Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+aprendizagem motora e o ensino do esporte
Não encontramos o resultado que você buscou, mas veja essas outras opções
Exibindo: 1 - 44 de 1.957 resultados

Práticas inclusivas II
Procura-se demonstrar, neste livro, que são sempre muitas e diversas as possibilidades de aprendizagem de todas as crianças, levando-se a descobri-las mesmo naquelas que não respondem às intervenções do modo esperado ou que seja familiar. Existem também situações em que determinada criança não aprende aquilo que se elege para ela; aprende, porém, o que não está contemplado nos planos de seus profe...
2025

Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da probabilidade e da estatística na escola básica
Hoje o Brasil é um dos países com maior variedade de loterias, nas mais variadas regiões e configurações, oficiais ou de contravenção, o que é um dos muitos reflexos da falta de educação matemática da nossa população, mais especificamente, da ausência de educação estatística na escola básica. Justamente o povo que menos poupa é aquele que mais investe nas muitas loterias e jogos de azar. É um povo...
2013

Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de História
O propósito deste livro é bastante claro: contribuir para que o professor de História possa fazer de seu trabalho uma prática transformadora. As reflexões propostas aqui certamente irão ajudá-lo a pensar com clareza sobre por que estudar História e como ensinar essa disciplina sem perder de vista a intenção de privilegiar um cotidiano em que o professor tenha prazer em ensinar e o aluno, desejo de...
2024

O olhar em construção
Este livro relata uma experiência de ensino de Arte para crianças. A autora trabalha com grandes pintores do século XX, tais como Cézanne, Picasso, Miró, Portinari, Van Gogh, Volpi, e por meio deles vai costurando as tramas de um ensino de Arte rico e significativo.
1998

A Aprendizagem e o Ensino de Ciências
Este livro aborda o aprendizado a partir de uma perspectiva psicológica e ao mesmo tempo didática, entendendo não só que ambas as perspectivas são complementares, mas que elas se exigem mutuamente. Analisa em detalhes as principais dificuldades de aprendizagem em cada um dos currículos de ciência, desde o aspecto cotidiano até a aplicação científica.
2009

A didática do ensino e a avaliação da aprendizagem em língua estrangeira
Nesta obra, as autoras Ivete Morosov e Juliana Zeggio Martinez discutem os métodos e abordagens para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira, bem como as possíveis formas de avaliação. Também são abordadas as mudanças que o ensino de língua estrangeira tem acarretado e os desafios que os profissionais dessa área precisam enfrentar. Esta obra pretende contribuir para a formação profissional d...
2012

Ensino e aprendizagem de língua inglesa. conversas com especialistas
A grande maioria dos departamentos de formação de professor(a) de língua inglesa, especialmente aqueles que oferecem dupla habilitação, tem falhado na preparação de professores. Assim, acabam colocando no mercado de trabalho profissionais inexperientes, inseguros, sem ou com pouca fluência na língua estudada, despreparados e com muita dificuldade para exercer a docência. Paradoxalmente, é o exercí...
2009

Educação infantil:
Educar é uma tarefa complexa. Por isso, este livro busca refletir sobre o papel do educador no processo de ensino e aprendizagem para crianças de 0 a 5 anos. Longe de apresentar receitas prontas, oferece ao professor de Educação Infantil, ou ao interessado nessa área, a oportunidade de repensar, criar e recriar sua prática docente com base em uma atividade pedagógica crítica e consciente em relaçã...
2024

Desenvolvimento cognitivo e processo de ensino aprendizagem
A Educação Cognitiva é uma nova forma de pensar em educação, que procura responder prospectivamente aos desafios da Sociedade do Conhecimento, facilitando e proporcionando aos indivíduos o acesso a novos modos de pensamento e a ferramentas cognitivas que lhes permitam aceder, de forma mais satisfatória, criativa e crítica à explosão da informação. A cognição do ser humano não é estática nem fixa, ...
2024

Esporte como conhecimento e prática nos anos iniciais do ensino fundamental
Neste livro os autores propõem reflexões acerca da Educação Física escolar praticada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Amparados em amplas pesquisas e acompanhamentos de prátricas em escolas, levantam questões para se pensar criticamente o modo como as noções de esporte e corporeidade são encaradas hoje por professores de todas as áreas e contribuem para uma nova visão e estruturação da dis...
2012

Experiências de Ensino e Aprendizagem na Universidade: Diálogos Entre Brasil e Finlândia
Os artigos que compõem este livro são resultados de estudos realizados no programa de formação docente Teaching and Learning in Higher Education, realizado pela Universidade de Tampere e Finland University (Finlândia), em parceria com o Instituto Ânima e o Grupo Ânima Educação. Os professores brasileiros que participaram desse transformador curso finlandês têm formação em diversas áreas do conheci...
2022

Processos e produtos educacionais para o ensino e aprendizagem de línguas no contexto da educação profissional e tecnológica
Processos e produtos educacionais para o ensino e aprendizagem de línguas no contexto da educação profissional e tecnológica
2024

Esporte para a saúde nos anos finais do ensino fundamental
Este livro traz novos rumos para as aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental, colocando o esporte em destaque como possibilidade de práticas educacionais. Além de reflexões sobre a prática pedagógica na escola, traz propostas geradoras de ideias e um repertório de atividades para ser aplicado nas aulas e proporcionar uma mudança na vida e na saúde dos alunos. Um guia importan...
2025

Ensino e aprendizagem escolar - Algumas origens das ideias educacionais
A Coleção UAB-UFSCar tem por objetivo apoiar os processos de aprendizagem dos alunos dos cursos da modalidade a distância vinculados à Universidade Aberta do Brasil e oferecidos pela UFSCar, sendo recomendada a todos os interessados em seus temas. Sinopse A obra Ensino e aprendizagem escolar: algumas origens das ideias educacionais é dirigida a estudantes e professores. Apresenta um roteiro sobre ...
2024

Ensino e aprendizagem de matemática na educação superior
Em um ambiente educativo inovador, a educação matemática é constantemente desafiada a se reinventar, deixando de ser uma eficiente ferramenta de demonstração e comprovação de conceitos para se tornar uma poderosa plataforma de indução e de teste de novas ideias e soluções. Nesse sentido, os capítulos deste livro são resultado de trabalhos pautados em observações e experimentações científicas reali...
2024

Sala de aula: ensino e aprendizagem
A formação inicial dos educadores está no centro dos debates contemporâneos a respeito do cotidiano escolar. Com freqüência, as condições em que tal processo se desenvolve são insatisfatórias, com prejuízo para a articulação entre a teoria apresentada aos licenciandos e a prática na sala de aula. Daí decorrem sérias conseqüências também para o desempenho dos alunos desses futuros professores. Assi...
2008

Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas
É comum aceitar-se que a pesquisa e a prática deveriam alimentar e enriquecer uma a outra, mas isso tem sido uma exceção nas práticas das salas de aula brasileiras em que a língua inglesa é ensinada, ligação ainda mais rara no caso das escolas públicas. Esta coletânea, marcando o 80º aniversário de Maria Antonieta Alba Celani, um dos membros mais influentes, entusiásticos e comprometidos da comuni...
2003

Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia
Como tornar o ensino da Geografia mais dinâmico e aproximá-la do cotidiano dos alunos? Essa é questão abordada neste livro, que ressalta o papel do professor em sala de aula e lhe oferece uma nova ideia sobre como criar planos de aula mais interessantes. Aqui, o educador aprenderá novas formas de interação, realizando atividades que permitam a interação entre os alunos e o mundo que os cerca.
2024

Aprender a ensinar
Com base em Marx, Engels, Vygotski, Leontiev, Davídov, dentre outros, o texto oferece elementos para a compreensão da "atividade de aprendizagem" como uma particular "atividade humana", e o faz com base no enfoque histórico-cultural.
2013

Ensino, aprendizagem e expressão musical
Esta obra é a primeira publicação em livro do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá. O livro inicia com o Capítulo “A pesquisa em música no Brasil: das dimensões históricas à conjuntura atual da produção do conhecimento no país” do pesquisador convidado Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz. Seguem outros 7 capítulos que abordam temas vinculados às duas linhas do program...
2025

Ensino, aprendizagem e formação de professores na perspectiva da linguística aplicada
Ensino, aprendizagem e formação de professores na perspectiva da linguística aplicada
2024

Aprendizagem em trigonometria no ensino médio
Aprendizagem em Trigonometria no Ensino Médio nos convida a refletir sobre a educação da Matemática. É possível desenvolver um ensino que torne a matéria significativa na vida do aluno? O professor Cicero da Silva Pereira desenvolveu este livro propondo novos métodos para o ensino de trigonometria, o que torna esta obra essencial para professores que queiram fazer a diferença na sala de aula.
2024

Aprendizagem musical compartilhada e o ensino de instrumentos de sopros
O livro Aprendizagem Musical Compartilhada e o ensino de instrumentos de sopros lança um novo olhar para o ensino e aprendizagem de instrumentos musicais em contextos coletivos, sob a ótica do compartilhamento e da diversidade de saberes musicais. Com subsídios na história de vida, o autor relembra diversas atividades que suscitaram experiências para o entendimento da interação na aprendizagem mus...
2025

Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa
Preocupado com a aprendizagem do aluno e com a realidade do educador brasileira, Jorge Santos Martins discorre com clareza e objetividade sobre a prática em sala de aula, propondo a renovação dos métodos usados a fim de incentivar o aluno. <br> O que se quer, sobretudo, é mostrar que há outras ferramentas pedagógicas eficientes a serem usadas que podem produzir ótimos resultados, tanto no sentido ...
2024

Prática musical em conjunto:
Como o próprio nome já diz, a prática musical em conjunto se refere às performances musicais realizadas em grupo, desde uma dupla composta por voz e violão a uma orquestra sinfônica ou um coral. No entanto, seria possível inserir esse tipo de prática no processo de ensino-aprendizagem de música?Confira, nesta obra, algumas reflexões e propostas interdisciplinares para a inserção da prática musical...
2024

Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
Texto claro que ajudará professores e professoras do ensino fundamental a resolver um problema vergonhoso: a repetência escolar motivada por distúrbios de aprendizagem, levianamente atribuída à preguiça do aluno. Nesse raciocínio se disfarçam a incompetência do sistema de ensino, a falta de incentivo à formação permanente dos professores e a manutenção de uma ideia romântica de educação que se tra...
2001

Ensino-aprendizagem de análise combinatória e probabilidade via resolução, exploração e proposição de problemas
Ensino-aprendizagem de Análise Combinatória e Probabilidade via Resolução, Exploração e Proposição de problemas ressalta ponderações a respeito do estudo da análise combinatória em sala de aula, como também aspectos teóricos sobre o ensino de Matemática via resolução, exploração e proposição de problemas. Além disso, apresenta um intenso “mergulho” em sala de aula sobre o tópico da análise combina...
2025

Ensino e aprendizagem de línguas e a formação do professor
Ensino e aprendizagem de línguas e a formação do professor

O uso do lúdico e das novas tecnologias como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem no 9º ano do ensino fundam
O uso do lúdico e das novas tecnologias como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem no 9º ano do ensino fundam
2023

Processos de ensino e aprendizagem de matemática: formulações de professores e estudantes
O livro Processos de ensino e aprendizagem de matemática: formulações de professores e estudantes foi organizado pensando em trazer contribuições para professores e estudantes de licenciaturas que querem entender os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Uma leitura crítica pode favorecer o processo de reinvenção da ação pedagógica de educadores comprometidos com a ...
2025

Família e escola versus ressignificação do ensino e aprendizagem
Aproximar família e escola é um dos grandes anseios do contexto educacional vigente, uma necessidade social, uma vez que o processo de ensino e aprendizagem se encontra interrompido em virtude da disparidade dos papéis desses dois segmentos importantes na formação do sujeito.
2025

O papel do professor com comportamento empreendedor nos processos de ensino e de aprendizagem
O papel do professor com comportamento empreendedor nos processos de ensino e de aprendizagem
2024

Modos de ser leitor
Essa publicação é a tradução de um clássico sobre leitura. Quando a obra foi lançada em 1976, Jean Foucambert, professor e pesquisador na época, fez críticas vigorosas às pedagogias tradicionais praticadas no campo da leitura, naquele momento, pela quase totalidade das escolas na França. O autor defendia um ensino baseado sobre uma concepção exclusivamente visual de uma leitura produtora de sentid...

Filosofia do conhecimento e ensino-aprendizagem
O livro contesta a tentativa de se transformar um aluno num cientista universal, que deve conhecer tudo sobre todos os conteúdos. O autor considera que o mais importante é o processo de aquisição dos conteúdos, ou seja, o domínio deste trabalho mental, e propõe que a escola seja uma oficina de exercícios, treinos e práticas pedagógicas para tornar mais ágil a mente na procura e na construção da ve...
2004

Nos intermezzos dos processos de subjetivação docente e de avaliação da aprendizagem no ensino superior: amarras e cartadas de
Nos intermezzos dos processos de subjetivação docente e de avaliação da aprendizagem no ensino superior: amarras e cartadas de
2024

A alegria de conversar sobre ensino e aprendizagem
O livro A alegria de conversar sobre Ensino e Aprendizagem é uma obra que o encantará do princípio ao fim, pois está impregnada de aprendizagens e paixão pela Educação. é um livro que conversará com você, leitor, de forma única e atual; que estimulará professores, gestores e acadêmicos da docência a quererem aprender e reaprender. Com temas como Educação Emocional, Autorregulação, Cultura de Paz, ...
2025

Alquimia dos processos de ensino
Esta obra é o resultado de um trabalho de pesquisa e vivência da professora Laís dos Santos Pinto Trindade com alunos do Ensino Médio e professores em formação na área de Química. Ao encontrar na Alquimia uma bússola para conduzir sua pesquisa, a autora nos remete a patamares de entendimento não convencionais que pretendem mostrar que é possível transformar o ensino-aprendizagem da Química em algo...
2010

Reflexões e ações (trans)formadoras no ensino-aprendizagem de inglês
O pano de fundo das reflexões apresentadas neste livro é o Programa Formação Contínua do Professor de Inglês da Escola Pública: um Contexto para a (Des)Construção da Prática, já amplamente descrito em outros volumes desta coleção. O contexto específico é o curso de extensão Reflexão sobre a Ação. O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando, componente de desenvolvimento profissional do referido P...
2020

Aprendizagem do aluno adulto:
A formação continuada do professor universitário é imprescindível para o sucesso de um curso superior. Mas. qual é a melhor forma de se ensinar um aluno adulto? Como ele aprende? Quais são suas principais dificuldades? Que tipo de metodologia de ensino é a mais adequada? Como o professor deve preparar suas aulas? Ao fazer uma reflexão instigante sobre essas e outras questões, este livro é voltado ...
2024