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Leitura e interdisciplinaridade
As propostas a serem discutidas nesta obra estão baseadas na observação direta do cotidiano da escola - onde foram examinados planos de ensino, propostas pedagógicas e livros didáticos, e foram entrevistados professores e equipe de direção (coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores) -, nas novas teorias educacionais, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que sugerem contrapor ...
1999
Por que (não) ensinar gramática na escola
Na primeira parte o autor apresenta argumentos que poderiam convencer o leitor de que é completamente desnecessário ensinar gramática na escola, se o objetivo for dominar a variedade padrão de uma língua e tornar os alunos hábeis leitores e autores pelo menos razoáveis. Na segunda parte apresenta vários conceitos de gramática, comenta alguns outros estreitamente relacionados com aquele e, em segui...
1996
Círculo de Bakhtin
Da possibilidade de dialogar com a Linguística, com a Filosofia, com a Teoria da Literatura, com a Crítica Literária, com a Pragmática, com a Semiótica etc. à (im)possibilidade de demarcar fronteiras bem situadas entre tais áreas de estudo, deparamo-nos com o devir de pensadores que escapam ao seu próprio tempo e espaço. Para nós, falar de Bakhtin e seu círculo é trazer à tona a Rússia do final do...
Cartografias do trabalho docente
Num momento em que é comum ouvir dizer que as mazelas educacionais se devem à incompetência dos professores, Cartografias do trabalho docente pretende contrapor supostas "verdades" com estudos que procuram mapear a compreensão do trabalho docente através de novos olhares, buscando alternativas – nem mágicas, nem milagrosas –, capazes de ir além de uma representação homogeneizadora de nosso trabalh...
2001
Construções coordenadas nas variedades portuguesas
Os estudos apresentados nos capítulos desta coletânea se concentram na tarefa específica de evidenciar as motivações funcionais da coordenação em português, promovendo discussões que permitem, de saída, destacar dois pontos principais: (i) a refutação da aparente simplicidade do fenômeno defendida pela literatura; e (ii) as motivações não só semânticas, mas também pragmáticas, envolvidas na formul...
2025
A prática de linguagem em sala de aula
Especialmente dedicado a professores e a multiplicadores e formadores de professores em serviço, este livro discute propostas e experiências de implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa que dizem respeito, essencialmente, a formação de professores para a implementação de propostas de ensino e a práticas didáticas e projetos escolares levados a efeito em sala de aula. ...
2001
A sombra do caos
Este livro busca responder, partindo do princípio de que o conhecimento se constrói em função das interações sócio-históricas e da análise das representações de língua, de norma e de reflexão lingüística que informam a prática escolar, à seguinte pergunta: que conhecimentos lingüísticos são interessantes para o sujeito no mundo de hoje e de que modo ele os adquire?
1997
Biblioteca escolar e práticas educativas
Refletir sobre a formação do leitor solicita um olhar atento para as bibliotecas escolares das redes públicas de ensino, para a constituição de seus acervos de literatura, organização, condição de funcionamento e práticas pedagógicas desenvolvidas nessas instâncias escolares. Este livro reúne diversos estudiosos que tentam diminuir as distâncias entre livro, leitor, acesso e materialização do ato...
2009
Conflitos na instituição educativa
No dia a dia de uma escola, professores e especialistas deparam-se freqüentemente com conflitos entre os alunos, desavenças e crises repentinas. Observa-se, muitas vezes, que esses conflitos são vistos como negativos e danosos ao bom andamento das relações entre os alunos. Tal concepção evidencia-se porque os esforços são, em geral, apontados para duas direções: a primeira delas, seria evitá-los –...
2011
A celebração do outro
Os textos que configuram as quatro0. partes do livro giram, todos, em torno do interdiscurso e da identidade [.], interdiscurso como fragmentos de múltiplos discursos que constituem a memória discursiva, [.] fragmentos esses que nos precedem e que recebemos como herança e que, por isso mesmo, sofrem modificações, transformações. De modo simplificado, poderíamos dizer que a memória, portanto, o int...
2007
Arte de amar
Um leitor que, inspirado pelo título, se debruce sobre este livro com uma pretensão, digamos, romântica, certamente se surpreenderá com a objetividade do poeta romano Ovídio: sua Arte de amar trata, mais especificamente, de técnicas (um dos sentidos de artes, em latim) de conquista, sedução, envolvimento amoroso e carnal, sem, contudo, envolvimento emocional da parte do sedutor! . Onde encontrar u...
2016
O desejo da teoria e a contingência da prática
Este livro reúne textos que analisam discursos sobre e na sala de aula de língua materna e língua estrangeira, tratando de questões teóricas e práticas, na busca da desconstrução da dicotomia teoria/prática, das concepções facilmente apreendidas que caracterizam essa relação como "um processo de totalização em um sentido ou outro" (Deleuze) isto é, o desejo de uma em detrimento da outra. Trabalham...
2003
Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da probabilidade e da estatística na escola básica
Hoje o Brasil é um dos países com maior variedade de loterias, nas mais variadas regiões e configurações, oficiais ou de contravenção, o que é um dos muitos reflexos da falta de educação matemática da nossa população, mais especificamente, da ausência de educação estatística na escola básica. Justamente o povo que menos poupa é aquele que mais investe nas muitas loterias e jogos de azar. É um povo...
2013
Anos iniciais do ensino fundamental
Neste livro, pensado e construído para as professoras e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, são apresentados fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos que poderão contribuir para a realização do trabalho docente nas escolas. Os textos aqui apresentados são a materialização do trabalho de ensino e pesquisa de professores de diferentes áreas e de diferentes universidades ...
Democracia e participação das infâncias e juventudes no Brasil
Os temas aqui abordados por professoras e pesquisadoras de diferentes universidades do país são emergentes e ainda lacunares no mercado editorial. Esses estudos oferecem uma abordagem pouco usual quanto ao direito à educação e à participação social e ativa das infâncias e juventudes, ou seja, seu protagonismo como sujeitos políticos de direito. Destaca-se ainda a abordagem temática interseccional ...
2024
A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade
"Os debates mais medíocres na área da Educação fundam-se sempre em dicotomias: instrução ou educação, ensino ou aprendizagem, métodos ou conteúdos, liberdade ou autoridade, e por aí adiante. Mas os problemas educativos resolvem-se sempre num terceiro termo e não numa confrontação dicotómica estéril. É assim também na formação de professores. A oposição teoria-prática é inútil. A questão central es...
Memória em movimento na formação de professores
Memória em movimento na formação de professores
2001
Desafios do letramento digital
As autoras desse livro, experientes no trabalho da escola básica e no trabalho acadêmico, como mestrandas e como professora universitária, unidas por experiências didáticas e pela pesquisa, dão uma significativa contribuição para estreitar a distância que existe entre a universidade e a escola básica. Tudo começou pelas necessidades de estudantes e de professores em torno de questões relacionadas ...
2018
A leitura no cinema
Voltados para professores e alunos de Ensino Médio, os livros da Série Discurso e Ensino trabalham com a análise de diversas materialidades da linguagem, demonstrando como os sentidos são produzidos. Neste quarto livro da série, os autores se propõem a analisar a representação da leitura e do leitor em filmes. Além de apresentarem a relação entre a literatura e a produção cinematográfica, eles ta...
2011
Educação de jovens e adultos
O debate em torno do analfabetismo - ou letramento, como preferem muitos autores brasileiros - vem se alimentando de outras fontes e respondendo a outros problemas sociais e culturais que não só os da educação. Teorizando sobre a oralidade e cultura escrita, especialista de diversas disciplinas vêm tentando compreender de que maneiras a linguagem constitui os seres humanos, como as tecnologias da ...
Educação especial
Diversidade, exclusão, cidadania, deficiência, política - são os temas que fundamentam os artigos deste livro, construídos na multiplicidade de seus autores e na multiplicidade que estes assuntos merecem ao ser discutidos. Os textos suscitam não a homogeneização do pensamento, mas uma visão crítica e plural, assim como são os homens. Os elos existentes entre estes diferentes artigos são: a defesa ...
2001
Identidade e subjetividade
Dividido em cinco partes (Modernidade e identidade sob o olhar contemporâneo; Culturas, linguagens e diversidade; Linguagem e ensino: (des)construção de identidade e subjetividade; As novas linguagens e os sujeitos nos espaços e Reflexões sobre nós e o novo), este livro se propõe a traçar um panorama amplo dos estudos a respeito dos temas da identidade e da subjetividade em um momento contemporâne...
2012
A constituição social do desenho da criança
Esta obra é um estudo sobre o desenho de crianças pré-escolares de três a cinco anos. Sua grande contribuição é que, ao contrário da maioria dos estudos sobre este tema, preocupados em apontar e categorizar características dos desenhos produzidos por crianças de diferentes idades – a autora privilegia o processo de produção gráfica, em especial algumas das condições sociais que contribuem para a c...
2002
As proezas das crianças em textos de opinião
Nesse livro, a autora apresenta uma parte de sua tese de doutorado As proezas das crianças: das maltraçadas linhas ao texto de opinião (2001). A investigação é ancorada no interacionismo sociodiscursivo e nos autores de “Didática de línguas” da Universidade de Genebra que teorizam a argumentação como atividade de linguagem discursiva e enunciativa. A descrição de sua prática didática a respeito da...
2024
Diálogos com a diversidade
Nas últimas décadas, o Brasil tem implantado várias políticas públicas com o objetivo de atender a população historicamente afastada de garantias sociais. No entanto, leis, programas e projetos, decorrentes do compromisso constitucional, têm sido implementados em um panorama de restrições e ajustes econômicos, sob um planejamento administrativo gerencial, o que proporciona determinadas característ...
Estudos da linguagem e formação docente
Este é um livro feito por e para todas as pessoas que escolheram o ensino como seu caminho profissional. Especialmente para aquelas que, apesar de todos os problemas inerentes ao exercício do magistério (normalmente aqueles presentes em toda e qualquer profissão), não apenas têm a plena convicção de que fizeram a escolha certa, como também de que, se necessário fosse, a fariam novamente. Refletir...
Discursos e práticas de letramento
Embora o País esteja atravessando um momento de transformações em diversos aspectos que são visíveis na área da educação, e especificamente no ensino de línguas, incluindo-se aí o português, há questões que merecem um debate em relação à herança cultural e ao presente. A herança cultural impõe um autoritarismo que ainda se faz notar nas salas de aula com carteiras enfileiradas, num discurso semiót...
A socioconstrução do texto escrito
Muitas vezes os professores ficam decepcionados pela pobreza dos textos escolares e cansados de corrigir sempre os mesmos erros. Cancionila Janzkovski Cardoso lhes permite ver, ao analisar produções habituais, a forma pela qual os erros recorrentes mostram dificuldades insuspeitadas, como testemunham, também, tomadas de consciência e soluções imaginadas pelas crianças. Os progressos não se efetuam...
Da letra ao píxel e do píxel à letra
A temática que orientou esta obra gira em torno das chamadas novas tecnologias e do impacto que elas têm causado no cotidiano de cidadãos brasileiros, trazendo transformações inevitáveis para a constituição da subjetividade dos usuários, para o ensino e para a sociedade de modo geral. Embora se possa dizer que a temática não seja tão original assim – uma vez que proliferam livros e artigos em torn...
Instantâneos do rio antigo
"O tempo", escreveu Machado de Assis em Esaú e Jacó, "é um rato roedor de todas as coisas". Em seu incessante ofício, modifica e recria o "tecido invisível" outra imagem machadiana – do que foi um dia vivido, deixando para o futuro a tarefa da leitura vale dizer, da interpretação daquilo que foi preservado de seus dentes vorazes e também das lacunas, silêncios, e esquecimentos que deixou. Cronista...
2003
Universidade e conhecimento
Os estudos reunidos nessa coletânea abordam temas teóricos e de pesquisa sobre Educação em geral e Educação Superior em particular, representando interesses peculiares para a tríade: pesquisa, gestão e docência em ambiente universitário. Esta coletânea contempla a divulgação dos trabalhos de pesquisadores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e constitui importante ferramenta para ref...
2004
Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora
Neste livro a autora propõe a construção da memória das práticas de leituras cotidianas de um grupo de dez professoras-alfabetizadoras, pensando também as relações entre os cursos de formação e as professoras, tendo como foco dessa discussão a leitura. Partindo de um percurso de pesquisa transdisciplinar, toma como referência teórica a História Cultural e os estudos do letramento, compreendendo a ...
2024
A república no livro didático de história no Brasil
Em A República no Livro Didático de História do Brasil, Kênia Hilda Moreira, prossegue seus esforços em torno da compreensão dos livros didáticos no Brasil, por meio da análise de obras de seis destacados autores, no período de 1889 a 1950. Busca compreender permanências e mudanças nos conteúdos historiográficos e nas concepções pedagógicas contidas nos livros didáticos, com a consideração da cons...
A formação de professores de línguas e o Pibid
A obra A formação de professores de línguas e o PIBID: experiências, crenças e identidades, longe de apresentar apenas os aspectos positivos de uma ação governamental, visualiza e discute, de maneira singular, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que em parceria com diversas Universidades desafia docentes e discentes a erigir espaços dialógicos e compreender a formaçã...
História da literatura
É constante a referência à obra de Bouterwek por todos os que compuseram histórias da literatura lusitana e brasileira, inclusive por intelectuais portugueses e brasileiros. Embora o texto nunca tivesse sido traduzido para o português, com ele inicia-se uma cadeia de trabalhos por meio da qual se definem o cânone da literatura luso-brasileira e os critérios pelos quais ela deve ser avaliada. Como ...
2003
Literatura e cultura
Esta coletânea, organizada pelas professoras Elizabeth Gonzaga de Lima e Sayonara Amaral de Oliveira, com a presença de ensaios significativos e originais, é um convite ao leitor para que mergulhe em temas da literatura e da cultura, os quais contemplam de forma não hierárquica, ou rizomática, na feliz expressão de Deleuze, vários temas proeminentes para a crítica contemporânea. Assim, esse livro ...
2025
Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos
O trabalho com gêneros textuais tem sido bastante discutido desde meados da década de 90, com a chegada dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a divulgação dos estudos da Universidade de Genebra, sobretudo dos pesquisadores Jean Paul Bronckart, Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly. Contudo, apesar de haver muitos estudos nas universidades sobre os gêneros textuais e de os livros didáticos esta...
O processo de avaliação nas aulas de matemática
Esse livro, dedicado e dirigido aos professores e a todos os que compõem equipes pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, propõe-se a apresentar uma prática avaliativa resultante da dissertação de mestrado “A prática avaliativa nas aulas de matemática: uma ação compartilhada com os alunos”. Tornar o aluno parte intrínseca e integrante do processo de avaliação que ocorre em sala de aula é o obje...
Trajetórias do romance
"Este livro trata de um tempo em que romances eram cobiçados e perseguidos, em que eles pareciam ter se espalhado por todos os lugares, tomando conta de bibliotecas, livrarias e jornais, em que se liam romances para devanear e para pensar em questões políticas e filosóficas, um tempo em que ser autor de romances dava algum dinheiro, mas não muito prestígio. É para esse tempo e para esses temas que...
2008
Gêneros orais e escritos na escola
Por que se trabalhar com gêneros e não com tipos de textos? Em que esses trabalhos e esses conceitos são diferentes? O que é gênero de texto? Como entender a noção? Que gêneros selecionar para ensino, e como organizá-los ao longo do currículo? Como pensar progressões curriculares? Deve-se trabalhar somente com os gêneros de circulação escolar? De circulação extra-escolar? Ambos? Quais são os mais ...
Alfabetização e letramento
Alfabetização, aquisição da escrita; (socio-) construção da escrita, letramento. A variedade de designação do fenômeno da entrada do sujeito no mundo da escrita, representada no título desta obra, é mais do que mera sinonímia. Ela é bastante significativa no que diz respeito às diferentes vias de abordagem do fenômeno e bastante representativa dos principais embates - teóricos e práticos - que têm...
2009
Arrogantes, anonimos e subversivos - interp. o acordo e a disc.na t. ab
Arrogantes, anonimos e subversivos - interp. o acordo e a disc.na t. ab
2000
Livros, catálogos, revistas e sites para o universo escolar
Em face do crescimento e fortalecimento do mundo eletrônico, têm sido inúmeras e diversificadas as iniciativas e estratégias de ampliação do mercado para os impressos, sobretudo o livro. Há, ainda, um especial cuidado com o público jovem, escolar, leitores a conquistar. São seguidas as campanhas de estímulo à leitura e tentativas de definição de políticas públicas mais agressivas e efetivas nessa ...
2006
