Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+a cartografia no ensino da geografia
Não encontramos o resultado que você buscou, mas veja essas outras opções
Exibindo: 1 - 44 de 3.166 resultados

A imagem no ensino da arte
Na primeira edição de A Imagem no Ensino da Arte, Ana Mae Barbosa, ao tratar da questão do aprendizado da história da arte - nos esclarece Imanol Aguirre Arriaga, em seu arguto prefácio a esta edição -, já fazia valer a necessidade de um relato que abrisse espaço à contextualização econômica, política e social, contrapondo-se a uma concepção linear da história interessada apenas na evolução das fo...
2014

A construção da argumentação oral no contexto de ensino
Este livro tem uma fundamentação teórica consistente e, ao mesmo tempo, exposta em estilo leve e acessível aos menos familiarizados. Uma análise cuidadosa e pertinente, que faz ver ao leitor os elementos importantes a serem considerados num trabalho similar em sala de aula.
2009

(Re)pensando a avaliação no ensino de línguas
O presente livro é um exemplo clássico de trabalho de caráter teórico-prático, uma pesquisa-ação que, além de fundamentada dentro da área de avaliação da aprendizagem, faz grandes avanços na aplicação, intervenção e introdução de uma proposta qualitativa dentro de um ambiente escolar, no qual os professores-pesquisadores deixam de exclusivamente teorizar sobre o assunto para vivenciar a real reper...

Pierre Monbeig e a formação da geografia no Brasil
Pierre Monbeig foi um geógrafo francês que viveu no Brasil entre 1935 e 1946. Nesse período, ele foi um dos principais construtores de uma geografia acadêmica moderna no país. O livro Pierre Monbeig e a formação da geografia no Brasil (1925-1956) trata justamente desse papel central desempenhado pelo geógrafo, ao descrever o modo como essa ciência, no Brasil, nos anos em que esteve sob sua lideran...

O futuro da geografia
Satélites espiões orbitando a Lua. Metais espaciais valendo mais do que o PIB de muitos países. Pessoas habitando Marte dentro dos próximos dez anos. Isso não é ficção científica — é astropolítica. Do mesmo autor de Prisioneiros da geografia, uma viagem vertiginosa pelo terreno da nova era espacial. Neste livro fascinante, Tim Marshall inova ao apresentar o espaço como um campo geopolítico inédit...
2020

A literatura no caminho da História e da Geografia
A Literatura no Caminho da História e da Geografia propõe a aplicação da literatura como ferramenta didática para os campos da História e Geografia, de forma integrada com o estudo da Língua Portuguesa, no ensino Fundamental ii e no Médio. Esta proposta efetiva – se na forma de projetos de ensino interdisciplinares, organizados em módulos didáticos temáticos em que as sequências de conteúdos se de...
2020

PESQUISA, ENSINO E ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM TEMPOS DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA
Rletir e aprender as lições deixadas pelas emer- Rgências em saúde pública que vivemos recentemente (e que, ao que tudo indica, poderão vir a se repetir no futuro), constitui um desao importante para os prossionais de saúde. Este livro apresenta considerações importantes sobre os dilemas presentes no acesso de crianças e adolescentes à saúde na atualidade. Partindo da compreensão de que a saúde é ...
2025

A didática do ensino e a avaliação da aprendizagem em língua estrangeira
Nesta obra, as autoras Ivete Morosov e Juliana Zeggio Martinez discutem os métodos e abordagens para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira, bem como as possíveis formas de avaliação. Também são abordadas as mudanças que o ensino de língua estrangeira tem acarretado e os desafios que os profissionais dessa área precisam enfrentar. Esta obra pretende contribuir para a formação profissional d...
2012

A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Neste livro, as autoras discutem o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental num movimento entre o aprender e o ensinar.Consideram que essa discussão não pode ser dissociada de uma mais ampla, que diz respeito à formação das professoras polivalentes – aquelas que têm uma formação mais generalista em cursos de nível médio (Habilitação ao Magistério) ou em cursos superiores (Nor...
2020

Eu Sou - Vol. 5
No quinto e último volume da série de livros sobre a doutrina da revelação verbal de Deus nas Escrituras, o Dr Heber Campos oferece um minucioso estudo bíblico - teológico sobre os alertas encontrados nos escritos dos apóstolos e nas palavras de Jesus sobre o falso ensino e a falsa profecia, bem como de seus perigos para a igreja cristã. Dr Heber fala ainda de personagens que surgirão no meio da i...
2020

A nova geografia militar: Logística, estratégia e inteligência
Este livro procura resgatar os estudos da Geografia Militar em seus aspectos teóricos e metodológicos e através da sua aplicação em questões de defesa do território e das fronteiras. Estudada pioneiramente pelo coronel Francisco Paula Cidade na década de 1930, o autor Filipe Ribeiro retoma o tema com o propósito de contribuir para aprimorar e expandir o arcabouço teórico e metodológico da Geografi...
2025

O medo ao pequeno número
“Arjun Appadurai é conhecido como autor de novas formulações notáveis que esclareceram os desenvolvimentos globais contemporâneos, especialmente em Modernity at Large. Neste novo livro, ele aborda os problemas mais cruciais e intrigantes da violência coletiva que hoje nos cerca. Um livro repleto de ideias novas e originais, alimento essencial para o espírito dos especialistas e de todos os que se...
2020

A política de gestão da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (2007-2010)
Esse livro convida o leitor a meditar sobre a relação efetiva entre fins e meios na formulação e implementação de políticas educacionais no Rio Grande do Sul, suas contradições e impasses, trazendo uma contribuição crítica não só para o presente, mas alertando governos de que a sedução pelo mercado e pelo autoritarismo fácil, imanente na busca de soluções rápidas, conduzem à manutenção do já conhe...
2011

Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia
Como tornar o ensino da Geografia mais dinâmico e aproximá-la do cotidiano dos alunos? Essa é questão abordada neste livro, que ressalta o papel do professor em sala de aula e lhe oferece uma nova ideia sobre como criar planos de aula mais interessantes. Aqui, o educador aprenderá novas formas de interação, realizando atividades que permitam a interação entre os alunos e o mundo que os cerca.
2020

A necessária renovação do ensino das ciências
Dividido em quatro partes. Na primeira uma educação científica para a sociedade. A segunda analisa as visões deformadas da ciência e da tecnologia transmitidas pelo ensino. A terceira críticas dirigidas a este modelo construtivista de aprendizagem como investigação. Por último, apresenta-se a evolução do status epistemológico da didática das ciências.
2005

Da educação infantil ao ensino fundamental
Este livro reúne artigos de professores com vasta experiência em pesquisa educacional e formação docente, inicial e continuada. Inovações e contribuições concernentes ao ensino e aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento são objeto de refl exão sistematizada, assim como experiências formativas de docentes atuantes na Educação Infantil e no ensino fundamental de redes públicas, produto de um...

A construção da geografia universitária no rio de janeiro
O livro de Mônica Sampaio Machado, que trata da história da Geografia universitária na cidade do Rio de Janeiro, atende a dois propósitos subentendidos. Um deles é sugerido na epigrafe introdutória, uma citação de François Dosse: trazer à memória a história da Geografia no Brasil com o fito de criar um elo social entre gerações, de geógrafos, de estudiosos de áreas afins, e de cidadãos em geral. O...

DESVENDANDO A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
A cartografia é uma linguagem utilizada em diversas áreas do conhecimento, tendo assim um caráter multidisciplinar. Entretanto, ela é utilizada como um instrumento fundamental para a construção do discurso geográfico. No ensino, a cartografia tradicionalmente é associada à geografia, tanto em práticas em sala de aula como nos livros didáticos e documentos inerentes à educação. Diante disso, o pres...
2020

Universitários em pontes
O fenômeno da evasão no ensino superior remete-nos a uma metáfora da travessia de uma ponte por isso o título Universitários em pontes. Enquanto o jovem não sabe que faculdade fazer, ele se coloca na ponte para uma travessia, sem saber que caminho seguir. Essa dificuldade tem provocado cerca de 38% de desistências pelo universitário. Que carreira escolher? Quanto custa a dedicação para atingir ess...
2020

A claridade da noite
Através da palavra do discente, aborda diferentes aspectos do seu itinerário escolar. Mostra que o processo educativo deve partir do conhecimento a respeito do aluno como pessoa, constituindo-se a educação em um processo iluminado, ao mesmo tempo, pelo educador e pelo educando.
1998

Acesso ao ensino superior: a ideologia e a construção de desigualdades
Diante da preocupação generalizada em relação à qualidade da educação pública básica e às dificuldades de acesso ao ensino superior público em São Paulo, este livro propõe-se a analisar as condições educacionais que inibem os estudantes das escolas públicas a terem as universidades públicas como possibilidade ou meta ao prestar o vestibular. Defende-se que a ausência de perspectiva em relação ao e...

Como se dá a aprendizagem
A presente obra descreve várias maneiras de interagir com os alunos, a fim de aumentar sua capacidade de aprendizagem. O livro abre novas portas para professores e crianças ao demonstrar técnicas de ensino baseadas no trabalho de Reuven Feuerstein, um psicólogo clínico cognitivo teoricamente orientado. Demonstradas em cenários de exposições de museus e salas de aula, as técnicas de Feuerstein ajud...
2020

Do senso-comum à geografia científica
Profundamente instigante, convida Nietzche, Hegel, Marx, Bachelar, Heidegger, Arendt e Derrida para uma discussão geográfica e, por meio deles, procura preencher lacunas, abrir novas veredas, anular certezas e desconstruir verdades conceituais. É, ao mesmo tempo, uma valiosa contribuição à Geografia combatente, aquela comprometida com a solução dos problemas brasileiros, especialmente os que dizem...
2004

A mágica da música
Este livro visa propagar a magia da música com dinâmica interativa em toda sua estrutura e apresentação. Em 10 capítulos, os autores abordam os principais grupos de instrumentos e de gêneros musicais. Cada capítulo é ilustrado com uma canção, cuja letra cifrada para violão fala do tema. Cada canção foi composta num ritmo, sendo acompanhada da respectiva partitura, numa espécie de songbook. Num lin...
2020

Fazer cotidiano na sala de aula, O - A organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna
O ensino da língua materna faz parte do cotidiano das salas de aula da educação básica. Nesta obra, são discutidos diferentes modos de organizar o fazer pedagógico do professor, com base em resultados de pesquisas e exemplos de situações vividas nas escolas. Nessa direção, as autoras refletem sobre a utilização de jogos e livros didáticos, bem como sobre a articulação entre sala de aula, bibliotec...
2012

Música na escola - a contribuição do ensino da música
Um estudo de seis anos, em escolas de ensino fundamental de Berlim, com crianças entre 6 e 12 anos, demonstrou de maneira cientificamente inequívoca que crianças e adolescentes que estudam música melhoram o convívio social, desenvolvem as inteligências, alcançam bons resultados escolares, equilibram as dificuldades de concentração, entre outras coisas mais./nNeste livro, o professor Hans Günther B...
2009

Ensino na Saúde no Brasil
O livroEnsino na Saúde no Brasil – Desafios para a Formação Profissional e Qualificação para o Trabalhoé uma coletânea de resultados advindos das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto aprovado no Programa Pró-Ensino na Saúde da CAPES.O livro foi dividido em duas partes, ambas de igual importância, que abrangem aspectos que vão desde a investigação dos desafios que o tema enfrenta até relato...
2016

Os Segredos das Mentes Extraordinárias
O que você comunica a si mesmo, com certeza você acredita. E o que você acredita, você sente. O que você sente, faz sua vida como ela é! Alguma vez você se sentiu sem foco, não soube dizer não aos outros ou teve problemas ao se relacionar? Você já se mostrou incapaz de deixar hábitos nocivos para trás ou de alterar a forma de pensar? Caso você tenha respondido positivamente uma dessas questõ...
2020

O discurso do avesso
Em O discurso do avesso, Ruy Moreira, um dos mais renomados geógrafos da atualidade, reflete sobre a força e a responsabilidade do ensino de Geografia – saber que hoje se destaca entre os que mais problematizam o mundo em que vivemos. Para dar conta da amplitude do tema, o autor divide o livro em nove capítulos e discute respectivamente: o contexto das ideias geográficas atuais; os fundamentos des...
2020

A aprendizagem cooperativa no ensino da matemática
Concebida para dar subsídios a professores, a metodologia da aprendizagem cooperativa é extremamente difundida na Península Ibérica e nos Estados Unidos da América, mas muito pouco conhecida e aplicada no Brasil. Esta obra mostra uma experiência exitosa dessa metodologia em uma escola de educação básica da cidade de Juazeiro do Norte-CE, que serve de exemplo para que outros professores, não só os ...
2019

Letramento Digital
Vivemos na Era Digital, uma época de mudanças profundas no modo de pensar, expressar, interagir e aprender. A linguagem digital está ao alcance das crianças e adolescentes em tablets, smartphones e computadores, rompendo as formas tradicionais de comunicação, abrindo espaço para novas aprendizagens. Como a escola está reagindo nesse cenário de rápidas mudanças para promover o letramento digital no...
2023

O computador no ensino e a limitação da consciência
Qual o valor da tecnologia e qual o preço que pagamos por torná-la um fim em si mesma? Quem de nós aceitaria refletir sobre as questões implícitas no uso e na valorização na escola?
1998

Da educação básica ao ensino superior:
Da educação básica ao ensino superior: reflexões sobre a formação de professores e o ensino da escrita marca os dez anos do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior, da Unesp de Presidente Prudente/SP, liderado pelas professoras Ana Luzia Videira Parisotto e Renata Portela Rinaldi, além de contar com a participação da professora Rozana Aparecida ...
2023

Epistemologia da Geografia:
Ao demonstrar como as reflexões sobre a geografia podem ganhar com o aporte proporcionado pela epistemologia, a teoria do conhecimento, esta obra coleta aspectos históricos, filosóficos e metodológicos da ciência geográfica e apresenta os maiores autores e as correntes de pensamento que tiveram maior influência na sistematização desse campo do saber. Conheça aqui os principais conceitos, categoria...
2020

Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da probabilidade e da estatística na escola básica
Hoje o Brasil é um dos países com maior variedade de loterias, nas mais variadas regiões e configurações, oficiais ou de contravenção, o que é um dos muitos reflexos da falta de educação matemática da nossa população, mais especificamente, da ausência de educação estatística na escola básica. Justamente o povo que menos poupa é aquele que mais investe nas muitas loterias e jogos de azar. É um povo...
2013

Breve história da cartografia: dos povos primitivos ao google earth
Breve história da cartografia: dos povos primitivos ao google earth
2022

Ensino: As Abordagens do Processo
A multidimensionalidade do fenômeno educacional é a evidência da complexidade do papel do professor. Considerando essa condição, Ensino: as abordagens do processo apresenta uma análise da profissão por meio de conceitos básicos de diferentes abordagens do processo ensino-aprendizagem, relacionando-os a vários perfis de comportamento de docentes em sala de aula.O confronto entre teoria e prática, a...
1986

Geografia e conhecimentos cartográficos
Os conhecimentos cartográficos têm uma estreita relação com a critica do pensamento geográfico. É preciso, portanto, encarar a cartografia além de seus aspectos visuais e artísticos, propondo alternativas para sua utilização e objetivando a compreensão da realidade que o indivíduo vive e que pode ser transformada.

Educação física no ensino fundamental
A presente obra tem como ponto de encontro e movimento o XII Seminário de Educação Física Escolar, realizado pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Para ocasião, foi proposta a discussão da prática docente como tema central do evento, explorando os processos de criação pedagógica que vão desde a inspiração à realização das práticas educativas para a Educação Física ...
2020

Mudança pronominal no português brasileiro: o uso variável dos pronomes nós e a gente na escrita de alunos do ensino fundament
Mudança pronominal no português brasileiro: o uso variável dos pronomes nós e a gente na escrita de alunos do ensino fundament
2024

Cartografia e ensino: a sala de aula como espaço de referência da alfabetização cartográfica
Cartografia e ensino: a sala de aula como espaço de referência da alfabetização cartográfica
2024

A BNCC no fazer docente
O objetivo principal desta obra é uma reflexão-crítica sobre as características do trabalho docente no ensino de Matemática, considerando a Educação infantil e o Ensino Fundamental, de modo que, apresenta a problemática sobre os objetos de conhecimento e habilidades utilizados pelos profissionais de educação no processo de aprendizagem, e quanto elas contribuem de fato para o ensino de Matemática.
2021