Descrição D?vidas n?o h? de que nosso sistema educacional ? falho. Tudo come?a quando paramos para analisarmos a hist?ria e os resultados de nossa educa??o. Sem muitas dificuldades, compreendemos que as iniciativas mais relevantes e significativas desta ?rea sempre serviram as elites dominantes. Isto ? um fato. Podemos somar a isso, a compreens?o de que nem sempre encontramos escolas funcionando de forma adequada, o que impossibilita o professor ou a professora de colocar em pr?tica atividades atualizadas, inovadoras e n?o tradicionais. Por outro lado, al?m destes aspectos mencionados percebemos que uma parte das fam?lias ? desestruturada e pouco contribui para que seus entes submetam-se a um necess?rio e satisfat?rio processo de educa??o, que deve ser realizado pela pr?pria fam?lia. Al?m disso, percebemos que a sociedade tamb?m n?o oferece meios para que os alunos, ao sa?rem do Ensino M?dio, se incluam e interfiram significativamente. Portanto, nosso sistema educacional ? a parte mais significativa de um fracasso coletivo. Como estamos analisando o fracasso do sistema educacional, e todos estes sujeitos citados ? anteriormente ? s?o partes decisivas deste processo, logo podemos considerar que genericamente abre-se a possibilidade da utiliza??o do termo fracasso coletivo para nos reportarmos ?s responsabilidades de cada um, tendo em vista que todas estas particularidades unem-se para formar um todo. O que este livro busca abordar, portanto, s?o as responsabilidades individualizadas, as partes do quebra-cabe?a, as dicotomias e unifica??es fazendo o percurso da desfragmenta??o para a unifica??o, como um pedreiro s?brio que busca refazer uma casa que fora constru?da do teto para o alicerce e n?o do alicerce para o teto.
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