Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+ensino de ciencias
Exibindo: 1 - 44 de 1.766 resultados

Metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza
O foco principal desta obra é o conhecimento de metodologias do ensino de ciências da natureza. Nossa proposta é apresentar conhecimentos peculiares à disciplina de Ciências, com ênfase na disciplina de Ciências Biológicas. Além disso, ofertar os conteúdos teórico-metodológicos necessários à construção do conhecimento, bem como os recursos didáticos que favoreçam o trabalho dos docentes, com uma l...
2012

Ensino de ciências
Vários desafios e novas demandas têm se apresentado aos professores de Ciências. A velocidade de produção e sobretudo a facilidade de circulação de novos conhecimentos na área de ciência e tecnologia, a emergência de questões sociocientíficas, os programas de avaliação de âmbito nacional e internacional, além da proposição de novas orientações curriculares ou metodológicas, são apenas alguns exemp...
2014

Ensino de ciências: pontos e contrapontos
Transitando entre história, filosofia e ensino de ciências, esta obra aborda, entre outros temas, a origem das espécies e do homem, o papel da igreja na história da ciência, a dimensão dos conteúdos nas disciplinas científicas, as relações entre o saber popular e o saber científico, a interdisciplinaridade e a transversalidade. Livro fundamental para a formação de professores de ciência no context...
2020

Ecologia para o Ensino de Ciências e Biologia
O retrato das condições ambientais do planeta nunca foi tão ameaçador: enchentes, queimadas, secas duradouras, espécies em constante ameaça de extinção, desmatamento indiscriminado. Uma tomada de consciência ambiental nunca foi tão importante, e o percurso para essa construção inicia-se no ambiente escolar.Esta obra oferece um amplo panorama dos elementos mais importantes para essa trajetória, par...
2020

A Aprendizagem e o Ensino de Ciências
Este livro aborda o aprendizado a partir de uma perspectiva psicológica e ao mesmo tempo didática, entendendo não só que ambas as perspectivas são complementares, mas que elas se exigem mutuamente. Analisa em detalhes as principais dificuldades de aprendizagem em cada um dos currículos de ciência, desde o aspecto cotidiano até a aplicação científica.
2020

Ensino de ciências
Cada um dos capítulos deste livro é fruto de pesquisas do LaPEF – Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os autores resgatam parte de seus trabalhos de mestrado e doutorado, os quais foram testados nas escolas fundamentais e médias, sem se descuidar de mostrar o referencial teórico em que se basearam. Pretendem, dessa forma, propor inovaçõ...
2010

Ensino de ciências naturais
Ensino de Ciências Naturais: Percepções e concepções de pedagogos de Brasnorte – MT, é uma obra que traz importante reflexão a respeito do ensino de Ciências Naturais no início do Ensino Fundamental, passando por questões que envolvem e o impacto na aprendizagem logo nos anos iniciais do ensino fundamental. Ao longo dos capítulos os autores levantam questões como a importância dos pedagogos no en...

O ensino de ciências no contexto da educação inclusiva
A partir do ensino de Ciências, os capítulos deste livro tratam a temática geral da inclusão escolar, a partir de diferentes focos, entre eles: ensino de física e de química, estudantes com deficiência auditiva, com deficiência visual, com dificuldades/distúrbios de aprendizagem e formação de professores.

Pedagogia EAD e o ensino de ciências
Pedagogia EaD e o ensino de ciências: um estudo de caso de autoria de Leandro Moreira Maciel, tem como principais objetivos, analisar a formação de professores da fase inicial até a continuada e assim identificar as principais dificuldades enfrentadas por esses profissionais, principalmente em relação ao ensino de Ciências da Natureza, que apresenta certa defasagem no ensino atual. Dessa maneira,...
2025

Quanta ciência há no ensino de ciências
Esse livro inscreve-se no âmbito das temáticas atuais sobre ensino de Ciência, livro didático e prática docente. Destina-se principalmente a professores dos ensinos fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema, sendo um importante material de apoio aos cursos de formação inicial e continuada de professores. É resultado de um esforço coletivo de professores...
2024

Literatura e cinema no ensino de ciências
Este livro desenvolve algumas possibilidades de aproximação entre o ensino de ciências e o uso de obras de literatura e cinema em sala de aula. Tendo como base uma concepção de educação científica ampla, pela qual é indispensável problematizar a ciência como construção humana e seu papel na sociedade, apresenta argumentos em defesa das artes como possível ponto de partida para se trabalhar essa di...

Fundamentação pedagógica e instrumentação para o ensino de ciências e biologia
Dominar os conteúdos que precisam ser trabalhos nas aulas de Ciências e Biologia é apenas o primeiro passo para que os professores consigam engajar seus alunos no estudo dessas disciplinas, promovendo processos de ensino-aprendizagem que sejam verdadeiramente ricos e significativos. Nestas páginas, você explorará caminhos teóricos e metodológicos que certamente vão auxiliá- lo a planejar, desenvol...
2020

Ensino de ciências da natureza e de matemática
As práticas pedagógicas envolvendo o uso das tecnologias nos campos das Ciências da Natureza e da Matemática destacam-se pelo protagonismo do estudante na aprendizagem. Todavia, os pesquisadores ocupam-se em temas bastante amplos e variados, desde a evolução histórica das tecnologias digitais como estudos relacionados ao ensino e a aprendizagem, como também temas pensados para a formação continuad...

Ensino de Ciências
Destinado aos docentes que atuam nos cursos de formação de Ciências da Natureza - Física, Química, Biologia e afins - e aos que lecionam a disciplina de Ciências na educação fundamental. O texto apresenta exemplos tanto de programação quanto de atividades de sala de aula.
2002

Ensino de ciências e construção do conhecimento: contribuições de vigotski para professores dos anos iniciais a partir
Ensino de ciências e construção do conhecimento: contribuições de vigotski para professores dos anos iniciais a partir
2020

Fundamentos e metodologia do ensino de ciências
Fundamentos e metodologia do ensino de ciências
2022

Divulgação científica: diálogos com o ensino de ciências
Divulgação Científica: diálogos com o ensino de Ciências é um livro que sintetiza estudos sobre a divulgação da Ciência com considerações sobre o seu funcionamento e implicações de um gênero específico de discurso a divulgação da Ciência. Aqui são considerados estudos de Bakhtin e a Teoria Sociocultural como alicerces da constituição do discurso divulgador da Ciência presente na mídia. A partir da...

Educação inclusiva no ensino de ciências e biologia: estratégias possíveis
Esta obra foi construída a partir de uma experiência coletiva de formação de licenciandos em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paraná, câmpus Umuarama. O processo inclusivo foi considerado levando-se em conta seus desafios e complexidades, bem como sua implementação nas áreas de Ciências Naturais. O livro inicia-se com uma discussão sobre o processo de formação de professores de ciências...
2021

O professor-pesquisador no ensino de ciências
O que é um professor-pesquisador? Os organizadores do livro O professor-pesquisador no Ensino de Ciências trazem-nos estudos frutos de pesquisas realizadas por professores-pesquisadores das áreas de ciências em seus contextos educacionais. Aliando rigor teórico a prática educativa, encontramos nesta coletânea uma multiplicidade de olhares que incidem sobre a sala de aula do século XXI e refletem a...
2020

Ensino de ciências e educação
O livro Ensino de ciências e educação: reflexões sobre prática de ensino busca refletir sobre metodologias e ensino de ciências na educação básica. A proposta se baseia em aulas de campo, com o objetivo de aproximar o contexto da natureza aos conceitos e conteúdos estudados no espaço da sala de aula. A obra tece críticas ao modelo tradicional de ensino e apresenta possibilidades estratégicas que p...
2021

O ensino de ciências e os jogos de linguagem
O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951), em sua obra Investigações filosóficas, desenvolveu a ideia de jogos de linguagem, segundo a qual a linguagem não pode ser compreendida de modo distinto dos nossos atos e da vida concreta no mundo. Tomando essa ideia como ponto de partida, a autora propõe uma reflexão sobre a ciência nessa perspectiva wittgensteiniana: pode a ciência ser pensada...
2019

Fundamentos Teóricos do Ensino de Ciências de Base Experimental
Fundamentos teóricos do ensino de Ciências de Base Experimental fruto da experiência acumulada de vários anos de pesquisas que visa conferir maior significado ao conhecimento científico em nossas escolas. O livro reúne diversas reflexões e propostas, apresentadas a partir de seus elementos teóricos, buscando correlacionar as atividades práticas desenvolvidas em escolas do Brasil e de outros países...
2021

Ensino de ciências e matemática: formação socioambiental e integração curricular
Esta obra localiza-se no campo dos esforços empreendidos em contribuir com a militância no campo do ensino pelo enfrentamento dos dilemas da educação escolar, encharcada pelo desejo concreto de fortalecer a escola como o lugar de "apropriação do mundo" pelo saber sistematizado pela humanidade com a finalidade de transformá-lo. A área do ensino de Ciências e Matemática representa, aqui, o interesse...
2019

O ensino de ciências tecendo saberes em uma comunidade ribeirinha no Amazonas
Este livro aborda o ensino de Ciências a partir dos saberes locais de uma comunidade ribeirinha no município de Parintins, no estado do Amazonas. Nesse contexto, os estudantes constroem conceitos como um aprendizado que os leva a participarem do processo de construção de conhecimentos oportunizando argumentar suas ideias por meio das práticas a partir de suas vivências. Dessa forma, o conhecimento...
2019

Processos de significação no ensino de ciências: contribuições da perspectiva histórico-cultural
Entre a palavra da ciência e a palavra de senso comum há diferenças, mas qual a função de cada uma, e como a escola medeia a relação entre o mundo da vida e o mundo da ciência? Como as crianças elaboram e constroem suas significações no espaço escolar e no mundo? O objetivo deste livro é investigar e compreender os processos de significação nas relações de ensino e aprendizagem de ciências, consid...
2019

Fundamentos filosóficos do ensino de ciências naturais
Fundamentos Filosóficos no Estudo de Ciências, de Diane Armstrong, apresenta as diferentes formas de conhecimento e de interpretação da realidade no intuito de retratar como se dá essa construção do saber. Aqui você encontrará um vasto material sobre as mais diferentes formas de ciência, além de atividades de avaliação que podem ser utilizadas em sua prática docente. Elas podem servir como alicerc...

Ensino de Ciências com Brinquedos Científicos
Este livro é um dos resultados do Curso "Ensino de Ciências com Brinquedos de baixo Custo", realizado no Centro de Ciências da UFJF, com o apoio da CAPES, por meio do programa Pesquisa em Educação Básica. Neste curso, um grupo de professores, preocupados em contribuir com a melhoria do Ensino de Ciências no segundo ciclo do Ensino fundamental, apresentou uma serie de experimentos que podiam ser fa...
2016

Ensino de ciências e matemática
"Este livro é lançado no ano em que o curso de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática completa dez anos. A obra reúne textos de pesquisadores renomados nacional e internacionalmente. Os capítulos são resultados de projetos de pesquisa, realizados nos últimos 10 anos, dedicados a questões do Ensino de Ciências e Matemática. Os textos tratam de fundamentações teóricas contemporâneas, novos mod...

Cadernos de ensino de ciências, saúde e biotecnologia
"Navegando pelas mídias sociais, notavelmente, surgem nesse berço de informações digitais conhecimentos das ciências, da biotecnologia e da saúde. E como ficam as escolas diante dessa gama de informações e possibilidades de interface? Será que elas têm favorecido a convivência social e a qualidade de vida entre os estudantes? Por meio do diálogo com diferentes teóricos, os primeiros oito cadernos ...
2018

Descolonizando saberes: a Lei 10.639/2003 no ensino de ciências
Historicamente a produção científica e, portanto, o Ensino de Ciência foi pensado a partir dos mitos criados pela colonialidade europeia, que estabeleceu padrões de civilidade, de progresso e de humanidade ao passo que construiu uma história particular, por eles, universalizada. Em meio a esse processo se deu também a "construção" de uma ciência moderna monocultural e epistemicida, que negou outra...
2022

Histórias em quadrinhos como recurso para o ensino de ciências da natureza
Nesta obra as Histórias em Quadrinhos (HQs) vão além do entretenimento. Elas tornam-se aliadas poderosas ao ensino das Ciências da Natureza e na possibilidade de recursos educativos inovadores a partir da riqueza educacional existente no gênero textual. Aqui, além de análises do gênero, vislumbre como as HQs podem transformar o ensino, criando oportunidades para uma compreensão mais profunda da li...
2024

Ensino de ciências humanas: reflexões, desafios e práticas pedagógicas
Ensino de ciências humanas: reflexões, desafios e práticas pedagógicas

Ensino de ciências e biologia
Todo processo de ensinar e de aprender depende de diversos contextos, dentre eles o social, o histórico, o econômico e o político, dentre muitos outros. Nesta obra, as autoras propõem que a construção do conhecimento e o processo de ensinar e aprender não são rotineiros, apresentando propostas nas quais o conhecimento leva em conta a realidade dos alunos, a contextualização e a menor fragmentação ...
2024

Divulgação científica: reflexões para o ensino de ciências
Divulgação científica: reflexões para o ensino de ciências

Educação pela pesquisa no ensino de ciências
A presente obra cumpre o compromisso social de divulgar o conhecimento produzido academicamente. Sua elaboração representa parte de um esforço necessário para que a pesquisa acadêmica repercuta na escola, entrelaçando teoria e prática e reverberando na formação de professores, no ensino e na aprendizagem dos estudantes. Envolve a necessidade de comunicar e compartilhar, com um público cada vez mai...

Estratégias diversificadas para o ensino de ciências
Estratégias diversificadas para o ensino de ciências
2024

Mátemática, ensino de ciências e mudança: da inspiração à ação
Mátemática, ensino de ciências e mudança: da inspiração à ação

Neurociências no ensino de ciências: protagonismo na formação discente
Neurociências no ensino de ciências: protagonismo na formação discente

Práticas inclusivas no ensino de ciências e biologia
Práticas inclusivas no ensino de ciências e biologia

Reflexões e práticas no ensino de ciências humanas
Reflexões e práticas no ensino de ciências humanas

Ensino de Ciências e Matemática
Há consenso de que, para se alcançar êxito no ensino das Ciências e da Matemática, é necessário focar com particular atenção a formação e a atuação do professor. O presente livro procura rever, analisar e fazer sugestões nesse sentido, buscando a formação de cidadãos plenos, criativos, independentes, críticos e capazes para dar continuidade à adorável aventura do aprender.

Ensino de ciências e matemática
O segundo volume da Coleção Pronunciando o Mundo reúne um conjunto de textos de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do campus Araras da UFSCar. Além de abordar o tema da formação de professores de Ciências e Matemática, neste livro encontram-se discussões sobre a educação inclusiva, Base Nacional Comum Curricular e práticas educativas...
2025