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Gêneros catalisadores. letramento & formação do professor- volume i
Esse volume se inscreve no campo aplicado dos estudos da linguagem e reúne trabalhos sobre ensino de leitura, produção escrita e análise linguística na escola fundamental e em cursos de formação continuada de professores. São trabalhos que se sustentam em análises de situações e materiais representativos e contemplam tanto as demandas contemporâneas de ensino desses recursos do letramento escolar ...
2006

A norma oculta. língua & poder na sociedade brasileira
A norma oculta aprofunda o estudo das relações entre língua e poder no Brasil e demonstra que o preconceito linguístico na sociedade brasileira é, na verdade, um entranhado preconceito social. Bagno lança um olhar inquiridor sobre a história da constituição das línguas para desvendar nossa realidade sociolinguística. Seu recurso à história se funde com a pesquisa sociolinguística e a crítica coraj...
2003

Gênese dos discursos
Dominique Maingueneau tem observado que as pesquisas que tomam a linguagem como discurso, e não apenas como estrutura, se disseminam cada vez mais, com os ganhos e os riscos que essa deriva acarreta. Em Gênese dos discursos, após ter realizado pesquisas empíricas e publicado textos de caráter geral sobre linguística e questões de discurso e de texto, ele se dedica a propor alguns marcos para a aná...
2008

A formação do professor de português. que lingua vamos ensinar?
Se levarmos em conta que, ao longo dos últimos quinhentos anos, a gramática é o que mais tem ocupado as aulas de português e se levarmos a sério o que, desde então, vem sendo dito a respeito de como falamos e escrevemos, vamos ter de admitir que o ensino de gramática não nos ensinou nem a aprender nem a ensinar português. Ao longo destes mesmos quinhentos anos, no entanto, temos sido capazes de pr...
2006

Lingua materna. letramento, variação e ensino
Esse livro propõe uma pedagogia da língua materna que não perde de vista o fato fundamental da heterogeneidade linguística.Ao ampliarem a noção de alfabetização pela noção de letramento, Bagno, Stubbs e Gagné se posicionam em prol de uma educação linguística que abandone o estudo da língua como objeto em si mesma e passe a incorporar o conceito de heterogeneidade como aspecto fundamental do ensino...
2002

Ensino e aprendizagem de língua inglesa. conversas com especialistas
A grande maioria dos departamentos de formação de professor(a) de língua inglesa, especialmente aqueles que oferecem dupla habilitação, tem falhado na preparação de professores. Assim, acabam colocando no mercado de trabalho profissionais inexperientes, inseguros, sem ou com pouca fluência na língua estudada, despreparados e com muita dificuldade para exercer a docência. Paradoxalmente, é o exercí...
2009

Para entender a linguística
Todos nós somos linguistas. Mas há alguns de nós que são mais "linguistas" que outros: linguistas profissionais atuam nas universidades. Algumas empresas se voltam para a linguística aplicada. Tudo leva a crer que os linguistas existem, mesmo que seja pelo artifício de uma convenção. Para entender a linguística foi produzido por um "linguista" convicto de que quanto mais progredimos na linguística...
2005

Conversas com tradutores. balanços e perspectivas da tradução- volume i
As Conversas com tradutores que esse livro apresenta são multidirecionais e multitemáticas. Elas reúnem alguns dos nomes mais importantes da tradução na atualidade em nosso país. O percurso temático do livro passa pela formação do tradutor, pela noção sempre fugaz do certo e do errado, pelas flutuantes valorizações do mercado e da remuneração decorrente, pelas peculiaridades de cada área (temática...
2003

Análise da conversação. princípios e métodos- volume ii
Dez artigos sobre o acento em português. No primeiro capítulo, Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP) apresenta uma versão modernizada dos capítulos XXVIII e XXIX da Grammatica da Linguagem Portuguesa de Fernão de Oliveira. Santiago-Almeida destaca exatamente os capítulos nos quais se apresenta a primeira descrição fonológica do fenômeno do acento em português. Waldemar Ferreira Netto (USP), no ...
2006

Foucault. a coragem da verdade
Que coragem é essa que, para se manifestar, supõe a instância de um falar francamente? Qual é essa verdade cuja condição de possibilidade não é lógica, mas ética? Esse entrelaçamento de coragem e verdade terá, sem dúvida, constituído para Foucault algo como um complexo fundamental. A coragem da verdade como grade de leitura da obra e da vida enquanto indissociáveis, enquanto aquilo que, simultanea...
2004

Princípios de linguística descritiva. introdução ao pensamento
Princípios de linguística descritiva trata das teorias e métodos utilizados para descrever a organização formal e semântica da língua. A ordenação da matéria segue mais um critério didático do que conceitual; por isso foi preciso dividir certos assuntos muito importantes (como a classificação das formas) em mais de um bloco, introduzindo o tema em nível elementar e voltando a ele posteriormente, q...
2013

Aquisição da escrita
Se as crianças aprendem a falar por simples imersão na linguagem, isso não é verdade para o aprendizado da escrita: ler, compreender ou escrever um texto são todas atividades que só podem ser adquiridas por meio de um longo aprendizado. A expressão escrita de símbolos gráficos legíveis demanda conhecimentos específicos e habilidades motoras, linguísticas, espaço visuais e perceptivas: o conhecimen...
2014

Ensinar o brasileiro. respostas a 50 perguntas de professores de língua materna
Há um grande número de perguntas relevantes, comuns aos professores de língua materna, cujas respostas podem interferir na prática docente. Essa necessidade dos professores chamou tanto a atenção do autor, que ele começou a colecionar as perguntas que lhe eram feitas, no intuito de produzir um livro de respostas condensadas, com o objetivo de atender a essa demanda por material informativo. Cinque...
2007

Ensinar na universidade. conceitos práticos, dicas, métodos pedagógicos- volume i
O objetivo deste livro é preencher uma lacuna na formação dos professores universitários. A maioria deles não recebeu a menor formação em pedagogia. Esse lapso de formação provoca um duplo problema: De um lado, contribui para a frustração dos professores porque o ensino se torna para eles uma atividade cada vez menos satisfatória. De outro, essa ausência de formação é parcialmente responsável pela...
2012

História concisa da semiótica
Essa história concisa da semiótica mostra o encadeamento das descobertas semióticas que se produziram a partir do final do século XIX e funda a singularidade e a autonomia da semiótica a partir do "ponto de não retorno" que é o conjunto da meditação de Saussure sobre a língua. E também mostra como L. Hjelmslev, de um lado, e N. Trubetzkoi e R. Jakobson, de outro, prolongaram e aperfeiçoaram o saus...
2006

Linguística aplicada na modernidade recente. festschrift para antonieta celani
Linguística Aplicada na modernidade recente — Festschrift para Antonieta Celani vem a lume como subsídio crucial para cursos na graduação, podendo funcionar como livro-base para cursos de Linguística Aplicada voltados para a sala de aula de línguas, assim como para pesquisadores em formação na pós-graduação, de modo que eles possam travar conhecimento com o campo no qual vão atuar. O volume cobre ...

Nada é sagrado, tudo pode ser dito - reflexões sobre a liberdade de expressão
Nada é sagrado, tudo pode ser dito - reflexões sobre a liberdade de expressão
2004

O ensino do espanhol no brasil. presente, passado, futuro
Dentre as perguntas chave respondidas por esse livro temos: Por que os brasileiros devem aprender espanhol? Por que a situação atual do espanhol no Brasil pode ser caracterizada como "de bonanza, de auge y de prestigio"? Como perceber, objetivamente, a proximidade entre o espanhol e o português e quais as implicações pedagógicas desse parentesco linguístico?Quais os principais desafios à formação ...
2012

Por uma linguística crítica. linguagem, identidade e a questão crítica
Os leitores brasileiros podem agora ter contato mais imediato com a produção de Kanavillil Rajagopalan. Depois de ter concentrado sua produção científica basicamente em revistas especializadas, como Journal of Linguistics, Journal of Pragmatics, Journal of Literary Semantics, The British Journal of Aesthetics, Poetics, Harvard Educational Review, Studies in Language, International Journal of Appli...
2003

Questões para analistas do discurso
Reunião de textos de natureza diversa, que abordam um número relativamente grande de temas. Um traço os une: todos discutem temas centrais para a análise do discurso, mas em dicção um pouco à margem das dominantes. Questões para analistas do discurso levanta problemas e indica respostas que a análise do discurso propõe para questões ligadas a temas como a leitura, o linguístico e o sentido, a rela...
2009

Sistema, mudança e linguagem - um percurso na história da lingua
Sistema, mudança e linguagem - um percurso na história da lingua
2004

Linguagem. gênero. sexualidade
Interpretar padrões sexuais amplos no uso da linguagem, sem considerar outros aspectos da identidade e das relações sociais, é como pintar com um olho fechado. Os falantes não são montados com módulos separados e independentes: parte euro-americano, parte feminino, parte de meia-idade, parte feminista, parte intelectual. Isolar gênero de outros aspectos da identidade social também conduz a general...
2010

Políticas da norma e conflitos linguísticos
As línguas são vistas neste livro como instituições sociais, como objetos de debates e polêmicas políticas. Como esse debate sobre a norma tem adquirido uma considerável dimensão no Brasil, e sua relevância política não pode ser escamoteada, esperamos que tanto a apresentação de diferentes processos de construção linguística, quanto os esclarecedores capítulos dedicados especificamente ao debate n...
2011

Sociolinguística quantitativa. instrumental de análise
Sociolinguística quantitativa — Instrumental de análise surge com um conteúdo desejado por muitos, especialmente os pesquisadores que desenvolvem trabalhos na linha da sociolinguística laboviana. O que se busca é trazer a público respostas a diversas perguntas que os pesquisadores variacionistas, usuários do aparato teórico-metodológico da sociolinguística laboviana, se fazem no dia a dia, no trab...
2007

As cadeias do texto. construindo sentidos - volume 1
Esse livro é resultado prático de pesquisas, de orientações em vários níveis e de cursos ministrados a um público de alunos e professores do campo de estudos da linguagem pela autora. E é mais do que isso. É um trabalho de articulação entre a apresentação de reflexões de cunho teórico sobre a natureza e as funções das cadeias referenciais de um texto e as aplicações práticas das teorias em análise...
2010

Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro
Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro é resultado de toda uma vida de pesquisa da autora e fruto, no essencial, de conferências feitas entre Brasil e Portugal. Ao falar para diferentes públicos, em variadas situações, Rosa Virgínia Mattos e Silva enfatiza pontos fundamentais para que a sócio-história do português brasileiro, por ser feita, se faça de modo consequente com o que a ...
2008

Letramentos no ensino médio
Os professores que atuam no ensino médio enfrentam o desafio de levar os estudantes a lerem, cotejarem, estudarem para aprender, avaliarem criticamente, sintetizarem, divulgarem; sempre envolvendo análises, retomadas e conexões. Como ler e escrever para aprender é o princípio que une todas as disciplinas na escola, pode-se dizer que ler e escrever é responsabilidade de todos os professores e de to...
2012

Fábulas nuas e cruas
Propomos este livro de novas fábulas para que as novas gerações possam redescobrir sua riqueza. A meio caminho entre o conto, o provérbio e o conselho, as fábulas aqui publicadas encerram a sabedoria de muitas culturas e a coragem de repropor uma reflexão sobre os valores que cultivamos em casa, na escola, na vida. Aqui se trata, mais do que simplesmente elencar virtudes e defeitos do caráter huma...
2005

Constelação de gêneros: a construção de um conceito
Você tem em mãos uma obra instigante e desafiadora, apropriada àqueles que nutrem apreço pelas questões epistemológicas e conceituais e não apenas pela mera aplicação de teorias da-das. Este livro é um convite à reflexão sobre os gêneros, num contexto em que os estudos bra-sileiros da área têm chamado a atenção de pesquisadores do mundo inteiro e clamam por uma consolidação cada vez mais clara. O ...
2020

A palavra e a sentença. estudo introdutório
A palavra e a sentença apresenta o conteúdo básico de formação de um curso de letras nas áreas de morfologia e sintaxe. O que o diferencia de outras obras é o fato de apresentar as duas áreas num mesmo livro, assim como a abordagem de temas da lexicologia. Uma característica do livro é a apresentação de tópicos de sintaxe formal e sintaxe funcional, algo que não se encontra nos manuais em circulaç...
2011

Filosofia da linguagem- volume i
A pessoa humana é definida pela linguagem e pela razão, o que significa que, sem linguagem, não haveria racionalidade. Razão e linguagem podem se confundir, como supunham os projetos de uma língua universal? Que significa para a razão humana o fato de a linguagem nos ser dada sob a forma de uma multiplicidade de línguas diferentes? Essas perguntas nos mostram que a filosofia da linguagem certament...
2009

Caminhos da linguística histórica. ouvir o inaudível - volume 1
"A arte de fazer o melhor uso de maus dados" (Labov 1982: 20) é metáfora mais que apropriada para definir o tipo de dados de que dispõem os que trabalham no campo da linguística histórica. Em Caminhos da linguística histórica – ouvir o inaudível, Rosa Virgínia Mattos e Silva desenvolve conceitos básicos, tanto referentes à linguística histórica, no seu sentido estrito, quanto a sua relação com a f...
2008

Conversa de gatos
Dois gatos batem um animado papo, no qual analisam as esquisitices humanas, expressas claramente pelo caráter impreciso da linguagem na criação de conceitos. E não precisam ir muito longe não! Eles se concentram, para provar a inconsistência humana, no paradoxo que rodeia os conceitos derivados da própria presença dos gatos entre os humanos. O mesmo “gato” usado para dizer “lindo” vale para desqua...
2024

Doa-se lindos filhotes de poodle. variação linguística, mídia e preconceito
Quando comprometida com a verdade, a mídia é fundamental na vida de uma sociedade. Quando não, é perniciosa, porque cria verdades, falseia fatos, faz (mal) a cabeça. A mídia brasileira tem faltado com a verdade, ao repisar a ideia de que as formas linguísticas de prestígio são as únicas certas do ponto de vista da estrutura linguística. Se não fosse a confusão entre língua e gramática normativa, e...
2005

Letramentos de reexistência. poesia, grafite, música, dança: hip hop
Este livro aponta para a diversidade de práticas letradas que conformam a realidade brasileira e confronta as grandes desigualdades existentes entre grupos, segundo sua origem social, escolaridade, inserção profissional, faixa etária, gênero, raça. Mostra também que a compreensão dessa complexidade e, principalmente, as possibilidades de mudança nas práticas letradas dos sujeitos são reais.<br><br...
2011

As políticas linguísticas
A intervenção humana na língua ou nas situações linguísticas não é novidade: sempre houve indivíduos tentando legislar, ditar o uso correto ou intervir na forma da língua. De igual modo, o poder político sempre privilegiou essa ou aquela língua, escolhendo governar o Estado numa língua ou mesmo impor à maioria a língua de uma minoria. No entanto, a política linguística (determinação das grandes de...
2007

Sete erros aos quatro ventos. a variação linguística no ensino de português
Os livros didáticos constituem, no universo do ensino público brasileiro, a principal (quando não única) ferramenta para o processo de letramento não só dos alunos (e, muitas vezes, de suas famílias) como também dos próprios docentes, cuja formação é reconhecidamente precária, insuficiente. A importância dos livros didáticos na educação brasileira em geral e na educação em língua materna em partic...
2013

Todo mundo devia escrever
Não se trata de dizer que a literatura como vocação está ao alcance de todos, porque a escrita de que este livro trata não é necessariamente aquela que se classifica como literária e aspira à publicação como um fim em si mesmo. Aqui, o autor trata do gesto salutar, cotidiano, pelo qual toda pessoa se vê impelida a se lançar na tarefa do esclarecimento. Trata da escrita como instrumento único de ed...
2008

Cenas da enunciação
Nesse livro, Maingueneau- propõe novos desenvolvimentos derivados da análise de textos de natureza variada, partindo sempre da inseparabilidade do texto e do quadro social de sua produção e circulação;- insiste na tese de que não há um plano central do discurso: tudo o que o constitui deriva dos mesmos fundamentos, de sua semântica global;- apresenta novos conceitos: discursos constituintes, sobre...
2008

Gramáticas contemporâneas do português. com a palavra, os autores- volume i
Esta obra é o registro de um encontro inusitado: a reunião dos autores de obras contemporâneas nomeadas como "gramáticas" da língua portuguesa do Brasil: Ataliba Teixeira de Castilho, Evanildo Bechara, José Carlos Azeredo, Marcos Bagno, Maria Helena de Moura Neves, Mário Perini. Para representar a gramática contemporânea da língua portuguesa em Portugal, foi convidada Maria Helena Mira Mateus. Tod...
2014

A pragmática
A pragmática é uma disciplina recente, de fronteiras fluidas… Uma das mais fecundas no cruzamento das pesquisas em filosofia e em linguística. Mas como definir a pragmática? Como surgiu o ponto de vista pragmático? Quais são seus conceitos mais importantes? Contra a memória curta, esse livro evoca o que se deve aos fundadores: Peirce, Frege, Morris, Wittgenstein, Bar-Hillel. Contra a memória parci...
2006

Português no ensino médio e formação do professor
Português no ensino médio e formação do professor
2006

Gramática española para brasileños- volume i
Gramática española para brasileños é uma iniciativa de Vicente Masip e da Parábola Editorial que vem facilitar o aprendizado dos estudantes brasileiros de espanhol como segunda língua.Os leitores descobrirão aqui uma gramática especialmente pensada para brasileiros, criada por um linguista espanhol que vive no Brasil há mais de quarenta anos.Trata-se de uma gramática simples, acessível, que facili...
2020