Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+Exibindo: 1 - 44 de 230 resultados

Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas
É comum aceitar-se que a pesquisa e a prática deveriam alimentar e enriquecer uma a outra, mas isso tem sido uma exceção nas práticas das salas de aula brasileiras em que a língua inglesa é ensinada, ligação ainda mais rara no caso das escolas públicas. Esta coletânea, marcando o 80º aniversário de Maria Antonieta Alba Celani, um dos membros mais influentes, entusiásticos e comprometidos da comuni...
2009

Relatos de experiência de ensino e aprendizagem de línguas na internet
Esse livro é especialmente dedicado a professores de línguas e a formadores de professores que venham a trabalhar no contexto digital da Internet. Embora as experiências relatadas tenham ocorrido principalmente no âmbito do ensino e aprendizagem de língua, as questões abordadas são de interesse de todos aqueles que queiram utilizar o computador e a Internet como instrumento de mediação nos process...
2004

A prática de linguagem em sala de aula
Especialmente dedicado a professores e a multiplicadores e formadores de professores em serviço, este livro discute propostas e experiências de implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa que dizem respeito, essencialmente, a formação de professores para a implementação de propostas de ensino e a práticas didáticas e projetos escolares levados a efeito em sala de aula. ...
2002

Indisciplina, conflitos e bullying na escola
O fenômeno da violência tem se mostrado cada vez mais presente no cotidiano escolar. No dia a dia, educadores deparam-se frequentemente com situações em que a falta de ética é sentida, e permeada, muitas vezes, pela violência. Comumente apontados como “bagunceiros”, meninas e meninos carregam um estigma e não encontram, na maioria das vezes, possibilidades de superação das dificuldades que têm de ...
2013

O livro didático de língua estrangeira
Esta coletânea reúne trabalhos na área de língua estrangeira voltados para formadores de professores e professores de língua estrangeira em educação continuada bem como alunos universitários do curso de Letras com habilitação nessa área. Com os objetivos de compartilhar conhecimento teórico-metodológico sobre o livro didático de língua estrangeira e apresentar argumentos para o desenvolvimento da ...
2009

Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita
Os artigos neste volume demonstram que, embora os livros didáticos tenham recebido, nos últimos anos, maior atenção de autores e editores na direção de propostas de ensino mais responsáveis, continuam centrados nas práticas letradas da cultura da escrita, cujos resultados parecem, segundo o desempenho de alunos de Ensino Médio nas avaliações institucionais, não estar preparando os alunos para a vi...
2003

Perspectiva ética e generosidade
Explicar as ações humanas e como essas se tornam morais tem sido a tarefa de inúmeras pesquisas na Psicologia Moral. Esse livro busca apresentar uma discussão atual sobre Moral e Ética que possa compreender como as ações humanas podem ser generosas. Entendendo que uma virtude é uma disposição que depende mais do que da tomada de consciência do outro, – já que não se situa no campo dos direitos e d...
2009

Educação, memória, história
Em coletânea que conseguiu reunir historiadores da educação do Brasil, Portugal, Espanha e França, possíveis caminhos são indiciados e ampliados nesse ato de rememorar para o qual há que se buscar lugares de memória para a educação, para essa (re) construção: são os arquivos e os museus escolares, mas também os novos olhares sobre eles, são os impressos com as diferentes abordagens para analisá-lo...

Alfabetização e letramento
Alfabetização, aquisição da escrita; (socio-) construção da escrita, letramento. A variedade de designação do fenômeno da entrada do sujeito no mundo da escrita, representada no título desta obra, é mais do que mera sinonímia. Ela é bastante significativa no que diz respeito às diferentes vias de abordagem do fenômeno e bastante representativa dos principais embates - teóricos e práticos - que têm...

Conflitos na instituição educativa
No dia a dia de uma escola, professores e especialistas deparam-se freqüentemente com conflitos entre os alunos, desavenças e crises repentinas. Observa-se, muitas vezes, que esses conflitos são vistos como negativos e danosos ao bom andamento das relações entre os alunos. Tal concepção evidencia-se porque os esforços são, em geral, apontados para duas direções: a primeira delas, seria evitá-los –...
2011

O falante gramático
Esse livro propõe que a gramática de uma língua é a descrição do comportamento linguístico que os falantes nativos automática e sistematicamente apresentam no uso diário que fazem de sua língua materna. Como tal, esta gramática apresenta uma série de construções que ainda não foram descritas ou sequer analisadas pelos nosso compêndios tradicionais. Ao apresentar algumas dessas construções no decor...
2003

Leitura, história e história da leitura
Nos últimos anos, a história do livro e da leitura tem interessado a pesquisadores de várias áreas do conhecimento. O volume e a qualidade dos trabalhos já permite esboçar uma interpretação sobre a produção, a circulação e a recepção de impressos no Brasil. É isso que se faz em "Leitura, história e história da leitura", em que um conjunto de pesquisadores brasileiros e estrangeiros examina questõe...
1999

Memória em movimento na formação de professores
Memória em movimento na formação de professores
2001

Por que (não) ensinar gramática na escola
Na primeira parte o autor apresenta argumentos que poderiam convencer o leitor de que é completamente desnecessário ensinar gramática na escola, se o objetivo for dominar a variedade padrão de uma língua e tornar os alunos hábeis leitores e autores pelo menos razoáveis. Na segunda parte apresenta vários conceitos de gramática, comenta alguns outros estreitamente relacionados com aquele e, em segui...
1998

Perder as asas
O livro Perder as asas: Vivendo com E.L.A. surgiu a princípio como uma Terapia Ocupacional e começou a ser escrito em 2014. No começo parecia uma ideia impossível de ser realizada por alguém com tantas limitações físicas, mas um espírito forte não se dobra tão facilmente e Cláudio não só desafiou mais uma vez o improvável como foi além e deu asas a sua imaginação. Com a ajuda de uma Terapeuta ele...

Faces da escrita
Faces da escrita é resultado do IV Simpósio Derdic que envolveu várias universidades do país, representadas por pesquisadores com amplo reconhecimento científico no tratamento do tema "escrita" - polo organizador de reflexões e debates. A Escrita foi abordada a partir de ângulos e perspectivas bastante particulares, já que sua importância e interesse têm sido sublinhados em áreas em que sua pertin...
2011

Práticas sociais de linguagem
O presente livro foi organizado com o objetivo de propiciar reflexões teóricas sobre as práticas sociais de oralidade, leitura, produção escrita e análise linguística, além de repensar o espaço dado, nas aulas de Língua Portuguesa, às variedades linguísticas. Essas reflexões subsidiaram os estudos desenvolvidos dentro do Projeto de Pesquisa intitulado Formação Continuada para Professores da Educaç...
2015

Transgressões convergentes
O conjunto de textos desse livro visita variados temas com uma preocupação constante: enxergar o verso das questões para nele tecer, com categorias encontradas nos pensamentos de Bakhtin, Vigotski e Bateson, elementos de respostas que sustentem uma prática de relações educativas. Nossos temas, aparentemente aleatórios, resultam de provocações ora trazidas pela participação em eventos de formação d...

Ainda sem asas
“Seu sorriso é mais eloquente e didático do que mais de mil pregações.” Sempre digo isso ao Cláudio desde de que nos conhecemos numa comunidade cristã. Já se vão dois anos de amizade… A vida, a perseverança e a fé dele são fontes de inspiração para mim e para todos aqueles que o conhecem de perto. Se você nunca o conheceu pessoalmente, esse livro vai lhe apresentar o coração de um homem que conseg...

Arte de amar
Um leitor que, inspirado pelo título, se debruce sobre este livro com uma pretensão, digamos, romântica, certamente se surpreenderá com a objetividade do poeta romano Ovídio: sua Arte de amar trata, mais especificamente, de técnicas (um dos sentidos de artes, em latim) de conquista, sedução, envolvimento amoroso e carnal, sem, contudo, envolvimento emocional da parte do sedutor! . Onde encontrar u...

Canção, estética e política - ensaios legionários
O livro Canção, estética e política: ensaios legionários recontextualiza a obra da Legião Urbana em sua tentativa de traduzir seu próprio tempo em canção. O período de redemocratização trouxe na música popular um sério questionamento sobre o país e sua estrutura política e social. Os filhos da Ditadura não se acomodaram em simplesmente negar a pátria ou construir um discurso niilista. O rock brasi...
2012

O desejo da teoria e a contingência da prática
Este livro reúne textos que analisam discursos sobre e na sala de aula de língua materna e língua estrangeira, tratando de questões teóricas e práticas, na busca da desconstrução da dicotomia teoria/prática, das concepções facilmente apreendidas que caracterizam essa relação como "um processo de totalização em um sentido ou outro" (Deleuze) isto é, o desejo de uma em detrimento da outra. Trabalham...

Diálogos com a diversidade
Nas últimas décadas, o Brasil tem implantado várias políticas públicas com o objetivo de atender a população historicamente afastada de garantias sociais. No entanto, leis, programas e projetos, decorrentes do compromisso constitucional, têm sido implementados em um panorama de restrições e ajustes econômicos, sob um planejamento administrativo gerencial, o que proporciona determinadas característ...

Educação de jovens e adultos
O debate em torno do analfabetismo - ou letramento, como preferem muitos autores brasileiros - vem se alimentando de outras fontes e respondendo a outros problemas sociais e culturais que não só os da educação. Teorizando sobre a oralidade e cultura escrita, especialista de diversas disciplinas vêm tentando compreender de que maneiras a linguagem constitui os seres humanos, como as tecnologias da ...
2001

Educação para a paz e a tolerância
Educar para a Paz, educar para a tolerância, passa pela justiça, pela solidariedade, pelo perdão – virtudes que são construídas ao longo da vida, em meio aos casos de injustiças, de egoísmo, de vinganças. mas que, se trabalhadas de forma adequada, apontam caminhos para a construção da tão desejada cultura de Paz. O Grupo de Estudos “Educação para a Paz e Tolerância” (GEEPAZ), que pertence ao Labo...
2011

A formação do professor como um profissional crítico
A necessidade da introdução de mudanças na teoria educacional que embasa as discussões sobre questões didático-pedagógicas e sua relação com aspectos éticos e de constituição de cidadania nos cursos de licenciatura e/ou de formação contínua vem sendo continuamente discutida. Este livro aborda a formação crítico-reflexivo de educadores com base na pesquisa sócio-histórica-cultural e aponta a centra...

A formação da personalidade ética
Pensar a educação moral em tempos atuais exige de nós mais do que uma adequação do currículo escolar. Como podemos formar pessoas éticas se não temos idéia de como se dá esse desenvolvimento? Sim, pois, é verdade que para se ensinar matemática, os professores aprendem, ou deveriam aprender, como se dá a gênese do número, das noções de espaço, de medidas, de tempo. Para se saber geografia, história...

Gêneros, entre o texto e o discurso
Esta obra é um amplo painel de propostas teóricas, práticas e teórico-práticas de estudo dos gêneros, incidindo igualmente sobre questões metodológicas do trabalho com gêneros. Compõe-se de capítulos escritos por diversos autores, incluindo alguns a que devemos textos que são referência constante em muitos trabalhos com gêneros. O volume tem como um de seus grandes méritos demonstrar na prática qu...

Identidade e subjetividade
Dividido em cinco partes (Modernidade e identidade sob o olhar contemporâneo; Culturas, linguagens e diversidade; Linguagem e ensino: (des)construção de identidade e subjetividade; As novas linguagens e os sujeitos nos espaços e Reflexões sobre nós e o novo), este livro se propõe a traçar um panorama amplo dos estudos a respeito dos temas da identidade e da subjetividade em um momento contemporâne...
2012

Instantâneos do rio antigo
"O tempo", escreveu Machado de Assis em Esaú e Jacó, "é um rato roedor de todas as coisas". Em seu incessante ofício, modifica e recria o "tecido invisível" outra imagem machadiana – do que foi um dia vivido, deixando para o futuro a tarefa da leitura vale dizer, da interpretação daquilo que foi preservado de seus dentes vorazes e também das lacunas, silêncios, e esquecimentos que deixou. Cronista...
2003

Leitura e interdisciplinaridade
As propostas a serem discutidas nesta obra estão baseadas na observação direta do cotidiano da escola - onde foram examinados planos de ensino, propostas pedagógicas e livros didáticos, e foram entrevistados professores e equipe de direção (coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores) -, nas novas teorias educacionais, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que sugerem contrapor ...

Os caminhos dos livros
Rio de Janeiro, período colonial. A vida não era fácil para quem queria ler um livro. A Coroa Portuguesa impediu a impressão no Brasil até que a Família Real se transferisse para cá no período das invasões napoleônicas. Antes e depois da mudança, o contato com os livros era fortemente controlado por organismos de censura a quem competia sancionar o que liam, escreviam e imprimiam os súditos d'aqué...
2003

A pesquisa em literatura e leitura na formação docente
A Coletânea A pesquisa em literatura e leitura na formação docente: experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino composta por 3 volumes reúne textos de autores de diversas cidades e universidades do Brasil que têm nesta temática uma de suas preocupações mais relevantes. Abordada desde diferentes perspectivas teóricas e práticas, a temática é discutida pelos autores com um du...
2020

E quando chega a adolescência
Estamos certos de que todos os educadores desejam formar alunos que, em ocasiões de conflitos interpessoais, tenham estrutura para resolvê-los de forma justa e respeitosa. No entanto, será que as ações destes colaboram para este tipo de formação? Em nossa prática percebemos que muitos professores pensam estar caminhando nesta direção e ingenuamente caminham para a formação de pessoas que possuem p...

Reflexões e ações (trans)formadoras no ensino-aprendizagem de inglês
O pano de fundo das reflexões apresentadas neste livro é o Programa Formação Contínua do Professor de Inglês da Escola Pública: um Contexto para a (Des)Construção da Prática, já amplamente descrito em outros volumes desta coleção. O contexto específico é o curso de extensão Reflexão sobre a Ação. O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando, componente de desenvolvimento profissional do referido P...
2024

Religiões ayahuasqueiras
Essa obra pretende ser uma espécie de manual sobre as religiões ayahuasqueiras e dirige-se tanto a especialistas quanto a leigos que se interessam pelo assunto. O livro é estruturado em três partes. A primeira consiste em uma introdução panorâmica da história das religiões ayahuasqueiras do Brasil: Santo Daime, Barquinha, União do Vegetal e suas múltiplas vertentes. Apresenta também uma avaliação ...

A socioconstrução do texto escrito
Muitas vezes os professores ficam decepcionados pela pobreza dos textos escolares e cansados de corrigir sempre os mesmos erros. Cancionila Janzkovski Cardoso lhes permite ver, ao analisar produções habituais, a forma pela qual os erros recorrentes mostram dificuldades insuspeitadas, como testemunham, também, tomadas de consciência e soluções imaginadas pelas crianças. Os progressos não se efetuam...

Nominais nus
As línguas humanas diferem muito com relação à presença ou não de artigos antes dos nomes. Há línguas em que não há nenhum artigo antes do substantivo, como o karitiana, uma língua indígena brasileira; no oposto, está o francês em que só há sintagmas nominais com artigo. O português brasileiro é uma exceção se comparado às outras línguas românicas, inclusive o português europeu, porque só no portu...
2012

Os humores da língua
"Os humores da língua" pretende ser um livro de lingüística, embora dedicado a descrever piadas. Uma piada pode ser definida como um texto que parece falar de uma coisa, mas que fala de outra. Ou melhor, fala das duas, colocando ora uma ora outra em primeiro plano. A passagem de um tema a outro se faz, em geral, por um certo funcionamento da língua. O livro se dedica basicamente à descrição dos el...
1998

Emoção, memória, imaginação
Ao tematizarem emoção, memória e imaginação como constitutivas da atividade humana, os artigos dessa coletânea contribuem para o redimensionamento de aspectos do desenvolvimento humano na história, na cultura. Abrangendo uma diversidade de temas e campos empíricos, esse segundo volume da série Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais aponta para um núcleo conceitual e teórico, fundamentado prin...

Política educacional brasileira
Livro que destaca a política educacional brasileira, entre os anos de 1990 e 2000, com base em diferentes análises, ressaltando os entraves resultantes do processo da reforma educacional que se configurou no país neste período e das ações, de projetos e dos programas desenvolvidos em âmbito nacional. Os autores, pesquisadores e professores universitários brasileiros, debatem os níveis e modalidade...

Inter/multiculturalidade, relações étnico-culturais e fronteiras da exclusão
A exclusão é vista não apenas como produto das relações econômicas, mas também como resultado das relações étnico-raciais, o que, no contexto dos estudos latino-americanos, vem sendo denominado de colonialidade, um padrão de dominação e subalternização produzido em torno das categorias de raça/etnia, por meio do qual os modos de ser, viver, conhecer e conviver dos povos indígenas e afro-brasileiro...
2019

Um panorama geral da violência na escola
É muito bom saber que chama à atenção de muitos educadores os estudos da Psicologia Moral sobre os problemas cotidianos da escola ligados à resolução dos conflitos como a violência, o bullying e os problemas de indisciplina. Os estudos nesta área das ciências têm nos apresentado dados que muito nos incomoda sobre a realidade de nossas escolas. Temos percebido a questão da indisciplina, a relação e...
2010