Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+historia e ensino de historia
Exibindo: 1 - 44 de 1.345 resultados

História e ensino de história
Este livro discute a relação entre a História e o Ensino de História, buscando abordar alguns temas que são pertinentes ao debate historiográfico. Em linhas gerais, ele empreende um esforço coletivo de pensar a história enquanto forma de conhecimento objetivo do passado humano, buscando desdobrar algumas de suas categorias mestras. As temáticas desenvolvidas ao longo da obra buscam refletir sobre ...

História e ensino de história
Este livro propõe uma reflexão sobre a trajetória do ensino de História ao longo do tempo, no Brasil, e sobre as suas múltiplas faces, expressão da complexidade que o envolve desde que a História tornou-se uma disciplina escolar. Partindo de uma discussão metodológica sobre a história das disciplinas escolares, o texto caminha para a exploração sobre a história do ensino de História na Europa e na...
2004

Historiografia Em Diversidade - Ensaios De Historia E Ensino De Historia
ID=186812A. Conservação do produto: CONDICAO GERAL: BOM, CONSERVA-SE EM BOAS CONDICOES PARA O MANUSEIO DA LEITURA EM RELACAO AO ANO DE PUBLICACAO. .CAPA/CONTRA CAPA: COM LEVES DESGASTE NAS EXTREMIDADES. COM MARCAS DE RISCOS. .PAGINAS: CONSERVADAS. NADA QUE ATRAPALHE A LEITURA. Qtd. Páginas: 326. Dimenssões: 14 X 21. Acabamento: Capa Comum
2008
1 usado
R$ 47,50

Historiografia Em Diversidade - Ensaios De Historia E Ensino De Historia
ID=186812B. Conservação do produto: CONDICAO GERAL: OTIMO, CONSERVA-SE EM OTIMAS CONDICOES PARA O MANUSEIO DA LEITURA. .CAPA/CONTRA CAPA: COM MARCAS DE RISCOS. .PAGINAS: CONSERVADAS. NADA QUE ATRAPALHE A LEITURA. Qtd. Páginas: 326. Dimenssões: 14 X 21. Acabamento: Capa Comum
2008
1 usado
R$ 48,75

Historiografia Em Diversidade - Ensaios De Historia E Ensino De Historia
ID=186812C. Conservação do produto: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes nas extremidades. Folha de rosto: com manchas de oxidacao. Dorso: pequeno desgastes. Páginas: com leves desgastes nas extremidades. com manchas de oxidacao na lateral do miolo. Nada que atrapalhe a leitura. Qtd. Pági...
2008
1 usado
R$ 46,25

História e Ensino de História Desafios Contemporâneos
brochura, bom estado, com grifos, 07/10 lu
2010
1 usado
R$ 30,00

África, Brasil, Portugal: História e Ensino de História
Livro em ótimo estado de conservação, pouco manuseio, sem grifos ou rasuras. Folha de guarda discretamente amarelada do tempo.
2010
1 usado
R$ 35,00

História e Ensino de História - as Perspectivas do Saber Histórico...
livro novo, lacrado. formato 14 x 20. 136 páginas. sinopse: este livro discute a relação entre a história e o ensino de história, buscando abordar alguns temas que são pertinentes ao debate historiográfico. em linhas gerais, ele empreende um esforço coletivo de pensar a história enquanto forma de conhecimento objetivo do passado humano, buscando desdobrar algumas de suas categorias mestras. histór...
2010
1 novo
R$ 29,90

História e Ensino de História - as Perspectivas do Saber Histórico...
livro novo, lacrado. formato 14 x 20. 136 páginas. sinopse: este livro discute a relação entre a história e o ensino de história, buscando abordar alguns temas que são pertinentes ao debate historiográfico. em linhas gerais, ele empreende um esforço coletivo de pensar a história enquanto forma de conhecimento objetivo do passado humano, buscando desdobrar algumas de suas categorias mestras. histór...
2010
1 novo
R$ 29,90

Metodologia do ensino de história e geografia
Apresenta conteúdos e métodos para o ensino de História e Geografia numa perspectiva de Ciências Sociais. O texto oferece sugestões tanto para o ensino fundamental quanto para o médio. Focaliza um modelo de "ensino produtivo", em oposição ao "tradicional ensino reprodutivo".

Metodologia do ensino de história e geografia
Este livro apresenta uma proposta de ensino articulado das disciplinas História e Geografia. Os fatos e fenômenos da realidade geo-sócio-histórica são focalizados como matéria-prima a ser explorada pelos alunos com orientação do professor, tendo como instrumentos de trabalho conceitos básicos dessa área de conhecimento. Fatos e fenômenos constituem uma realidade em constante movimento. Conceitos s...
1994

Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de História
O propósito deste livro é bastante claro: contribuir para que o professor de História possa fazer de seu trabalho uma prática transformadora. As reflexões propostas aqui certamente irão ajudá-lo a pensar com clareza sobre por que estudar História e como ensinar essa disciplina sem perder de vista a intenção de privilegiar um cotidiano em que o professor tenha prazer em ensinar e o aluno, desejo de...

Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas
A abordagem e o trabalho qualificado com os conteúdos curriculares relacionados à história e cultura da África, dos africanos, dos afrodescendentes e dos indígenas no Brasil, nos termos das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, tem merecido amplo destaque em escolas e cursos de formação de professores de História. Ao introduzir a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas e afrobrasileira...

Ensino de história e patrimônio cultural
Ensino de História: Patrimônio e Cultura vem para superar uma lacuna nas discussões sobre o ensino de história. São várias as vertentes que nos dão caminhos para pensar as questões didáticas da nossa disciplina. Uma delas, sem dúvida, é composta pelas fontes e documentos que a Cultura Material nos fornece e que afetam uma parte documental de extrema importância, constituída pelo Patrimônio Histór...
2017

História do ensino de leitura e escrita
Além da originalidade da abordagem do tema e das contribuições para a área da Educação, em especial para os campos da história da alfabetização e da história da educação, destaca-se a relevância deste livro para a compreensão desses processos históricos e sua relação com o presente. É um instigante convite a pesquisadores da história da alfabetização e áreas afins, professores e estudantes de grad...

Ensino de história e currículo
Caro leitor, antes de percorrer as páginas deste livro, procure realizar um breve exercício de rememoração focalizando suas aulas de História na Educação Básica, os materiais didáticos que você utilizou, os conteúdos abordados, os distintos professores que acompanharam seus estudos. Ao rememorarmos nossas experiências escolares, muitas vezes ressignificamos as relações que construímos com os conhe...
2017

Ensino de história e cultura indígenas
Embora seja definido por lei que a história e a cultura indígenas são conteúdos obrigatórios nas escolas de ensino fundamental e médio em todo o país, a realização efetiva e eficiente desse estudo depende de haver educadores que dominem o assunto e materiais didáticos que trabalhem o tema com propriedade. Com o objetivo de contribuir para a disseminação desse conhecimento e promover a valorização ...
2016

Ensino de história
Este livro apresenta temáticas do Ensino de História que vão desde discussões metodológicas como o uso de filmes nas aulas de história, passando por contribuições da historiografia ao ensino de história, história do ensino de história, provocações crítico-analíticas, além de experiências docentes.
2016

Ensino de historia e consciencia historica
A noção de consciência histórica tem se constituído em uma importante ferramenta para pensar as relações entre o conhecimento científico, produzido pelos acadêmicos, e a vida prática. Nesse sentido, a noção de consciência histórica nos permite rever questões fundamentais para professores e demais interessados nos usos sociais do conhecimento histórico. Os leitores terão acesso às principais contri...

História dos métodos e materiais de ensino
O presente livro – Histórias dos métodos e dos materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso – dedica-se ao exame de uma questão central do campo pedagógico, aquela referencia à compreensão do processo de transformação de valores, princípios e finalidades em práticas pedagógicas. Para tanto, procura-se captar os conceitos educacionais em seu movimento de formação que abrange a proposição ...
2010

Ensino de história para o fundamental 1
Aprender História deve ser importante e estimulante para alunos do ensino fundamental 1. Com um professor preparado e um método adequado, as crianças podem ser levadas a tomar conhecimento da realidade que as cerca, a observar semelhanças e diferenças, permanências e mudanças. A partir disso, elas descobrem que todos possuem história. O maior potencial do ensino de História nessa fase é contribuir...

Prática profissional no ensino de História:
Esta obra auxilia o professor de História a refletir sobre as sua própria prática docente, levando-o a descobrir formas de manter o interesse de seus alunos e de promover um processo de ensino-aprendizagem significativo. Assim, discute sobre o formato das aulas de História e investiga como o uso de músicas, fotografias, filmes, histórias em quadrinho, jogos e tantos outros recursos pode contribui...

O ensino de história e a criação do fato
Discute as formas de os historiadores "criarem" o fato histórico, de os livros didáticos reproduzirem essas "verdades" e de muitos professores apresentarem-nas como definitivas. Embora com posições teóricas diferentes, os autores (professores universitários e de ensino médio) colocam-se numa postura antipositivista e ressaltam a importância da historicidade e até do subjetivismo como ingredientes ...

Os desafios do ensino de História:
Sem dissociar a análise teórica da prática cotidiana em sala de aula, o conteúdo deste livro promove a discussão de questões relevantes para a construção do pensamento histórico em cada etapa da vida escolar. Voltado a alunos e professores, deve servir como referência para uma reflexão tanto coletiva quanto autônoma acerca dos desafios, dilemas e perspectivas do ensino de História na atualidade.

Ensino de história:
Os conteúdos trabalhados nesta obra se mostram essenciais para o professor de história à medida que apresentam temas fundamentais para que o ensino dessa disciplina se dê de forma verdadeiramente significativa, discutindo, por exemplo, conceitos como tempo e sujeito histórico. Com base nisso, debate sobre formas de ensino que estimulem alunos e reflete sobre a avaliação no contexto escolar.

Mulheres afro-atlânticas e ensino de História
A obra reconhece a dimensão da relevância de recentes leis educacionais que integram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB, como a de número 10.639/03, ao tornar obrigatório o Ensino de História da África e da Cultura dos Afro-brasileiros em instituições de ensino públicas e particulares, promovendo, deste modo, reflexão crítica acerca da pertinência da África, dos africanos e afric...

Jörn Rüsen e o ensino de história
Os textos reunidos no presente volume possibilitam o acesso dos leitores de língua portuguesa ao pensamento ruseniano, ao apresentarem a faceta do seu pensamento que lida com o processo de formação, por aprendizado, da consciência histórica. Essa consciência se exprime pelo discurso articulado em forma de narrativa. A sedução da palavra não dispensa o rigor de seu conteúdo. A reflexão sobre as pro...
2024

Regimes Autoritários e Ensino de História
Regimes autoritários e ensino de história: as narrativas didáticas sobre a Guerra do Paraguai põe em foco as relações entre ensino de história e política. A partir de uma rica pesquisa documental, esta obra convida o leitor a refletir sobre as conexões entre o Brasil e o Paraguai, durante as Ditaduras de Segurança Nacional que se estabeleceram nos dois países. O fio condutor desta obra é a análise...
2021

Cinema e ensino de história no âmbito da lei 10.639/2003
Este livro lança um novo olhar sobre o ensino de História e a cultura afro-brasileira a partir dos filmes Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, e Ganga Zumba (1963), de Carlos Diegues. São fontes históricas e ferramentas didáticas que possibilitam aos professores utilizá-las nas salas de aula. A obra apresenta a história do negro no cinema brasileiro, concentrando-se nas Chanchadas da Atlântida e n...
2021

Imagens e narrativas no ensino de história
Este estudo visa analisar como se insere a representação dos povos indígenas no livro didático do 7° ano do ensino fundamental. Explorando a discussão racial do século XIX até o século XX no Brasil e suas influências no discurso de construção da identidade do povo brasileiro formado por indígenas, negros e brancos por meio da valorização das três raças, detectando permanências no século XXI na ela...
2023

A universidade e a formação para o ensino de história e cultura
A universidade e a formação para o ensino de história e cultura
2011

Ensino de história da áfrica e cultura afro-brasileira: estudos culturais e sambas-enredo
A música, o canto e a dança nos encantam desde a infância à vida adulta. O livro Ensino de história da áfrica e cultura afro-brasileira: Estudos Culturais e sambas-enredo é um convite aos professores e professoras da educação básica e do ensino superior de história, Artes, Música, Pedagogia, Língua Portuguesa, Sociologia, Filosofia, Educação Física e outras áreas afins; aos sambistas e amantes do ...

Fundamentos e metodologia do ensino de história
Fundamentos e metodologia do ensino de história
2014

Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas
O ensino de História se insere, em diversas problemáticas educacionais e historiográficas em meio ao processo de inclusão social que tem exigido redefinições de conteúdos históricos e de métodos possíveis de se articularem aos novos meios de comunicação com os quais as atuais gerações têm sido formadas e informadas. Este livro busca contribuir para o estabelecimento de um diálogo estimulante com o...
2009

Ensino de História
A obra aborda aspectos do ensino e aprendizagem de História do ponto de vista dos problemas teóricos que fundamentam o conhecimento escolar. Propiciará aos docentes de diferentes níveis base para refletir sobre as finalidades do ensino de História e seu papel na formação.
2011

Psicologia da Religião no Brasil
O conjunto de trabalhos reunidos neste livro ilustra que as conexões dos pesquisadores brasileiros em psicologia da religião com redes internacionais de pesquisa é hoje uma realidade, assim como também as perspectivas de inserção social resultante das pesquisas desenvolvidas no país, com propostas concretas de aplicação em vários setores da vida humana, em especial no campo da saúde.Os capítulos q...
2017

O ensino de história e suas linguagens
A disciplina de História mudou muito nas últimas décadas. A cada nova geração, os profissionais da área são chamados a reinventar a pesquisa e as formas de ensino. O objetivo deste livro é propor novos olhares, novos métodos, novas linguagens e novos exercícios no ensino da História, que ajudem a acompanhar tais mudanças e a utilizar as novas tecnologias, o que possibilitará a prática de um ensino...
2012

Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas
Como atuar na educação básica? Para que serve a História? Como influir na formação dos professores e na renovação dos cursos de licenciatura de História? Este livro oferece subsídios para discutir essas questões. Os 16 capítulos reunidos nessa coletânea focalizam diferentes temáticas, como o estudo dos currículos, ensino de história e historiografia, o lugar dos livros didáticos, disputas política...
2014

Tempos remotos
Tempos remotos: ensino de história e a pandemia do Covid-19, traz a partir da reunião de diferentes textos, uma importante reflexão a respeito das experiências com o ensino de história no período da pandemia da Covid-19. Os organizadores buscam a partir dos textos dispostos na obra, contribuições e reflexões de professores que dividiram suas trajetórias e vivências com o ensino remoto em tempos de...