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Trabalhos de pesquisa. diários de leitura para a revisão bibliográfica
O diário de leitura — produzido por um leitor, em primeira pessoa, com o objetivo de estabelecer um diálogo, uma "conversa" com o autor do texto que está sendo lido — é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula. Trabalhos de pesquisa — Diários de leitura para a revisão bibliográfica propõe a es...
2007
Resenha
A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, p...
2004
O ouvinte e a surdez. sobre ensinar e aprender a libras
O ouvinte e o desconhecido mundo da surdez… Mútuo desconhecimento! Do ouvinte — que convive com um mundo que desconhece — e da surdez — que desconhece o ouvinte e o mundo dele. É difícil para os ouvintes aprenderem a libras? Como aproximar a distância linguística entre a língua oral dos ouvintes e a língua de sinais dos surdos? Quais deslocamentos são possíveis aí? Aprender uma nova língua exige d...
2012
Planejar gêneros acadêmicos
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, ...
2005
Coaching instrucional. formação continuada em ensino de línguas
O ensino de línguas no Brasil apresenta a necessidade premente de um modelo de formação continuada em serviço que atenda às necessidades do professor e dos alunos de língua estrangeira da educação básica pública brasileira. Considerando as contribuições e limitações de alguns dos principais programas de formação continuada do país, este livro apresenta o coaching instrucional como uma abordagem ...
2016
Múltiplas linguagens para o ensino médio
Quais questões merecem e devem ser exploradas na aula de língua portuguesa para o ensino médio em pleno século XXI? Esta pergunta aponta para mudanças e inquietações que foram percebidas e são tratadas com competência e inovação pelos autores desta obra. A escola não pode ignorar os novos [assim como os conhecidos] gêneros e letramentos em suas atividades de ensino e de aprendizagem de língua port...
2013
Por uma linguística aplicada indisciplinar
Esse livro focaliza novas possibilidades de teorizar e fazer linguística aplicada, na intenção de familiarizar pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação com a perspectiva de estudiosos que operam fora do cânon da linguística aplicada tradicional. As questões que ele focaliza se distanciam da linguística aplicada, que ainda se entende como área exclusivamente centrada em práti...
2006
Preconceito linguístico
O preconceito, seja ele de que natureza for, é uma crença pessoal, uma postura individual diante do outro. Qualquer pessoa pode achar que um modo de falar é mais bonito, mais feio, mais elegante, mais rude do que outro. No entanto, quando essa postura se transforma em atitude, ela se torna discriminação e esta tem de ser alvo de denúncia e de combate. No caso da língua, é imprescindível que toda c...
2016
Português no ensino médio e formação do professor
Português no ensino médio e formação do professor
2006
Muito além da gramática. por um ensino de línguas sem pedras no caminho
Esse livro traz para o debate público a questão da gramática e de seu ensino, para que as pessoas possam ter um olhar diferente sobre a gramática. A dificuldade de propor ao grande público o debate sobre a gramática reside no fato de as pessoas acreditarem que as questões linguísticas não lhes dizem respeito, "não têm nada a ver" com suas atividades profissionais, com suas relações familiares, com...
2007
Português ou brasileiro? um convite à pesquisa
A obra analisa cinco casos sintáticos do português do Brasil que marcam nitidamente as diferenças entre o português de Portugal e o nosso. Ao tratar do português do Brasil de modo didático e aberto às questões mais candentes em sociolinguística, Bagno escreve um livro indispensável para professores de língua de todos os níveis [do ensino fundamental ao ensino pós-graduado] e para estudantes a part...
2002
Considerações sobre a fala e a escrita. fonologia em nova chave- volume i
(a) A escola pode conviver com formas gráficas da língua popular e até mesmo do registro chamado de "vulgar"? (b) Até que ponto aceitar grafias de base fonética assentadas na fala dos alunos é um caminho didático adequado? (c) Por que há alunos que produzem textos ricos em informações, mas em grafia "bárbara", e outros que reproduzem textos "certinhos" de baixa informatividade? (d) Como avaliar es...
2006
Nada na língua é por acaso por uma pedagogia da variação linguística
A variação linguística veio para ficar como objeto e objetivo das novas propostas de educação em língua materna. No entanto, o tratamento desse importante tema, na escola e na sociedade em geral, ainda deixa muito a desejar, por falta de embasamento teórico claro e de reflexões mais solidamente apoiadas nos postulados da sociolinguística e da sociologia da linguagem — as duas disciplinas que lidam...
2007
Por que estudar literatura?
É preciso ensinar literatura? A pergunta pode parecer brutal. Mesmo assim, merece ser feita. Diante de currículos de ensino sobrecarregados, é legítimo reservar tempo ao estudo de textos de natureza incerta e cuja função não está clara? Neste ensaio, Vincent Jouve demonstra o papel imprescindível dos estudos literários porque eles participam da consciência daquilo que somos e incidem sobre a forma...
2012
Tecnologias para aprender
Como aprender usando tecnologias ou o que precisamos aprender para usar as tecnologias de maneira crítica, autônoma e cidadã. Em um sentido ou em outro, essas são possibilidades apresentadas por este livro, cujos autores vêm se dedicando ao tema do letramento digital desde que o mundo passou a se conectar via redes telemáticas. Carla Viana Coscarelli, professora e pesquisadora da UFMG, reuniu um t...
2016
A língua do Brasil amanhã e outros mistérios
Não se pode negar que a gramática e outras questões linguísticas não são muito populares entre os leitores. Isso é consequência da atitude da maioria dos professores e gramáticos, cuja maior preocupação é determinar como é que as pessoas deveriam falar ou escrever. Essa atitude constitui uma enorme injustiça para com os estudos da linguagem, que encerram um imenso potencial de interesse, e não ape...
2008
Inglês em escolas públicas não funciona? uma questão, múltiplos- volume i
Esse livro é uma reflexão sobre o depoimento de um aluno que não conseguiu aprender inglês na escola pública. Geralmente, ouvem-se mais queixas de professores que tentam ensinar alunos que não querem aprender do que protestos de alunos que querem aprender sobre professores que não querem ensinar. Os autores vão refletir sobre os dois lados da história ao partir de sua experiência de vida para come...
2011
Língua e literatura. machado de assis na sala de aula
As propostas deste livro se organizam em torno de atividades com o conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis. No entanto, as orientações dadas para as atividades com o conto machadiano podem, diante das necessárias adequações, ser expandidas para o trabalho com outros autores e outros textos. Esperamos trazer à discussão o trabalho com o texto em sala de aula, reforçando o posicionamento de que ...
2012
Origens do português brasileiro
Esse livro se concentra nos seguintes eixos: uma identificação rigorosa de fenômenos variáveis do português brasileiro em dados do português europeu popular; uma interpretação do português brasileiro mais conforme à sua sócio-história; uma reflexão teórica inovadora sobre aquisição e mudança. Naro & Scherre demonstram que características morfossintáticas e fonológicas do português brasileiro, atua...
2007
Questões de linguagem. passeio gramatical dirigido
A gramática é uma disciplina em geral mal ensinada: não se estuda gramática como se estuda história ou biologia ou física, que tentam compreender fatos que ocorreram, como são as coisas no domínio dos seres vivos ou como se explica o mundo, o comportamento da matéria. Os argumentos dos gramáticos, quando existem, são argumentos de autoridade. Não são convincentes, não se baseiam em fatos, não são ...
2011
Conversas com tradutores. balanços e perspectivas da tradução- volume i
As Conversas com tradutores que esse livro apresenta são multidirecionais e multitemáticas. Elas reúnem alguns dos nomes mais importantes da tradução na atualidade em nosso país. O percurso temático do livro passa pela formação do tradutor, pela noção sempre fugaz do certo e do errado, pelas flutuantes valorizações do mercado e da remuneração decorrente, pelas peculiaridades de cada área (temática...
2003
A formação do professor de português. que lingua vamos ensinar?
Se levarmos em conta que, ao longo dos últimos quinhentos anos, a gramática é o que mais tem ocupado as aulas de português e se levarmos a sério o que, desde então, vem sendo dito a respeito de como falamos e escrevemos, vamos ter de admitir que o ensino de gramática não nos ensinou nem a aprender nem a ensinar português. Ao longo destes mesmos quinhentos anos, no entanto, temos sido capazes de pr...
2011
O discurso e as emoções: medo, ódio, vergonha e outros afetos
Império das emoções ou era da ansiedade. Fábrica de felicidade ou indústria do sofrimento. esses e outros nomes semelhantes podem ser dados a nossa época. Somos filhas/os da recente invenção do ser humano sensível. Além disso, a desenfreada busca por reconhecimento individual, a legitimidade do ódio como paixão política e as formas de vida das plataformas e redes sociais promoveram um belo upgrade...
2024
Integração de crianças de 6 anos ao ensino fundamental
As crianças utilizam informações objetivas para aprender, mas também usam preferencialmente a brincadeira e os jogos de faz-de-conta, muitas vezes falando alto para ampliar seus conhecimentos a partir de um jogo entre a novidade que está sendo apresentada e o que já conhecem.<br><br>O trabalho está dividido em quatro capítulos: no primeiro, vamos considerar as contribuições dos estudos em desenvol...
2024
Não é errado falar assim! em defesa do português brasileiro
Em seu novo livro, Marcos Bagno estuda 50 fenômenos linguísticos definitivamente incorporados na língua de todos os brasileiros “cultos”, mas que ainda são alvo da campanha persecutória e dogmática dos puristas. Não é errado falar assim defende explicitamente o português brasileiro contemporâneo, com base nos resultados das pesquisas de centenas de linguistas nos últimos quarenta anos. Passou da h...
2009
Nossa língua & outras encrencas
O gênero crônica frequenta bem as escolas, em especial por meio de obras que reúnem a produção de autores e autoras consagrados — em especial, eles. As crônicas estão nos materiais didáticos e, para nosso alívio, também ainda ocupam algumas páginas especiais nos jornais diários, além de sites especializados internet afora. São um gênero literário cheio de ginga e apreciado por muita gente em busca...
2023
O acento em português. abordagens fonológicas- volume i
Esse livro é uma análise de um tipo especial de interação verbal: a conversação. Catherine Kerbrat-Orecchioni propõe o estudo das relações que se constroem, pelo viés da troca verbal, entre os interactantes: a relação interpessoal, a polidez, a variação cultural, as trocas rituais, o pedido de desculpas, o agradecimento. O objetivo da análise conversacional é explicitar as regras que sustentam o f...
2007
Português no século xxi. cenário geopolítico e sociolinguístico
No mundo, nada de relevante se faz sem discurso. Presenciamos processos sociais, culturais, políticos, econômicos, demográficos, diaspóricos etc., que chamamos de globalização e que caracterizam a modernidade recente. Nosso mundo é o mundo da compressão do tempo e do espaço, da tecnologia digital, dos choques e das mudanças socioculturais, das hibridizações de vários tipos (linguísticas, culturais...
2013
Redes sociais e ensino de línguas
Será possível utilizar as redes sociais para outros fins além de comunicação, compartilhamento de informações e entretenimento? Para o ensino de línguas, por exemplo? As redes sociais facilitam ou dificultam esse ensino? As redes sociais expandem nichos que se mostram como ambientes adequados para a realização de uma diversidade de práticas discursivas. As reflexões e investigações feitas neste li...
2016
Do signo ao discurso. introdução à filosofia da linguagem
Como as palavras se relacionam com o mundo? Eis aí o velho problema da referência que, desde Platão até Davidson, tem perturbado filósofos, linguistas, teóricos da comunicação. Do signo ao discurso – Introdução à filosofia da linguagem aborda as questões, os autores e os temas essenciais para compreender a relação entre linguagem e realidade, palavras e coisas, o problema do significado, de como c...
2004
Escrever, hoje. palavra, imagem e tecnologias digitais na educação
É importante ter ciência de que a escrita é histórica e socialmente situada, ou seja, não há a ou uma escrita. Ela é viva e depende de muitas condições, inclusive e principalmente das tecnológicas. O “hoje” do título deste livro é expressão clara de que trato a escrita como um processo, algo que tem uma história que respeito muito, conheço e quero conhecer cada vez mais. Além disso: uma história d...
2018
Gramáticas brasileiras. com a palavra, os leitores
Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores foi feito para ser lido tanto por quem já está familiarizado com as gramáticas aqui em tela, quanto por aqueles que desconhecem esse rico e recente acervo de gramáticas.
2016
Sujeitos em ambientes virtuais. festschriften para stella maris bortoni-ricardo
Sujeitos em ambientes virtuais, obra que homenageia Stella Maris Bortoni-Ricardo, analisa pioneiramente quem são os indivíduos por trás dos computadores em cursos institucionais ou em projetos de inovação acadêmica. Ao mesmo tempo, o livro interroga por que, diante do avanço da tecnologia e da facilitação de acesso, a educação brasileira vem se mantendo nos últimos lugares em todos os rankings int...
2015
Lutar com palavras. coesão & coerência- volume 10
Coesão e coerência não são questões exploradas satisfatoriamente, nem mesmo nas aulas de língua portuguesa. É comum ouvir referências muito vagas à coesão e à coerência, mas elas constituem um terreno vago, para onde vamos jogando tudo o que não sabemos explicar bem: Diante daquele texto meio ruim, não muito bem formulado, não muito claro, recorremos a uma área geral, sem contornos, onde cabe tudo...
2005
Dicionários escolares. políticas, formas & usos- volume i
Nossa tradição escolar não tem dado ao léxico e à sua aquisição a atenção que merecem. Talvez pela própria formação docente, que privilegia demasiadamente a análise gramatical, sem refletir suficientemente sobre o texto de modo mais amplo e sobre a palavra, que é, por assim dizer, um texto em miniatura, com sua forma, sua função, seus sentidos virtuais à espera de atualização, sua história particu...
2011
Faça a diferença. ensinar línguas estrangeiras na educação básica
Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica foi organizado especialmente para professores e professoras de língua estrangeira dos ensinos fundamental e médio, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do ensino comunicativo de línguas na escola regular, viabilizando uma aprendizagem efetiva. Como resultado de suas pesquisas e experiências práticas em sala de aula, o...
2016
Linguística historica. uma introdução ao estudo da história das linguas
Linguística histórica fornece ao leitor uma visão panorâmica da disciplina e apresenta a multiplicidade de orientações teóricas existente na interpretação dos fenômenos da mudança das línguas. O livro busca sua singularidade não na listagem e descrição de fenômenos de mudança, mas principalmente na discussão dos fundamentos epistemológicos das diversas orientações teóricas que dão vida à disciplin...
2006
Coisas que todo professor de português precisa saber
O que motivou a elaboração desse livro foi a constatação da grande distância entre, de um lado, as pesquisas realizadas nas universidades e os livros teóricos sobre o ensino de português e, de outro, os professores de português do ensino fundamental e do ensino médio. O livro tem um objetivo bem simples: analisar gramáticas normativas e livros teóricos sobre o ensino de português e de gramática pa...
2025
Linguagem online. textos e práticas digitais
Em Linguagem online: textos e práticas digitais, David Barton e Carmen Lee investigam o impacto do mundo online sobre os estudos da linguagem. Os efeitos do uso da linguagem no mundo digital podem ser vistos em todos os aspectos dos estudos linguísticos; e são necessárias novas formas de pesquisar a área. Neste livro, os autores olham a linguagem online de várias perspectivas, proporcionando uma s...
2015
A vida na grécia
A vida na Grécia é o que se chama nos estudos literários de “romance de formação”, isto é, uma obra que acompanha o trajeto de vida de um mesmo personagem, da infância até a fase adulta. No caso, o personagem Manuel, que aparece inicialmente na infância e vai se revelando uma personalidade tímida, dotada de uma sensibilidade muito aguçada que lhe impede uma interação fácil com a maioria das pessoa...
Libras, que língua é essa?
Ainda é preciso insistir no fato de que a Libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado pa...
2009
Produção textual na universidade
No sistema universitário brasileiro, a política de financiamento de bolsas de iniciação científica, de bolsas de pós-graduação e de projetos de pesquisa se baseia no conhecido ditado "Publique ou desapareça!" das universidades americanas. Essa pressão para escrever e publicar tem levado alunos, professores e pesquisadores universitários a um esforço concentrado na elaboração de textos de qualidade...
2025
Resumo
A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário.O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, po...
2004
Tiras no ensino
No universo dos quadrinhos, as tiras constituem um mundo próprio. Essa singularidade toda justifica a necessidade de um olhar particularizado sobre elas. a proposta de Tiras no ensino é justamente preencher essa lacuna. o livro esmiuça as tiras da forma mais clara possível. a intenção é fazer uma exposição que possa ser lida por quem conhece o tema e também pelos não iniciados. o equilíbrio foi ma...
2017
