Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+Exibindo: 1 - 44 de 90 resultados

Perspectivas para Resolução de Problemas
Os organizadores buscaram reunir uma coleção de ensaios coerentes e estimulantes de autoria de destacados autores do Brasil e do exterior, que tecem importantes considerações sobre o estado da arte nos dias de hoje. Os ensaios fazem uma ampla revisão dos conceitos e das práticas de Resolução de Problemas em Matemática. Não é uma tarefa fácil escrever sobre Resolução de Problemas, pois é uma área e...
2017

Interfaces da educação em astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica - Volume 2
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e...
2022

Interfaces entre a produção acadêmica em ensino de ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis, modalidades de ensino e espaços educativos
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e...
2022

Guido Beck: the career of a theoretical physicist seen through his correspondence
This book, which is now made public - when CBPF celebrates the 50th anniversary of the granting of the university mandate by the University of Brazil, which, in turn, completes 100 years of life - is the result of the commitment and persistence of more than two decades of Antonio Augusto Passos Videira, responsible for organizing thousands of documents, which the Austrian scientist Guido Beck bequ...

Interfaces da educação em astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica - Volume 1
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercícios nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos ...
2021

Ensino de ciências e pedagogia histórico-crítica: fortalecendo aproximações
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e...
2022

Igreja e religiosidade na Amazônia colonial
Os trabalhos apresentados neste livro podem ser divididos a partir de quatro eixos temáticos fundamentais: o que trata sobre a ação dos missionários religiosos; aquele do clero diocesano; a ação da Inquisição no espaço amazônico e, finalmente, o da arte e arquitetura.
2023

Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural
Tendo como temática o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais, o livro discute as contribuições da Teoria da Objetivação e da Teoria Histórico-Cultural para a pesquisa e o trabalho pedagógico com noções e conceitos caracterizados na comunidade internacional no contexto da Early Álgebra e tomados no Brasil, de forma geral, como conhecimento algébrico nos anos iniciais, sendo muita...

Educação e formação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado
A coletânea de textos, intitulada Educação e formação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado, é um projeto que conta com a participação de pesquisadores de vários lugares do Brasil, um trabalho conjunto que coloca em pauta o contexto social, político, educacional e econômico do Brasil na atualidade, chamando a atenção dos brasileiros e do mundo. Os embasamentos teór...
2022

Produtos Educacionais e resultados de pesquisas em educação matemática
Neste livro, reúne-se um conjunto de artigos que apresentam produtos educacionais e pesquisas desenvolvidas no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PPGMAT. Cada um dos 16 capítulos tem como autores e coautores docentes do programa, em parceria com orientandos e/ou orientados. Dessa forma, esse livro versa sobre as linhas de pesquisa associadas ao PPGMAT: Formação de Prof...
2021

Educação e experiências formativas: ensaios, relatos e vivências educativas
Vivemos tempo de desafios, de enfrentamentos e resistências. Estamos preocupados com a pandemia do vírus Covid-19 (Coronavírus), são vários países mundo com o surto da doença, infectando e matando milhões de pessoas. Benjamin tece suas críticas à negação da experiência que permeia a modernidade e ao risco que ela traz, o qual reside na ausência de espaço para a experiência e na possibilidade de se...
2021

Pedagogia histórico-crítica, educação em ciências e educação ambiental crítica
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e...
2023

Corajosas Transgressões: Reflexões e Relatos de Experiências de Educadores
Este livro é corajoso, rico e necessário para a compreensão de fatos e situações que vivemos na educação de nosso país. Seu título reflete a perspectiva crítica sobre nossa realidade educacional acentuando, desde sua capa, as atividades físicas e intelectuais de nossos professores, historicamente muito difíceis e pioradas pelo contextos da Pandemia Covid-19 que assola o país há quase dois anos em...
2022

Inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial: pesquisas em ensino de física, química, biologia e astronomia
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar as investigações dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós- -Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a Unesp. Inclusão Escolar dos Alunos Público-Alvo da Educação Especial é o vigésimo terceiro número desta série e relata...
2021

Tecnologias na Formação e Prática Docente
Atualmente, os desafios do ensino remoto pressionaram os sistemas de ensino, os gestores da educação, as escolas, os especialistas e, principalmente, os professores a transcender a 'fé no potencial das tecnologias' para a 'concretização do ensino possível a partir das tecnologias'. Precisamos transcender as expectativas acerca do potencial das tecnologias em educação, para a concretização do ensin...
2021

10 Anos de Encontros Universidade Escola: Linguagens e Humanidades
A constituição cidadã de 1988 trouxe em seu bojo o direito universal à educação básica. Entre seus três objetivos, inclui o preparo para o exercícios da cidadania, ao lado dos objetivos de pleno desenvolvimento do educando e suas qualificação para o trabalho. Assim, é na escola que crianças e jovens aprendem a participação ativa na vida da comunidade, em suas várias dimensões, preparando-se para s...

O saber profissional: história e perspectivas atuais do ensino de matemática nos primeiros anos escolares
Este livro tem como temática o saber profissional da docência. No encadeamento dos seus capítulos faz referência inicial a estudos internacionais sobre a profissionalização e o papel fundamental que o saber específico de uma atividade exerce no movimento de constituição de uma dada profissão. A partir desses estudos, a obra focaliza a matemática dos primeiros anos escolares em seus aspectos atuais...
2022

Tecnologias Digitais na Educação: Da Formação à Aplicação
O livro "Tecnologias Digitais na educação: da formação à aplicação" se assenta nas discussões atuais e necessárias sobre as tecnologias na educação possibilitando a professores, estudantes e interessados na temática conhecerem e se apropriaram delas para os mais diversos fins educacionais. Os conteúdos principais abordados envolvem as metodologias ativas aplicadas com a tecnologias digitais (apren...

Descolonizando saberes: a Lei 10.639/2003 no ensino de ciências
Historicamente a produção científica e, portanto, o Ensino de Ciência foi pensado a partir dos mitos criados pela colonialidade europeia, que estabeleceu padrões de civilidade, de progresso e de humanidade ao passo que construiu uma história particular, por eles, universalizada. Em meio a esse processo se deu também a "construção" de uma ciência moderna monocultural e epistemicida, que negou outra...

Temáticas sociocientíficas na formação de professores
Refletindo sobre diversas temáticas sociocientíficas atreladas ao ensino de Ciências e Biologia, os textos compilados no presente livro auxiliam o/a professor/a em formação inicial ou continuada a aprofundar-se nos diálogos iniciados virtualmente em um curso de atualização. Nos 13 capítulos, autores de diferentes frentes de atuação na Biologia e na área de Educação em Ciências discorrem sobre os s...

Formação, ciência e arte: (autobiografia, arte e ciência na docência)
O livro que temos em mãos é fruto da potência inventiva de idéias e de pensamentos realizados entre 6 e 8 de abril de 2016, na tentativa de sentir a formação e fomentar práticas educativas por outras linhas vitais. Nas páginas deste livro, há gritos vitais, frutos da Mostra Arte, Ciência e Formação, que deslizam por entre grafias, narrativas, que escorregam às mais variadas composições do pensam...

Geometria: práticas e aprendizagens
Este livro é destinado a todos que possuem algum interesse pela Geometria e seu ensino, sejam pesquisadores, professores de Matemática, estudantes. Ele foi elaborado com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) - regional Paraná ( 2020-2023) e é composto por dez capítulos com contribuições de autores que atuam em comunidades e níveis de formação distintos. Diante das diversida...

Educação ambiental: conceitos e aplicações
Este livro foi produzido a partir do I Seminário Internacional da Educação, realizado em 2019 na Faculdade de Educação da USP. Tínhamos como objetivo central, naquela oportunidade, pensar a política e a educação nos tempos que correm e refletir sobre o lugar social da escola pública no momento presente. Com a finalidade de ampliar e difundir os importantes debates promovidos no evento, o livro se ...
2021

Escolas Normais do Brasil: espaços de (trans)formação docente e produção de saberes profissionais
Este livro tem como eixo articulador a temática as escolas normais como espaços de formação docente e profissionalização do magistério. Reúne textos que apresentam resultados de pesquisas de diversas regiões do país. Como formar professores? Como ter profissionais habilitados para o exercício do magistério? Essas questões vêm sendo formuladas há séculos por quem quer manter uma escola ou um sistem...

Ensino de biologia: entre a formação e a prática docente
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPENCI está completando dez anos de atuação como Grupo estabelecido no CNPq e para comemorar essa data tão especial nos brinda com os artigos que compõem o 6º livro da Coleção Ensino de Biologia, que tem o sugestivo título, "Ensino de biologia: entre formação e a prática docente". As produções são oriundas de pesquisas e estudos desenvolvidos...
2022

Critinfância: novas trilhas para a educação da infância em tempos de resistência
Coletânea de produção de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Essas discussões vêm sendo desenvolvidas há duas décadas por meio de parcerias com demais universidades públicas e privadas em sintonia com a formação humana crítica e emancipada dos professores que atuam com a infância em prol de novos ...
2022

Perspectivas Contemporâneas em Filosofia da Ciência
Este segundo volume de Perspectivas contemporâneas em filosofia da ciência traz uma coleção de estudos bastante diversificados. São questões que atualmente suscitam discussão, diálogo e pesquisa sobre a ciência, a sociedade, a história, as teorias e os conceitos, a política, e mesmo a gênese e o desenvolvimento de correntes de pensamento. Estes textos abordam temas que, embora geralmente sejam obj...
2023

Políticas públicas e práticas sociais: cidadania, saúde, educação, comunicação e segurança alimentar
A leitura desta obra é bem-vinda, pois vivemos um momento único e intrigante da história do Brasil. Depois de vivenciarmos um período de grande progresso democrático com inclusão e participação social nunca vistos, fomos novamente tomados por uma perspectiva de desenvolvimento que remonta o passado. A desconstrução dos avanços e o desmonte do sonho quase certo de, finalmente, podermos desfrutar de...

O encantamento do Cosmos: em homenagem aos 80 anos de Mario Novello
'Mesmo sem ter produzido uma explicação racional sobre a origem do universo, o modelo Big Bang - isto é, a ideia de que o universo foi criado por uma grande explosão que teria acontecido há uns pouco bilhões de anos - dominou o cenário cosmológico durante a maior parte da história moderna da Cosmologia e, em particular, desde os anos 1970 a 2000. Ainda que esta imagem extremamente simplista do que...
2022

Ensino de ciências por investigação: propostas teórico-práticas a partir de diferentes aportes teóricos
A obra intitulada Ensino de Ciências por investigação: propostas teórico-práticas a partir de diferentes aportes teóricos é voltada para professores de Ciências (Biologia, Física e Química) do Ensino Médio, para licenciandos e pesquisadores da área de Ensino de Ciências. A obra apresenta os aspectos essenciais do ensino por investigação e os relaciona com as ideias de diversos referenciais teórico...

Clube de ciências da UFPA: aprendizagens entrelaçadas de docência e iniciação científica vivenciadas na experiência coletiva
Esta é uma obra coletiva, cujos artigos são recortes de pesquisas realizadas sobre ou no Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), comemorativa aos 40 anos de existência do CCIUFPA. Ela só se tornou possível porque, em 1979, o saudoso Professor Dr. João Paulo do Vale Mendes, então Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, acreditou na jovem professora recém-chegada à Instituição, a professor...
2021

Pensamento crítico na educação em ciências: percursos, perspectivas e propostas de países Ibero-americanos
Pensamento Crítico na Educação em Ciências: percursos, perspectivas e propostas de países Ibero-americanos foi concebido por meio de iniciativas dos vários grupos de pesquisadores, do Brasil, Colômbia e Portugal, autores dos capítulos que compõem esta obra. Estrutura-se em sete capítulos, abrangendo uma diversidade importante de assuntos que vão desde aspectos teóricos, propostas de estratégias pa...

Elementos Semióticos em atividades de modelagem matemática
No presente livro os 13 capítulos se direcionam a diferentes elementos da semiótica peirceana ou a caracterizações de Duval para tratar dos signos em atividades de modelagem matemática.No Capítulo 1, intitulado Interlocuções entre Modelagem Matemática e Semiótica, Lourdes Maria Werle de Almeida, Karina Alessandra Pessoa da Silva e Michele Regiane Dias Veronez tratam de diferentes interlocuções da ...
2024

Formação de Educadores em Ciências e Matemática: Estreitando as Relações entre Ensino e Pesquisa
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercícios nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantém vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. Formação de Educadores em Ciênc...
2020

Estrategias e práticas docentes com produtos educacionais: Experiências do MNPEF - Polo UFERSA
Contém este livro, trabalhos realizados por docentes e discentes da Universidade Federal Rural do Semiárido, no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O conteúdo reflete a diversidade de interesses acadêmicos no Polo ( do MNPEF, tanto no que se refere ao campo temático, quanto ao locus de aplicação dos estudos realizados. Da física na prevenção de acidentes de trânsi...
2021

A pesquisa-ação e a transformação social dos (as) catadores (as) de materiais recicláveis
O gerenciamento de resíduos sólidos é um dos maiores problemas a serem enfrentados por um gestor público, representando, portanto, uma questão de qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Uma cidade que não consegue gerenciar eficientemente os resíduos que produz, dificilmente será capaz de gerenciar outros serviços mais complexos como saúde, educação e transporte. Apesar da importância dos c...
2020

História da educação matemática e formação de professores: aproximações possíveis
As pesquisas em história da Educação Matemática têm contribuído para uma reflexão sobre múltiplas histórias de práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática e para se analisar impactos das formações dadas a esses professores para ingresso em um estilo de pensamento e ação docente na Educação Básica e Superior, cujos resultados de pesquisas oferecem um rol mais diversificado de temas r...
2020

Ecos do fim do mundo: mudanças ambientais e vida social em tempo de COVID-19
São sobremaneira diversos os conceitos e palavras comuns que emergiram nesses últimos meses no Brasil e no mundo que uma parte da população não entendeu ainda como repentinamente o planeta virou de cabeça para baixo. Novo coronavírus; COVID-19; pandemia; higienização; equipamentos de proteção individual; quarentena; isolamento social; distanciamento físico; confinamento; lockdown; respiradores mec...
2020

O Céu visto daqui: a magia de ler o céu sem equipamentos
Tudo fica ainda mais mágico quando olhamos para o céu e sabemos o que estamos vendo. Este guia traz um PASSO A PASSO para criar intimidade com os astros que estão em nosso céu noturno: partindo do zero, sem auxílio de equipamentos ou tecnologias.
2022

Debates Temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática
O livro é composto por oito artigos relacionados à temática da pesquisa sobre História da Matemática em múltiplos enfoques, a partir das conferências proferidas por pesquisadores convidados do XI SNHM e outros textos que foram incorporados ao material após a realização do seminário. Textos de John Fossa, Antonio Vicente Marafioti Garnica, Cláudia Regina Flores, Wagner Rodrigues Valente, Fumikazu S...

Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas
A obra " Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas" apresenta um panorama e fundamentação teórica sobre o processo de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para a Educação em Ciências, tanto na pesquisa quanto nos processos de ensino e aprendizagem, seja na educação básica, na formação de professores ou em espaços não formais. Reúne ´capítulos de...
2021

Educação em astronomia: repensando a formação de professores
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e...

Ensino de Ciências e Matemática: Educação Indígena, Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem
Este livro aborda o ensino de ciências e matemática em diversos contextos escolares. Os autores apresentam uma coletânea de estudos relacionados à educação indígena, formação de professores, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem. Os dois primeiros capítulos abordam, com riqueza de detalhes, as experiências dos autores na educação escolar indígena através da etnomatemática, desafios e...
2022

História da educação matemática: desenvolvimento e consolidação de um campo de pesquisa
Leitura deste livro exige um pacto entre os organizadores e seus possíveis leitores, já que seu título é enganoso, posto que essa coletânea de textos, apenas, não cumpre a função de estudar o desenvolvimento e a consolidação da História da Educação Matemática como campo de pesquisa. Este livro deve ser compreendido como parte de um conjunto composto tanto por outros livros quanto pelas ações ...