Descrição Novo, em estoque. Fazer Caligrafia e Tipografia significa conceber, escrever, desenhar e produzir letras, algarismos e signos usando as suas características funcionais e estéticas para compor textos, seguindo os objectivos dos que publicam, mas sempre atendendo aos valores culturais dos leitores e elegendo conscientemente as formas das letras... Há cinco séculos, a Tipografia mecânica, herdeira de seculares tradições caligráficas, começou por imprimir no prelo medieval usando pequenas peças de metal com letras em relevo: os tipos móveis. Os cartazes publicitários, os jornais, a Litografia e os processos industriais fizeram surgir novos caractéres tipográficos, já não ligados ao Livro e à cultura da erudição. A letra passou a ser um bem de consumo banal, sujeita às leis da oferta e da procura. O Desktop Publishing, que surgiu por volta de 1980, usa fontes digitalizadas e software de paginação. A Tipografia, hoje sempre produzida e aplicada com computadores, afirmou-se como matéria-rima das tecnologias de comunicação,uer as baseadas nos meios clássicos de impressão, quer as que recorrem à distribuição online e ao screen design. Num movimento pendular, as tendências oscilam periodicamente.Ora se aposta na inovação, ora no revivalismo de padrões consagrados há séculos. A Tipografia oscila entre a afirmação de cânones históricos e a negação de regras bem estabelecidas, entre a criatividade artística e o facilitismo do comercial. Como avaliar as modas passageiras e os estilos consagrados? Conhecendo a sua dina-mica histórica! Para tal, Alfabetos analisa as etapas da evolução das letras no seu enqua dramento social, cultural e ideológico. Alfabetos, o livro de Paulo Heitlinger que sucede a Tipografia - Origens, formas e uso das letras, contribui de forma directa para uma selecção consciente no enorme universo de fontes digitais disponíveis para a paginação e Design de Comunicação, apresentando e discutindo centenas de alfabetos., SKU: PT-DIN-N-282
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