Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+Exibindo: 1 - 44 de 1.689 resultados

PAIS EDUCADORES
Com um texto de leitura agradável, Isabel Parolin contribui para a educação de crianças e jovens com autoridade e com afeto. Educadora conceituada no país, reúne neste livro algumas questões muito debatidas por pais e educadores no que se refere ao estabelecimento de limites. É proibido proibir?, indaga a autora. Suas respostas são ilustradas com interessantes relatos de situações que se referem a...
2003

RETRATOS DA AVALIAÇÃO
Trazendo um breve e interessante retrospecto da evolução teórica em avaliação nas últimas décadas, este livro é indicado para estudantes e professores em formação. Partindo da teoria, a autora apresenta sua pesquisa que resulta em retratos vivos da prática avaliativa na maioria das escolas do país. Lucinete analisa, principalmente, o uso exacerbado das provas e notas nas escolas e os conflitos e s...
2020

ALFABETIZAÇÃO POSSÍVEL
Os primeiros capítulos deste livro abordam políticas e as várias teorias que embasam propostas de alfabetização, apontando para a importância dos estudos como os de Emília Ferrero. A autora apresenta, também, exemplos e comentários acerca de processos percorridos por alunos e professores no processo de alfabetização, mostrando que é possível reinventar o ensinar e o aprender nessa área, a partir d...
2006

HISTÓRIAS DE LEITURA NA VIDA E NA ESCOLA
Os estudantes não gostam de ler? O que não leem? Como mobilizá-los a diferentes gêneros de leitura? Este é um relato sensível de um trabalho pedagógico voltado à formação de alunos leitores. Mostra que as atividades de leitura podem promover um verdadeiro diálogo entre professores e alunos se elas forem prazerosas e respeitarem o contexto sociocultural do estudante, principalmente no Ensino Fundam...
1997

ESTUDOS SOCIAIS
Uma proposta pedagógica interdisciplinar, atraente e significativa ? em que a literatura, a antropologia, as questões de gênero, a sociologia e outros temas culturais não podem ficar ausentes ? dá origem ao título desta publicação. A concepção defendida pelos autores é a da formação da cidadania do aluno a partir do seu respeito aos diferentes jeitos de ser e de viver do ?outro? no ambiente escola...
2002

A RECONSTRUÇÃO DA TAREFA EDUCATIVA
Uma das alternativas contra a crise e a desesperança em educação está no processo de entendimento mútuo, real, intersubjetivo e crítico entre todos os envolvidos, a partir de um ponto de vista essencialmente moral. O risco de uma compreensão generalista e periférica se dá, de modo especial, quando não ocorre um questionamento reconstrutivo, uma análise reflexiva e compartilhada, a partir de víncul...
2003

EDUCAÇÃO E EXCLUSÃO
Esta obra pretende desacomodar velhas tradições em Educação Especial. Nela se fala de uma escola de direito que luta contra as formas indignas de submissão às interpretações patológicas. Organizada por Carlos Skliar, pesquisador de mérito internacional, reúne experiências educativas norteadas por uma concepção socioantropológica na luta a favor da inclusão e do direito à educação para todos. Pela ...
2001

Entrando pela janela: o encantamento do aluno pela escola
Marita Redin questiona o significado do "tempo escolar", nos dias de hoje, compartimentado, superocupado, inflexível. Como se estivesse, "espiando pela janela" da sala de aula, relata os encantos que podem existir para além dessas quatro paredes, convidando a resgatar a arte, a criatividade, a socialização e a sensibilidade de crianças e jovens que habitam o mundo da escola. A leitura é fascinant...
2002

ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE VOL.2
O volume 2, Interfaces entre pedagogia e linguística, reúne ensaios e relatos de experiências de educadores com a alfabetização dos surdos, com a escrita e a leitura de crianças surdas, da sua relação com pais ouvintes e suas famílias, entre outros temas. As questões discutidas constituem, de forma implícita ou explícita, uma reflexão da natureza heterogênea, descontínua e rica sobre a educação bi...
2015

ESCOLA ABERTA
Na periferia urbana, um grupo de corajosos professores abre as portas para acolher crianças e jovens "de e na rua", realizando uma verdadeira aventura pedagógica. Em condições precárias para atividades escolares e sem exigir documentação para matrícula, alfabetizam e iniciam profissionalmente os jovens que por ali passam. Sem dúvida, a "paixão", que levou as autoras a escrever este livro, tomará c...
2020

A FORMAÇÃO DO ATOR
O ensino do teatro para jovens e adultos se delineia, neste livro, com uma clara sequência didática que em muito contribui para a compreensão do leitor. A autora descreve como trabalha com seus alunos, acrescentando, em paralelo, fundamentos teóricos que alicerçam a sua ação. Para além do ensino do teatro e das sugestões de práticas, o livro traz uma abordagem pedagógica de diálogo e de respeito p...
2003

LETRAMENTO E MINORIAS
Os textos aqui reunidos versam sobre a exclusão social dos grupos minoritários e sobre problemas de letramento com alunos especiais, com várias discussões em torno do mesmo eixo temático, com uma linguagem acessível e contribuições teórico-práticas a partir da realidade escolar. Destacam-se os capítulos sobre a ortografia e as camadas populares, o letramento de alunos surdos e com deficiência ment...
2002

SER PROFESSOR
Para Pedro Demo, a função precípua do professor é cuidar da aprendizagem do aluno com afinco, dedicação, sistematicidade, persistência. Em vez de alguém treinado para ensinar, o educador deve ser um eterno aprendiz, porque somente esse conseguirá tornar seu aluno aprendiz. De forma sucinta, mas intensa, aponta caminhos ao professor no sentido de levar os alunos a tornarem-se curiosos, autônomos e ...
2005

Escola com arte - multicaminhos para a transformacao
Escola com arte - multicaminhos para a transformacao
2020

GRANDES PENSADORES EM EDUCAÇÃO
Quatro questões desafiam as escolas em nosso tempo: avaliação, aprendizagem, indisciplina escolar e formação de professores. Neste livro, três grandes educadores trazem valiosas contribuições em termos da escola do século XXI. Pedro Demo assina dois capítulos, destacando-se o que se refere à formação continuada de professores. Yves de La Taille inclui um texto imperdível sobre violência e indiscip...
2020

A SURDEZ
Livro imprescindível a todos que se dedicam a Estudos Surdos. Com temas inéditos na época de sua publicação, os autores são precursores em termos da concepção socioantropológica em Educação Especial. Inspirados nos estudos de Carlos Skliar, pesquisador internacionalmente conhecido na área, pode-se afirmar que os textos aqui reunidos constituem-se em pilares teórico-metodológicos cada vez mais defe...
2015

Matematica nas series iniciais jogos athurma 2 - o sistema decimal de numer
Esta publicação reúne fundamentos teóricos a partir de uma ampla retomada da literatura a respeito da aprendizagem do sistema decimal de numeração. A autora desenvolve a teoria com vários exemplos elucidativos. Além disso, aponta princípios metodológicos de um ensino voltado à descoberta e aos desafios cognitivos, e traz sugestões de jogos matemáticos para o desenvolvimento dessas noções.
2020

PROFESSORAS EM CENA
Em tempo de inquietações em relação ao futuro da educação da infância, este livro assume grande significado. Mostra o entusiasmo e o comprometimento de jovens professoras em atuação e por que apresentam tal postura em sua profissão. Tendo por fundamento os estudos de Miguel Zabalza, educador espanhol, a autora aponta pressupostos básicos em formação de professores de Educação Infantil, ilustrando ...
2006

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Reúne um conjunto inédito de práticas e projetos pedagógicos desenvolvidos em programas e serviços de Educação de Jovens e Adultos. Assumem os autores o desafio de construir um espaço escolar diferente para esses alunos, "de permanência com aprendizagem", considerando-os plenos de possibilidades em termos da sistematização de saberes e sem desconsiderar a sua expectativa de uma "escola de verdade"...
2011

OUVINDO O SILÊNCIO
Armando Nembri nasceu surdo, enfrentou a exclusão em escolas públicas e vários outros desafios. Com apoio de sua família e por sua persistência, alcançou a formação universitária, passou em concursos profissionais e hoje é Mestre, Doutor em Educação e professor universitário. Seu emocionante relato de vida, somado à sua trajetória de escolarização em escolas, torna esta leitura indispensável a sur...
2018

LEITURA E ESCRITA
Esta publicação traz fundamentos teórico-práticos sobre letramento de minorias e educação dos surdos. Destacam-se temas de vanguarda, tais como a importância do brincar para o processo de letramento, o uso de recursos midiáticos nesse processo e um diálogo com famílias de alunos com deficiência mental sobre o processo de escolarização. As contribuições em relação ao tema resultam de muitos estudos...
2004

PLANEJAMENTO EM DESTAQUE
Revigora-se, através deste livro, um tema escasso na literatura em educação, e cuja discussão, por vezes, aparece por demais vinculada às concepções de reprodutivismo e burocracia. Fugindo às abordagens tradicionais, os autores discutem o planejamento numa visão interdisciplinar, desenvolvendo reflexões sobre pedagogia de projetos, relação planejamento/avaliação, reconstrução curricular. Mais do q...
2000

Educação física - para dentro e para além do movimento - 2ª
Educação física - para dentro e para além do movimento - 2ª
1999

BRINCAR E JOGAR
Jogos e brincadeiras com sucatas e materiais de baixo custo são muito importantes para o desenvolvimento infantil, uma vez que as crianças agem para transformar ?coisas que são? em ?coisas que não são?, abandonando uma atitude passiva de brincar e desenvolvendo a imaginação e a espontaneidade. As autoras sugerem aqui materiais que podem ser selecionados para isso e apresentam brincadeiras e jogos ...

APRENDIZAGEM NO BRASIL
A partir de considerações pertinentes sobre pesquisas e avaliações feitas no país, o autor propõe a gestores e educadores caminhos para uma escola de qualidade. Sugere, para isso, ações desenvolvidas de formação de professores e uma escola que vá além do instrucionismo ? que tenha por foco a formação de um aprendiz pesquisador, questionador, leitor e escritor. Ressalta a necessidade de tempo e esp...
2020

TEATRO E DANÇA
A intenção desta publicação é convidar todas as escolas do país a praticar o teatro e a dança, oportunizando, por meio de atividades prazerosas e lúdicas, o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo das crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais. Articuladas à teoria, encontram-se sequências didáticas e interessantes práticas pedagógicas, provocando os educadores a, junto com as crianças, ...
2012

A EDUCAÇÃO DO OLHAR
Esta obra refere-se ao papel dos professores de todas as áreas como educadores do olhar dos educandos, ampliando e coordenando as múltiplas leituras de imagens, oferecendo-lhes elementos teóricos e a possibilidade de discussão de significados. Arte-educadores de renome desenvolvem abordagens sobre leituras e releituras nas artes plásticas, visuais e dramáticas, sobre as relações entre arte e tecno...
2014

NOVOS RUMOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Focando as noções de adição e subtração e entrando na questão da resolução de situações-problemas em matemática, esta terceira publicação da autora é uma das mais vendidas para professores de Educação Básica. Clarissa apresenta fundamentos teóricos para o ensino dessas noções, novas abordagens para o ensino de cálculos e ressalta a importância dos trabalhos em grupo para resolução de problemas, of...
2002

CONHECIMENTO E MARGENS
Publicado em conjunto com o livro "Avanços em políticas de inclusão", enriquece a discussão, apresentando temas que reconfiguram a ação pedagógica e a pesquisa em educação especial, tais como o ensino de artes e o letramento visual, a formação de professores de alunos com necessidades educacionais especiais na educação infantil, a escolarização de sujeitos com autismo e psicose infantil e possibil...
2009

PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
A autora retrata a realidade de professores que atuam em instituições de Ensino Superior da Bahia, apresentando dados e uma análise crítica acerca da formação de professores, valorização e condições de trabalho. Trata-se de um livro que fala também das expectativas dos docentes, seus receios, conflitos e da forma pela qual dão sentido às suas vidas no exercício de sua profissão. Leitura recomendad...
2009

DIVERSIFICANDO EM QUÍMICA
Livro interessante e inovador sobre o ensino de Química, com orientações teórico-práticas a professores e estudantes da área, visando ao estabelecimento de relações entre o conhecimento científico e situações reais do cotidiano dos alunos. As atividades sugeridas oportunizam manipular substâncias, identificar suas propriedades e observar transformações. Propiciam também que os alunos reflitam sobr...
2009

ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO BILINGUE VOL.1
Resultado de um congresso internacional realizado em nosso país, essa obra em dois volumes apresenta textos completos dos conferencistas presentes e revela um significativo avanço teórico e prático em estudos sobre a educação dos surdos. O primeiro volume - Processos e projetos pedagógicos - aborda, entre outros temas, a questão do multiculturalismo, as políticas sobre a surdez, as políticas comun...
1999

INTÉRPRETE DE LIBRAS
A autora apresenta uma série de estudos realizados com intérpretes de Libras em "bidocência": presença simultânea da professora regente de classe e de intérpretes em salas de aula com crianças surdas. Contempla o leitor com fundamentos teóricos, fatos e comentários de professores regentes e de intérpretes, contribuindo para uma séria reflexão acerca da construção de uma escola bilíngue no ensino r...
2012

POR QUE VOCÊ NÃO ME OBEDECE?
Trazendo um tema pungente e atual em todo o país, este livro compõe, com outros dois que o antecedem, um importante conjunto de obras escritas por psicólogos e psicopedagogos experientes em lidar com problemas de disciplina/indisciplina, de bullying, de distúrbios de aprendizagem e outros tantos que assustam a sociedade brasileira. Pelas narrativas verídicas dos autores e suas valiosas contribuiçõ...
2011

INCLUSÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TRAJETÓRIAS DE PESQUISA
Reúnem-se aqui estudiosos de várias universidades brasileiras para expor suas ideias e tendências diante de questões que desafiam a escola e dão forma aos fenômenos educativos que focalizam os alunos considerados diferentes, deficientes ou com necessidades educativas especiais. Abordam, entre outras temáticas, questões que envolvem o ato de ensinar, alternativas de formação para o educador, espaço...
2007

ENSINO DE GEOGRAFIA
Considerado um clássico no tema, este livro traz importantes contribuições para um ensino mais envolvente e significativo, que leve em conta o cotidiano de crianças e jovens. Os autores, especialistas de renome na área, trazem discussões teóricas e reflexões sobre algumas práticas vigentes nas escolas, tais como a memorização de dados, as nomenclaturas difíceis, as maçantes reproduções de mapas em...
2000

PAIS E EDUCADORES
Devido ao sucesso da primeira publicação, a autora dá continuidade à questão dos limites com crianças e jovens, abordando a falta de tempo dos adultos, sejam eles pais ou educadores, para educar crianças e jovens com o respeito e a paciência que essa tarefa exige. Os adultos, por demais apressados, acabam fazendo pelas crianças o que elas deveriam aprender a fazer, reclamando depois de sua falta d...
2020

HISTÓRIA VIVA
Ensinar História, segundo a autora, envolve, sobretudo, o exercício de saber ouvir os alunos, uma postura necessária para desencadear o processo de aprendizagem. Ela apoia-se em Piaget, Freire e autores do campo da História para analisar os significados construídos sobre o ensino de História por alunos adolescentes, apontando para temas fundamentais ao trabalho pedagógico no Ensino Fundamental: a ...
2020

AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA FORMATIVA-REGULADORA
Janssen Felipe da Silva desenvolve, neste livro, os pilares da avaliação formativa, como escreve Jussara Hoffmann no prefácio, trazendo pressupostos teóricos e práticos sobre a aprendizagem significativa, a avaliação da aprendizagem e o papel do avaliador em uma escola inclusiva. Destaca-se o capítulo final, no qual apresenta, de forma didática, os princípios norteadores da elaboração e do uso de ...
2004

FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A partir de uma consistente fundamentação na teoria de Vygotski e Bakhtin, Dóris Bolzan ressalta a importância de um contexto interativo e da presença de um mediador competente em programas de formação continuada de professores. Sugere e orienta a organização de grupos de estudo em escolas devido à relevância desses momentos para o aperfeiçoamento pedagógico. Ilustra as considerações teóricas com ...
2002

Professor sem stress
Professores em stress? Este é um fenômeno da atualidade, aponta o autor: o aumento brusco da percentagem de professores com sintomas de mal-estar como conseqüência de elevados índices de absentismo e abandono da profissão. Este problema merece reflexão e solução urgentes, pois afeta toda a sociedade e os alunos em especial. O livro apresenta a diferença entre situações de stress, eustress, distres...
2007

LINGUAGENS GERADORAS
Os textos aqui reunidos tratam da história da infância e das políticas e concepções que influenciaram as propostas em Educação Infantil desenvolvidas nas escolas e instituições do país. O autor, renomado pesquisador na área, oferece um panorama importante para a compreensão das práticas vigentes e aponta caminhos para o repensar das políticas educacionais em respeito à infância. É leitura indispen...
2011

O JOGO DO CONTRÁRIO EM AVALIAÇÃO
O título deste livro revela o posicionamento da autora frente às práticas avaliativas excludentes e ainda vigentes no país. Ela propõe que os educadores experimentem fazer o contrário do que vêm fazendo no sentido de não comparar os alunos, de prestar atenção em cada um deles, de reinventar as práticas avaliativas para não deixar nenhum estudante sem aprender. De forma didática, desenvolve a ação ...
2005