Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+Exibindo: 1 - 44 de 1.555 resultados

Preconceito linguístico
O preconceito, seja ele de que natureza for, é uma crença pessoal, uma postura individual diante do outro. Qualquer pessoa pode achar que um modo de falar é mais bonito, mais feio, mais elegante, mais rude do que outro. No entanto, quando essa postura se transforma em atitude, ela se torna discriminação e esta tem de ser alvo de denúncia e de combate. No caso da língua, é imprescindível que toda c...
2020

O ouvinte e a surdez. sobre ensinar e aprender a libras
O ouvinte e o desconhecido mundo da surdez… Mútuo desconhecimento! Do ouvinte — que convive com um mundo que desconhece — e da surdez — que desconhece o ouvinte e o mundo dele. É difícil para os ouvintes aprenderem a libras? Como aproximar a distância linguística entre a língua oral dos ouvintes e a língua de sinais dos surdos? Quais deslocamentos são possíveis aí? Aprender uma nova língua exige d...
2025

Fonética
‘Fonética’ enfrenta o desafio de apresentar, de forma simples, fatos muitas vezes complexos, sem comprometer sua essência. A intenção do livro é apresentar aos leitores o universo da fonética, seus principais conceitos, vertentes e objetivos, procurando traçar um panorama claro e relativamente abrangente desse campo de estudo. Na primeira parte do volume, o professor João Antônio de Moraes se ocup...
2020

O discurso e as emoções: medo, ódio, vergonha e outros afetos
Império das emoções ou era da ansiedade. Fábrica de felicidade ou indústria do sofrimento. esses e outros nomes semelhantes podem ser dados a nossa época. Somos filhas/os da recente invenção do ser humano sensível. Além disso, a desenfreada busca por reconhecimento individual, a legitimidade do ódio como paixão política e as formas de vida das plataformas e redes sociais promoveram um belo upgrade...
2025

Resenha
A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, p...
2004

Múltiplas linguagens para o ensino médio
Quais questões merecem e devem ser exploradas na aula de língua portuguesa para o ensino médio em pleno século XXI? Esta pergunta aponta para mudanças e inquietações que foram percebidas e são tratadas com competência e inovação pelos autores desta obra. A escola não pode ignorar os novos [assim como os conhecidos] gêneros e letramentos em suas atividades de ensino e de aprendizagem de língua port...
2020

Curso de linguística geral
Passados mais de cem anos da publicação do Curso de linguística geral, seu lugar de destaque na historiografia da linguística permanece, mas não com os mesmos termos com que se tem construído a narrativa banalizada em torno de ineditismos e paternidades. As teses atribuídas a Saussure têm suas fontes originais no pensamento de vários autores, anteriores a ele ou seus contemporâneos, que marcaram p...
2022

História das línguas. uma introdução - volume 1
As línguas aparecem, são usadas por um tempo e desaparecem. O que ocorre com as línguas está diretamente relacionado com o que acontece com seus usuários, e o que ocorre com eles, individualmente, e coletivamente, também é afetado pelas línguas que falam. Partindo desse pressuposto, esta obra examina como surgem as línguas, como elas se transformam, como desaparecem e o que está por trás de seus d...
2015

Inglês em escolas públicas não funciona? uma questão, múltiplos- volume i
Esse livro é uma reflexão sobre o depoimento de um aluno que não conseguiu aprender inglês na escola pública. Geralmente, ouvem-se mais queixas de professores que tentam ensinar alunos que não querem aprender do que protestos de alunos que querem aprender sobre professores que não querem ensinar. Os autores vão refletir sobre os dois lados da história ao partir de sua experiência de vida para come...
2025

Oprimir não é didático - Diálogos sobre a docência
Você já sentiu que certas teorias sobre a docência parecem alheias à realidade da sala de aula? Já pensou que algumas pessoas falam de uma escola que parece ser de outro planeta? O livro que você tem em mãos vai surpreender por não ter medo de abordar temas polêmicos e tocar em questões incômodas, além de oferecer exemplos concretos alinhados ao cotidiano escolar. Afinal, como se relacionar com...
2020

Trabalhos de pesquisa. diários de leitura para a revisão bibliográfica
O diário de leitura — produzido por um leitor, em primeira pessoa, com o objetivo de estabelecer um diálogo, uma "conversa" com o autor do texto que está sendo lido — é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula. Trabalhos de pesquisa — Diários de leitura para a revisão bibliográfica propõe a es...
2025

Por uma linguística aplicada indisciplinar
Esse livro focaliza novas possibilidades de teorizar e fazer linguística aplicada, na intenção de familiarizar pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação com a perspectiva de estudiosos que operam fora do cânon da linguística aplicada tradicional. As questões que ele focaliza se distanciam da linguística aplicada, que ainda se entende como área exclusivamente centrada em práti...
2025

Produção textual na universidade
No sistema universitário brasileiro, a política de financiamento de bolsas de iniciação científica, de bolsas de pós-graduação e de projetos de pesquisa se baseia no conhecido ditado "Publique ou desapareça!" das universidades americanas. Essa pressão para escrever e publicar tem levado alunos, professores e pesquisadores universitários a um esforço concentrado na elaboração de textos de qualidade...
2020

Tecnologias para aprender
Como aprender usando tecnologias ou o que precisamos aprender para usar as tecnologias de maneira crítica, autônoma e cidadã. Em um sentido ou em outro, essas são possibilidades apresentadas por este livro, cujos autores vêm se dedicando ao tema do letramento digital desde que o mundo passou a se conectar via redes telemáticas. Carla Viana Coscarelli, professora e pesquisadora da UFMG, reuniu um t...
2020

Libras, que língua é essa?
Ainda é preciso insistir no fato de que a Libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado pa...
2009

Multiletramentos na escola
Hoje, qualquer um edita um áudio ou um vídeo em casa, produz animações de boa qualidade, constrói objetos e ambientes tridimensionais, combinados com textos e imagens paradas, adiciona música e voz e produz trabalhos muito além do que qualquer editora ou estúdio de cinema poderia fazer até alguns anos atrás. E como ficam nisso tudo os letramentos? Tornam-se multiletramentos: são necessárias novas ...
2020

Nossa língua & outras encrencas
O gênero crônica frequenta bem as escolas, em especial por meio de obras que reúnem a produção de autores e autoras consagrados — em especial, eles. As crônicas estão nos materiais didáticos e, para nosso alívio, também ainda ocupam algumas páginas especiais nos jornais diários, além de sites especializados internet afora. São um gênero literário cheio de ginga e apreciado por muita gente em busca...

Nada na língua é por acaso por uma pedagogia da variação linguística
A variação linguística veio para ficar como objeto e objetivo das novas propostas de educação em língua materna. No entanto, o tratamento desse importante tema, na escola e na sociedade em geral, ainda deixa muito a desejar, por falta de embasamento teórico claro e de reflexões mais solidamente apoiadas nos postulados da sociolinguística e da sociologia da linguagem — as duas disciplinas que lidam...
2007

O acento em português. abordagens fonológicas- volume i
Esse livro é uma análise de um tipo especial de interação verbal: a conversação. Catherine Kerbrat-Orecchioni propõe o estudo das relações que se constroem, pelo viés da troca verbal, entre os interactantes: a relação interpessoal, a polidez, a variação cultural, as trocas rituais, o pedido de desculpas, o agradecimento. O objetivo da análise conversacional é explicitar as regras que sustentam o f...
2020

Por que estudar literatura?
É preciso ensinar literatura? A pergunta pode parecer brutal. Mesmo assim, merece ser feita. Diante de currículos de ensino sobrecarregados, é legítimo reservar tempo ao estudo de textos de natureza incerta e cuja função não está clara? Neste ensaio, Vincent Jouve demonstra o papel imprescindível dos estudos literários porque eles participam da consciência daquilo que somos e incidem sobre a forma...

A língua do Brasil amanhã e outros mistérios
Não se pode negar que a gramática e outras questões linguísticas não são muito populares entre os leitores. Isso é consequência da atitude da maioria dos professores e gramáticos, cuja maior preocupação é determinar como é que as pessoas deveriam falar ou escrever. Essa atitude constitui uma enorme injustiça para com os estudos da linguagem, que encerram um imenso potencial de interesse, e não ape...
2004

Pesquisa: projeto, geração de dados e divulgação
Metodologia de pesquisa sempre foi uma das minhas inquietações. Quanto mais eu estudava, mais sentia que nada sabia. Tenho uma mania: quando sinto que preciso aprender mais, pesquiso e escrevo artigos ou um livro. O primeiro livro na área de metodologia foi o Manual de pesquisa (Paiva, 2019), em que descrevi alguns métodos justamente de pesquisa. Senti depois que precisava complementar aquele trab...
2020

Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento
O ensino de literatura passa hoje por uma grave crise. Paralelamente à crescente perda de espaço curricular na educação básica, as obras literárias têm sido deixadas em se-gundo plano ou simplesmente abandonadas em sala de aula. A dinâmica dos cursinhos e vestibulares adentra a escola, projeta uma imagem distorcida da literatura e burocra-tiza o contato com os objetos. Já os estilos de época se an...
2022

História dos textos, língua e cultura: abordagens para um ensino interdisciplinar
História dos textos, língua e cultura aponta ferramentas e reflexões para abordar com rigor a historicidade dos gêneros de texto. A obra apresenta elementos historiográficos e linguísticos metódicos e interdisciplinares que registram um encontro enriquecedor entre linguística, história, filologia e didática. Esse estudo explora as tradições discursivas do português brasileiro. Seus dez capítulos p...
2020

Planejar gêneros acadêmicos
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, ...
2005

Coisas que todo professor de português precisa saber
O que motivou a elaboração desse livro foi a constatação da grande distância entre, de um lado, as pesquisas realizadas nas universidades e os livros teóricos sobre o ensino de português e, de outro, os professores de português do ensino fundamental e do ensino médio. O livro tem um objetivo bem simples: analisar gramáticas normativas e livros teóricos sobre o ensino de português e de gramática pa...
2025

Português ou brasileiro? um convite à pesquisa
A obra analisa cinco casos sintáticos do português do Brasil que marcam nitidamente as diferenças entre o português de Portugal e o nosso. Ao tratar do português do Brasil de modo didático e aberto às questões mais candentes em sociolinguística, Bagno escreve um livro indispensável para professores de língua de todos os níveis [do ensino fundamental ao ensino pós-graduado] e para estudantes a part...
2004

Gramáticas brasileiras. com a palavra, os leitores
Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores foi feito para ser lido tanto por quem já está familiarizado com as gramáticas aqui em tela, quanto por aqueles que desconhecem esse rico e recente acervo de gramáticas.
2016

A função da literatura na escola. resistência, mediação e formação leitora
Os estudos que compõem a função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora pressupõem que uma reflexão sobre o ensino da literatura e a forma-ção do leitor não pode vir desacompanhada da análise dos rumos da sociedade brasi-leira, examinada em contexto abrangente, vale dizer, internacional. Não por outra ra-zão, “resistência” é palavra-chave no volume que reúne os ensaios de...
2020

Considerações sobre a fala e a escrita. fonologia em nova chave- volume i
(a) A escola pode conviver com formas gráficas da língua popular e até mesmo do registro chamado de "vulgar"? (b) Até que ponto aceitar grafias de base fonética assentadas na fala dos alunos é um caminho didático adequado? (c) Por que há alunos que produzem textos ricos em informações, mas em grafia "bárbara", e outros que reproduzem textos "certinhos" de baixa informatividade? (d) Como avaliar es...
2006

Muito além da gramática. por um ensino de línguas sem pedras no caminho
Esse livro traz para o debate público a questão da gramática e de seu ensino, para que as pessoas possam ter um olhar diferente sobre a gramática. A dificuldade de propor ao grande público o debate sobre a gramática reside no fato de as pessoas acreditarem que as questões linguísticas não lhes dizem respeito, "não têm nada a ver" com suas atividades profissionais, com suas relações familiares, com...
2007

Português no século xxi. cenário geopolítico e sociolinguístico
No mundo, nada de relevante se faz sem discurso. Presenciamos processos sociais, culturais, políticos, econômicos, demográficos, diaspóricos etc., que chamamos de globalização e que caracterizam a modernidade recente. Nosso mundo é o mundo da compressão do tempo e do espaço, da tecnologia digital, dos choques e das mudanças socioculturais, das hibridizações de vários tipos (linguísticas, culturais...
2020

A lógica
Hoje é comum falar das lógicas, sem que se saiba muito bem o que a lógica é. Essa obra levará os leitores a entenderem essa disciplina pela descrição do tipo de perguntas que os lógicos se fazem, do gênero de certezas que eles conquistaram e da variedade de projetos que animam suas pesquisas. Ao expor com clareza as bases da lógica contemporânea e suas origens históricas, o autor também mostra que...
2024

Coaching instrucional. formação continuada em ensino de línguas
O ensino de línguas no Brasil apresenta a necessidade premente de um modelo de formação continuada em serviço que atenda às necessidades do professor e dos alunos de língua estrangeira da educação básica pública brasileira. Considerando as contribuições e limitações de alguns dos principais programas de formação continuada do país, este livro apresenta o coaching instrucional como uma abordagem ...
2016

Integração de crianças de 6 anos ao ensino fundamental
As crianças utilizam informações objetivas para aprender, mas também usam preferencialmente a brincadeira e os jogos de faz-de-conta, muitas vezes falando alto para ampliar seus conhecimentos a partir de um jogo entre a novidade que está sendo apresentada e o que já conhecem.<br><br>O trabalho está dividido em quatro capítulos: no primeiro, vamos considerar as contribuições dos estudos em desenvol...
2024

Língua e literatura. machado de assis na sala de aula
As propostas deste livro se organizam em torno de atividades com o conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis. No entanto, as orientações dadas para as atividades com o conto machadiano podem, diante das necessárias adequações, ser expandidas para o trabalho com outros autores e outros textos. Esperamos trazer à discussão o trabalho com o texto em sala de aula, reforçando o posicionamento de que ...
2012

Português no ensino médio e formação do professor
Português no ensino médio e formação do professor
2012

Linguagem online. textos e práticas digitais
Em Linguagem online: textos e práticas digitais, David Barton e Carmen Lee investigam o impacto do mundo online sobre os estudos da linguagem. Os efeitos do uso da linguagem no mundo digital podem ser vistos em todos os aspectos dos estudos linguísticos; e são necessárias novas formas de pesquisar a área. Neste livro, os autores olham a linguagem online de várias perspectivas, proporcionando uma s...
2015

Conversas com tradutores. balanços e perspectivas da tradução- volume i
As Conversas com tradutores que esse livro apresenta são multidirecionais e multitemáticas. Elas reúnem alguns dos nomes mais importantes da tradução na atualidade em nosso país. O percurso temático do livro passa pela formação do tradutor, pela noção sempre fugaz do certo e do errado, pelas flutuantes valorizações do mercado e da remuneração decorrente, pelas peculiaridades de cada área (temática...
2003

Diário de um artigo inacabado
<p>Em Diário de um artigo inacabado, um personagem insólito, um artigo acadêmico, ganha vida para narrar os percalços sociais, psicológicos, econômicos, políticos e, principalmente, antropológicos do seu trágico destino como um texto sedento de glória literária no contexto da universidade brasileira contemporânea.</p> <p>Nesse romance sobre a vida acadêmica na periferia do Ocidente, Robson Cruz f...
2025

Escrever, hoje. palavra, imagem e tecnologias digitais na educação
É importante ter ciência de que a escrita é histórica e socialmente situada, ou seja, não há a ou uma escrita. Ela é viva e depende de muitas condições, inclusive e principalmente das tecnológicas. O “hoje” do título deste livro é expressão clara de que trato a escrita como um processo, algo que tem uma história que respeito muito, conheço e quero conhecer cada vez mais. Além disso: uma história d...
2020

Estudos de gramática descritiva. as valências verbais
A linguística atual é dominada pela ilusão de que é possível queimar etapas e desenvolver teorias válidas sem um longo e laborioso trabalho prévio de levantamento e sistematização de dados. É urgente aplicar empenho e pesquisa na constituição de uma linguística descritiva, assessorada por uma metodologia adequada de obtenção de dados e caracterizada por extrema cautela e alto grau de exigência na ...
2008

Origens do português brasileiro
Esse livro se concentra nos seguintes eixos: uma identificação rigorosa de fenômenos variáveis do português brasileiro em dados do português europeu popular; uma interpretação do português brasileiro mais conforme à sua sócio-história; uma reflexão teórica inovadora sobre aquisição e mudança. Naro & Scherre demonstram que características morfossintáticas e fonológicas do português brasileiro, atua...
2007