornar o ensino da Geografia mais dinâmico e aproximá-la do cotidiano dos alunos? Essa é questão abordada neste livro, que ressalta o papel do professor em sala de aula e lhe oferece uma nova ideia sobre como criar planos de aula mais interessantes. Aqui, o educador aprenderá novas formas de interação, realizando atividades que permitam a interação entre os alunos e o mundo que os cerca.

Poesia didática
Nesta obra, após um capítulo de caráter geral, em que se apontam algumas características constitutivas básicas e constantes dos textos enquadrados na assim chamada “poesia didática antiga”, discorre-se de modo mais direcionado sobre certas obras didáticas dos autores romanos Virgílio (Geórgicas), Ovídio (Arte de amar) e Lucrécio (Da natureza das coisas). Espera-se, deste modo, exemplificar na prát...
2014