Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+multisignificados de equacao e o ensino de matematica desafios
Não encontramos o resultado que você buscou, mas veja essas outras opções
Exibindo: 1 - 44 de 2.293 resultados
 Ensaios sobre o ensino em geral e o de matemática em particular
S. F. Lacroix interessou-se cedo pelos estudos matemáticos e filosóficos. A primeira parte de sua produção teve caráter mais notadamente didático: foi chef de bureau da Comissão de Instrução Pública e escreveu uma série de obras que iam da aritmética básica ao cálculo diferencial e integral. Tal fase termina com o lançamento, em 1805, destes Ensaios sobre o ensino em geral e o da Matemática em par...
2013
 Ensino de sociologia na graduação: Perspectivas e desafios
A partir da questão A quantas anda o ensino de Sociologia na graduação?, este livro mostra a multiplicidade de perspectivas a anunciar a vocação nada uniforme das Ciências Sociais. Três eixos norteiam a obra. O primeiro, mais histórico, consiste na reflexão pautada em experiências orientadas por paradigmas intelectuais e por instituições de referência.O segundo eixo pode ser identificado como mai...
2025
 Ensino e aprendizagem de matemática na educação superior
Em um ambiente educativo inovador, a educação matemática é constantemente desafiada a se reinventar, deixando de ser uma eficiente ferramenta de demonstração e comprovação de conceitos para se tornar uma poderosa plataforma de indução e de teste de novas ideias e soluções. Nesse sentido, os capítulos deste livro são resultado de trabalhos pautados em observações e experimentações científicas reali...
2024
 O ensino de matemática na educação de adultos
O Autor procura mostrar que o ensino de matemática contribui para as transformações sociais não apenas através da socialização do conteúdo matemático, mas também por meio de uma dimensão política que é intrínseca a essa socialização. Trata-se da dimensão política contida na própria relação entre o conteúdo matemático e a forma de sua transmissão-assimilação.
2009
 Fundamentos e metodologia do ensino de matemática
Fundamentos e metodologia do ensino de matemática
2015
 Ensino de ciências e matemática
"Este livro é lançado no ano em que o curso de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática completa dez anos. A obra reúne textos de pesquisadores renomados nacional e internacionalmente. Os capítulos são resultados de projetos de pesquisa, realizados nos últimos 10 anos, dedicados a questões do Ensino de Ciências e Matemática. Os textos tratam de fundamentações teóricas contemporâneas, novos mod...
2018
 Ensino de língua : das reformas, das inquietações e dos desafios
Ensino de língua : das reformas, das inquietações e dos desafios
2012
 Ensino de matemática: pontos e contrapontos
A análise sobre a teoria e a prática do ensino da matemática (bem como suas dificuldades) é o foco desta obra. Nela, os autores discorrem sobre diferentes e aspectos do ensino da matemática, analisando questões históricas, epistemológicas, sociais e políticas. Esse profícuo diálogo nos conduz a uma disciplina concebida como meio para a formação pessoal e para o exercício da cidadania.
 Sala de aula invertida: desafios para o ensino superior
Neste livro você terá acesso ao desdobramento de uma pesquisa que buscou compreender os dilemas e desafios da sala de aula invertida quando aplicada no ensino superior. Na investigação surgem características como a falta de tempo dos estudantes para realizar as atividades em função da sua relação com o trabalho, as resistências com a nova postura do professor em sala de aula, além da identificação...
 Metodologia do ensino da matemática
O livro subsidia o futuro professor no domínio dos conteúdos básicos e da metodologia da Matemática e sugere uma transformação no modo de perceber e compreender o papel dessa disciplina no currículo escolar.
2024
 O Ensino da Matemática
Este livro é uma ferramenta de estudo e análise da construção do conhecimento matemático e sobre a resolução de problemas, com contribuições fundamentais para toda pesquisa que visa a melhorar a prática de sala de aula.
2006
 Ensino da Matemática na Educação Especial:
A educação inclusiva vai muito além do atendimento educacional especializado a sujeitos com determinadas particularidades. Trata-se de uma reflexão constante sobre o ensinar nos mais diferentes níveis, etapas e modalidades.Nesta obra, enfocaremos o ensino da Matemática na educação especial, principalmente no que se refere à formação do professor, objetivando apresentar alternativas úteis em sala d...
2024
 Transformar desafios em realidade: o ensino da matemática na educação de jovens e adultos
Transformar desafios em realidade: o ensino da matemática na educação de jovens e adultos
 Os desafios do ensino de História:
Sem dissociar a análise teórica da prática cotidiana em sala de aula, o conteúdo deste livro promove a discussão de questões relevantes para a construção do pensamento histórico em cada etapa da vida escolar. Voltado a alunos e professores, deve servir como referência para uma reflexão tanto coletiva quanto autônoma acerca dos desafios, dilemas e perspectivas do ensino de História na atualidade.
2024
 Os desafios do ensino de matemática na educação básica
Atualmente, vivemos em um mundo profundamente moldado pela ciência e pela tecnologia. O desenvolvimento científico e tecnológico nunca foi tão rápido e nunca teve um impacto tão grande em nossas sociedades, seja qual for o seu estágio de desenvolvimento. Os maiores desafios que o mundo atual enfrenta nos dias atuais, sejam de saúde, ambiente, energia ou desenvolvimento, são desafios mais científic...
2025
 Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas
Como atuar na educação básica? Para que serve a História? Como influir na formação dos professores e na renovação dos cursos de licenciatura de História? Este livro oferece subsídios para discutir essas questões. Os 16 capítulos reunidos nessa coletânea focalizam diferentes temáticas, como o estudo dos currículos, ensino de história e historiografia, o lugar dos livros didáticos, disputas política...
 O computador e o ensino superior de matemática
Computador e o ensino superior de matemáticaanalisa a influência da utilização do computador na educação, no desenvolvimento e na mudança da atuação do professor de Matemática no curso Ciência da Computação no Centro Universitário FACE-FUMEC. Nos estudos realizados, pode ser observada a interação entre professor-alunos-computador, que concorre para estimular o processo ensino-aprendizagem e a inte...
2003
 Processos de ensino e aprendizagem de matemática: formulações de professores e estudantes
O livro Processos de ensino e aprendizagem de matemática: formulações de professores e estudantes foi organizado pensando em trazer contribuições para professores e estudantes de licenciaturas que querem entender os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Uma leitura crítica pode favorecer o processo de reinvenção da ação pedagógica de educadores comprometidos com a ...
2024
 Mania de matemática 2
Os fãs do primeiro volume de Mania de matemática podem se preparar para novos e prazerosos desafios. Como dividir um bolo em partes iguais? Se embaralharmos muitas vezes as cartas de um baralho, elas voltam à posição inicial? Através de problemas triviais como esses o professor Ian Stewart nos mostra a diversidade da matemática e a importância que assume em nossa rotina. Tudo isso com seu habitua...
2009
 Tecnologias digitais no ensino de ciências e matemática
O uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem é um tema discutido em diferentes grupos de pesquisa. Muitas pesquisas já foram desenvolvidas com o objetivo de investigar suas contribuições no fazer pedagógico em sala de aula, bem como suas limitações e potencialidades. Porém, não basta apenas sua socialização em meio a periódicos científicos, que geralmente tratam de diver...
2025
 Dicionário de Matemática
Por mais de trinta anos ministrei aulas de matemática, física e química. Nessa trajetória observei que muitos alunos não assimilavam as três referidas matérias por falta de base em matemática, buscando nos livros didáticos ou como professores particulares o que lhes faltava. Nos livros didáticos teriam que pesquisar em diferentes volumes (de acordo com o nível escolar) e nem sempre poderiam encont...
2012
 A BNCC no fazer docente
O objetivo principal desta obra é uma reflexão-crítica sobre as características do trabalho docente no ensino de Matemática, considerando a Educação infantil e o Ensino Fundamental, de modo que, apresenta a problemática sobre os objetos de conhecimento e habilidades utilizados pelos profissionais de educação no processo de aprendizagem, e quanto elas contribuem de fato para o ensino de Matemática.
2024
 Mátemática, ensino de ciências e mudança: da inspiração à ação
Mátemática, ensino de ciências e mudança: da inspiração à ação
 Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental
Os conteúdos estudados nesta obra abordam desde as etapas históricas relacionadas à formação do conhecimento matemático até a constituição do ensino da matemática como o temos hoje. São trabalhadas aqui também as teorias de Piaget e Vygotsky; a expressão gráfica; a relação das tecnologias de informação e comunicação com o ensino da matemática; e a utilização de diversos materiais concretos.
2024
 Ensino de ciências humanas: reflexões, desafios e práticas pedagógicas
Ensino de ciências humanas: reflexões, desafios e práticas pedagógicas
 Ensino de língua portuguesa e base nacional comum curricular
Ensino de Língua Portuguesa e Base Nacional Comum Curricular: propostas e desafios (BNCC – Ensino Fundamental II) é uma obra composta de escritos de diferentes autores, que se dispõem a debater o novo documento referência para a educação brasileira. Com interesse, sobretudo, na área de Língua Portuguesa, o volume tem como mérito o fato de abordar todos os eixos de ensino estabelecidos pelo docume...
 Ensino de Ciências e Matemática: Educação Indígena, Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem
Este livro aborda o ensino de ciências e matemática em diversos contextos escolares. Os autores apresentam uma coletânea de estudos relacionados à educação indígena, formação de professores, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem. Os dois primeiros capítulos abordam, com riqueza de detalhes, as experiências dos autores na educação escolar indígena através da etnomatemática, desafios e...
2025
 Formação de professores de matemática: desafios e perspectivas
Como temos acompanhado, nos últimos anos, ampliaram-se os debates acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, estabelecidas pela Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Como em ...
2019
 Desafios e perspectivas para o ensino da matemática
A matemática é uma das áreas em que os alunos apresentam maior dificuldade de aprendizado. Considerando que o professor também encontra barreiras no ensino desta matéria, a autora do livro busca oferecer subsídios para melhorar a prática pedagógica do mesmo, explorando temas como a importância da história da matemática para os processos de aprendizagem e a construção do conhecimento lógico-matemát...
2024
 Ensino Remoto e os Desafios da Docência em Tempos de Pandemia
Este livro traz resultados reveladores de uma pesquisa realizada, não apenas pelos impactos da pandemia nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho docente, mas também por fazerem emergir com força problemas crônicos da educação, os quais têm sido negligenciados ao longo de muitas décadas e que agravaram ainda mais os desafios trazidos pela nova condição do trabalho remoto. As informaç...
2024
 Fundamentos e metodologia do ensino da matemática
Fundamentos e metodologia do ensino da matemática
2022
 Usos da História no Ensino de Matemática: Reflexões Teóricas e Experiências
Neste Livro, o pesquisador Iran Abreu Mendes apresenta possibilidades de se exercitar modelos didáticos de ensino que utilizam a história da matemática como um agente de cognição na Educação Matemática, ou como um reorganizador cognitivo nas aulas dessa disciplina escolar. Nesta terceira edição revisada e ampliada do livro publicado originalmente em 2001, o autor propõe diretrizes para os usos da ...
2025
 Um museu interativo e a educação em ciências e matemática
A INSPIRAÇÃO DESTE LIVRO é criar condições para que os leitores encontrem subsídios teóricos e práticos para refletir sobre sua prática docente e vislumbrar a realização de propostas inovadoras, além daquelas que já vêm implementando em suas salas de aula. Apresenta propostas didáticas encantadoras, permeadas por temáticas atuais e relevantes para a Educação em Ciências e Matemática. O MCT-PUCRS,...
 Propostas didáticas para o ensino de matemática - contribuições no âmbito do pibid
Propostas didáticas para o ensino de matemática - contribuições no âmbito do pibid
 Ensino de Ciências e Matemática
Há consenso de que, para se alcançar êxito no ensino das Ciências e da Matemática, é necessário focar com particular atenção a formação e a atuação do professor. O presente livro procura rever, analisar e fazer sugestões nesse sentido, buscando a formação de cidadãos plenos, criativos, independentes, críticos e capazes para dar continuidade à adorável aventura do aprender.
2011
 Ensino de Física e de Matemática: Múltiplos olhares sobre o Ensino e a Aprendizagem
A leitura da obra provocou de imediato uma reflexão serena sobre como estive posicionada como estudante durante o Ensino Médio e, o mais importante, onde e como me encontro hoje frente à importância do Ensino de Física e de Matemática. Os estudos apresentados criteriosamente nos conduzem a um oportuno comparativo entre o ensino de Física Clássica e o ensino da Física Moderna Contemporânea, destac...
2025
 Ensino de ciências e matemática
O segundo volume da Coleção Pronunciando o Mundo reúne um conjunto de textos de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do campus Araras da UFSCar. Além de abordar o tema da formação de professores de Ciências e Matemática, neste livro encontram-se discussões sobre a educação inclusiva, Base Nacional Comum Curricular e práticas educativas...
2024
 Avaliação integrada ao ensino de matemática: uma tendência
Este livro inova a ideia da avaliação em Matemática, pois muda o contexto estabelecido de que nesta disciplino, não é possível avaliar de outra maneira. A obra está escrita em uma linguagem simples e acessível, sem perder o rigor acadêmico, mostrando que ao trabalhar com um grupo de estudantes, deve-se reconhecer que eles diferem, que cada um possui uma maneira de aprender e que isso se revela qua...
2025
 A matemática no ensino de frações: do século XIX à BNCC
A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra - mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 - os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos d...
2024
 Ensino, avaliação e aprendizagem da Matemática: da sala de aula à formação docente
Este livro é produto da parceria entre a Universidade Federal do Pará - Brasil e a Universidade de Évora - Portugal que, desde 2013, fomentado pelo apoio financeiro da CAPES-Brasil e da FCT-Portugal, iniciou atividades conjuntas por meio de projeto de pesquisa sobre a temática avaliação das aprendizagens. Atualmente essa parceria continua formalizada por termo de cooperação internacional entre as ...
2024
 O PAPEL DAS EXPRESSÕES MATEMÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FÍSICA
O livro O papel das expressões matemáticas nos processos de ensino e aprendizagem em Física propõe um novo olhar sobre o papel das fórmulas (funções e equações matemáticas) nos processos de ensino e aprendizagem em Física. As pesquisas em ensino de Física têm apontado que tanto nos livros didáticos quanto nas aulas os conteúdos de Física são trabalhados com ênfase em expressões matemáticas, enquan...
2025
 Vivências autoformativas no ensino de matemática: um olhar complexo e transdisciplinar
A pluralidade de experiências que compõem a história de vida de cada indivíduo evidencia a multidimensionalidade do ser humano não sendo, portanto, possível rotulá-lo ou compreendê-lo por um único ponto de vista. Tais experiências influenciam a forma como vemos o mundo e interferem em nossas ações, inclusive, profissionais. Entendendo a educação como um fenômeno complexo, este livro lança um olhar...
2025
