Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+ensino de lingua portuguesa
Exibindo: 1 - 44 de 1.037 resultados

Metodologia do ensino de língua portuguesa
Voltada a professores das séries iniciais, esta obra tem como principal objetivo orientar o leitor para melhorar as práticas de ensino da língua materna às crianças. Seus quatro capítulos trazem as principais teorias e metodologias para tornar o aprendizado e as atividades em sala de aula mais eficientes.
2012

Ensino de língua portuguesa
Esta obra, analisa os desafios que a atualidade impõe ao ato de ensinar nossa língua. O livro apresenta diversos modelos de atividades e utiliza exemplos reais do cotidiano dos autores, ajudando o professor a organizar sua prática diária. O ensino da leitura e da escrita é privilegiado no texto, que aborda também questões como o ensino da gramática normativa e a parceria a ser feita com o aluno qu...
2024

Ensino de língua portuguesa
Três temas fundamentais no ensino da língua portuguesa - oralidade, escrita e leitura - são apresentados em profundidade neste livro. Para contribuir com o trabalho do professor na sala de aula, pesquisadores de diversas e renomadas universidades brasileiras estabelecem uma ponte entre as teorias do texto e as do ensino. A obra é dividida em três partes ligadas entre si pela concepção de linguagem...
2025

Ensino de língua portuguesa: entre documentos, discursos e práticas
Ensino de língua portuguesa: entre documentos, discursos e práticas
2024

Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino de língua portuguesa: Apropriações de professores
Como os professores estão se apropriando das concepções oficiais de ensino de Língua Portuguesa? Que mudanças têm realizado em suas práticas de ensino nessa área? Como eles têm escolarizado as práticas sociais de leitura e de escrita, que envolvem diferentes gêneros, lidos e escritos de diferentes modos e para diferentes fins? Essas são algumas das questões que a autora busca elucidar nesta public...
2006

Teoria e prática no ensino de língua portuguesa
Teoria e prática no ensino de língua portuguesa
2022

Ensino de língua portuguesa na educação básica
A obra Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica traz artigos de pesquisadores de diferentes instituições/ estados do Brasil, que discutem o ensino da disciplina desde a alfabetização até o ensino médio, entrelaçando teoria e prática pedagógica. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura e a escrita têm sido o eixo das discussões sobre o fracasso escolar desde o início dos ...
2024

O Facebook como ferramenta pedagógica no ensino de língua portuguesa
Fruto de uma dissertação do mestrado, este livro traz uma abordagem acerca dos gêneros digitais e o ensino da língua portuguesa, focando no Facebook como possível ferramenta pedagógica no desenvolvimento da escrita. Além das discussões baseadas em publicações recentes, traz uma experiência utilizando o Facebook, realizada numa escola estadual do município de Sousa-PB para compartilhar com os leito...
2018

Ensino de língua portuguesa e base nacional comum curricular
Ensino de Língua Portuguesa e Base Nacional Comum Curricular: propostas e desafios (BNCC – Ensino Fundamental II) é uma obra composta de escritos de diferentes autores, que se dispõem a debater o novo documento referência para a educação brasileira. Com interesse, sobretudo, na área de Língua Portuguesa, o volume tem como mérito o fato de abordar todos os eixos de ensino estabelecidos pelo docume...
2024

Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura
Didática e prática de ensino de língua portuguesa e literatura: desafios para o século XXI reforça a importância de se refletir sobre estas disciplinas nos cursos de formação para o magistério, num momento em que tanta ênfase se dá à formação continuada, e em que se pensa a língua e sua tradução literária como formas discursivas capazes de ampliar textos, horizontes e sonhos de quem ensina e de qu...
2024

Dinâmica de grupo no ensino de língua portuguesa: os cinco pilares
Dinâmica de grupo no ensino de língua portuguesa: os cinco pilares
2024

A BNCC na prática
Esta obra apresenta o trabalho e os estudos de professores-pesquisadores que nos mostram que a proposta da BNCC na área de linguagem é plausível, concretizável, possível de ser desenvolvida do ponto de vista metodológico, seja na elaboração de currículos, propostas de ensino, práticas escolares, projetos e sequências didáticas. São trazidas à tona experiências de professores que, em alguma medida,...
2024

Derrubando paredes: por um novo ensino de língua portuguesa
Derrubando paredes: por um novo ensino de língua portuguesa

O trabalho com a gramática em livros didáticos do ensino médio: reflexões para o ensino de língua portuguesa
O trabalho com a gramática em livros didáticos do ensino médio: reflexões para o ensino de língua portuguesa
2024

Produção de material didático: (re)pensando o ensino de língua portuguesa sob um viés pragmático
Produção de material didático: (re)pensando o ensino de língua portuguesa sob um viés pragmático
2021

Multiletramentos, textos multimodais, ensino de língua portuguesa e outras discussões
Multiletramentos, textos multimodais, ensino de língua portuguesa e outras discussões

Análise do discurso de língua portuguesa
Este livro é corajoso em dois sentidos. Primeiro, porque não se recusa a tomar posição no interior da disciplina Análise do Discurso para defender um ponto de vista inovador, segundo, propõe um roteiro de análise de discursos, sem pretender que tal roteiro se constitua em procedimentos de descoberta.
2004

Um caleidoscópio do ensino de língua portuguesa
Um caleidoscópio do ensino de língua portuguesa
2013

Significados da inovação
Esse volume apresenta resultados de investigações recentes no campo aplicado dos estudos da linguagem sobre o impacto, nas escolas e nos cursos de formação de professores, das demandas de inovação no ensino de Língua Portuguesa, trazidas pela ciência lingüística e pelas reformas educacionais. São focalizados diferentes contextos de ensino fundamental e médio, e de formação regular e continuada de ...
2007

Estratégias de ensino de língua portuguesa e as tecnologias digitais de informação e de comunicação
"""Desafio"" tem sido a palavra mais ouvida nesses últimos tempos. Os autores dos capítu - los que compõem esta obra aceitaram o desafio de pensar, de forma aplicada, sobre o ensino da leitura, da escrita, da gramática para a escola básica, a despeito do que estamos vivendo fora da escola e nas nossas salas de aula presenciais e virtuais. Como professores de Língua Portu - guesa do século XX...
2024

Jogando palavras:
A motivação é a chave para uma aprendizagem crítica e significativa, e a imersão e o engajamento que a gamificação proporciona podem ser grandes aliados nesse processo.Nesse sentido, este livro apresenta não somente um panorama histórico da relação entre seres humanos e jogos, considerando-se os aspectos linguísticos, sociais e culturais envolvidos, mas também trata das mecânicas que compõem o pro...
2024

Análise do discurso e ensino de língua portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio
Análise do discurso e ensino de língua portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio
2024

Ensino de língua portuguesa na trilha das metodologias ativas
A leitura desempenha importante função no desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno, pois ser um leitor proficiente conduz a uma atitude ativa, crítica, responsiva e dinâmica. Pensando nisso, Ensino de língua portuguesa na trilha das metodologias ativas: caminhos possíveis para a leitura sugere abordagens didáticas para o trabalho ativo com leitura na graduação. Nas ações pedagógicas plane...
2025

Livro didático e o ensino de língua portuguesa no 9o ano do ensino fundamental de uma escola municipal ludovicense
Livro didático e o ensino de língua portuguesa no 9o ano do ensino fundamental de uma escola municipal ludovicense

Caminhos da construção - Formação de professores e ensino de língua portuguesa
Este livro apresenta um amplo painel de questões que se relacionam à formação (inicial ou continuada) de professores e a práticas de ensino de Língua Portuguesa (na Educação Básica), tendo como ponto comum a concepção de linguagem como interação. O volume foi produzido a partir de projeto de colaboração acadêmica entre o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do ...
2024

Um novo olhar para um velho quadro: a inovação no ensino de língua portuguesa
Um novo olhar para um velho quadro: a inovação no ensino de língua portuguesa

Metodologia de ensino de língua portuguesa como língua estrangeira
O ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira (PLE) e do português como segunda língua (PL2) pode ser discutido por diversas perspectivas. Isso porque, além de que ensinar português em um contexto de imersão (PL2) e de não imersão (PLE) constitui realidades diferentes, inúmeros aspectos pedagógicos precisam ser considerados para que os docentes consigam identificar, por si mesmos, as ...
2019

Por que não se aprende Português?
É muito comum a afirmação de que a língua portuguesa é difícil e que, por isso, ninguém aprende Português. A hipótese do autor é que essa afirmação é um produto trabalhado pelo próprio ensino da língua portuguesa, que se encontra estruturado de modo a levar o aluno a pensar dessa formae disseminar tal idéia para além dos bancos escolares. O ensino da língua portuguesa, cuja estrutura principia no ...
2024

Gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa
Gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa
2019

Unopar - Métodos da Abordagem no Ensino de Língua Portuguesa
Livro em bom estado, leves sinais de manuseio. Capa um pouco desgastada, páginas e cortes estão claros sem manchas, não possui grifos e anotações.
2017
1 usado
R$ 10,00

Multiação : Pensando o ensino de língua portuguesa
STK - Livro sem uso. ISBN 9788581480527. Dimensão 14 x 21, 152 págs. Sinopse: O professor de língua portuguesa, como mediador do processo de construção dos sujeitos, tem a tarefa de formar pessoas capazes de produzir e absorver informações e sentidos provenientes das interações sociais. Sendo assim, o professor deve trabalhar com instrumentos de mediação (livros, jornais, revistas, rádio, televisã...
2024
1 usado
R$ 44,90

Paulo Freire e o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas : a
STK - Livro sem uso. ISBN 9786559531424. Dimensão 16 x 23, 146 págs. Sinopse: O presente livro, Paulo Freire e o ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas: a sala de aula na contemporaneidade, é o novo resultado que o Grupo de Pesquisa (Mackenzie-CNPq) O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura apresenta à comunidade acadêmica. Com o foco principal voltado para a formação de professor...
2024
1 usado
R$ 77,00

Ensino De Língua Portuguesa No Século Xxi : Relatos de experiência
NVC - Livro sem uso. ISBN 9786556376899. Sinopse: Ensino De Língua Portuguesa No Século Xxi: Relatos de experiência
2024
1 usado
R$ 52,00

Ensino De Língua Portuguesa, O : Desafios, Práticas E Alcances
NVC - Livro sem uso. ISBN 9786556377810. Sinopse: Ensino De Língua Portuguesa, O: Desafios, Práticas E Alcances
2024
1 usado
R$ 66,00

Ensino de Língua Portuguesa Para a Contemporaneidade : Escrita, Leit
NVC - Livro sem uso. ISBN 9788571137455. Sinopse: Ensino de Língua Portuguesa Para a Contemporaneidade: Escrita, Leitura e Formação Docente
2024
1 usado
R$ 48,00

Propostas didáticas para o ensino de língua portuguesa: contribuições do profletras
Em Propostas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa: contribuições do Profletras, obra organizada pelas professoras doutoras Adriana Cristina Cristianini, Eliana Dias, Maria Aparecida Resende Ottoni e Marlúcia Maria Alves, são publicadas 17 sugestões de atividades criativas, interativas e dialógicas para o ensino de Língua Portuguesa. Com essas atividades, a obra propõe subsidiar o trabalho ...
2018

Comunicação e tecnologia no ensino de línguas
Esta obra retrata as particularidades da metodologia do ensino de línguas, reforçando a importância do uso das tecnologias como ferramenta de aprendizado. Ao definir o conceito de tecnologia e sua relação com a área educacional e a comunicação, explica como ocorreu seu surgimento, sua evolução e adaptação para o processo de ensino-aprendizagem de línguas.

O ensino de língua portuguesa na contemporaneidade em diferentes perspectivas
Hoje, sobretudo pelas constantes mudanças que a sociedade vem apresentando, não se pode ter uma única metodologia para se ensinar línguas, ainda mais quando nos referimos ao português brasileiro. Este, já algumas décadas, não é mais considerado um elemento monolítico e que, por ventura, deva ser ensinado apenas de uma forma única. A pouca visibilidade dada aos grupos indígenas e à comunidade surda...
2014

Ensino de língua portuguesa
Resultado de pesquisas realizadas em pós-graduação, a obra “Língua Portuguesa leitura, produção e métodos” reflete sobre questões relacionadas às aulas de língua, tendo como motes: a leitura, a produção escrita e as possibilidades metodológicas que urgem motivadas pelos desafios de se ensinar e aprender o idioma nacional.
2017

Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa para alunos surdos
Este livro é o resultado da minha dissertação de mestrado defendida em 2012. Discuto nele algumas práticas de ensino de língua portuguesa para surdos. A educação de surdos traz como problemática central a questão de como ensinar a escrita de uma língua oral para pessoas que não ouvem. Sabendo que o português é segunda língua para os surdos, reflito sobre a necessidade e o papel da língua de sinais...
2014