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O ouvinte e a surdez. sobre ensinar e aprender a libras
O ouvinte e o desconhecido mundo da surdez… Mútuo desconhecimento! Do ouvinte — que convive com um mundo que desconhece — e da surdez — que desconhece o ouvinte e o mundo dele. É difícil para os ouvintes aprenderem a libras? Como aproximar a distância linguística entre a língua oral dos ouvintes e a língua de sinais dos surdos? Quais deslocamentos são possíveis aí? Aprender uma nova língua exige d...

Diário de um artigo inacabado
<p>Em Diário de um artigo inacabado, um personagem insólito, um artigo acadêmico, ganha vida para narrar os percalços sociais, psicológicos, econômicos, políticos e, principalmente, antropológicos do seu trágico destino como um texto sedento de glória literária no contexto da universidade brasileira contemporânea.</p> <p>Nesse romance sobre a vida acadêmica na periferia do Ocidente, Robson Cruz f...
2024

Preconceito linguístico
O preconceito, seja ele de que natureza for, é uma crença pessoal, uma postura individual diante do outro. Qualquer pessoa pode achar que um modo de falar é mais bonito, mais feio, mais elegante, mais rude do que outro. No entanto, quando essa postura se transforma em atitude, ela se torna discriminação e esta tem de ser alvo de denúncia e de combate. No caso da língua, é imprescindível que toda c...
2015

Por uma linguística aplicada indisciplinar
Esse livro focaliza novas possibilidades de teorizar e fazer linguística aplicada, na intenção de familiarizar pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação com a perspectiva de estudiosos que operam fora do cânon da linguística aplicada tradicional. As questões que ele focaliza se distanciam da linguística aplicada, que ainda se entende como área exclusivamente centrada em práti...
2006

O discurso e as emoções: medo, ódio, vergonha e outros afetos
Império das emoções ou era da ansiedade. Fábrica de felicidade ou indústria do sofrimento. esses e outros nomes semelhantes podem ser dados a nossa época. Somos filhas/os da recente invenção do ser humano sensível. Além disso, a desenfreada busca por reconhecimento individual, a legitimidade do ódio como paixão política e as formas de vida das plataformas e redes sociais promoveram um belo upgrade...

Trabalhos de pesquisa. diários de leitura para a revisão bibliográfica
O diário de leitura — produzido por um leitor, em primeira pessoa, com o objetivo de estabelecer um diálogo, uma "conversa" com o autor do texto que está sendo lido — é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula. Trabalhos de pesquisa — Diários de leitura para a revisão bibliográfica propõe a es...

Libras, que língua é essa?
Ainda é preciso insistir no fato de que a Libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado pa...
2024

Múltiplas linguagens para o ensino médio
Quais questões merecem e devem ser exploradas na aula de língua portuguesa para o ensino médio em pleno século XXI? Esta pergunta aponta para mudanças e inquietações que foram percebidas e são tratadas com competência e inovação pelos autores desta obra. A escola não pode ignorar os novos [assim como os conhecidos] gêneros e letramentos em suas atividades de ensino e de aprendizagem de língua port...
2024

Tecnologias para aprender
Como aprender usando tecnologias ou o que precisamos aprender para usar as tecnologias de maneira crítica, autônoma e cidadã. Em um sentido ou em outro, essas são possibilidades apresentadas por este livro, cujos autores vêm se dedicando ao tema do letramento digital desde que o mundo passou a se conectar via redes telemáticas. Carla Viana Coscarelli, professora e pesquisadora da UFMG, reuniu um t...
2016

Pesquisa: projeto, geração de dados e divulgação
Metodologia de pesquisa sempre foi uma das minhas inquietações. Quanto mais eu estudava, mais sentia que nada sabia. Tenho uma mania: quando sinto que preciso aprender mais, pesquiso e escrevo artigos ou um livro. O primeiro livro na área de metodologia foi o Manual de pesquisa (Paiva, 2019), em que descrevi alguns métodos justamente de pesquisa. Senti depois que precisava complementar aquele trab...

Nada na língua é por acaso por uma pedagogia da variação linguística
A variação linguística veio para ficar como objeto e objetivo das novas propostas de educação em língua materna. No entanto, o tratamento desse importante tema, na escola e na sociedade em geral, ainda deixa muito a desejar, por falta de embasamento teórico claro e de reflexões mais solidamente apoiadas nos postulados da sociolinguística e da sociologia da linguagem — as duas disciplinas que lidam...

Produção textual na universidade
No sistema universitário brasileiro, a política de financiamento de bolsas de iniciação científica, de bolsas de pós-graduação e de projetos de pesquisa se baseia no conhecido ditado "Publique ou desapareça!" das universidades americanas. Essa pressão para escrever e publicar tem levado alunos, professores e pesquisadores universitários a um esforço concentrado na elaboração de textos de qualidade...

Nossa língua & outras encrencas
O gênero crônica frequenta bem as escolas, em especial por meio de obras que reúnem a produção de autores e autoras consagrados — em especial, eles. As crônicas estão nos materiais didáticos e, para nosso alívio, também ainda ocupam algumas páginas especiais nos jornais diários, além de sites especializados internet afora. São um gênero literário cheio de ginga e apreciado por muita gente em busca...
2024

Fonética
‘Fonética’ enfrenta o desafio de apresentar, de forma simples, fatos muitas vezes complexos, sem comprometer sua essência. A intenção do livro é apresentar aos leitores o universo da fonética, seus principais conceitos, vertentes e objetivos, procurando traçar um panorama claro e relativamente abrangente desse campo de estudo. Na primeira parte do volume, o professor João Antônio de Moraes se ocup...

Resenha
A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, p...
2011

Oprimir não é didático - Diálogos sobre a docência
Você já sentiu que certas teorias sobre a docência parecem alheias à realidade da sala de aula? Já pensou que algumas pessoas falam de uma escola que parece ser de outro planeta? O livro que você tem em mãos vai surpreender por não ter medo de abordar temas polêmicos e tocar em questões incômodas, além de oferecer exemplos concretos alinhados ao cotidiano escolar. Afinal, como se relacionar com...

Inglês em escolas públicas não funciona? uma questão, múltiplos- volume i
Esse livro é uma reflexão sobre o depoimento de um aluno que não conseguiu aprender inglês na escola pública. Geralmente, ouvem-se mais queixas de professores que tentam ensinar alunos que não querem aprender do que protestos de alunos que querem aprender sobre professores que não querem ensinar. Os autores vão refletir sobre os dois lados da história ao partir de sua experiência de vida para come...
2011

História dos textos, língua e cultura: abordagens para um ensino interdisciplinar
História dos textos, língua e cultura aponta ferramentas e reflexões para abordar com rigor a historicidade dos gêneros de texto. A obra apresenta elementos historiográficos e linguísticos metódicos e interdisciplinares que registram um encontro enriquecedor entre linguística, história, filologia e didática. Esse estudo explora as tradições discursivas do português brasileiro. Seus dez capítulos p...

Em busca do texto perfeito
Esse livro é uma iniciativa de divulgação do conhecimento, em especial o acadêmico, produzido sobre as práticas de edição e revisão textual no Brasil. O que chamamos de revisão de textos é um conjunto de práticas cujas definições estão sempre em discussão. Em diálogo com os estudos linguísticos, a intenção de Ana Elisa Ribeiro é tratar a revisão como uma das possibilidades profissionais daqueles q...

A formação do professor de português. que lingua vamos ensinar?
Se levarmos em conta que, ao longo dos últimos quinhentos anos, a gramática é o que mais tem ocupado as aulas de português e se levarmos a sério o que, desde então, vem sendo dito a respeito de como falamos e escrevemos, vamos ter de admitir que o ensino de gramática não nos ensinou nem a aprender nem a ensinar português. Ao longo destes mesmos quinhentos anos, no entanto, temos sido capazes de pr...
2006

Curso de linguística geral
Passados mais de cem anos da publicação do Curso de linguística geral, seu lugar de destaque na historiografia da linguística permanece, mas não com os mesmos termos com que se tem construído a narrativa banalizada em torno de ineditismos e paternidades. As teses atribuídas a Saussure têm suas fontes originais no pensamento de vários autores, anteriores a ele ou seus contemporâneos, que marcaram p...

Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento
O ensino de literatura passa hoje por uma grave crise. Paralelamente à crescente perda de espaço curricular na educação básica, as obras literárias têm sido deixadas em se-gundo plano ou simplesmente abandonadas em sala de aula. A dinâmica dos cursinhos e vestibulares adentra a escola, projeta uma imagem distorcida da literatura e burocra-tiza o contato com os objetos. Já os estilos de época se an...

Português ou brasileiro? um convite à pesquisa
A obra analisa cinco casos sintáticos do português do Brasil que marcam nitidamente as diferenças entre o português de Portugal e o nosso. Ao tratar do português do Brasil de modo didático e aberto às questões mais candentes em sociolinguística, Bagno escreve um livro indispensável para professores de língua de todos os níveis [do ensino fundamental ao ensino pós-graduado] e para estudantes a part...
2004

Escrever, hoje. palavra, imagem e tecnologias digitais na educação
É importante ter ciência de que a escrita é histórica e socialmente situada, ou seja, não há a ou uma escrita. Ela é viva e depende de muitas condições, inclusive e principalmente das tecnológicas. O “hoje” do título deste livro é expressão clara de que trato a escrita como um processo, algo que tem uma história que respeito muito, conheço e quero conhecer cada vez mais. Além disso: uma história d...

Multiletramentos na escola
Hoje, qualquer um edita um áudio ou um vídeo em casa, produz animações de boa qualidade, constrói objetos e ambientes tridimensionais, combinados com textos e imagens paradas, adiciona música e voz e produz trabalhos muito além do que qualquer editora ou estúdio de cinema poderia fazer até alguns anos atrás. E como ficam nisso tudo os letramentos? Tornam-se multiletramentos: são necessárias novas ...
2022

História das línguas. uma introdução - volume 1
As línguas aparecem, são usadas por um tempo e desaparecem. O que ocorre com as línguas está diretamente relacionado com o que acontece com seus usuários, e o que ocorre com eles, individualmente, e coletivamente, também é afetado pelas línguas que falam. Partindo desse pressuposto, esta obra examina como surgem as línguas, como elas se transformam, como desaparecem e o que está por trás de seus d...
2015

O acento em português. abordagens fonológicas- volume i
Esse livro é uma análise de um tipo especial de interação verbal: a conversação. Catherine Kerbrat-Orecchioni propõe o estudo das relações que se constroem, pelo viés da troca verbal, entre os interactantes: a relação interpessoal, a polidez, a variação cultural, as trocas rituais, o pedido de desculpas, o agradecimento. O objetivo da análise conversacional é explicitar as regras que sustentam o f...
2007

Gramáticas brasileiras. com a palavra, os leitores
Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores foi feito para ser lido tanto por quem já está familiarizado com as gramáticas aqui em tela, quanto por aqueles que desconhecem esse rico e recente acervo de gramáticas.
2016

A língua do Brasil amanhã e outros mistérios
Não se pode negar que a gramática e outras questões linguísticas não são muito populares entre os leitores. Isso é consequência da atitude da maioria dos professores e gramáticos, cuja maior preocupação é determinar como é que as pessoas deveriam falar ou escrever. Essa atitude constitui uma enorme injustiça para com os estudos da linguagem, que encerram um imenso potencial de interesse, e não ape...
2008

Considerações sobre a fala e a escrita. fonologia em nova chave- volume i
(a) A escola pode conviver com formas gráficas da língua popular e até mesmo do registro chamado de "vulgar"? (b) Até que ponto aceitar grafias de base fonética assentadas na fala dos alunos é um caminho didático adequado? (c) Por que há alunos que produzem textos ricos em informações, mas em grafia "bárbara", e outros que reproduzem textos "certinhos" de baixa informatividade? (d) Como avaliar es...
2006

Por que estudar literatura?
É preciso ensinar literatura? A pergunta pode parecer brutal. Mesmo assim, merece ser feita. Diante de currículos de ensino sobrecarregados, é legítimo reservar tempo ao estudo de textos de natureza incerta e cuja função não está clara? Neste ensaio, Vincent Jouve demonstra o papel imprescindível dos estudos literários porque eles participam da consciência daquilo que somos e incidem sobre a forma...
2012

Português no século xxi. cenário geopolítico e sociolinguístico
No mundo, nada de relevante se faz sem discurso. Presenciamos processos sociais, culturais, políticos, econômicos, demográficos, diaspóricos etc., que chamamos de globalização e que caracterizam a modernidade recente. Nosso mundo é o mundo da compressão do tempo e do espaço, da tecnologia digital, dos choques e das mudanças socioculturais, das hibridizações de vários tipos (linguísticas, culturais...
2013

Português no ensino médio e formação do professor
Português no ensino médio e formação do professor
2006

Conversas com tradutores. balanços e perspectivas da tradução- volume i
As Conversas com tradutores que esse livro apresenta são multidirecionais e multitemáticas. Elas reúnem alguns dos nomes mais importantes da tradução na atualidade em nosso país. O percurso temático do livro passa pela formação do tradutor, pela noção sempre fugaz do certo e do errado, pelas flutuantes valorizações do mercado e da remuneração decorrente, pelas peculiaridades de cada área (temática...
2003

Educação infantil: diálogos docentes no cotidiano escolar
‘Educação infantil’ visa valorizar a docência e o trabalho realizado por professoras(es), equipes de gestoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os), monitoras(es) e demais trabalhadoras(es) em escolas de educação infantil nas mais distintas regiões do Brasil. A obra (trata) a escola pública e a docência com intencionalidade educativa, movidas por professoras(es) em posição de ensinar e de apren...
2024

Coaching instrucional. formação continuada em ensino de línguas
O ensino de línguas no Brasil apresenta a necessidade premente de um modelo de formação continuada em serviço que atenda às necessidades do professor e dos alunos de língua estrangeira da educação básica pública brasileira. Considerando as contribuições e limitações de alguns dos principais programas de formação continuada do país, este livro apresenta o coaching instrucional como uma abordagem ...
2016

Planejar gêneros acadêmicos
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, ...
2009

Muito além da gramática. por um ensino de línguas sem pedras no caminho
Esse livro traz para o debate público a questão da gramática e de seu ensino, para que as pessoas possam ter um olhar diferente sobre a gramática. A dificuldade de propor ao grande público o debate sobre a gramática reside no fato de as pessoas acreditarem que as questões linguísticas não lhes dizem respeito, "não têm nada a ver" com suas atividades profissionais, com suas relações familiares, com...

Língua e literatura. machado de assis na sala de aula
As propostas deste livro se organizam em torno de atividades com o conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis. No entanto, as orientações dadas para as atividades com o conto machadiano podem, diante das necessárias adequações, ser expandidas para o trabalho com outros autores e outros textos. Esperamos trazer à discussão o trabalho com o texto em sala de aula, reforçando o posicionamento de que ...
2012

Coisas que todo professor de português precisa saber
O que motivou a elaboração desse livro foi a constatação da grande distância entre, de um lado, as pesquisas realizadas nas universidades e os livros teóricos sobre o ensino de português e, de outro, os professores de português do ensino fundamental e do ensino médio. O livro tem um objetivo bem simples: analisar gramáticas normativas e livros teóricos sobre o ensino de português e de gramática pa...
2011

O pescador de estrelas
Na pequena Constela, Pedro é um garoto diferente. Enquanto todos ao seu redor mantêm os pés firmes no chão, ele sonha com o céu — e com algo que poucos ousariam acreditar. Dizem que as Três Marias brilham apenas para iluminar a noite, mas Pedro tem certeza de que há mais. Algo o chama, algo o espera. Em uma noite mágica, sua vara de pescar toca o impossível, e o que acontece a seguir desafia tudo ...
2024

Redes sociais e ensino de línguas
Será possível utilizar as redes sociais para outros fins além de comunicação, compartilhamento de informações e entretenimento? Para o ensino de línguas, por exemplo? As redes sociais facilitam ou dificultam esse ensino? As redes sociais expandem nichos que se mostram como ambientes adequados para a realização de uma diversidade de práticas discursivas. As reflexões e investigações feitas neste li...
2015

Não é errado falar assim! em defesa do português brasileiro
Em seu novo livro, Marcos Bagno estuda 50 fenômenos linguísticos definitivamente incorporados na língua de todos os brasileiros “cultos”, mas que ainda são alvo da campanha persecutória e dogmática dos puristas. Não é errado falar assim defende explicitamente o português brasileiro contemporâneo, com base nos resultados das pesquisas de centenas de linguistas nos últimos quarenta anos. Passou da h...
2009

Origens do português brasileiro
Esse livro se concentra nos seguintes eixos: uma identificação rigorosa de fenômenos variáveis do português brasileiro em dados do português europeu popular; uma interpretação do português brasileiro mais conforme à sua sócio-história; uma reflexão teórica inovadora sobre aquisição e mudança. Naro & Scherre demonstram que características morfossintáticas e fonológicas do português brasileiro, atua...