Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+
Livros de Pedagogia!
A educação é uma ferramenta essencial para a formação da sociedade. É por meio dela que aprendemos a ser quem somos, a entender o outro e a compreender o mundo. A literatura é uma das principais ferramentas da educação, por nos auxiliar a construir pensamentos, consolidar ideias, expandir conhecimento, consolidar ideias e expandir o conhecimento. Por isso trouxemos uma seleção especial de livros focados em práticas pedagógicas e destacamos três títulos para você conhecer:
Exibindo: 1 - 42 de 73 resultados

Educação: a solução está no afeto
Pais e professores já possuem uma nova ferramenta na arte de educar. Hoje, educação é, mais do que nunca, o único sinônimo tangível para definir um futuro mais humano para as próximas gerações. Seus filhos e alunos estão crescendo em uma época ímpar, sem precedentes. Como agir? O que é aceitável ou não em termos de comportamento da criança, do adolescente e do jovem? O que eles querem receber do c...
2001

O Cérebro da Criança
O Cérebro da Criança, número 1 em vendas na Amazon e best-seller do New York Times, lançado pela nVersos Editora. O neuropsiquiatra Daniel J. Siegel e a psicoterapeuta Tina PayneBryson criaram um livro magistral direcionado a pais e educadores para ajudar as crianças no processo de amadurecimento de sua inteligência emocional. Um método brilhante que transforma as interações cotidianas em momen...
2024

O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido
Neste livro completo, inteligente e bem trabalhado, a renomada psicoterapeuta Philippa Perry revela o que realmente importa e quais comportamentos evitar – a cartilha essencial para pais. Todos os pais querem que seus filhos sejam felizes, sem errar na educação. Mas como atingir esses objetivos? Em vez de mapear um plano “perfeito”, Philippa Perry oferece um olhar geral sobre como desenvolv...
2020

Educação, escola e docência - novos tempos, novas atitudes
Atento às reconfigurações do cotidiano, o autor propõe uma parceria entre escola e família para a promoção de uma educação que retome seu sentido humanista.

Como ser um educador antirracista
Como ser um educador antirracista é um convite e uma inspiração para criarmos uma sociedade verdadeiramente antirracista. Embarque nesta jornada! Em Como ser um educador antirracista, Bárbara Carine, conhecida nas redes como "uma intelectual diferentona", discute sobre como a educação e a escola podem ser pensadas a partir de perspectivas não ocidentalizadas e, sobretudo, racializadas. A autora es...

TDAH: o que fazer e o que evitar
Já pensou em estratégias mais eficazes para lidar com uma criança com TDAH? Este livro oferece instruções específicas e “prontas para o uso” no enfrentamento, com sucesso, de 15 comportamentos/problemas típicos do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Latim em pó
O idioma que usamos todos os dias é aqui explicado por Caetano W. Galindo, um dos maiores tradutores do país, com maestria e desenvoltura. Com o intuito de expor o trajeto de formação da língua portuguesa, o novo livro do professor, tradutor, pesquisador e escritor Caetano W. Galindo instiga o leitor a se questionar sobre o idioma que utiliza no dia a dia.Através de uma prosa fluida e envolvente, ...
2022

A escola e o conhecimento - fundamentos epistemológicos e políticos
Inspirado na "sedução da esperança". da qual Paulo Freire é a gênese, este livro de Mario Sergio Cortella tem como objetivo central analisar a questão do conhecimento no interior da Escola, do ponto de vista de alguns de seus fundamentos epistemológicos e políticos (enquanto produção e apropriação da Cultura), de modo a subsidiar as educadoras e os educadores na reflexão sobre o sentido social con...
2018

Querido estudante negro
Mergulhe nessas histórias cruzadas e reencontre o estudante que mora em você! Baseado em situações vivenciadas pela escritora, pesquisadora e ativista Bárbara Carine, Querido estudante negro traz uma troca de cartas entre a protagonista e um amigo, o “querido estudante negro”, que, como ela, é atravessado pelo racismo estrutural e recreativo tipicamente brasileiros. O livro acompanha a trajetória ...

Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora
Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este ...
2018

Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação
Estes ensaios apresentam a suma do pensamento de Benjamin sobre a educação. O autor discorre sobre aspectos da vida universitária, o aprendizado da leitura, a prática do teatro, brinquedos, jogos, livros infantis e, ainda, os contrastes entre a educação burguesa e os desafios de uma pedagogia revolucionária.
2000

Consciência fonológica na educação infantil e no clico de alfabetização
O que é a consciência fonológica? Quais habilidades fazem parte dessa capacidade humana de refletir sobre as palavras e suas partes? No caso do português, quais são as habilidades de consciência fonêmica que realmente importam para uma criança se apropriar da escrita alfabética? Este livro busca esclarecer essas questões fundamentais e apresenta ao leitor uma proposta didática de orientação constr...
2019

TOD - Transtorno de Oposição Desafiante - O que fazer e o que evitar
Você já pensou nas estratégias mais eficazes para lidar com uma criança rebelde na escola? Este livro, no estilo de um caderno de treinamento de professores, apresenta sugestões e indicações úteis para enfrentar com sucesso 12 problemas de comportamento típicos do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD). O livro não trata da “administração ordinária”, mas de casos complexos de crianças que não ape...

Conversas com quem gosta de ensinar
Esse é um livro já consagrado do escritor Rubem Alves que reúne crônicas sobre educação, relançado em abril/2000 pela Papirus com novo projeto gráfico. "Não sei como preparar o educador. Talvez porque isso não seja nem necessário, nem possível. É necessário acordá-lo. E aí aprenderemos que educadores não se extinguiram como tropeiros e caixeiros. Porque, talvez, nem tropeiros, nem caixeiros tenh...

A criança, o lar e a escola
A criança, o lar e a escola é mais uma brilhante obra do renomado educador e psicólogo francês Pierre Weil, que focaliza as relações e interação família e escola. Através de linguagem acessível, conflitos entre as relações são explicitados; em seguida, é estabelecido um diálogo, e o leitor é convocado a assumir uma postura, revelando-se quase um “passo a passo” para educadores, psicólogos; enfim, ...
1993

Nós e a escola
Em 2014 completei quatro décadas de docência e lancei este livro com o título Pensatas pedagógicas, quando quis “comemorar-me” revigorando quarenta reflexões (contando a chegada e a partida), para ajudar a cogitar um pouco mais sobre várias das nossas agonias e muitas das nossas alegrias. Agora, em 2018, para uma nova edição mais ampliada (como eu!) e com capa reformulada, acrescentei mais quatro ...

E eu, não sou intelectual?
QUEM PODE SER CONSIDERADO INTELECTUAL HOJE? – A autora vencedora do Prêmio Jabuti discute sobre intelectualidade, diversidade e difusão do conhecimento Em E eu, não sou intelectual?, uma espécie de manual de sobrevivência acadêmica, a escritora, pesquisadora e ativista Bárbara Carine apresenta caminhos possíveis para pensar uma intelectualidade emancipadora, e não limitadora, de nossos saberes. Pe...

Alfabetização e letramento
Neste livro, dois especialistas da Unicamp e da USP ampliam a compreensão do ensino da língua escrita. É possível alfabetizar sem retornar à cultura cartilhesca? Qual o papel da afetividade na alfabetização? Como sistematizar o trabalho pedagógico em sala de aula? Que paradigmas devem ser revistos no caso da aprendizagem escrita? Essas e outras perguntas são respondidas e debatidas nesta obra fund...
2010

Jogos dirigidos
É um livro que atende às novas exigências da Pedagogia Educacional. Não basta simplesmente brincar, recrear, é necessário uma direção. Por isso este livro será de grande interesse e utilidade para professores, agentes comunitários, enfim, a todos aqueles que trabalham com crianças, relações humanas, dinâmicas de grupo e educação física.
1987

Ensino Híbrido
Ensino híbrido: personalização e tecnologia da educação é um livro feito por professores para professores. Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este livro apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série ...
2015

Jardim de Infância para a Vida Toda
Hoje em dia, na educação infantil, as crianças passam mais tempo com folhas de atividades matemáticas do que com blocos de construção e giz de cera. O jardim de infância está se tornando mais parecido com o resto da escola. Neste livro, Mitchel Resnick defende exatamente o oposto: o resto da escola (e o resto da vida) deve ser mais como o jardim de infância. Refletindo sobre mais de 30 anos de pes...
2020

História da educação brasileira
O livro aparece revisto e ampliado, procurando responder ainda mais satisfatoriamente às expectativas e necessidades dos professores e estudiosos da história da nossa educação. Abordando o conjunto da história da organização escolar brasileira em seus principais aspectos, este livro constitui a primeira tentativa sistemática de abordar globalmente a história da educação brasileira, mantendo presen...
1998

Alfabetização e letramento - nova edição
O analfabetismo no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Mas quais as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil? Por que nossas estatísticas sobre o analfabetismo – e sobre o baixo desempenho escolar nos primeiros ciclos do ensino fundamental – insistem em nos revelar números tão incômodos? Qual a verdadeira responsabilidade que cabe ao educador, aos métodos,...
2024

História da educação brasileira
A obra tem por objetivo oferecer subsídio de leitura para as aulas de História da Educação Brasileira, importante disciplina dos cursos universitários de formação de professores e outros profissionais do campo educacional. O texto leva em conta as expectativas múltiplas de professores e alunos que, transitando nessa área de conhecimento, solicitam uma obra de referência histórica atualizada, probl...
2003

As dores da adolescência
Nunca foi tão sofrido ser adolescente. Além dos desafios comuns a essa fase — os hormônios, o luto pela infância, a necessidade de se diferenciar dos pais e de pertencer a um grupo —, a tecnologia e as redes sociais impõem cada vez mais desafios a essa faixa etária. Neste livro, a educadora e psicanalista Carolina Delboni mergulha nos dilemas que nossos jovens enfrentam. Dividida em cinco partes, ...
2025

Sobre educação e juventude
Nesse livro contundente, o sociólogo Zygmunt Bauman reflete sobre o destino dos jovens e o papel da educação e do educador na era da modernidade líquida, indicando alguns caminhos. Segundo ele, cabe ao educador fomentar o espírito crítico dos estudantes, fornecendo as condições para viverem em um mundo cada vez mais multifacetado.

Alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual - caminhos possíveis
Alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual - caminhos possíveis

Desafios da Educação de Jovens e Adultos
O projeto pedagógico que orientou o programa Brasil Alfabetizado em Recife, foi elaborado por professores e alunos de pós-graduação da UFPE, que hoje constituem o Centro de Estudo em Educação e Linguagem, no Centro de Educação. A execução de toda a formação continuada dos professores alfabetizadores provocou reflexões que culminaram neste livro.
2024

Piaget, Vigotski, Wallon
Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Nesta obra, consagrada por crítica e público, Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores. Analisando as ideias de Piaget, Yves de La Taille aborda conceitos como ser social, ética, autonomia, coerção vers...
2019

Linguagem e escola
É razoável colocar crianças nas salas de aula sem que elas realmente aprendam? Nas últimas décadas, a quase totalidade das crianças brasileiras conquistou seu lugar nas salas de aula de ensino fundamental e o acesso à educação infantil e ao ensino médio vem crescendo. Mas isso está longe de ser suficiente, pois ainda testemunhamos o direito de aprender sendo negado: as crianças e os jovens estão n...
2023

Educação e emancipação
"Em Educação e emancipação são reunidos ensaios arrebatadores e atuais de Theodor W. Adorno, considerado um dos intelectuais mais influentes e brilhantes deste século. Os grandes desastres ocasionados pelo nazismo e pelas ditaduras levaram o pensador a valorizar a importância dos sistemas educativos na construção de sociedades democráticas. Assim, em Educação e emancipação, o autor constata com...

Pedagogia e pedagogos, para quê?
O livro discute questões relacionadas com o campo teórico da Pedagogia, a prática educativa como seu objeto, a relação com as demais ciências da educação, a identidade profissional do pedagogo e seu papel diante das realidades contemporâneas.
2007

Mulheres em Movimento na História da Educação Brasileira (1850/1950)
As mulheres sempre estiveram em movimento, mesmo quando eram relegadas ao papel de passividade ou anonimato. Revisitar as marcas deixadas por elas no tempo é parte do empreendimento deste livro que contribui com as importantes reflexões produzidas pela História e História da Educação nas últimas décadas sobre as mulheres: suas trajetórias, experiências e escritas. Tradicionalmente, a galeria dos “...
2022

O impacto das cotas
Duas décadas após a implementação das políticas de cotas no Brasil, este livro reúne um grupo diverso de pesquisadores para analisar os efeitos das cotas sob diferentes perspectivas. Eles se baseiam em pesquisas aprofundadas e dados inéditos para responder a questões fundamentais: As cotas alteraram de fato o perfil socioeconômico das universidades? Como é o desempenho acadêmico dos cotistas? As p...

Na ponta da língua
Na ponta da língua não busca ser um mero guia de etimologia. Mais do que ensinar ao leitor a origem das palavras, Caetano W. Galindo — autor de Latim em pó, êxito de crítica e público — nos dá as ferramentas para que possamos, também, ser investigadores do nosso português. Tendo o corpo humano como base, numa jornada que vai da cabeça aos pés, Caetano W. Galindo nos ensina os processos históricos...
2025

Alfabetização e letramento na educação especial
Todos temos direito a aprender a ler e a escrever. Contudo, para que alunos com deficiências ou necessidades especiais possam realmente exercer esse direito, é preciso que os profissionais da educação estejam bem preparados para acompanhá-los em seus desafios de aprendizagem – e também dispostos a descobrir quais são as adaptações necessárias ao processo educacional de cada um de seus alunos e col...

História da educação brasileira em perspectivas: intelectuais, imprensa e projetos educacionais
História da educação brasileira em perspectivas: intelectuais, imprensa e projetos educacionais é fruto de algumas pesquisas desenvolvidas junto ao Grupo de História e Historiografia da Educação (Geraes) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) sob o tema da história da educação brasileira. Este livro apresenta cinco artigos distribuídos na temporalidade que se inicia no Brasil Colonial, perpa...
2020

Registros na educação infantil
Ao abordar diferentes modalidades e práticas de registro na educação infantil, articulando conceitos e contextos implicados na documentação pedagógica, o livro dá visibilidade aos percursos de uma pesquisa-formação trilhada no movimento contínuo da escuta – compreendida como disposição, abertura e sensibilidade para reconhecer o outro, sua voz, sua expressão e sua identidade. Isso possibilita acol...

Como Aprendemos? - 3.ed.
O que torna uma aula eficaz? Trabalhar em grupo funciona? E as provas, devemos deixar de aplicá-las? Para responder a perguntas como essas, a pesquisa científica já fez progressos significativos na compreensão dos processos de aprendizagem, tanto neurológicos quanto psicológicos. Se aplicarmos o conhecimento atual de como o cérebro aprende ao cotidiano pedagógico, conseguiremos qualificar em muito...
2024

Educar na esperança em tempos de desencanto
Num contexto de desencanto com a educação, onde predomina (e se impõe) a ideologia neoliberal e onde seus trabalhadores sofrem sob a síndrome da desistência, este livro se questiona sobre qual é o sentido da atividade docente, quais as possibilidades da prática pedagógica cotidiana e para que serve a escola. Evidencia o apartheid educacional, suas raízes na história social e defende a formação éti...
2007

A arte perdida de educar
"O que podemos aprender com nossos ancestrais sobre educação e ensino? Entenda como as culturas mais antigas do mundo podem nos ajudar a criar filhos felizes e saudáveis. Após dar à luz sua filha Rosy, a ph.D. e autora best-seller Michaeleen Doucleff percebeu que criar filhos não era uma tarefa fácil. Mas depois de visitar um vilarejo maia na península de Yucatán, Doucleff, encontrou a solução p...