Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+Exibindo: 1 - 44 de 3.173 resultados

Bilinguismo dos surdos: perfis linguísticos e usos da libras e do português
Bilinguismo dos surdos: perfis linguísticos e usos da libras e do português
2024

Construções coordenadas nas variedades portuguesas
Os estudos apresentados nos capítulos desta coletânea se concentram na tarefa específica de evidenciar as motivações funcionais da coordenação em português, promovendo discussões que permitem, de saída, destacar dois pontos principais: (i) a refutação da aparente simplicidade do fenômeno defendida pela literatura; e (ii) as motivações não só semânticas, mas também pragmáticas, envolvidas na formul...
2025

Por que (não) ensinar gramática na escola
Na primeira parte o autor apresenta argumentos que poderiam convencer o leitor de que é completamente desnecessário ensinar gramática na escola, se o objetivo for dominar a variedade padrão de uma língua e tornar os alunos hábeis leitores e autores pelo menos razoáveis. Na segunda parte apresenta vários conceitos de gramática, comenta alguns outros estreitamente relacionados com aquele e, em segui...
2001

Leitura e interdisciplinaridade
As propostas a discutidas na obra estão baseadas na observação direta do cotidiano da escola onde foram examinados planos de ensino, propostas pedagógicas e livros didáticos, e foram entrevistados professores e equipe de direção (coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores) , nas novas teorias educacionais, e nos PCN, que sugerem contrapor a fragmentação e a linearidade do currículo à in...
1999

Cartografias do trabalho docente - professor(a) pesquisador(a)
Cartografias do trabalho docente - professor(a) pesquisador(a)
1998

Círculo de Bakhtin
Da possibilidade de dialogar com a Linguística, com a Filosofia, com a Teoria da Literatura, com a Crítica Literária, com a Pragmática, com a Semiótica etc. à (im)possibilidade de demarcar fronteiras bem situadas entre tais áreas de estudo, deparamo-nos com o devir de pensadores que escapam ao seu próprio tempo e espaço. Para nós, falar de Bakhtin e seu círculo é trazer à tona a Rússia do final do...
2020

Como brincam as crianças com autismo
A criança com autismo constantemente é lembrada pelo que ela não consegue, por suas dificuldades, como se o diagnóstico fosse maior que sua própria condição humana. Este livro propõe justamente um caminho inverso, um novo olhar sobre o desenvolvimento da criança com autismo, mas especificamente uma visão ampliada sobre os processos simbólicos que emergem nas brincadeiras de faz de conta. O estudo ...
2025

Biblioteca escolar e práticas educativas
Refletir sobre a formação do leitor solicita um olhar atento para as bibliotecas escolares das redes públicas de ensino, para a constituição de seus acervos de literatura, organização, condição de funcionamento e práticas pedagógicas desenvolvidas nessas instâncias escolares. Este livro reúne diversos estudiosos que tentam diminuir as distâncias entre livro, leitor, acesso e materialização do ato ...
2009

Círculo de Bakhtin
Ao trazer para o debate concepções em construção na obra do Círculo de Bakhtin, as pesquisas desenvolvidas dialogam com diversas áreas do conhecimento como a Linguística, a Psicanálise, a Filosofia, as Ciências Sociais, a História, a Comunicação, a Música, a Semiótica, a Literatura, dentre outras, considerando a instância de interação dialógica da linguagem e dos discursos em estudo. A Série Bakh...
2019

Celebração do outro, a - arquivo, memória e identidade de línguas
Os textos que configuram as quatro partes do livro giram, todos, em torno do interdiscurso e da identidade [.], interdiscurso como fragmentos de múltiplos discursos que constituem a memória discursiva, [.] fragmentos esses que nos precedem e querecebemos como herança e que, por isso mesmo, sofrem modificações, transformações. De modo simplificado, poderíamos dizer que a memória, portanto, o interd...
2020

Conflitos na instituição educativa
No dia a dia de uma escola, professores e especialistas deparam-se freqüentemente com conflitos entre os alunos, desavenças e crises repentinas. Observa-se, muitas vezes, que esses conflitos são vistos como negativos e danosos ao bom andamento das relações entre os alunos. Tal concepção evidencia-se porque os esforços são, em geral, apontados para duas direções: a primeira delas, seria evitá-los –...
2011

A sombra do caos
Este livro busca responder, partindo do princípio de que o conhecimento se constrói em função das interações sócio-históricas e da análise das representações de língua, de norma e de reflexão lingüística que informam a prática escolar, à seguinte pergunta: que conhecimentos lingüísticos são interessantes para o sujeito no mundo de hoje e de que modo ele os adquire?
2024

Arte de amar
Um leitor que, inspirado pelo título, se debruce sobre este livro com uma pretensão, digamos, romântica, certamente se surpreenderá com a objetividade do poeta romano Ovídio: sua Arte de amar trata, mais especificamente, de técnicas (um dos sentidos de artes, em latim) de conquista, sedução, envolvimento amoroso e carnal, sem, contudo, envolvimento emocional da parte do sedutor! . Onde encontrar u...
2017

O desejo da teoria e a contingência da prática
Este livro reúne textos que analisam discursos sobre e na sala de aula de língua materna e língua estrangeira, tratando de questões teóricas e práticas, na busca da desconstrução da dicotomia teoria/prática, das concepções facilmente apreendidas que caracterizam essa relação como "um processo de totalização em um sentido ou outro" (Deleuze) isto é, o desejo de uma em detrimento da outra. Trabalham...
2024

Diálogos na perspectiva histórico-cultural
Esta coletânea originou-se do Seminário Vygotski: teoria e método - perspectivas em debate, realizado na Faculdade de Educação da Unicamp no ano de 2013. Organizado por membros do Grupo de Pesquisas Pensamento e Linguagem (GPPL), o evento reuniu pesquisadores que trabalham na perspectiva histórico-cultural em psicologia, com o objetivo de discutir estudos que enfocam questões do desenvolvimento hu...
2020

Diálogos com a diversidade
Nas últimas décadas, o Brasil tem implantado várias políticas públicas com o objetivo de atender a população historicamente afastada de garantias sociais. No entanto, leis, programas e projetos, decorrentes do compromisso constitucional, têm sido implementados em um panorama de restrições e ajustes econômicos, sob um planejamento administrativo gerencial, o que proporciona determinadas característ...
2025

Educação básica em disputa
O espectro da mercantilização ronda a educação pública. No grande teatro mundial de operações mercantis, diversos atores estão em cena e despudoradamente disputam o lugar de protagonistas. Grandes grupos de mercadores de ensino, conglomerados financeiros, empresas big tech e escritórios internacionais de consultoria contracenam com atores já conhecidos como o Banco Mundial, a OCDE e a Unesco. No B...
2024

Democracia e participação da infâncias e juventudes no brasil
Democracia e participação da infâncias e juventudes no brasil
2025

Educação de jovens e adultos
O debate em torno do analfabetismo - ou letramento, como preferem muitos autores brasileiros - vem se alimentando de outras fontes e respondendo a outros problemas sociais e culturais que não só os da educação. Teorizando sobre a oralidade e cultura escrita, especialista de diversas disciplinas vêm tentando compreender de que maneiras a linguagem constitui os seres humanos, como as tecnologias da ...
2001

A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade
"Os debates mais medíocres na área da Educação fundam-se sempre em dicotomias: instrução ou educação, ensino ou aprendizagem, métodos ou conteúdos, liberdade ou autoridade, e por aí adiante. Mas os problemas educativos resolvem-se sempre num terceiro termo e não numa confrontação dicotómica estéril. É assim também na formação de professores. A oposição teoria-prática é inútil. A questão central es...

A prática de linguagem em sala de aula
Especialmente dedicado a professores e a multiplicadores e formadores de professores em serviço, este livro discute propostas e experiências de implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa que dizem respeito, essencialmente, a formação de professores para a implementação de propostas de ensino e a práticas didáticas e projetos escolares levados a efeito em sala de aula. ...
2001

Memória em movimento na formação de professores
Memória em movimento na formação de professores
2001

Letramento, escrita e leitura
Este livro tem a pretensão de apresentar uma atualização possível (dentre outras) para o tema expresso no título: Letramento, escrita e leitura – Questões contemporâneas. Sua originalidade firma-se em dois pólos: o primeiro está relacionado ao caráter heterogêneo das contribuições. Aqui se entrecruzam várias abordagens sobre os três eixos temáticos do livro: “A relação letramento e interpretação n...
2024

O gato Dom
O que podemos aprender sobre amor e amizade com um gato arredio porém sedutor? Em um mundo repleto de histórias que celebram a amizade entre humanos e cães, O Gato Dom preenche uma lacuna ao explorar de forma única e encantadora a relação entre humanos e gatos. Este é o livro que faltava para os amantes de felinos! Dom, o protagonista desta história, é sedutor, independente e irrequieto, como só...
2024

Socioconstrução do texto escrito, a - uma perspec. longitudinal
Socioconstrução do texto escrito, a - uma perspec. longitudinal
2024

Linguagem e ensino
"Linguagem e ensino - exercícios de militância e divulgação" reúne textos de diferentes destinações que giram sempre em torno da linguagem e seu ensino, buscando o professor como seu principal interlocutor. Dividido em três partes – a primeira trabalhando com o ensino da língua materna de modo geral; a segunda mais especificamente a leitura e a terceira apontando para um trabalho com base em text...
2024

Discursos e práticas de letramento
Embora o País esteja atravessando um momento de transformações em diversos aspectos que são visíveis na área da educação, e especificamente no ensino de línguas, incluindo-se aí o português, há questões que merecem um debate em relação à herança cultural e ao presente. A herança cultural impõe um autoritarismo que ainda se faz notar nas salas de aula com carteiras enfileiradas, num discurso semiót...
2025

A leitura no cinema
Voltados para professores e alunos de Ensino Médio, os livros da Série Discurso e Ensino trabalham com a análise de diversas materialidades da linguagem, demonstrando como os sentidos são produzidos. Neste quarto livro da série, os autores se propõem a analisar a representação da leitura e do leitor em filmes. Além de apresentarem a relação entre a literatura e a produção cinematográfica, eles ta...
2024

Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos
O trabalho com gêneros textuais tem sido bastante discutido desde meados da década de 90, com a chegada dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a divulgação dos estudos da Universidade de Genebra, sobretudo dos pesquisadores Jean Paul Bronckart, Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly. Contudo, apesar de haver muitos estudos nas universidades sobre os gêneros textuais e de os livros didáticos esta...
2025

Desafios do letramento digital
As autoras desse livro, experientes no trabalho da escola básica e no trabalho acadêmico, como mestrandas e como professora universitária, unidas por experiências didáticas e pela pesquisa, dão uma significativa contribuição para estreitar a distância que existe entre a universidade e a escola básica. Tudo começou pelas necessidades de estudantes e de professores em torno de questões relacionadas ...
2018

Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da probabilidade e da estatística na escola básica
Hoje o Brasil é um dos países com maior variedade de loterias, nas mais variadas regiões e configurações, oficiais ou de contravenção, o que é um dos muitos reflexos da falta de educação matemática da nossa população, mais especificamente, da ausência de educação estatística na escola básica. Justamente o povo que menos poupa é aquele que mais investe nas muitas loterias e jogos de azar. É um povo...
2013

Educação especial
Diversidade, exclusão, cidadania, deficiência, política - são os temas que fundamentam os artigos deste livro, construídos na multiplicidade de seus autores e na multiplicidade que estes assuntos merecem ao ser discutidos. Os textos suscitam não a homogeneização do pensamento, mas uma visão crítica e plural, assim como são os homens. Os elos existentes entre estes diferentes artigos são: a defesa ...
2001

Modelo de melhoria
Este livro trata de um assunto de extrema relevância para qualquer organização, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte, de serviços ou de manufatura: melhoria de processos, produtos e serviços para, em última instância, melhorar o desempenho como um todo. Nele, os autores examinam iniciativas de melhoria sempre sob as lentes do Sistema de Conhecimento Profundo proposto pel...
2024

Leitura literária na escola
As criações recentes, de que se ocupa essa publicação (as histórias em quadrinhos, os livros de imagens, as narrativas curtas e os livros-brinquedo) como que rompem com os limites do livro, valendo-se do cruzamento de códigos vários para contar uma história e promover uma experiência de leitura lúdica às crianças. Nesse sentido, elas quebram os protocolos tradicionais e apontam para outras alterna...
2011

A república no livro didático de história no Brasil
Em A República no Livro Didático de História do Brasil, Kênia Hilda Moreira, prossegue seus esforços em torno da compreensão dos livros didáticos no Brasil, por meio da análise de obras de seis destacados autores, no período de 1889 a 1950. Busca compreender permanências e mudanças nos conteúdos historiográficos e nas concepções pedagógicas contidas nos livros didáticos, com a consideração da cons...
2024

As proezas das crianças em textos de opinião
Nesse livro, a autora apresenta uma parte de sua tese de doutorado As proezas das crianças: das maltraçadas linhas ao texto de opinião (2001). A investigação é ancorada no interacionismo sociodiscursivo e nos autores de “Didática de línguas” da Universidade de Genebra que teorizam a argumentação como atividade de linguagem discursiva e enunciativa. A descrição de sua prática didática a respeito da...
2010

Da letra ao píxel e do píxel à letra
A temática que orientou esta obra gira em torno das chamadas novas tecnologias e do impacto que elas têm causado no cotidiano de cidadãos brasileiros, trazendo transformações inevitáveis para a constituição da subjetividade dos usuários, para o ensino e para a sociedade de modo geral. Embora se possa dizer que a temática não seja tão original assim – uma vez que proliferam livros e artigos em torn...
2025

A formação de professores de línguas e o Pibid
A obra A formação de professores de línguas e o PIBID: experiências, crenças e identidades, longe de apresentar apenas os aspectos positivos de uma ação governamental, visualiza e discute, de maneira singular, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que em parceria com diversas Universidades desafia docentes e discentes a erigir espaços dialógicos e compreender a formaçã...
2024

Literatura e cultura
Esta coletânea, organizada pelas professoras Elizabeth Gonzaga de Lima e Sayonara Amaral de Oliveira, com a presença de ensaios significativos e originais, é um convite ao leitor para que mergulhe em temas da literatura e da cultura, os quais contemplam de forma não hierárquica, ou rizomática, na feliz expressão de Deleuze, vários temas proeminentes para a crítica contemporânea. Assim, esse livro ...
2024

Estudos da linguagem e formação docente
Este é um livro feito por e para todas as pessoas que escolheram o ensino como seu caminho profissional. Especialmente para aquelas que, apesar de todos os problemas inerentes ao exercício do magistério (normalmente aqueles presentes em toda e qualquer profissão), não apenas têm a plena convicção de que fizeram a escolha certa, como também de que, se necessário fosse, a fariam novamente. Refletir...
2020

O processo de avaliação nas aulas de matemática
Esse livro, dedicado e dirigido aos professores e a todos os que compõem equipes pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, propõe-se a apresentar uma prática avaliativa resultante da dissertação de mestrado “A prática avaliativa nas aulas de matemática: uma ação compartilhada com os alunos”. Tornar o aluno parte intrínseca e integrante do processo de avaliação que ocorre em sala de aula é o obje...
2024

O aluno com autismo na escola
O aluno com transtorno do espectro do autismo (TEA) aprende. Cada um dos capítulos do livro reforça essa mensagem. Partindo dos equívocos históricos sobre as causas do autismo, o livro adentra o ambiente escolar e traz artigos que tem como objetivo auxiliar pais e pessoas interessadas no autismo, mas principalmente professores, a compreender as nuances do espectro. Os artigos foram escritos por es...
2024

Círculo de Bakhtin
Organizada e coordenada por Luciane de Paula e Grenissa Stafuzza a Série Bakhtin – Inclassificável é uma coleção aberta, como a obra de Bakhtin. Trata-se de uma série constituída por diversos pensadores, do Brasil e do mundo. Seus estudos versam sobre a filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. A finalidade maior é refletir, de maneira coletiva, sobre alguns pontos essenciais dos estudos bakht...
2020