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Conversas com tradutores. balanços e perspectivas da tradução- volume i
As Conversas com tradutores que esse livro apresenta são multidirecionais e multitemáticas. Elas reúnem alguns dos nomes mais importantes da tradução na atualidade em nosso país. O percurso temático do livro passa pela formação do tradutor, pela noção sempre fugaz do certo e do errado, pelas flutuantes valorizações do mercado e da remuneração decorrente, pelas peculiaridades de cada área (temática...
2003
Ensino e aprendizagem de língua inglesa. conversas com especialistas
A grande maioria dos departamentos de formação de professor(a) de língua inglesa, especialmente aqueles que oferecem dupla habilitação, tem falhado na preparação de professores. Assim, acabam colocando no mercado de trabalho profissionais inexperientes, inseguros, sem ou com pouca fluência na língua estudada, despreparados e com muita dificuldade para exercer a docência. Paradoxalmente, é o exercí...
2009
Lingua materna. letramento, variação e ensino
Esse livro propõe uma pedagogia da língua materna que não perde de vista o fato fundamental da heterogeneidade linguística.Ao ampliarem a noção de alfabetização pela noção de letramento, Bagno, Stubbs e Gagné se posicionam em prol de uma educação linguística que abandone o estudo da língua como objeto em si mesma e passe a incorporar o conceito de heterogeneidade como aspecto fundamental do ensino...
2002
Para entender a linguística
Todos nós somos linguistas. Mas há alguns de nós que são mais "linguistas" que outros: linguistas profissionais atuam nas universidades. Algumas empresas se voltam para a linguística aplicada. Tudo leva a crer que os linguistas existem, mesmo que seja pelo artifício de uma convenção. Para entender a linguística foi produzido por um "linguista" convicto de que quanto mais progredimos na linguística...
2005
Aquisição da escrita
Se as crianças aprendem a falar por simples imersão na linguagem, isso não é verdade para o aprendizado da escrita: ler, compreender ou escrever um texto são todas atividades que só podem ser adquiridas por meio de um longo aprendizado. A expressão escrita de símbolos gráficos legíveis demanda conhecimentos específicos e habilidades motoras, linguísticas, espaço visuais e perceptivas: o conhecimen...
2014
Gêneros catalisadores. letramento & formação do professor- volume i
Esse volume se inscreve no campo aplicado dos estudos da linguagem e reúne trabalhos sobre ensino de leitura, produção escrita e análise linguística na escola fundamental e em cursos de formação continuada de professores. São trabalhos que se sustentam em análises de situações e materiais representativos e contemplam tanto as demandas contemporâneas de ensino desses recursos do letramento escolar ...
2010
Constelação de gêneros: a construção de um conceito
Você tem em mãos uma obra instigante e desafiadora, apropriada àqueles que nutrem apreço pelas questões epistemológicas e conceituais e não apenas pela mera aplicação de teorias da-das. Este livro é um convite à reflexão sobre os gêneros, num contexto em que os estudos bra-sileiros da área têm chamado a atenção de pesquisadores do mundo inteiro e clamam por uma consolidação cada vez mais clara. O ...
2021
Conversa de gatos
Dois gatos batem um animado papo, no qual analisam as esquisitices humanas, expressas claramente pelo caráter impreciso da linguagem na criação de conceitos. E não precisam ir muito longe não! Eles se concentram, para provar a inconsistência humana, no paradoxo que rodeia os conceitos derivados da própria presença dos gatos entre os humanos. O mesmo “gato” usado para dizer “lindo” vale para desqua...
2014
Doa-se lindos filhotes de poodle. variação linguística, mídia e preconceito
Quando comprometida com a verdade, a mídia é fundamental na vida de uma sociedade. Quando não, é perniciosa, porque cria verdades, falseia fatos, faz (mal) a cabeça. A mídia brasileira tem faltado com a verdade, ao repisar a ideia de que as formas linguísticas de prestígio são as únicas certas do ponto de vista da estrutura linguística. Se não fosse a confusão entre língua e gramática normativa, e...
2005
A formação do professor de português. que lingua vamos ensinar?
Se levarmos em conta que, ao longo dos últimos quinhentos anos, a gramática é o que mais tem ocupado as aulas de português e se levarmos a sério o que, desde então, vem sendo dito a respeito de como falamos e escrevemos, vamos ter de admitir que o ensino de gramática não nos ensinou nem a aprender nem a ensinar português. Ao longo destes mesmos quinhentos anos, no entanto, temos sido capazes de pr...
2011
Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas
A análise de discurso crítica (ADC) propõe um olhar mais atento às ideologias veiculadas e sustentadas pela linguagem, partindo da posição de que a própria linguagem em uso é uma forma de prática social, controlada por grupos que produzem conteúdos e posicionamentos a serem aprendidos e seguidos. Ao fornecer ferramentas para o desvelamento das relações de poder, a ADC postula que as hegemonias são...
2024
Libras, que língua é essa?
Ainda é preciso insistir no fato de que a Libras é língua? Desde a década de 1960, ela recebeu o status linguístico, e, ainda hoje, passados quase cinquenta anos, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade.O objetivo desse livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado pa...
2024
Linguística aplicada na modernidade recente. festschrift para antonieta celani
Linguística Aplicada na modernidade recente — Festschrift para Antonieta Celani vem a lume como subsídio crucial para cursos na graduação, podendo funcionar como livro-base para cursos de Linguística Aplicada voltados para a sala de aula de línguas, assim como para pesquisadores em formação na pós-graduação, de modo que eles possam travar conhecimento com o campo no qual vão atuar. O volume cobre ...
2013
Por uma linguística crítica. linguagem, identidade e a questão crítica
Os leitores brasileiros podem agora ter contato mais imediato com a produção de Kanavillil Rajagopalan. Depois de ter concentrado sua produção científica basicamente em revistas especializadas, como Journal of Linguistics, Journal of Pragmatics, Journal of Literary Semantics, The British Journal of Aesthetics, Poetics, Harvard Educational Review, Studies in Language, International Journal of Appli...
2003
Fábulas nuas e cruas
Propomos este livro de novas fábulas para que as novas gerações possam redescobrir sua riqueza. A meio caminho entre o conto, o provérbio e o conselho, as fábulas aqui publicadas encerram a sabedoria de muitas culturas e a coragem de repropor uma reflexão sobre os valores que cultivamos em casa, na escola, na vida. Aqui se trata, mais do que simplesmente elencar virtudes e defeitos do caráter huma...
A norma oculta. língua & poder na sociedade brasileira
A norma oculta aprofunda o estudo das relações entre língua e poder no Brasil e demonstra que o preconceito linguístico na sociedade brasileira é, na verdade, um entranhado preconceito social. Bagno lança um olhar inquiridor sobre a história da constituição das línguas para desvendar nossa realidade sociolinguística. Seu recurso à história se funde com a pesquisa sociolinguística e a crítica coraj...
2003
Do signo ao discurso. introdução à filosofia da linguagem
Como as palavras se relacionam com o mundo? Eis aí o velho problema da referência que, desde Platão até Davidson, tem perturbado filósofos, linguistas, teóricos da comunicação. Do signo ao discurso – Introdução à filosofia da linguagem aborda as questões, os autores e os temas essenciais para compreender a relação entre linguagem e realidade, palavras e coisas, o problema do significado, de como c...
2004
Planejar gêneros acadêmicos
Depois de terem publicado Resumo e Resenha, neste 3o volume, Planejar gêneros acadêmicos, as autoras se concentram nas sugestões gerais de produção de diferentes gêneros acadêmicos/científicos, naquilo que eles têm em comum. Antes de qualquer produção acadêmica/científica, há um trabalho anterior a ser desenvolvido que envolve uma série de atividades. Se essas atividades não forem bem executadas, ...
2005
A pragmática
A pragmática é uma disciplina recente, de fronteiras fluidas… Uma das mais fecundas no cruzamento das pesquisas em filosofia e em linguística. Mas como definir a pragmática? Como surgiu o ponto de vista pragmático? Quais são seus conceitos mais importantes? Contra a memória curta, esse livro evoca o que se deve aos fundadores: Peirce, Frege, Morris, Wittgenstein, Bar-Hillel. Contra a memória parci...
2006
A língua do Brasil amanhã e outros mistérios
Não se pode negar que a gramática e outras questões linguísticas não são muito populares entre os leitores. Isso é consequência da atitude da maioria dos professores e gramáticos, cuja maior preocupação é determinar como é que as pessoas deveriam falar ou escrever. Essa atitude constitui uma enorme injustiça para com os estudos da linguagem, que encerram um imenso potencial de interesse, e não ape...
2004
Resenha
A coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos tem como objetivo suprir a falta de material didático para a produção dos gêneros textuais mais utilizados na escola e no meio universitário. O primeiro volume refere-se à leitura e à produção de resumos, gênero muito utilizado tanto em escolas de ensino médio como em diferentes atividades acadêmicas e profissionais. Nas universidades, p...
2004
Tecnologias para aprender
Como aprender usando tecnologias ou o que precisamos aprender para usar as tecnologias de maneira crítica, autônoma e cidadã. Em um sentido ou em outro, essas são possibilidades apresentadas por este livro, cujos autores vêm se dedicando ao tema do letramento digital desde que o mundo passou a se conectar via redes telemáticas. Carla Viana Coscarelli, professora e pesquisadora da UFMG, reuniu um t...
Multiletramentos na escola
Hoje, qualquer um edita um áudio ou um vídeo em casa, produz animações de boa qualidade, constrói objetos e ambientes tridimensionais, combinados com textos e imagens paradas, adiciona música e voz e produz trabalhos muito além do que qualquer editora ou estúdio de cinema poderia fazer até alguns anos atrás. E como ficam nisso tudo os letramentos? Tornam-se multiletramentos: são necessárias novas ...
Doze conceitos em análise do discurso- volume i
Depois de termos publicado Cenas da enunciação (2008), damos a público Doze conceitos em análise do discurso. Como entender esse novo livro de Dominique Maingueneau? Doze conceitos em análise do discurso é uma demonstração de que a análise do discurso encontra-se em uma fase diferente daquela que se configurava nos escritos fundadores, que datam dos anos 1960, sem necessariamente abrir mão de suas...
2010
Linguagem. gênero. sexualidade
Interpretar padrões sexuais amplos no uso da linguagem, sem considerar outros aspectos da identidade e das relações sociais, é como pintar com um olho fechado. Os falantes não são montados com módulos separados e independentes: parte euro-americano, parte feminino, parte de meia-idade, parte feminista, parte intelectual. Isolar gênero de outros aspectos da identidade social também conduz a general...
2010
Lutar com palavras. coesão & coerência- volume 10
Coesão e coerência não são questões exploradas satisfatoriamente, nem mesmo nas aulas de língua portuguesa. É comum ouvir referências muito vagas à coesão e à coerência, mas elas constituem um terreno vago, para onde vamos jogando tudo o que não sabemos explicar bem: Diante daquele texto meio ruim, não muito bem formulado, não muito claro, recorremos a uma área geral, sem contornos, onde cabe tudo...
2005
Muito além da gramática. por um ensino de línguas sem pedras no caminho
Esse livro traz para o debate público a questão da gramática e de seu ensino, para que as pessoas possam ter um olhar diferente sobre a gramática. A dificuldade de propor ao grande público o debate sobre a gramática reside no fato de as pessoas acreditarem que as questões linguísticas não lhes dizem respeito, "não têm nada a ver" com suas atividades profissionais, com suas relações familiares, com...
2007
Textos multimodais. leitura e produção
Textos multimodais: leitura e produção é o resultado, bem prático, de uma pesquisa sobre textos multimodais na escola básica, especialmente no ensino médio. O que se pode esperar de alunos expostos a esses textos quase só em aulas de geografia, matemática ou outras disciplinas que lidam mais diretamente com a leitura e a produção de imagens e visualizações? Será que, ainda hoje, vale a pena pensar...
2016
Gramática española para brasileños- volume i
Gramática española para brasileños é uma iniciativa de Vicente Masip e da Parábola Editorial que vem facilitar o aprendizado dos estudantes brasileiros de espanhol como segunda língua.Os leitores descobrirão aqui uma gramática especialmente pensada para brasileiros, criada por um linguista espanhol que vive no Brasil há mais de quarenta anos.Trata-se de uma gramática simples, acessível, que facili...
2010
Gêneros textuais & ensino
Quando falamos ou escrevemos, seja em que situação for, estamos sempre produzindo algum gênero textual. Essa constatação, por mais singela e óbvia que possa parecer, não vinha sendo levada em conta pelos manuais de ensino de língua. Na realidade, embora tenhamos certa competência tipológica intuitiva para a produção de muitos gêneros textuais, essa habilidade pode e deve ser analisada, treinada e ...
2010
Discurso e análise do discurso
Discurso e análise do discurso é um verdadeiro mapeamento da análise do discurso (AD), pois passa por todas as questões clássicas, teóricas e metodológicas acerca da AD, e ainda acrescenta outras. Além disso, o livro expõe de forma refinada a relação da AD com as ciências humanas e sociais e ainda analisa as implicações da internet e das redes sociais para a AD. É obra de apresentação, e, assim, e...
2015
Que é um conceito?
Ao perguntar Que é um conceito?, Benoit Hardy-Vallée apresenta as diferentes concepções de conceito em função dos campos do saber, das teorias, dos discursos. O “que é?” se desdobra rapidamente em “como funcionam os conceitos?”, em “para que servem os conceitos?”, e, sobretudo, em “como se constroem os conceitos?”. Conceitos são universais abstratos, que aplicam a representação de propriedades inv...
2013
Preconceito linguístico
O preconceito, seja ele de que natureza for, é uma crença pessoal, uma postura individual diante do outro. Qualquer pessoa pode achar que um modo de falar é mais bonito, mais feio, mais elegante, mais rude do que outro. No entanto, quando essa postura se transforma em atitude, ela se torna discriminação e esta tem de ser alvo de denúncia e de combate. No caso da língua, é imprescindível que toda c...
2015
A análise do discurso. história e práticas
A análise do discurso — história e práticas baseia-se essencialmente na literatura desenvolvida no seio das ciências da linguagem, mantendo-se a linguística como o principal lugar institucional da AD. Esse livro também contém recordações pessoais, fragmentos de comunicações, de discussões… repercute disputas e solidariedades intelectuais. Seu objetivo é constituir um testemunho e um ponto de vista...
2007
A guerra fria estruturalista - estudos em historiografia linguística brasileira
Situar a formação de uma disciplina, a linguística, no Brasil — que se pretendeu autônoma em relação à filologia, à gramaticologia e à dialetologia tradicionais — passa inevitavelmente pela reflexão sobre como a questão das influências, da originalidade e do clima de opinião moldou o pensamento crítico sobre sua emergência e desenvolvimento. Valendo-se de documentação inédita e de materiais não pu...
2021
Análise da conversação. princípios e métodos- volume ii
Dez artigos sobre o acento em português. No primeiro capítulo, Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida (USP) apresenta uma versão modernizada dos capítulos XXVIII e XXIX da Grammatica da Linguagem Portuguesa de Fernão de Oliveira. Santiago-Almeida destaca exatamente os capítulos nos quais se apresenta a primeira descrição fonológica do fenômeno do acento em português. Waldemar Ferreira Netto (USP), no ...
2006
Aula de português. encontro & interação - volume 14
Tem “uma pedra no meio do caminho” da aula de português: no ensino de língua portuguesa, ainda persistem práticas inadequadas e irrelevantes, não condizentes com as mais recentes concepções de língua e com os objetivos mais amplos que se pode pretender para seu ensino. Os professores não podem mais simplesmente dar as costas aos grandes avanços da investigação científica sobre a linguagem. No enta...
2003
Dicionários escolares. políticas, formas & usos- volume i
Nossa tradição escolar não tem dado ao léxico e à sua aquisição a atenção que merecem. Talvez pela própria formação docente, que privilegia demasiadamente a análise gramatical, sem refletir suficientemente sobre o texto de modo mais amplo e sobre a palavra, que é, por assim dizer, um texto em miniatura, com sua forma, sua função, seus sentidos virtuais à espera de atualização, sua história particu...
2016
Do campo para a cidade. estudo sociolinguístico sobre migração - volume 1
Esse livro investiga, de um ponto de vista linguístico, como migrantes rurais se ajustam a um ambiente urbano. O foco do estudo de Stella Maris Bortoni-Ricardo são os falantes do caipira, um dialeto do português brasileiro, que migraram para Brazlândia, uma cidade-satélite de Brasília, DF. A obra examina em pormenor o substrato sociolinguístico sincrônico e histórico desses migrantes e as mudanças...
2011
Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro
Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro é resultado de toda uma vida de pesquisa da autora e fruto, no essencial, de conferências feitas entre Brasil e Portugal. Ao falar para diferentes públicos, em variadas situações, Rosa Virgínia Mattos e Silva enfatiza pontos fundamentais para que a sócio-história do português brasileiro, por ser feita, se faça de modo consequente com o que a ...
2004
Ensinar o brasileiro. respostas a 50 perguntas de professores de língua materna
Há um grande número de perguntas relevantes, comuns aos professores de língua materna, cujas respostas podem interferir na prática docente. Essa necessidade dos professores chamou tanto a atenção do autor, que ele começou a colecionar as perguntas que lhe eram feitas, no intuito de produzir um livro de respostas condensadas, com o objetivo de atender a essa demanda por material informativo. Cinque...
2007
Filosofia da linguagem- volume i
A pessoa humana é definida pela linguagem e pela razão, o que significa que, sem linguagem, não haveria racionalidade. Razão e linguagem podem se confundir, como supunham os projetos de uma língua universal? Que significa para a razão humana o fato de a linguagem nos ser dada sob a forma de uma multiplicidade de línguas diferentes? Essas perguntas nos mostram que a filosofia da linguagem certament...
2009
Foucault. a coragem da verdade
Que coragem é essa que, para se manifestar, supõe a instância de um falar francamente? Qual é essa verdade cuja condição de possibilidade não é lógica, mas ética? Esse entrelaçamento de coragem e verdade terá, sem dúvida, constituído para Foucault algo como um complexo fundamental. A coragem da verdade como grade de leitura da obra e da vida enquanto indissociáveis, enquanto aquilo que, simultanea...
2004
