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Conversas com tradutores. balanços e perspectivas da tradução- volume i
As Conversas com tradutores que esse livro apresenta são multidirecionais e multitemáticas. Elas reúnem alguns dos nomes mais importantes da tradução na atualidade em nosso país. O percurso temático do livro passa pela formação do tradutor, pela noção sempre fugaz do certo e do errado, pelas flutuantes valorizações do mercado e da remuneração decorrente, pelas peculiaridades de cada área (temática...
2003
Ensino e aprendizagem de língua inglesa. conversas com especialistas
A grande maioria dos departamentos de formação de professor(a) de língua inglesa, especialmente aqueles que oferecem dupla habilitação, tem falhado na preparação de professores. Assim, acabam colocando no mercado de trabalho profissionais inexperientes, inseguros, sem ou com pouca fluência na língua estudada, despreparados e com muita dificuldade para exercer a docência. Paradoxalmente, é o exercí...
2009
Lingua materna. letramento, variação e ensino
Esse livro propõe uma pedagogia da língua materna que não perde de vista o fato fundamental da heterogeneidade linguística.Ao ampliarem a noção de alfabetização pela noção de letramento, Bagno, Stubbs e Gagné se posicionam em prol de uma educação linguística que abandone o estudo da língua como objeto em si mesma e passe a incorporar o conceito de heterogeneidade como aspecto fundamental do ensino...
2002
Aquisição da escrita
Se as crianças aprendem a falar por simples imersão na linguagem, isso não é verdade para o aprendizado da escrita: ler, compreender ou escrever um texto são todas atividades que só podem ser adquiridas por meio de um longo aprendizado. A expressão escrita de símbolos gráficos legíveis demanda conhecimentos específicos e habilidades motoras, linguísticas, espaço visuais e perceptivas: o conhecimen...
2017
Gêneros catalisadores. letramento & formação do professor- volume i
Esse volume se inscreve no campo aplicado dos estudos da linguagem e reúne trabalhos sobre ensino de leitura, produção escrita e análise linguística na escola fundamental e em cursos de formação continuada de professores. São trabalhos que se sustentam em análises de situações e materiais representativos e contemplam tanto as demandas contemporâneas de ensino desses recursos do letramento escolar ...
2006
Constelação de gêneros: a construção de um conceito
Você tem em mãos uma obra instigante e desafiadora, apropriada àqueles que nutrem apreço pelas questões epistemológicas e conceituais e não apenas pela mera aplicação de teorias da-das. Este livro é um convite à reflexão sobre os gêneros, num contexto em que os estudos bra-sileiros da área têm chamado a atenção de pesquisadores do mundo inteiro e clamam por uma consolidação cada vez mais clara. O ...
2021
Metodologia de pesquisa em literatura
A preocupação de publicações sobre metodologia nas humanidades volta-se sempre para um aspecto utilitário-instrumental: acessar fontes, fazer fichamentos, organizar bibliografias, raramente realizando uma autorreflexão sobre o que significa pesquisar. Metodologia da pesquisa em literatura faz jus aos substantivos de seu título e discute elementos constitutivos da pesquisa, como a interpretação tex...
2020
Doa-se lindos filhotes de poodle. variação linguística, mídia e preconceito
Quando comprometida com a verdade, a mídia é fundamental na vida de uma sociedade. Quando não, é perniciosa, porque cria verdades, falseia fatos, faz (mal) a cabeça. A mídia brasileira tem faltado com a verdade, ao repisar a ideia de que as formas linguísticas de prestígio são as únicas certas do ponto de vista da estrutura linguística. Se não fosse a confusão entre língua e gramática normativa, e...
2005
Conversa de gatos
Dois gatos batem um animado papo, no qual analisam as esquisitices humanas, expressas claramente pelo caráter impreciso da linguagem na criação de conceitos. E não precisam ir muito longe não! Eles se concentram, para provar a inconsistência humana, no paradoxo que rodeia os conceitos derivados da própria presença dos gatos entre os humanos. O mesmo “gato” usado para dizer “lindo” vale para desqua...
2014
A formação do professor de português. que lingua vamos ensinar?
Se levarmos em conta que, ao longo dos últimos quinhentos anos, a gramática é o que mais tem ocupado as aulas de português e se levarmos a sério o que, desde então, vem sendo dito a respeito de como falamos e escrevemos, vamos ter de admitir que o ensino de gramática não nos ensinou nem a aprender nem a ensinar português. Ao longo destes mesmos quinhentos anos, no entanto, temos sido capazes de pr...
A norma oculta. língua & poder na sociedade brasileira
A norma oculta aprofunda o estudo das relações entre língua e poder no Brasil e demonstra que o preconceito linguístico na sociedade brasileira é, na verdade, um entranhado preconceito social. Bagno lança um olhar inquiridor sobre a história da constituição das línguas para desvendar nossa realidade sociolinguística. Seu recurso à história se funde com a pesquisa sociolinguística e a crítica coraj...
2003
Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas
A análise de discurso crítica (ADC) propõe um olhar mais atento às ideologias veiculadas e sustentadas pela linguagem, partindo da posição de que a própria linguagem em uso é uma forma de prática social, controlada por grupos que produzem conteúdos e posicionamentos a serem aprendidos e seguidos. Ao fornecer ferramentas para o desvelamento das relações de poder, a ADC postula que as hegemonias são...
2018
Libras, que língua é essa?
Ainda é preciso insistir no fato de que a Libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado pa...
2009
Linguística aplicada na modernidade recente. festschrift para antonieta celani
Linguística Aplicada na modernidade recente — Festschrift para Antonieta Celani vem a lume como subsídio crucial para cursos na graduação, podendo funcionar como livro-base para cursos de Linguística Aplicada voltados para a sala de aula de línguas, assim como para pesquisadores em formação na pós-graduação, de modo que eles possam travar conhecimento com o campo no qual vão atuar. O volume cobre ...
2013
Planejar gêneros acadêmicos
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, ...
2009
Fábulas nuas e cruas
Propomos este livro de novas fábulas para que as novas gerações possam redescobrir sua riqueza. A meio caminho entre o conto, o provérbio e o conselho, as fábulas aqui publicadas encerram a sabedoria de muitas culturas e a coragem de repropor uma reflexão sobre os valores que cultivamos em casa, na escola, na vida. Aqui se trata, mais do que simplesmente elencar virtudes e defeitos do caráter huma...
2005
Preconceito linguístico
O preconceito, seja ele de que natureza for, é uma crença pessoal, uma postura individual diante do outro. Qualquer pessoa pode achar que um modo de falar é mais bonito, mais feio, mais elegante, mais rude do que outro. No entanto, quando essa postura se transforma em atitude, ela se torna discriminação e esta tem de ser alvo de denúncia e de combate. No caso da língua, é imprescindível que toda c...
2015
A língua do Brasil amanhã e outros mistérios
Não se pode negar que a gramática e outras questões linguísticas não são muito populares entre os leitores. Isso é consequência da atitude da maioria dos professores e gramáticos, cuja maior preocupação é determinar como é que as pessoas deveriam falar ou escrever. Essa atitude constitui uma enorme injustiça para com os estudos da linguagem, que encerram um imenso potencial de interesse, e não ape...
2008
Do signo ao discurso. introdução à filosofia da linguagem
Como as palavras se relacionam com o mundo? Eis aí o velho problema da referência que, desde Platão até Davidson, tem perturbado filósofos, linguistas, teóricos da comunicação. Do signo ao discurso – Introdução à filosofia da linguagem aborda as questões, os autores e os temas essenciais para compreender a relação entre linguagem e realidade, palavras e coisas, o problema do significado, de como c...
2004
Quarto de badulaques
Esse é um texto que preserva a vivacidade do pensamento de R. Alves e cobre a quase totalidade das questões que inquietam a maioria das pessoas: o divórcio, o futebol, a religião, a família, a política, a economia, o casamento, o envelhecimento, a infância abandonada, o terrorismo, a educação, a ecologia, a eternidade, a democracia, a imprensa e a mídia eletrônica, a poesia, o politicamente corret...
2003
Considerações sobre a fala e a escrita. fonologia em nova chave- volume i
(a) A escola pode conviver com formas gráficas da língua popular e até mesmo do registro chamado de "vulgar"? (b) Até que ponto aceitar grafias de base fonética assentadas na fala dos alunos é um caminho didático adequado? (c) Por que há alunos que produzem textos ricos em informações, mas em grafia "bárbara", e outros que reproduzem textos "certinhos" de baixa informatividade? (d) Como avaliar es...
2006
Ensinar na universidade. conceitos práticos, dicas, métodos pedagógicos- volume i
O objetivo deste livro é preencher uma lacuna na formação dos professores universitários. A maioria deles não recebeu a menor formação em pedagogia. Esse lapso de formação provoca um duplo problema: De um lado, contribui para a frustração dos professores porque o ensino se torna para eles uma atividade cada vez menos satisfatória. De outro, essa ausência de formação é parcialmente responsável pela...
2012
Língua e literatura. machado de assis na sala de aula
As propostas deste livro se organizam em torno de atividades com o conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis. No entanto, as orientações dadas para as atividades com o conto machadiano podem, diante das necessárias adequações, ser expandidas para o trabalho com outros autores e outros textos. Esperamos trazer à discussão o trabalho com o texto em sala de aula, reforçando o posicionamento de que ...
Linguagem. gênero. sexualidade
Interpretar padrões sexuais amplos no uso da linguagem, sem considerar outros aspectos da identidade e das relações sociais, é como pintar com um olho fechado. Os falantes não são montados com módulos separados e independentes: parte euro-americano, parte feminino, parte de meia-idade, parte feminista, parte intelectual. Isolar gênero de outros aspectos da identidade social também conduz a general...
2010
Para entender a linguística
Todos nós somos linguistas. Mas há alguns de nós que são mais "linguistas" que outros: linguistas profissionais atuam nas universidades. Algumas empresas se voltam para a linguística aplicada. Tudo leva a crer que os linguistas existem, mesmo que seja pelo artifício de uma convenção. Para entender a linguística foi produzido por um "linguista" convicto de que quanto mais progredimos na linguística...
2005
Por uma linguística crítica. linguagem, identidade e a questão crítica
Os leitores brasileiros podem agora ter contato mais imediato com a produção de Kanavillil Rajagopalan. Depois de ter concentrado sua produção científica basicamente em revistas especializadas, como Journal of Linguistics, Journal of Pragmatics, Journal of Literary Semantics, The British Journal of Aesthetics, Poetics, Harvard Educational Review, Studies in Language, International Journal of Appli...
2003
Questões para analistas do discurso
Reunião de textos de natureza diversa, que abordam um número relativamente grande de temas. Um traço os une: todos discutem temas centrais para a análise do discurso, mas em dicção um pouco à margem das dominantes. Questões para analistas do discurso levanta problemas e indica respostas que a análise do discurso propõe para questões ligadas a temas como a leitura, o linguístico e o sentido, a rela...
2009
Resenha
A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, p...
2007
Gêneros textuais & ensino
Quando falamos ou escrevemos, seja em que situação for, estamos sempre produzindo algum gênero textual. Essa constatação, por mais singela e óbvia que possa parecer, não vinha sendo levada em conta pelos manuais de ensino de língua. Na realidade, embora tenhamos certa competência tipológica intuitiva para a produção de muitos gêneros textuais, essa habilidade pode e deve ser analisada, treinada e ...
2017
O ensino do espanhol no brasil. presente, passado, futuro
Dentre as perguntas chave respondidas por esse livro temos: Por que os brasileiros devem aprender espanhol? Por que a situação atual do espanhol no Brasil pode ser caracterizada como "de bonanza, de auge y de prestigio"? Como perceber, objetivamente, a proximidade entre o espanhol e o português e quais as implicações pedagógicas desse parentesco linguístico?Quais os principais desafios à formação ...
2005
A análise do discurso. história e práticas
A análise do discurso — história e práticas baseia-se essencialmente na literatura desenvolvida no seio das ciências da linguagem, mantendo-se a linguística como o principal lugar institucional da AD. Esse livro também contém recordações pessoais, fragmentos de comunicações, de discussões… repercute disputas e solidariedades intelectuais. Seu objetivo é constituir um testemunho e um ponto de vista...
2007
A guerra fria estruturalista - estudos em historiografia linguística brasileira
Situar a formação de uma disciplina, a linguística, no Brasil — que se pretendeu autônoma em relação à filologia, à gramaticologia e à dialetologia tradicionais — passa inevitavelmente pela reflexão sobre como a questão das influências, da originalidade e do clima de opinião moldou o pensamento crítico sobre sua emergência e desenvolvimento. Valendo-se de documentação inédita e de materiais não pu...
2021
Análise da conversação. princípios e métodos- volume ii
Dez artigos sobre o acento em português. No primeiro capítulo, Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP) apresenta uma versão modernizada dos capítulos XXVIII e XXIX da Grammatica da Linguagem Portuguesa de Fernão de Oliveira. Santiago-Almeida destaca exatamente os capítulos nos quais se apresenta a primeira descrição fonológica do fenômeno do acento em português. Waldemar Ferreira Netto (USP), no ...
2006
As cadeias do texto. construindo sentidos - volume 1
Esse livro é resultado prático de pesquisas, de orientações em vários níveis e de cursos ministrados a um público de alunos e professores do campo de estudos da linguagem pela autora. E é mais do que isso. É um trabalho de articulação entre a apresentação de reflexões de cunho teórico sobre a natureza e as funções das cadeias referenciais de um texto e as aplicações práticas das teorias em análise...
2010
Aula de português. encontro & interação - volume 14
Tem “uma pedra no meio do caminho” da aula de português: no ensino de língua portuguesa, ainda persistem práticas inadequadas e irrelevantes, não condizentes com as mais recentes concepções de língua e com os objetivos mais amplos que se pode pretender para seu ensino. Os professores não podem mais simplesmente dar as costas aos grandes avanços da investigação científica sobre a linguagem. No enta...
2003
Diário de um artigo inacabado
<p>Em Diário de um artigo inacabado, um personagem insólito, um artigo acadêmico, ganha vida para narrar os percalços sociais, psicológicos, econômicos, políticos e, principalmente, antropológicos do seu trágico destino como um texto sedento de glória literária no contexto da universidade brasileira contemporânea.</p> <p>Nesse romance sobre a vida acadêmica na periferia do Ocidente, Robson Cruz f...
2023
Dicionários escolares. políticas, formas & usos- volume i
Nossa tradição escolar não tem dado ao léxico e à sua aquisição a atenção que merecem. Talvez pela própria formação docente, que privilegia demasiadamente a análise gramatical, sem refletir suficientemente sobre o texto de modo mais amplo e sobre a palavra, que é, por assim dizer, um texto em miniatura, com sua forma, sua função, seus sentidos virtuais à espera de atualização, sua história particu...
2011
Do campo para a cidade. estudo sociolinguístico sobre migração - volume 1
Esse livro investiga, de um ponto de vista linguístico, como migrantes rurais se ajustam a um ambiente urbano. O foco do estudo de Stella Maris Bortoni-Ricardo são os falantes do caipira, um dialeto do português brasileiro, que migraram para Brazlândia, uma cidade-satélite de Brasília, DF. A obra examina em pormenor o substrato sociolinguístico sincrônico e histórico desses migrantes e as mudanças...
2011
Doze conceitos em análise do discurso- volume i
Depois de termos publicado Cenas da enunciação (2008), damos a público Doze conceitos em análise do discurso. Como entender esse novo livro de Dominique Maingueneau? Doze conceitos em análise do discurso é uma demonstração de que a análise do discurso encontra-se em uma fase diferente daquela que se configurava nos escritos fundadores, que datam dos anos 1960, sem necessariamente abrir mão de suas...
2010
Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro
Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro é resultado de toda uma vida de pesquisa da autora e fruto, no essencial, de conferências feitas entre Brasil e Portugal. Ao falar para diferentes públicos, em variadas situações, Rosa Virgínia Mattos e Silva enfatiza pontos fundamentais para que a sócio-história do português brasileiro, por ser feita, se faça de modo consequente com o que a ...
2004
Ensinar o brasileiro. respostas a 50 perguntas de professores de língua materna
Há um grande número de perguntas relevantes, comuns aos professores de língua materna, cujas respostas podem interferir na prática docente. Essa necessidade dos professores chamou tanto a atenção do autor, que ele começou a colecionar as perguntas que lhe eram feitas, no intuito de produzir um livro de respostas condensadas, com o objetivo de atender a essa demanda por material informativo. Cinque...
2007
Foucault. a coragem da verdade
Que coragem é essa que, para se manifestar, supõe a instância de um falar francamente? Qual é essa verdade cuja condição de possibilidade não é lógica, mas ética? Esse entrelaçamento de coragem e verdade terá, sem dúvida, constituído para Foucault algo como um complexo fundamental. A coragem da verdade como grade de leitura da obra e da vida enquanto indissociáveis, enquanto aquilo que, simultanea...
2004
Gramáticas contemporâneas do português. com a palavra, os autores- volume i
Esta obra é o registro de um encontro inusitado: a reunião dos autores de obras contemporâneas nomeadas como "gramáticas" da língua portuguesa do Brasil: Ataliba Teixeira de Castilho, Evanildo Bechara, José Carlos Azeredo, Marcos Bagno, Maria Helena de Moura Neves, Mário Perini. Para representar a gramática contemporânea da língua portuguesa em Portugal, foi convidada Maria Helena Mira Mateus. Tod...
2014
