Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+iran abreu mendes
Exibindo: 1 - 44 de 51 resultados

Números: O simbólico e o racional na história
É extraordinário o talento do autor ao reorganizar a história de como os humanos, por necessidade, inventaram e desenvolveram métodos para contar, ordenar e quantificar.O livro tem uma narrativa leve e prazerosa sobre o conceito de número e acende uma fogueira para aquecer saberes que comumente são apresentados nas escolasde forma fria e desprovidos do calor que aquece as nossas vidas.
2006

Publicações sobre História da Matemática: com indicação bibliográficas e videográficas comentadas
Este livro apresenta um rol inicial de referências comentadas sobre História da Matemática em suas múltiplas dimensões como uma contribuição para as ampliações dos estudos relacionados à pesquisa nessa área de conhecimento e seu uso na formação de professores de matemática. O leitor, entretanto, deve ficar atento na leitura de cada resumo e comentário proposto de modo a melhor utilizar as informaç...
2013

Itinerários intelectuais entre o ser e o estar
Diversos são os estudos efetivados por pesquisadores nacionais e internacionais acerca das trajetórias pessoais e intelectuais de pensadores, pesquisadores e professores. Tais estudos apresentam sintonia entre o modo de ser estar no mundo e a sua gênese epistemológica, além de expressarem as implicações dessa gênese na produção de conhecimento e na organização de uma rede de pensamento e pesquisa ...
2022

Historia da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais epistemológicas e pesquisas
Neste livro, o autor retoma suas reflexões sobre a possibilidade de encaminhar uma prática em Educação Matemática que valorize a investigação histórica como um exercício da pesquisa na sala de aula, que esteja estabelecido como um princípio de ensino, de aprendizagem da matemática e de sua socialização no âmbito escolar. Nessa perspectiva pedagógica, ele reitera considerações já apresentadas em ou...
2015

Matemática e Investigação em Sala de Aula: Tecendo redes cognitivas na aprendizagem
Melhorar o processo de ensino-aprendizagem do saber matemático em nosso país é dever de todos nós, professores dessa área do conhecimento da educação infantil, básica e superior. Tal anseio en Iran Abreu Mendes é compulsivo, pois seus diferentes livros demonstram sua aptidão na escrita e a boa receptividade dos leitores. Sua forma direta, precisa e profunda de abordar as tendências metodológicas n...
2009

Vídeos didáticos de história da Matemática: produção e uso na Educação Básica
A proposta deste livro é contribuir para um exercício didático e reflexivo do professor com relação ao uso dos recursos oferecidos pelas tecnologias de informação e comunicação(TIC) a partir dos vídeos didáticos para o trabalho docente, associado ao potencial epistemológico e didático da história da Matemática. Todavia, não podemos deixar de considerar que o lugar do professor no processo de ensin...
2013

Ensino de ciências e matemática
O desenvolvimento de nossas ideias e as parcerias intelectuais com orientandos e outros colegas pesquisadores de algumas universidades brasileiras e de países como Estados Unidos e Venezuela são orientadas pelas semelhanças das experiências realizadas na formação de professores de Ciências e Matemática. Isso determina nosso propósito: compartilhar e mobilizar olhares, experiências e reflexões sobr...

Usos da História no Ensino de Matemática: Reflexões Teóricas e Experiências
Neste Livro, o pesquisador Iran Abreu Mendes apresenta possibilidades de se exercitar modelos didáticos de ensino que utilizam a história da matemática como um agente de cognição na Educação Matemática, ou como um reorganizador cognitivo nas aulas dessa disciplina escolar. Nesta terceira edição revisada e ampliada do livro publicado originalmente em 2001, o autor propõe diretrizes para os usos da ...
2022

Práticas Socioculturais e Educação Matemática
Práticas socioculturais podem ser compreendidas como os saberes e fazeres de grupos sociais no interior de uma cultura específica. São desenvolvidas na busca de soluções para problemas singulares que surgem na vida das diversas comunidades humanas. Elas contribuem para vencer os desafios cotidianamente enfrentados pelas sociedades, na superação de suas dificuldades e conforme as necessidades de ca...
2014

A Matemática dos manuais escolares: curso primário, 1890 1970
Fruto de uma pesquisa coletiva realizada pelo GHEMAT, este livro contém reflexões sobre as discussões e trabalhos apresentados como respostas à pergunta enunciada no XIV seminário Temático do GHEMAT, intitulado Saberes elementares matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): sobre o que tratam os manuais escolares? nos quatro capítulos do livro são explicitados os modos como a análise de manuais es...
2017

Logaritmos (Números da Razão): enfoques históricos, epistemológicos e escolares
A partir de uma pesquisa sobre o desenvolvimento histórico-epistemológico dos logaritmos para a Educação Básica e para cursos de licenciatura em Matemática, destacando que nessa abordagem as noções de logaritmos podem ser abordadas em uma conexão que focalize três aspectos conceituais do tema: o aritmético, o geométrico e o algébrico-funcional. A proposta dos autores leva em consideração a importâ...
2019

Práticas Matemáticas em atividades didáticas para os anos iniciais
Este livro seleciona alguns conteúdos de Matemática relacionados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sugere diversas maneiras de abordagem didática para que alguns conteúdos sejam trabalhados concretamente em sala de aula. As atividades propostas e os materiais utilizados são simples e fáceis de manipular de forma dinâmica na escola, de modo a atingir os objetivos do Ensino de Matemática para...
2011

Debates Temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática
O livro é composto por oito artigos relacionados à temática da pesquisa sobre História da Matemática em múltiplos enfoques, a partir das conferências proferidas por pesquisadores convidados do XI SNHM e outros textos que foram incorporados ao material após a realização do seminário. Textos de John Fossa, Antonio Vicente Marafioti Garnica, Cláudia Regina Flores, Wagner Rodrigues Valente, Fumikazu S...
2018

As correspondências entre Euler e a princesa alemã como unidades básicas de problematização para aulas de Matemática
Este livro discute a elaboração e uso didático de Unidades Básicas de Problematização (UBPs) no ensino de Matemática, tendo em vista subsidiar a ação do professor em sala de aula, com base nas informações históricas, concretizando com a exploração de conteúdos matemáticos oriundos de uma seleção e tradução de cartas contidas na obra de Leonhard Euler " lettres à une Princesse d`Allemagne sur diver...
2015

Investigação Historica no Ensino da Matematica
Estante Matemática. 258 Páginas, formato 16x22 cm, capa, dorso, conteúdo em bom estado de conservação
2009
1 usado
R$ 45,00

Práticas Socioculturais e Educação Matemática
exemplar em otimo estado, brochura, 374 pgs, carimbo de cortesia na primeira pagina.
2014
1 usado
R$ 40,00

Iran Abreu Mendes - a Docência Como Profissão
245 p. 22 cm. brochura original, cortes laterais com leves manchas por manuseio, textos sem grifos, exemplar conservado.
2011
1 usado
R$ 50,00

Números o Simbólico e o Racional na História
livro em ótimo estado brochura contem um cantinho da capa pouco amassada mais nada que afete o texto formato 21x14 cms contem 102 paginas
2006
1 usado
R$ 18,50

O Uso da História no Ensino da Matemática:reflexões Tteóricas e Experi
Livro em ótimo estado. Nome do antigo dono do livro rasurado.
2001
1 usado
R$ 30,00

Educação Matemática e Cultura Amazônica: Fragmentos Possíveis
Livro usado, contém marcas de uso e tempo, conservado. Não possui grifos.
2012
1 usado
R$ 16,00

Iran Abreu Mendes - a Docência Como Profissão
Ótimo . O livro apresenta excelente aparência, está alinhado e sem avarias. As páginas estão limpas e livres de marcas ou anotações. O miolo, dorso e lombada estão firmes. Cortes e folha guarda levemente empoeirados. (E.CW.2) . OBS: Os resultados do exame físico do livro podem ser influenciados por critérios subjetivos, o que pode causar diferenças na percepção dos resultados pelo cliente. Garanti...
2011
1 usado
R$ 55,90

Números o Símbólico e o Racional na História
Livro em ótimo estado, sem grifos ou anotações.
2006
1 usado
R$ 19,85

Iran Abreu Mendes - a Docência Como Profissão
Livro com capa em brochura original, leves marca de uso , seminovo. 245 p. 22 cm.
2011
1 usado
R$ 46,00

A Matemática no Século de Andrea Palladio
Livro em estado regular, com sinais e cor típicos do manuseio na capa, contracapa, dorso, páginas e corte. Capa, contracapa, dorso, páginas e corte apresentam amarelamento, oxidação e escurecimento. Parte interna da capa e da contracapa, páginas e corte apresentam pigmentos de oxidação. Capa, contracapa, dorso e páginas apresentam dobras com vincos e ondulações. Extremidades da contracapa aprese...
2008
1 usado
R$ 39,99

Praticas Socioculturais e Educacao Matematica / 1ª Edicao
SKU: 25840123. BROCHURA / ÓTIMO ESTADO / CONTÉM O CARIMBO DA LIVRARIA NA PRIMEIRA E NA ÚLTIMA FOLHA / DORSO LEVEMENTE SUJO / GRIFOS E ANOTAÇÕES FEITAS DE LÁPIS.
2014
1 usado
R$ 35,00

A História Como um Agente de Cognição na Educação Matemática
Brochura. Em estado de novo. Apenas com carimbo na folha de guarda e anotação a caneta na folha de rosto. Texto limpo e ilustrado. 184 pág. 24/07/23 G.A
2006
1 usado
R$ 36,00

Escolas normais do Brasil
Livro usado. Em bom estado de conservação. Brochura conservada. Leve smanchas.
2020
1 usado
R$ 51,00

Artes matematicas, ciencias e tecnicas na amazonia do seculo XVIII
ID=295433A. Conservação do produto: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: preservada. Páginas: conservadas. Qtd. Páginas: 472. Dimenssões: 15 X 23. Acabamento: Capa Comum
2022
1 usado
R$ 80,00

A Matematica No Seculo De Andrea Palladio
ID=319557A. Conservação do produto: Condição geral: bom, conserva-se em boas condições para o manuseio da leitura em relação ao ano de publicação. Capa/Contracapa: com leves desgastes. Páginas: conservadas. Qtd. Páginas: 194. Dimenssões: 14 X 21. Acabamento: Capa Comum
2009
1 usado
R$ 40,00

Investigação Histórica no Ensino da Matemática
256 p. Exemplar em ótimo estado de conservação, sem grifos, sem riscos e sem anotações. Higienizado, foto original.
2009
1 usado
R$ 42,00

Iran Abreu Mendes: a Docência Como Profissão
Bom estado, capa conservada, amarelados nos cortes e miolo sem grifos, 246 p.
2011
1 usado
R$ 44,00

Lições sobre matemáticas elementares: ministradas por Joseph Louis Lagrange na Escola Normal Francesa de 1795
Tradução, comentários e notas Iran Abreu Mendes Jefferson Leandro R. de Oliveira. LICOES SOBRE MATEMATICAS ELEMENTARES - Ministradas por Joseph Louis Lagrange na Escola Normal Francesa em 1795 Este livro é uma tradução, em linguagem atualizada, do original de Joseph Louis Lagrange intitulado Élementaires Leçons sur les mathematiques, que se encontra no Tomo VII das sua obras reunidas, editadas e...
2013

A Matemática no Século de Andrea Palladio
Exemplar novo. Foto real
2008
1 novo
R$ 60,00

N?meros - o Simb?lico e o Racional na Hist?ria
Neste livro, o autor reorganiza a história de como os humanos, por necessidade, inventaram e desenvolveram métodos para contar, ordenar e quantificar.
2006
1 novo
R$ 26,25

História da Matemática em Atividades Didáticas
Este livro tem a finalidade de contribuir no trabalho de sala de aua do profesor de matemática do nível fundamental e médio. Os três capítulos reunidos têm como eixo comum o ensino da Matemática por meio de atividades nas quais a História da Matemática exerce um pael central. Os autores debrunçam-se sobre três tópicos distintos da Matemática escolar: Geometira, Trigonometria e Números Irracionais,...
2009

Ensino remoto na pandemia: relatos de experiências docentes
A pandemia de covid-19 alterou significativamente as relações sociais no planeta. No campo da Educação, diversas medidas sanitárias foram tomadas para evitar o contágio. Este livro reúne um conjunto de onze relatos de professores de diferentes lugares do Brasil sobre o ensino remoto no biênio 2020-2021, quando as atividades de ensinopresenciais foram interrompidas nas escolas e universidades. Os r...
2023

A história como um agente de cognição na educação matemática
A Matemática é um conhecimento gerado socialmente ao longo dos tempos e se amplia de forma não linear, em conteúdo, escrita e simbologia, por meio de debates, divergências, renovações e atualizações incessantes, no decorrer de sua história. Se caracteriza por uma constante criação e (re)organização formal, mediante a combinação de códigos representativos da interpretação de ideias relativas às sit...
2023

Escolas Normais do Brasil: espaços de (trans)formação docente e produção de saberes profissionais
Este livro tem como eixo articulador a temática as escolas normais como espaços de formação docente e profissionalização do magistério. Reúne textos que apresentam resultados de pesquisas de diversas regiões do país. Como formar professores? Como ter profissionais habilitados para o exercício do magistério? Essas questões vêm sendo formuladas há séculos por quem quer manter uma escola ou um sistem...
2020

History as a resource for teaching mathematics: problematizations and investigative pratices
The book History as a Resource for Teaching T Mathematics: Problematizations and Investigative Practices, offered by Brazilian researcher Iran Abreu Mendes, shows history as a crucial element of decolonization, which is why it is part of this decolonizing path, supported by research carried out over more three decades. The author invites us to see the role that the history of mathematics can play ...
2024

Matemática em atividades, jogos e desafios: para os anos finais do Ensino Fundamental
Muitos autores advogam o potencial didático da atividades e jogos para o ensino da matemática. Neste livro, os autores oferecem sugestões para uma abordagem didática lúdica de alguns conteúdos matemáticos do ensino fundamental, principalmente nos anos finais, embora alguns assuntos dos anos iniciais também sejam retomados. amultiplicidade de abordagens contempla palavras cruzadas, criptografia, do...
2024

Pesquisas em história da matemática no Brasil (1990-2021):
Este livro apresenta procedimentos, resultados e reflexões de pesquisas realizadas entre 2011 e 2021, para mapear, catalogar e analisar as produções em pesquisas sobre História da Matemática no Brasil, especificamente sobre as dissertações e teses produzidas na pós-graduação brasileira no período de 1990 a 2021. Trata-se da apresentação de um conjunto de resultados de pesquisas financiadas pelo Co...
2025

Números O Simbólico e O Racional Na História
SKU: 22490845. Condição: USADO. Acabamento: Brochura, Página: 121. Bom estado de conservação. Sem anotações ou grifos.
2005
1 usado
R$ 18,00

Historia Como um Agente de Cognicao na Educacao Matematica
Livro em excelente estado, praticamente novo, sem grifos e anotações. -CD 12.02.25 "Os autores nos oferecem um debate profícuo sobre a história da matemática como processo gerativo de conhecimentos. A história da matemática é compreendida como um processo dinâmico e inacabado, que passa por uma reorganização histórica à medida que articula diferentes dimensões do conhecimento: cotidiano, escolar ...
2006
1 usado
R$ 55,00

História da Educação Matemática e Formação de Professores
O III ENAPHEM - Encontro Nacional de pesquisas em História da Educação Matemática, ocorreu entre os dias trinta e um de outubro e dois de novembro de 2016 com temática ¨História da Educação matemática e e formação de professores¨, Desta vez, o evento foi realizado nas dependências do CEUNES - Centro Universitário do Norte do Espírito Santo, no município de São Mateus / ES. Este livro surge como Si...
2018