Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+Exibindo: 1 - 44 de 1.779 resultados

A nova LDB
O objetivo desse livro é discutir a nova Lei de Diretrizes e Bases 'Lei Darcy Ribeiro' sancionada em dezembro de 1996. O autor apresenta aqui uma análise crítica, num campo intermediário entre a simples aceitação ou rejeição da Lei. Mais do que a letra, interessa discutir o espírito da lei, a 'filosofia de fundo' que perpassa o texto inteiro. E o que faremos com a educação no Brasil.
2003

Desafios modernos da educação
A educação de qualidade é reconhecida como a estratégia primordial de desenvolvimento, porque é a base do processo moderno de inovação, tanto na cidadania, quanto na economia. Para a concepção e efetivação de um projeto moderno e próprio de desenvolvimento são necessários sujeitos históricos capazes de construir conhecimento, sendo esta habilidade a mais decisiva para inovações históricas.
1995

Introdução Á Metodologia Da Ciência
Este texto parte da idéia de que as ciências sociais possuem especificidades que precisam de uma metodologia própria para suas pesquisas e análises. Tais especificidades advêm da realidade de que tratam, ou seja, uma realidade intrinsecamente ideológica, histórica e política. Esta marca não impossibilita, porém, o uso dos métodos típicos das ciências naturais. Delas as ciências sociais têm muito q...
2024

Outro professor
Este livro aponta caminhos para mudar a realidade atual do ensino e da transmissão de conhecimento. O educador e sociólogo Pedro Demo, autor de outros 80 livros, faz uma análise do atual papel do educador, que teve sua profissão reduzida à função de dar aula. Esses, entre outros fatores, contribuíram para que a profissão se tornasse uma simples escala mecânica e reprodutora de conhecimento.
2024

Educar pela pesquisa
Trabalha a conexão entre pesquisa e educação, argumentando que a educação própria da escola e da universidade é aquela mediada pela reconstrução do conhecimento. Mostra a importância de não separar qualidade formal, da qualidade política. Ressalta a importância profissional do saber pensar e do aprender a aprender.
2002

Saber pensar
O autor ensaia tópicos importantes do saber pensar, no sentido da "propedêutica básica", compreendida como iniciação. Longe de ser tratado de lógica, pretende apenas abrir caminhos dentro de alguma estruturação lógica, indicando modos de fazer conhecimento que impliquem o constante refazer.
2007

Educação pelo avesso
Esta obra chama a atenção para que, tão importante quanto defender o direito de assistência nas políticas sociais, é perceber que , se mal feita, prejudica a cidadania popular, ao estabelecer vínculos de dependência clientelista. Um caminho possívelpara recuperar o horizonte da cidadania, e com ela a perspectiva de conquista da cacidade popular de fazer história, é combinar assistência com educaçã...
2000

SER PROFESSOR
Para Pedro Demo, a função precípua do professor é cuidar da aprendizagem do aluno com afinco, dedicação, sistematicidade, persistência. Em vez de alguém treinado para ensinar, o educador deve ser um eterno aprendiz, porque somente esse conseguirá tornar seu aluno aprendiz. De forma sucinta, mas intensa, aponta caminhos ao professor no sentido de levar os alunos a tornarem-se curiosos, autônomos e ...
2005

Educação e qualidade
Educação, expectativa de vida e poder de compra são indicadores fundamentais de desenvolvimento. Não há como chegar à qualidade de vida sem educação, mas não será educação aquela que não se destine a formar o sujeito histórico, crítico e criativo. Portanto, o desafio a enfrentar é passar da mera aprendizagem para o aprender a aprender, fazer da escola e da universidade lugares privilegiados da edu...
1996

Mudar a mudança:
Neste livro, você navegará pelos bastidores da internet com um dos mais renomados educadores brasileiros, Pedro Demo. Por meio de uma análise didática, conceitual, filosófica e humana do progresso trazido com a instauração da web 2.0 e de outras ferramentas, você é instigado a discutir até que ponto a internet é educativa e generativa. Ao listar os prós e os contras defendidos por seus gestores/fu...
2024

Dureza - pobreza política de mulheres pobres
As mulheres chefes de domicílio e as empregadas domésticas enfrentam uma triste realidade: têm muito pouco e são quase nada em termos de cidadania. Esperam a libertação do próprio opressor! Não se organizam para lutar, ainda que possuam marcas humanas impressionantes, como a descoberta de que podem dar conta da família sem a presença de um homem ou de que, saindo de sua terra natal, aprenderam a e...
2005

Solidariedade como efeito de poder
Mostra como a solidariedade é princípio ético fundamental da Política Social. Como tudo é ambíguo na sociedade, pode reverter-se em artimanha para evitar que os marginalizados se rebelem, à medida que a "pregação" de cima se torne "domesticação" de baixo.
2002

Introdução À Sociologia: Complexidade, Interdisciplinaridade E Desigualdade Social
Introdução à Sociologia realça marcas pós-modernas da complexidade e interdisciplinaridade, conferindo ao texto sentido alternativo em termos de montagem teórica e de análise da realidade. Entende a sociedade humana sob o olhar biológico da evolução e cultural da história, com especial interesse em entender as razões da desigualdade social e a possibilidade de sua gestão mais democrática. Embora ...
2009

Politicidade - razão humana
O texto busca argumentar em favor da "politicidade" das relações humanas, sobretudo do dinamismo da aprendizagem e do conhecimento. Refere-se também à idéia de "razão humana", sugerindo que a habilidade política faz parte do ser humano, em especial de sua razão. Retoma as tradições grega e biológica em torno do "animal político", mas é a sociedade igualitária, capaz de gerar relações democráticas ...
2002

Aprender Como Autor
Aprendizagem é o exercício permanente de Autoria, expectativa que se avivou ainda mais com a web 2.0, ao insistir na geração de conteúdo próprio como signo maior do trabalho individual e coletivo na internet. Entre outros exemplos convincentes, temos a Wikipédia, uma enciclopédia digital que enfeixa a produção coletiva, pública e gratuita de um bando de autores. Não substitui outras enciclopédias,...
2025

Metodologia da investigação em educação
Atualmente é necessário reconhecer a pesquisa não só como princípio científico, mas também como princípio educativo, paradigma básico da competência inovadora moderna em metodologias de ensino e aprendizagem. Ao propor reflexões sobre o trabalho científico, este livro traz importantes contribuições para o desenvolvimento de projetos e para a elaboração de textos finais de dissertações acadêmicas. ...
2024

Professor do futuro e reconstrução do conhecimento
O texto discute a importância estratégica do professor numa sociedade intensiva de conhecimento e seu papel fundamental na constituição e funcionamento desta sociedade, onde ocupa lugar decisivo e formativo.
2005

Educar pela pesquisa
Trabalha a conexão entre pesquisa e educação, argumentando que a educação própria da escola e da universidade é aquela mediada pela reconstrução do conhecimento. Mostra a importância de não separar qualidade formal, da qualidade política. Ressalta a importância profissional do saber pensar e do aprender a aprender.
2024

Pensando e fazendo educação. inovações e experiências educacionais
Pensando e fazendo educação. inovações e experiências educacionais
2021

APRENDIZAGEM NO BRASIL
A partir de considerações pertinentes sobre pesquisas e avaliações feitas no país, o autor propõe a gestores e educadores caminhos para uma escola de qualidade. Sugere, para isso, ações desenvolvidas de formação de professores e uma escola que vá além do instrucionismo ? que tenha por foco a formação de um aprendiz pesquisador, questionador, leitor e escritor. Ressalta a necessidade de tempo e esp...
2020

Metodologia Do Conhecimento Científico
Esta obra mantém as características do livro Metodologia Científica em ciências sociais, do mesmo autor, havendo entre eles, no entanto, continuidades e descontinuidades. Há continuidade por persistir a ligação com a teoria crítica do conhecimento, o débito social da ciência, a visão dialética histórico cultural, o sentido da metodologia também alternativa. Há descontinuidade no sentido de que o t...
2000

Participação é conquista
A democracia é um valor em si, acima dos sistemas vigentes, devendo impregnar em todas as suas dobras qualquer esforço de política social. O livro busca arrumar um pouco algumas dimensões da participação, de tal modo que se consiga um espaço mais definido de discussão e de prática.
1993

Fundamento sem fundo ensaio sociológico metodológico
Fundamento sem fundo ensaio sociológico metodológico
2008

Política social, educação e cidadania
Essa obra apresenta uma concepção sistematizada que visa servir de instrumento para estudos e propostas de planejamento. O autor procura demosntrar como, no contexto capitalista subdensenvolvido, a política social tem na educação uma das estratégias mais afetivas de desenvolvimento.
1994

Outra universidade
A obra traz uma proposta de mudança na instituição que sempre se ofereceu como fonte da mudança, a universidade. Não cabe mais transmitir conhecimento, porque na sociedade intensiva de conhecimento o que decide as oportunidades de vida e trabalho é a produção própria de conhecimento. Não pode mais se resumir em dar aula, porque copiar não gera qualquer oportunidade. Sua qualidade depende, mais que...
2024

O Mais Importante Da Educação Importante
O sistema educacional brasileiro tem se mostrado incapaz de dar conta de sua missão histórica: garantir o direito dos alunos de aprender bem. Na esfera pública, onde estudam 90% dos alunos no ensino fundamental, a situação é alarmante, pois, ao contrário do discurso oficial, não resolvemos a escolarização obrigatória: na população entre 15 e 17 anos, a taxa de conclusão ao fim da primeira década ...
2012

Educação Hoje: "Novas" Tecnologias, Pressões E Oportunidades
Educadoresestãoatordoadosfrenteàs"novas"tecnologias,emparticularfrenteaoqueseestáchamando"habilidadesdoséculoXXI".Primeiro,porque,alavancadaspelomercado,astecnologiasdigitaisavançamsôfregaejácompulsoriamente.Segundo,porqueapedagogiaficouparatrás,entretidacomsuasdidáticasobsoletas,emespecialcomaaulainstrucionista.Terceiro,porquenemtudosãofloresnastecnologias;aoladodapressãoconsumista,aparecemriscos...
2009

LEITORES PARA SEMPRE
Ler livros, questionar, criticar o que se lê e tornar-se autor são caminhos decisivos para a formação da cidadania. No universo da leitura, Pedro Demo lança inúmeros desafios aos educadores: processos de leitura mediados, a arte da argumentação e da contra-argumentação, a matemática para leitura da realidade, o desafio da alfabetização na era digital, o casamento entre a tecnologia e a educação, e...
2024

Metodologia Para Quem Quer Aprender
Trata-sedetextointrodutórioàartedeestudar,argumentar,aprender,pesquisar,elaborar,tendocomoreferênciadefundotornar-seautor.Tornar-seautorsignificaconstruirsuaautonomiacomoalguémcapazdepropostaprópria,tendocomoapoioahabilidadedesaberpensar.Nãoquerdizerapenashabilidadedeconversa,texto,teoria,masprincipalmentedeinterferirnaprática,mudandorumosdoquepodemosequeremossernavida.Nemporissotrata-sede"auto-aj...
2008

Metodologia Científica Em Ciências Sociais
O autor situa a pesquisa como a razão mesma de ser da atividade acadêmica. Sem desmerecer a docência e também a atividade de extensão, acentua que estas duas dependem intrinsecamente da pesquisa. Sob este aspecto, é incisivo: "Só tem algo a ensinar aquele que, por meio da pesquisa, construiu uma personalidade própria científica, aquele que tem uma contribuição original; caso contrário, não vai alé...
2016

Formação permanente e tecnologias educacionais
A tecnologia é de grande importância na educação, pois a aprendizagem digital e a educação à distância possuem um enorme potencial. O que o autor mostra nesse livro é que a tecnologia tem avançado e inovado, entretanto, a pedagogia continua estagnada.
2011

Praticar ciência
Produzir conhecimento próprio como autor é o desafio da sociedade e da economia intensivas de conhecimento. Para tanto, é imprescindível saber discutir e questionar o conhecimento científico, os métodos e as controvérsias, com atitude crítica e autocrítica. Ao final, o que mais importa é saber fazer ciência com originalidade e autonomia, porque isto é o melhor passaporte para a vida e para o merca...
2011

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Interessante e merecedora de destaque é a abordagem do assunto por esse experiente educador, que aponta a necessidade de os alunos abandonarem a postura passiva de frequentadores de aulas para emergirem como pesquisadores e autores. Eles precisam manusear fontes, inquirir dados e narrativas, desconstruir e reconstruir teorias e análises, tendo como meta principal um olhar próprio, crítico e autocr...
2012

Poli?tica Social, Educac?a?o e Cidadania 4ª Edição
tÍtulo: poli?tica social, educac?a?o e cidadania 4ª ediÇÃo autor: pedro demo editora: papirus ano: 1994 ediÇÃo: 4 volume: isbn: 9788530802738 assunto: brasil idioma: português tipo de capa: brochura estado de conservaÇÃo do livro:, livro em Ótimo estado de conservação. , livro doado por biblioteca. possui carimbos e etiquetas. _pi7389687_
1994
1 usado
R$ 15,00

Poli?tica Social, Educac?a?o e Cidadania 4ª Edição
tÍtulo: poli?tica social, educac?a?o e cidadania 4ª ediÇÃo autor: pedro demo editora: papirus ano: 1994 ediÇÃo: 4 volume: isbn: 9788530802738 assunto: brasil idioma: português tipo de capa: brochura estado de conservaÇÃo do livro:, livro em Ótimo estado de conservação. , livro doado por biblioteca. possui carimbos e etiquetas. _pi7389688_
1994
1 usado
R$ 25,00

Pesquisa Princípio Ciêntífico e Educativo
120p, 21cm, capa mole, com carimbos da biblioteca que foi desativada, cortes laterais escurecidos, mas conservado. 18/06/2025
1996
1 usado
R$ 30,00

Pesquisa e Informação Qualitativa
Livro em ótimo estado de conservação Não possui grifos ou rasuras.NE020E
2006
1 usado
R$ 15,00

Livro Metodologia do Conhecimento Científico
Local: E0017 Livro físico sem orelhas em bom estado de conservação, possui poucos grifos à lápis em algumas páginas, sem atrapalhar o conteúdo. Capa íntegra, borda superior com leves manchas de oxidação. Miolo e folhas firmes, conteúdo de leitura em bom estado. 216 páginas. Foto meramente ilustrativa. // EL 17 // LT // 18/06/2025 _PI7389351_
2011
1 usado
R$ 14,90

Pesquisa Participante Saber Pensar e Intervir Juntos
Livro em bom estado de conservação. Lombada e miolo firmes, sem sublinhamento ou anotações. Apresenta marcas do tempo em algumas páginas e no corte.
2008
1 usado
R$ 24,20

Complexidade e Aprendizagem
Livro em bom estado de conservação, lombada em bom estado de conservação, capa em bom estado de conservação, contracapa em bom estado de conservação, entorno de páginas em bom estado de conservação, páginas internas sem rabiscos, grifos ou rasuras.
2002
1 usado
R$ 74,00