Descrição O convite para apresentar esta obra, uma das primeiras produções literárias coletivas da Universidade Federal do Pampa, inspirou-me a ensaiar os parágrafos iniciais, num exercício de tradução pessoal devedora de referências autorais acerca dos conceitos que estiveram presentes desde os primeiros diálogos entre o povo dessa região, com suas lideranças políticas, e os dirigentes da política educacional brasileira, e se aprofundaram continuamente desde a incipiência da nova comunidade de professores, estudantes e técnico-administrativos.
A reivindicação sem precedentes, na amplitude das forças sociais e políticas que se mobilizaram em convergência por uma universidade federal pública, gratuita e democrática , justificava-se nas evidências de um extenso território com críticos problemas de desenvolvimento socioeconômico, notadamente de acesso e qualidade da educação básica e superior, de infraestrutura e meios de comunicação social. Condições essas por certo sempre caracterizadas pelas circunstâncias históricas e geográficas estar na fronteira, ser de fronteira; viver longe do centro do estado e do país. E, em justaposição, ao longo das francas linhas demarcatórias, paralelas condições de vida, estudo e trabalho dos vizinhos uruguaios e argentinos.
Prefácio de Maria Beatriz Luce (Professora Titular de Política e Administração da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
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