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Sobre essas coisas feitas de palavras — Sete conversas com Fabio Akcelrud Durão
Em ‘Sobre essas coisas feitas de palavras’, Fabio Akcelrud Durão transforma o ato de interpretar em performance — e convida você a embarcar junto. Ao longo de sete conversas repletas de teoria e vivacidade, o autor desmonta o óbvio e nos apresenta o conhecido como se fosse novo. É o método da desfamiliarização em ação: pensar de outro jeito para ver de verdade. Com inteligência afiada e humor crí...
2024

Conversas com tradutores. balanços e perspectivas da tradução- volume i
As Conversas com tradutores que esse livro apresenta são multidirecionais e multitemáticas. Elas reúnem alguns dos nomes mais importantes da tradução na atualidade em nosso país. O percurso temático do livro passa pela formação do tradutor, pela noção sempre fugaz do certo e do errado, pelas flutuantes valorizações do mercado e da remuneração decorrente, pelas peculiaridades de cada área (temática...
2003

Ensino e aprendizagem de língua inglesa. conversas com especialistas
A grande maioria dos departamentos de formação de professor(a) de língua inglesa, especialmente aqueles que oferecem dupla habilitação, tem falhado na preparação de professores. Assim, acabam colocando no mercado de trabalho profissionais inexperientes, inseguros, sem ou com pouca fluência na língua estudada, despreparados e com muita dificuldade para exercer a docência. Paradoxalmente, é o exercí...
2009

Análise da conversação. princípios e métodos- volume ii
Dez artigos sobre o acento em português. No primeiro capítulo, Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP) apresenta uma versão modernizada dos capítulos XXVIII e XXIX da Grammatica da Linguagem Portuguesa de Fernão de Oliveira. Santiago-Almeida destaca exatamente os capítulos nos quais se apresenta a primeira descrição fonológica do fenômeno do acento em português. Waldemar Ferreira Netto (USP), no ...
2006

Lingua materna. letramento, variação e ensino
Esse livro propõe uma pedagogia da língua materna que não perde de vista o fato fundamental da heterogeneidade linguística.Ao ampliarem a noção de alfabetização pela noção de letramento, Bagno, Stubbs e Gagné se posicionam em prol de uma educação linguística que abandone o estudo da língua como objeto em si mesma e passe a incorporar o conceito de heterogeneidade como aspecto fundamental do ensino...
2002

Linguística aplicada na modernidade recente. festschrift para antonieta celani
Linguística Aplicada na modernidade recente — Festschrift para Antonieta Celani vem a lume como subsídio crucial para cursos na graduação, podendo funcionar como livro-base para cursos de Linguística Aplicada voltados para a sala de aula de línguas, assim como para pesquisadores em formação na pós-graduação, de modo que eles possam travar conhecimento com o campo no qual vão atuar. O volume cobre ...
2013

Para entender a linguística
Todos nós somos linguistas. Mas há alguns de nós que são mais "linguistas" que outros: linguistas profissionais atuam nas universidades. Algumas empresas se voltam para a linguística aplicada. Tudo leva a crer que os linguistas existem, mesmo que seja pelo artifício de uma convenção. Para entender a linguística foi produzido por um "linguista" convicto de que quanto mais progredimos na linguística...
2003

Aquisição da escrita
Se as crianças aprendem a falar por simples imersão na linguagem, isso não é verdade para o aprendizado da escrita: ler, compreender ou escrever um texto são todas atividades que só podem ser adquiridas por meio de um longo aprendizado. A expressão escrita de símbolos gráficos legíveis demanda conhecimentos específicos e habilidades motoras, linguísticas, espaço visuais e perceptivas: o conhecimen...
2014

Doa-se lindos filhotes de poodle. variação linguística, mídia e preconceito
Quando comprometida com a verdade, a mídia é fundamental na vida de uma sociedade. Quando não, é perniciosa, porque cria verdades, falseia fatos, faz (mal) a cabeça. A mídia brasileira tem faltado com a verdade, ao repisar a ideia de que as formas linguísticas de prestígio são as únicas certas do ponto de vista da estrutura linguística. Se não fosse a confusão entre língua e gramática normativa, e...
2005

Gêneros catalisadores. letramento & formação do professor- volume i
Esse volume se inscreve no campo aplicado dos estudos da linguagem e reúne trabalhos sobre ensino de leitura, produção escrita e análise linguística na escola fundamental e em cursos de formação continuada de professores. São trabalhos que se sustentam em análises de situações e materiais representativos e contemplam tanto as demandas contemporâneas de ensino desses recursos do letramento escolar ...
2010

Políticas da norma e conflitos linguísticos
As línguas são vistas neste livro como instituições sociais, como objetos de debates e polêmicas políticas. Como esse debate sobre a norma tem adquirido uma considerável dimensão no Brasil, e sua relevância política não pode ser escamoteada, esperamos que tanto a apresentação de diferentes processos de construção linguística, quanto os esclarecedores capítulos dedicados especificamente ao debate n...

Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas
A análise de discurso crítica (ADC) propõe um olhar mais atento às ideologias veiculadas e sustentadas pela linguagem, partindo da posição de que a própria linguagem em uso é uma forma de prática social, controlada por grupos que produzem conteúdos e posicionamentos a serem aprendidos e seguidos. Ao fornecer ferramentas para o desvelamento das relações de poder, a ADC postula que as hegemonias são...
2024

Preconceito linguístico
O preconceito, seja ele de que natureza for, é uma crença pessoal, uma postura individual diante do outro. Qualquer pessoa pode achar que um modo de falar é mais bonito, mais feio, mais elegante, mais rude do que outro. No entanto, quando essa postura se transforma em atitude, ela se torna discriminação e esta tem de ser alvo de denúncia e de combate. No caso da língua, é imprescindível que toda c...
2024

Constelação de gêneros: a construção de um conceito
Você tem em mãos uma obra instigante e desafiadora, apropriada àqueles que nutrem apreço pelas questões epistemológicas e conceituais e não apenas pela mera aplicação de teorias da-das. Este livro é um convite à reflexão sobre os gêneros, num contexto em que os estudos bra-sileiros da área têm chamado a atenção de pesquisadores do mundo inteiro e clamam por uma consolidação cada vez mais clara. O ...

As cadeias do texto. construindo sentidos - volume 1
Esse livro é resultado prático de pesquisas, de orientações em vários níveis e de cursos ministrados a um público de alunos e professores do campo de estudos da linguagem pela autora. E é mais do que isso. É um trabalho de articulação entre a apresentação de reflexões de cunho teórico sobre a natureza e as funções das cadeias referenciais de um texto e as aplicações práticas das teorias em análise...
2010

Conversa de gatos
Dois gatos batem um animado papo, no qual analisam as esquisitices humanas, expressas claramente pelo caráter impreciso da linguagem na criação de conceitos. E não precisam ir muito longe não! Eles se concentram, para provar a inconsistência humana, no paradoxo que rodeia os conceitos derivados da própria presença dos gatos entre os humanos. O mesmo “gato” usado para dizer “lindo” vale para desqua...
2014

Fábulas nuas e cruas
Propomos este livro de novas fábulas para que as novas gerações possam redescobrir sua riqueza. A meio caminho entre o conto, o provérbio e o conselho, as fábulas aqui publicadas encerram a sabedoria de muitas culturas e a coragem de repropor uma reflexão sobre os valores que cultivamos em casa, na escola, na vida. Aqui se trata, mais do que simplesmente elencar virtudes e defeitos do caráter huma...
2005

A norma oculta. língua & poder na sociedade brasileira
A norma oculta aprofunda o estudo das relações entre língua e poder no Brasil e demonstra que o preconceito linguístico na sociedade brasileira é, na verdade, um entranhado preconceito social. Bagno lança um olhar inquiridor sobre a história da constituição das línguas para desvendar nossa realidade sociolinguística. Seu recurso à história se funde com a pesquisa sociolinguística e a crítica coraj...
2003

A pragmática
A pragmática é uma disciplina recente, de fronteiras fluidas… Uma das mais fecundas no cruzamento das pesquisas em filosofia e em linguística. Mas como definir a pragmática? Como surgiu o ponto de vista pragmático? Quais são seus conceitos mais importantes? Contra a memória curta, esse livro evoca o que se deve aos fundadores: Peirce, Frege, Morris, Wittgenstein, Bar-Hillel. Contra a memória parci...
2006

Filosofia da linguagem
Esta obra se insere no campo da filosofia da linguagem com um enfoque deliberadamente orientado ao diálogo com a linguística teórica. Distanciando-se de abordagens historiográficas, o autor propõe uma introdução temática aos principais conceitos e problemas da disciplina, priorizando aqueles que se encontram na zona de interseção entre a análise filosófica e a investigação linguística. A escolha d...
2024

Do signo ao discurso. introdução à filosofia da linguagem
Como as palavras se relacionam com o mundo? Eis aí o velho problema da referência que, desde Platão até Davidson, tem perturbado filósofos, linguistas, teóricos da comunicação. Do signo ao discurso – Introdução à filosofia da linguagem aborda as questões, os autores e os temas essenciais para compreender a relação entre linguagem e realidade, palavras e coisas, o problema do significado, de como c...
2004

Libras, que língua é essa?
Ainda é preciso insistir no fato de que a Libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado pa...
2024

Tecnologias para aprender
Como aprender usando tecnologias ou o que precisamos aprender para usar as tecnologias de maneira crítica, autônoma e cidadã. Em um sentido ou em outro, essas são possibilidades apresentadas por este livro, cujos autores vêm se dedicando ao tema do letramento digital desde que o mundo passou a se conectar via redes telemáticas. Carla Viana Coscarelli, professora e pesquisadora da UFMG, reuniu um t...
2024

Produção textual na universidade
No sistema universitário brasileiro, a política de financiamento de bolsas de iniciação científica, de bolsas de pós-graduação e de projetos de pesquisa se baseia no conhecido ditado "Publique ou desapareça!" das universidades americanas. Essa pressão para escrever e publicar tem levado alunos, professores e pesquisadores universitários a um esforço concentrado na elaboração de textos de qualidade...

A língua do Brasil amanhã e outros mistérios
Não se pode negar que a gramática e outras questões linguísticas não são muito populares entre os leitores. Isso é consequência da atitude da maioria dos professores e gramáticos, cuja maior preocupação é determinar como é que as pessoas deveriam falar ou escrever. Essa atitude constitui uma enorme injustiça para com os estudos da linguagem, que encerram um imenso potencial de interesse, e não ape...
2008

Linguagem. gênero. sexualidade
Interpretar padrões sexuais amplos no uso da linguagem, sem considerar outros aspectos da identidade e das relações sociais, é como pintar com um olho fechado. Os falantes não são montados com módulos separados e independentes: parte euro-americano, parte feminino, parte de meia-idade, parte feminista, parte intelectual. Isolar gênero de outros aspectos da identidade social também conduz a general...
2010

Português ou brasileiro? um convite à pesquisa
A obra analisa cinco casos sintáticos do português do Brasil que marcam nitidamente as diferenças entre o português de Portugal e o nosso. Ao tratar do português do Brasil de modo didático e aberto às questões mais candentes em sociolinguística, Bagno escreve um livro indispensável para professores de língua de todos os níveis [do ensino fundamental ao ensino pós-graduado] e para estudantes a part...
2002

Resenha
A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, p...

Textos multimodais. leitura e produção
Textos multimodais: leitura e produção é o resultado, bem prático, de uma pesquisa sobre textos multimodais na escola básica, especialmente no ensino médio. O que se pode esperar de alunos expostos a esses textos quase só em aulas de geografia, matemática ou outras disciplinas que lidam mais diretamente com a leitura e a produção de imagens e visualizações? Será que, ainda hoje, vale a pena pensar...
2016

Letramentos digitais
Esta publicação é uma ferramenta apropriada a professores e estudantes de Letras e áreas afins interessados em expandir seu entendimento dos letramentos digitais no âmbito da didática de ensino de língua e uma oportunidade imperdível de enriquecimento da prática de ensino por parte dos professores da educação básica, especialmente nos segmentos do fundamental II e do ensino médio.
2015

Gramática española para brasileños- volume i
Gramática española para brasileños é uma iniciativa de Vicente Masip e da Parábola Editorial que vem facilitar o aprendizado dos estudantes brasileiros de espanhol como segunda língua.Os leitores descobrirão aqui uma gramática especialmente pensada para brasileiros, criada por um linguista espanhol que vive no Brasil há mais de quarenta anos.Trata-se de uma gramática simples, acessível, que facili...
2010

Gramáticas contemporâneas do português. com a palavra, os autores- volume i
Esta obra é o registro de um encontro inusitado: a reunião dos autores de obras contemporâneas nomeadas como "gramáticas" da língua portuguesa do Brasil: Ataliba Teixeira de Castilho, Evanildo Bechara, José Carlos Azeredo, Marcos Bagno, Maria Helena de Moura Neves, Mário Perini. Para representar a gramática contemporânea da língua portuguesa em Portugal, foi convidada Maria Helena Mira Mateus. Tod...
2014

Ensinar o brasileiro. respostas a 50 perguntas de professores de língua materna
Há um grande número de perguntas relevantes, comuns aos professores de língua materna, cujas respostas podem interferir na prática docente. Essa necessidade dos professores chamou tanto a atenção do autor, que ele começou a colecionar as perguntas que lhe eram feitas, no intuito de produzir um livro de respostas condensadas, com o objetivo de atender a essa demanda por material informativo. Cinque...
2007

Foucault. a coragem da verdade
Que coragem é essa que, para se manifestar, supõe a instância de um falar francamente? Qual é essa verdade cuja condição de possibilidade não é lógica, mas ética? Esse entrelaçamento de coragem e verdade terá, sem dúvida, constituído para Foucault algo como um complexo fundamental. A coragem da verdade como grade de leitura da obra e da vida enquanto indissociáveis, enquanto aquilo que, simultanea...
2004

Mas o que é mesmo "gramática"?
Reunir esses quatro textos em livro é, ao mesmo tempo, uma satisfação pessoal e uma forma de fazer justiça a Carlos Franchi, cujas ideias sobre ensino são frequentemente repetidas sem que se diga ou saiba de onde vieram. Pareceu-me fundamental colocar à disposição de professores (mas não só, como os leitores perceberão facilmente) textos que os valorizam, porque exigem deles um trabalho que vai na...
2006

Planejar gêneros acadêmicos
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, ...
2005

Questões para analistas do discurso
Reunião de textos de natureza diversa, que abordam um número relativamente grande de temas. Um traço os une: todos discutem temas centrais para a análise do discurso, mas em dicção um pouco à margem das dominantes. Questões para analistas do discurso levanta problemas e indica respostas que a análise do discurso propõe para questões ligadas a temas como a leitura, o linguístico e o sentido, a rela...
2009

Sete erros aos quatro ventos. a variação linguística no ensino de português
Os livros didáticos constituem, no universo do ensino público brasileiro, a principal (quando não única) ferramenta para o processo de letramento não só dos alunos (e, muitas vezes, de suas famílias) como também dos próprios docentes, cuja formação é reconhecidamente precária, insuficiente. A importância dos livros didáticos na educação brasileira em geral e na educação em língua materna em partic...
2013

Padrões sociolinguísticos
A publicação, em 1972, de Padrões sociolinguísticos [Sociolinguistic Patterns] representou o nascimento oficial de uma área dos estudos da linguagem que, desde então, não tem parado de se desenvolver em todo o mundo: a sociolinguística variacionista. Interessado, de início, em desvendar os enigmas da mudança linguística, William Labov acabou revelando a complexa relação desse fenômeno, diacrônico,...
2003

Dicionários escolares. políticas, formas & usos- volume i
Nossa tradição escolar não tem dado ao léxico e à sua aquisição a atenção que merecem. Talvez pela própria formação docente, que privilegia demasiadamente a análise gramatical, sem refletir suficientemente sobre o texto de modo mais amplo e sobre a palavra, que é, por assim dizer, um texto em miniatura, com sua forma, sua função, seus sentidos virtuais à espera de atualização, sua história particu...
2011

Produção textual análise de gêneros e compreensão
Esse trabalho contém a quarta versão dos materiais para o curso de Linguística 03 ministrado na graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, no segundo semestre de 2005. Constam aqui estudos muitas vezes inacabados e idéias preliminares. Os temas estão distribuídos em três partes com tópicos interligados, a saber: - Produção textual com ênfase na linguística de texto de base cognitiv...
2008

O ouvinte e a surdez. sobre ensinar e aprender a libras
O ouvinte e o desconhecido mundo da surdez… Mútuo desconhecimento! Do ouvinte — que convive com um mundo que desconhece — e da surdez — que desconhece o ouvinte e o mundo dele. É difícil para os ouvintes aprenderem a libras? Como aproximar a distância linguística entre a língua oral dos ouvintes e a língua de sinais dos surdos? Quais deslocamentos são possíveis aí? Aprender uma nova língua exige d...
2021

Considerações sobre a fala e a escrita. fonologia em nova chave- volume i
(a) A escola pode conviver com formas gráficas da língua popular e até mesmo do registro chamado de "vulgar"? (b) Até que ponto aceitar grafias de base fonética assentadas na fala dos alunos é um caminho didático adequado? (c) Por que há alunos que produzem textos ricos em informações, mas em grafia "bárbara", e outros que reproduzem textos "certinhos" de baixa informatividade? (d) Como avaliar es...
2006