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A nova LDB
O objetivo desse livro é discutir a nova Lei de Diretrizes e Bases 'Lei Darcy Ribeiro' sancionada em dezembro de 1996. O autor apresenta aqui uma análise crítica, num campo intermediário entre a simples aceitação ou rejeição da Lei. Mais do que a letra, interessa discutir o espírito da lei, a 'filosofia de fundo' que perpassa o texto inteiro. E o que faremos com a educação no Brasil.
2003

Desafios modernos da educação
A educação de qualidade é reconhecida como a estratégia primordial de desenvolvimento, porque é a base do processo moderno de inovação, tanto na cidadania, quanto na economia. Para a concepção e efetivação de um projeto moderno e próprio de desenvolvimento são necessários sujeitos históricos capazes de construir conhecimento, sendo esta habilidade a mais decisiva para inovações históricas.
1993

Introdução Á Metodologia Da Ciência
Este texto parte da idéia de que as ciências sociais possuem especificidades que precisam de uma metodologia própria para suas pesquisas e análises. Tais especificidades advêm da realidade de que tratam, ou seja, uma realidade intrinsecamente ideológica, histórica e política. Esta marca não impossibilita, porém, o uso dos métodos típicos das ciências naturais. Delas as ciências sociais têm muito q...
2024

Metodologia da investigação em educação
Atualmente é necessário reconhecer a pesquisa não só como princípio científico, mas também como princípio educativo, paradigma básico da competência inovadora moderna em metodologias de ensino e aprendizagem. Ao propor reflexões sobre o trabalho científico, este livro traz importantes contribuições para o desenvolvimento de projetos e para a elaboração de textos finais de dissertações acadêmicas. ...

Educação pelo avesso
Esta obra chama a atenção para que, tão importante quanto defender o direito de assistência nas políticas sociais, é perceber que , se mal feita, prejudica a cidadania popular, ao estabelecer vínculos de dependência clientelista. Um caminho possívelpara recuperar o horizonte da cidadania, e com ela a perspectiva de conquista da cacidade popular de fazer história, é combinar assistência com educaçã...
2002

Educar pela pesquisa
Trabalha a conexão entre pesquisa e educação, argumentando que a educação própria da escola e da universidade é aquela mediada pela reconstrução do conhecimento. Mostra a importância de não separar qualidade formal, da qualidade política. Ressalta a importância profissional do saber pensar e do aprender a aprender.
1996

Mudar a mudança:
Neste livro, você navegará pelos bastidores da internet com um dos mais renomados educadores brasileiros, Pedro Demo. Por meio de uma análise didática, conceitual, filosófica e humana do progresso trazido com a instauração da web 2.0 e de outras ferramentas, você é instigado a discutir até que ponto a internet é educativa e generativa. Ao listar os prós e os contras defendidos por seus gestores/fu...
2024

Outro professor
Este livro aponta caminhos para mudar a realidade atual do ensino e da transmissão de conhecimento. O educador e sociólogo Pedro Demo, autor de outros 80 livros, faz uma análise do atual papel do educador, que teve sua profissão reduzida à função de dar aula. Esses, entre outros fatores, contribuíram para que a profissão se tornasse uma simples escala mecânica e reprodutora de conhecimento.
2011

Saber pensar
O autor ensaia tópicos importantes do saber pensar, no sentido da "propedêutica básica", compreendida como iniciação. Longe de ser tratado de lógica, pretende apenas abrir caminhos dentro de alguma estruturação lógica, indicando modos de fazer conhecimento que impliquem o constante refazer.
2000

SER PROFESSOR
Para Pedro Demo, a função precípua do professor é cuidar da aprendizagem do aluno com afinco, dedicação, sistematicidade, persistência. Em vez de alguém treinado para ensinar, o educador deve ser um eterno aprendiz, porque somente esse conseguirá tornar seu aluno aprendiz. De forma sucinta, mas intensa, aponta caminhos ao professor no sentido de levar os alunos a tornarem-se curiosos, autônomos e ...
2005

Dureza - pobreza política de mulheres pobres
As mulheres chefes de domicílio e as empregadas domésticas enfrentam uma triste realidade: têm muito pouco e são quase nada em termos de cidadania. Esperam a libertação do próprio opressor! Não se organizam para lutar, ainda que possuam marcas humanas impressionantes, como a descoberta de que podem dar conta da família sem a presença de um homem ou de que, saindo de sua terra natal, aprenderam a e...
2005

Aprender Como Autor
Aprendizagem é o exercício permanente de Autoria, expectativa que se avivou ainda mais com a web 2.0, ao insistir na geração de conteúdo próprio como signo maior do trabalho individual e coletivo na internet. Entre outros exemplos convincentes, temos a Wikipédia, uma enciclopédia digital que enfeixa a produção coletiva, pública e gratuita de um bando de autores. Não substitui outras enciclopédias,...
2024

Pensando e fazendo educação. inovações e experiências educacionais
Pensando e fazendo educação. inovações e experiências educacionais
2020

Educação e qualidade
Educação, expectativa de vida e poder de compra são indicadores fundamentais de desenvolvimento. Não há como chegar à qualidade de vida sem educação, mas não será educação aquela que não se destine a formar o sujeito histórico, crítico e criativo. Portanto, o desafio a enfrentar é passar da mera aprendizagem para o aprender a aprender, fazer da escola e da universidade lugares privilegiados da edu...
1995

Politicidade - razão humana
O texto busca argumentar em favor da "politicidade" das relações humanas, sobretudo do dinamismo da aprendizagem e do conhecimento. Refere-se também à idéia de "razão humana", sugerindo que a habilidade política faz parte do ser humano, em especial de sua razão. Retoma as tradições grega e biológica em torno do "animal político", mas é a sociedade igualitária, capaz de gerar relações democráticas ...
2002

Educar pela pesquisa
Trabalha a conexão entre pesquisa e educação, argumentando que a educação própria da escola e da universidade é aquela mediada pela reconstrução do conhecimento. Mostra a importância de não separar qualidade formal, da qualidade política. Ressalta a importância profissional do saber pensar e do aprender a aprender.
2015

Solidariedade como efeito de poder
Mostra como a solidariedade é princípio ético fundamental da Política Social. Como tudo é ambíguo na sociedade, pode reverter-se em artimanha para evitar que os marginalizados se rebelem, à medida que a "pregação" de cima se torne "domesticação" de baixo.
2002

Introdução À Sociologia: Complexidade, Interdisciplinaridade E Desigualdade Social
Introdução à Sociologia realça marcas pós-modernas da complexidade e interdisciplinaridade, conferindo ao texto sentido alternativo em termos de montagem teórica e de análise da realidade. Entende a sociedade humana sob o olhar biológico da evolução e cultural da história, com especial interesse em entender as razões da desigualdade social e a possibilidade de sua gestão mais democrática. Embora ...
2009

Educação Hoje: "Novas" Tecnologias, Pressões E Oportunidades
Educadores estão atordoados frente às "novas" tecnologias, em particular frente ao que se está chamando "habilidades do século XXI". Primeiro, porque, alavancadas pelo mercado, as tecnologias digitais avançam sôfrega e já compulsoriamente. Segundo, porque a pedagogia ficou para trás, entretida com suas didáticas obsoletas, em especial com a aula instrucionista. Terceiro, porque nem tudo são flores...
2024

APRENDIZAGEM NO BRASIL
A partir de considerações pertinentes sobre pesquisas e avaliações feitas no país, o autor propõe a gestores e educadores caminhos para uma escola de qualidade. Sugere, para isso, ações desenvolvidas de formação de professores e uma escola que vá além do instrucionismo ? que tenha por foco a formação de um aprendiz pesquisador, questionador, leitor e escritor. Ressalta a necessidade de tempo e esp...
2020

GRANDES PENSADORES EM EDUCAÇÃO
Quatro questões desafiam as escolas em nosso tempo: avaliação, aprendizagem, indisciplina escolar e formação de professores. Neste livro, três grandes educadores trazem valiosas contribuições em termos da escola do século XXI. Pedro Demo assina dois capítulos, destacando-se o que se refere à formação continuada de professores. Yves de La Taille inclui um texto imperdível sobre violência e indiscip...
2002

Políticas De Gestão De Pessoas Nas Organizações
As organizações que vão se destacar no cenário de competitividade pujante, ou mesmo sobreviver nele, serão aquelas que priorizarão o desenvolvimento e o bem-estar de seus talentos, gerando políticas de gestão de pessoas que preconizem sua maior valorização. Isso porque acredita-se que a capacidade de uma organização de ser competitiva está diretamente relacionada à sua capacidade de reunir e produ...
2010

Metodologia Do Conhecimento Científico
Esta obra mantém as características do livro Metodologia Científica em ciências sociais, do mesmo autor, havendo entre eles, no entanto, continuidades e descontinuidades. Há continuidade por persistir a ligação com a teoria crítica do conhecimento, o débito social da ciência, a visão dialética histórico cultural, o sentido da metodologia também alternativa. Há descontinuidade no sentido de que o t...
2000

Professor do futuro e reconstrução do conhecimento
O texto discute a importância estratégica do professor numa sociedade intensiva de conhecimento e seu papel fundamental na constituição e funcionamento desta sociedade, onde ocupa lugar decisivo e formativo.
2005

Participação é conquista
A democracia é um valor em si, acima dos sistemas vigentes, devendo impregnar em todas as suas dobras qualquer esforço de política social. O livro busca arrumar um pouco algumas dimensões da participação, de tal modo que se consiga um espaço mais definido de discussão e de prática.
1996

Fundamento sem fundo ensaio sociológico metodológico
Fundamento sem fundo ensaio sociológico metodológico
2008

Política social, educação e cidadania
Essa obra apresenta uma concepção sistematizada que visa servir de instrumento para estudos e propostas de planejamento. O autor procura demosntrar como, no contexto capitalista subdensenvolvido, a política social tem na educação uma das estratégias mais afetivas de desenvolvimento.
1994

Competência penal originária - 1 ed./2005
Tema básico da Teoria Geral do Processo, a competência ganha nesta obra um enfoque panorâmico de forma a agilizar o ângulo pragmático e crítico do operador de Direito Processual Penal.
2005

LEITORES PARA SEMPRE
Ler livros, questionar, criticar o que se lê e tornar-se autor são caminhos decisivos para a formação da cidadania. No universo da leitura, Pedro Demo lança inúmeros desafios aos educadores: processos de leitura mediados, a arte da argumentação e da contra-argumentação, a matemática para leitura da realidade, o desafio da alfabetização na era digital, o casamento entre a tecnologia e a educação, e...
2024

O Mais Importante Da Educação Importante
O sistema educacional brasileiro tem se mostrado incapaz de dar conta de sua missão histórica: garantir o direito dos alunos de aprender bem. Na esfera pública, onde estudam 90% dos alunos no ensino fundamental, a situação é alarmante, pois, ao contrário do discurso oficial, não resolvemos a escolarização obrigatória: na população entre 15 e 17 anos, a taxa de conclusão ao fim da primeira década ...
2012

Metodologia Para Quem Quer Aprender
Trata-se de texto introdutório à arte de estudar, argumentar, aprender, pesquisar, elaborar, tendo como referência de fundo tornar-se autor. Tornar-se autor significa construir sua autonomia como alguém capaz de proposta própria, tendo como apoio a habilidade de saber pensar. Não quer dizer apenas habilidade de conversa, texto, teoria, mas principalmente de interferir na prática, mudando rumos do ...
2008

Outra universidade
A obra traz uma proposta de mudança na instituição que sempre se ofereceu como fonte da mudança, a universidade. Não cabe mais transmitir conhecimento, porque na sociedade intensiva de conhecimento o que decide as oportunidades de vida e trabalho é a produção própria de conhecimento. Não pode mais se resumir em dar aula, porque copiar não gera qualquer oportunidade. Sua qualidade depende, mais que...
2011

100 motivos para te amar
Neste livro-caixinha estão 100 cartas em formato de coração. Cada uma tem uma frase para demonstrar por que você ama uma pessoa. Um presente para relembrar momentos especiais, para conquistar, para saber que ter alguém ao seu lado é a melhor emoção do mundo.
2024

Aspirantes a fascistas
Descubra como os "quase-fascistas" modernos estão avançando do populismo rumo à ditadura, e os sinais cruciais que podem ajudar a interromper esse caminho antes que seja tarde demais.Em Aspirantes a fascistas, o historiador Federico Finchelstein oferece uma explicação precisa do motivo pelo qual o trumpismo e movimentos semelhantes em todo o mundo pertencem a uma nova raça política, o último produ...
2024

Constitucionalismo na mundialização: desafios e perspectivas da democracia e dos direitos humanos
Constitucionalismo na mundialização: desafios e perspectivas da democracia e dos direitos humanos
2024

Políticas De Gestão De Pessoas Nas Organizações
O Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Clientes (GP2C), ligado ao Departamento de Administração (ADM) e ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), orgulhosamente apresenta este livro, que é uma coletânea de pesquisas e artigos científicos produzidos a respeito de Políticas d...
2024

Direito de propriedade e acesso à justiça: possibilidade da exceção de domínio na perspectiva da jurisdição no estado const
Direito de propriedade e acesso à justiça: possibilidade da exceção de domínio na perspectiva da jurisdição no estado const
2020

O que é a vida?: um breve estudo à luz das correntes do pensamento humano e das escrituras
O que é a vida?: um breve estudo à luz das correntes do pensamento humano e das escrituras
2021

Formação permanente e tecnologias educacionais
A tecnologia é de grande importância na educação, pois a aprendizagem digital e a educação à distância possuem um enorme potencial. O que o autor mostra nesse livro é que a tecnologia tem avançado e inovado, entretanto, a pedagogia continua estagnada.
2011