Ética e Sociedade de Consumo
Ayala Gurgel, Henrique Sérgio Santos
Tipo: novo
Editora: Clube de Autores
Ano: 2015
Estante: Sociologia
Peso: 290g
ISBN: 9788544800775
Idioma: Português
Cadastrado em: 16 de junho de 2021
Descrição: Esse livro é um livro de filosofia, mas não pretende ser sobre nenhum filósofo em particular, nem voltado exclusivamente aos estudantes de filosofia. Sim, a partir de um diálogo com a filosofia, trazer à fala uma questão filosófica. Essa questão se grafa no seguinte enunciado: é possível uma vida ética na sociedade de consumo? A resposta ou, pelo menos, o desenvolvimento dessa questão, e pode-se adiantar seguramente isso, passa tanto pelo que se entende como vida ética quanto por sociedade de consumo. Isso se coloca porque, o simples ato de adquirir um produto na sociedade contemporânea carrega consigo uma abertura a um mundo totalmente diferente de muitos outros que já existiram. Um mundo no qual a relação entre ser e ter parece fundir-se a níveis ontológicos: ser é ter. Ao entrar-se em contato com esse mundo, entra-se também em contato com o seu ethos que prescreve: é preciso consumir! Não se pode escolher não consumir. Às vezes, nem mesmo o que consumir. Nossa identidade é ser consumidor. E, ser consumidor é o ser que delimita todas as outras atribuições que caem sob o conceito do ser pessoa. Sou cidadão, não porque possa participar das decisões políticas, mas porque estou inserido na sociedade de consumo; tenho a minha dignidade preservada quando tenho crédito e meu nome não está inscrito em nenhum sistema contra calote; sou respeitado entre meus pares graças à minha capacidade de adicionar poder de compra e desfilar com os adereços que precisamos consumir; sou importante para as instituições quando sou consumidor de seus produtos.
Respeitamos a lei do direito autoral. Informe a Estante.
Veja outros livros do vendedor Clube de Autores