Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+educação matematica
Exibindo: 1 - 44 de 1.833 resultados

Conexões e educação matemática - vol.3
Claudemir Murari e Ruy Madsen Barbosa, reconhecidos no meio educacional por suas contribuições em vários trabalhos, alguns deles em conjunto seja de pesquisa, seja de orientação , reúnem-se nesta obra sobre o amplo tema Belas Formas. Os autores analisam, de maneira detalhada, atraente e acessível, a beleza intrínseca nos subtemas Caleidoscópios, Caleidosciclos e Caleidostrótons. Único no gênero no...

Filosofia da educação matemática
A principal investigação deste livro é: como conceber fenomenologicamente a realidade dos objetos matemáticos? Ela se insere no seio da Filosofia da Educação Matemática, nas regiões da Matemática e da Educação Matemática, focalizando a investigação fenomenológica da Aritmética e da Geometria. Nesse sentido, reforça a tarefa da Filosofia da Educação Matemática de manter vivo o movimento de ação/ref...

Vídeos na educação matemática
Neste livro, os autores tematizam a produção e o uso de vídeos digitais e retomam a discussão sobre as fases das tecnologias digitais em Educação Matemática, que remete a outros livros desta coleção. Em diálogo com as ideias de Paulo Freire, a quinta fase das tecnologias digitais é apresentada como uma resposta às demandas impostas pela pandemia da covid-19, reafirmando o protagonismo do vídeo dig...

Conexões e educação matemática - vol.2
Ruy Madsen Barbosa apresenta, na série O Professor de Matemática em Ação, duas obras inovadoras sobre recreações matemáticas e material pedagógico para a sala de aula e para a formação do professor de matemática. O Volume 2 de Conexões e Educação Matemática, com novas brincadeiras, explorações e ações, surpreenderá o leitor com seu variado material pedagógico. Na Primeira Parte, são apresentados o...

A pesquisa em educação matemática
Os relatos discutem vários tópicos na área de Educação Matemática e suas implicações para diferentes níveis de escolaridade. Os tópicos relacionam – se ao ensino da Geometria, compreensão do número relativo, resolução de problemas de adição e subtração, classificação e representação de dados, e uso e análise de softwares educacionais. Ao mesmo tempo, são utilizadas diferentes metodologias nas pes...

Conexões e educação matemática - vol.1
Ruy Madsen Barbosa apresenta, na série O Professor de Matemática em Ação, obras inovadoras sobre recreações matemáticas e material pedagógico para a sala de aula e para a formação do professor de matemática. O primeiro volume se inicia com uma preparação do raciocínio lógico para, na sua segunda parte, fornecer farto material sobre coloração de polígonos e poliedros, especialmente cubos. Em seguid...

Pesquisa em educação matemática
O livro que agora se oferece à comunidade brasileira de educadores e historiadores da Matemática, e que sem dúvida será também de interesse para matemática e educadores em geral, reflete a imensa produção científica dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro. A abrangência dos temas e a profundidade de tratamento fazem deste livro uma importante referên...

Educação matemática de jovens e adultos
Neste livro, Maria da Conceição F. R. Fonseca apresenta ao leitor uma visão do que é a Educação de Adultos e de que forma esta se entrelaça com a Educação Matemática. A autora traz para o leitor reflexões atuais feitas por ela e por outros educadores que são referência na área de Educação de Jovens e Adultos no país. Este quinto volume da coleção "Tendências em Educação Matemática" certamente irá ...

Relações de gênero, educação matemática e discurso
Neste livro, as autoras nos convidam a refletir sobre o modo como as relações de gênero permeiam as práticas educativas, em particular as que se constituem no âmbito da Educação Matemática. Destacando o caráter discursivo dessas relações, a obra entrelaça os conceitos de gênero, discurso e numeramento para discutir enunciados envolvendo mulheres, homens e matemática.As autoras elegeram quatro enun...

Educação matemática
Este é um livro inovador escrito com a concepção de que todo ensino precisa ser baseado em evidências. Dentro dessa concepção, o professor é um profissional que coleta informações sobre seus alunos e as interpreta a partir da pesquisa científica a fim de planejar seu programa de ensino. Além disso, este livro reconhece que a atividade do professor em sala de aula envolve simultaneamente dois proce...

Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Este é o primeiro livro do Grupo de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), que se dedica às investigações sobre os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (GT2-3), o único na SBEM voltado para esses segmentos de ensino. Por essa característica, a presente coletânea representa um marco na trajetória do grupo. Sendo histórica, um de seus capítulos trata de sua "memó...

Questões curriculares e educação matemática na EJA
Dividido em duas partes, a obra destaca na primeira reflexões fundamentais relacionadas a currículos. Apresenta abordagens teóricas e possibilidades de compreendermos currículo, destacando a constante luta de significações defendidas por diferentes grupos e atores sociais. Discute o projeto de implantação da Base Nacional Comum Curricular, e alguns sentidos que vem lhe sendo atribuídos, assim como...

Conexões e educação matemática - vol.4
O geoplano, material criado pelo matemático inglês Caleb Gattegno, consiste numa prancha com pinos e elásticos, usados para produzir formas geométricas no plano. Esse recurso e as redes de pontos impressas em papel certamente contribuem para o ensino criativo de matemática, por meio de práticas educacionais propostas por professores dos ensinos fundamental e médio. Este livro oferece um rico mater...
2024

Educação matemática
Os textos expressem perspectivas diferentes. Uma referente ao respeito e à aceitação da diversidade do pensamento, da produção do conhecimento e a busca pela compreensão de suas raízes. Outra revela a preocupação em perseguir o entendimento da própria produção do conhecimento.

Pedagogia histórico-crítica e educação matemática
A obra Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Matemática: fundamentos teóricos e incursões pedagógicas¸ apresenta importante contribuição do estudo Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no contexto de ensino de Matemática no Brasil. O autor tem como objetivo discutir a partir dos fundamentos teóricos e metodológicos de cunho marxista presentes no PHC, a necessidade de considerar as concepções de indi...
2022

Educação matemática
A presente obra faz um balanço das investigações no campo da Educação Matemática institucionalizadas pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na década de 1990 — período fértil em diversidades temáticas, em especial, as que abordam o Ensino Superior de Matemática. Para tanto, o autor analisa os objetivos e os aspectos metodológ...

Educação matemática, didática e formação de professores
Em Educação matemática, didática e formação de professores: um diálogo com licenciandos em pedagogia e matemática, você encontra um aporte teórico metodológico. O autor questiona a formação inicial, seja nos Estágios Supervisionados nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática, seja nas fundamentos ou metodologias em Matemática. Para ele, é necessária uma atuação mais inovadora do docente ...
2013

Educação matemática e temas político-sociais
O ensino da matemática sempre foi um desafio aos professores e um dificuldade real para o estudantes. À medida que se avança no ensino da matemática, o professor e o aluno começam um processo de distanciamento do empírico, característico da ciência matemática. É quando o ensino e a aprendizagem da matemática se transformam num problema pedagógico sério e difícil. <br> Tudo indica que a matemática,...

Tecnologias e educação matemática:
Assim como a matemática, as tecnologias digitais compõem o nosso dia-a-dia e exigem que tenhamos pleno domínio de seus elementos de base. Contudo, o que os professores da educação básica podem fazer para integrar os recursos tecnológicos ao processo de ensino-aprendizagem? Que elementos oferecidos pela cibercultura podem ser de especial interesse no estudo da Matemática? Perceba nesta obra como as...

Educação Matemática e Educação Especial
Este livro apresenta um panorama de como o diálogo entre Educação Matemática e da Educação Especial se desenvolveu no território brasileiro nas últimas décadas e culminou em um amadurecimento científico significativo da Educação Matemática quanto a inclusão e diversidade humana. Aqui, uma discussão de natureza teórica é associada com a prática docente, explorando estratégias extraídas tanto de exp...

Educação matemática
A proposta dessa obra é 'a adoção de uma nova postura educacional que substitua o já desgastado ensino-aprendizagem'. Após fazer considerações de caráter geral, abordando aspectos da cognição, da natureza da matemática e questões teóricas da educação, o autor discute inovações na prática docente, propondo reflexões sobre a matemática.

Modelagem em Educação Matemática
A partir de pesquisas e da experiência adquirida em sala de aula, os autores deste livro oferecem aos leitores reflexões sobre aspectos da Modelagem e suas relações com a Educação Matemática. Esta obra mostra como esta disciplina pode funcionar como uma estratégia na qual o aluno ocupa lugar central na escolha de seu currículo.Os autores também apresentam aqui a trajetória histórica da Modelagem e...

Com(posições) pós estruturalistas em educação matemática e educação em ciências
Com(posições) pós estruturalistas em educação matemática e educação em ciências
2020

Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática
Neste livro, os educadores matemáticos dinamarqueses Helle Alrø e Ole Skovsmose relacionam a qualidade do diálogo em sala de aula com a aprendizagem. Apoiados em ideias de Paulo Freire, Carl Rogers e da Educação Matemática Crítica, esses autores trazem exemplos da sala de aula para substanciar os modelos que propõem acerca das diferentes formas de comunicação na sala de aula. Este livro é mais um ...

Conexões e Educação Matemática - Vol 5
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Jogos (GEP-J) é composto propositalmente por membros de formação diversa, para que seus componentes tenham mais e melhores possibilidades de trocas de ideias e consequentes contribuições. Um resultado imediato se observa já na primeira parte desta obra, quando são fornecidos 21 jogos, todos conectados a temas elementares da matemática explorada na escola. Os auto...

Relações de gênero, Educação Matemática e discurso - Enunciados sobre mulheres, homens e matemática
Neste livro, as autoras nos convidam a refletir sobre o modo como as relações de gênero permeiam as práticas educativas, em particular as que se constituem no âmbito da Educação Matemática. Destacando o caráter discursivo dessas relações, a obra entrelaça os conceitos de gênero, discurso e numeramento para discutir enunciados envolvendo mulheres, homens e matemática. As autoras elegeram quatro enu...

Filosofia da Educação Matemática
Neste livro, Maria Bicudo e Antonio Vicente Garnica apresentam suas ideias sobre Filosofia da Educação Matemática. Eles propiciam ao leitor a oportunidade de refletir sobre questões relativas à este tema e à Filosofia da Educação, além de mostrar as novas perguntas que definem a tendência em Educação Matemática. Neste livro, ao invés de ver a Educação Matemática sob a ótica da Psicologia ou da pró...

Professor-pesquisador em educação matemática
Em Professor-Pesquisador em Educação Matemática, Everaldo Silveira e Rudnei José Miola resgatam a história e a metodologia do ensino da matemática para defender a formação continuada do professor da área. A pesquisa, o aprofundamento e a exploração dos temas de estudo, segundo eles, podem trazer inúmeros benefícios para a transmissão do conteúdo em sala de aula.

Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental consiste em um frequente desafio para professores, do mesmo modo que o ensino da língua materna. Com base nessa realidade, as autoras elaboram a presente obra, cujo objetivo principal é oferecer a professores e educadores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental respaldo teórico e metodológico para um ensino da Matemática que seja...
2015

Educação Matemática de Jovens e Adultos - Especificidades, desafios e contribuições
Neste livro, Maria da Conceição F. R. Fonseca apresenta ao leitor uma visão do que é a Educação de Adultos e de que forma esta se entrelaça com a Educação Matemática. A autora traz para o leitor reflexões atuais feitas por ela e por outros educadores que são referência na área de Educação de Jovens e Adultos no país. Este quinto volume da coleção “Tendências em Educação Matemática” certamente irá ...
2005

Didática e avaliação:
A obra provoca reflexões a respeito das mudanças necessárias no ensino da disciplina. O autor defende que é preciso mudar para garantir o futuro da educação no país. Para isso, traz aos professores sugestões e orientações que podem servir como modelo, seja na exposição do conteúdo, seja na mensuração do aprendizado.

Jogos e modelagem na educação matemática
A obra apresenta aos professores da disciplina os métodos para tornar o ensino mais prazeroso e significativo para os alunos. O objetivo é capacitar o docente para a elaboração das atividades que vão complementar o conteúdo, a aprendizagem e as avaliações de Matemática em sala de aula.

Psicologia da educação matemática - Uma introdução
Neste livro, o autor apresenta ao leitor a Psicologia da Educação Matemática embasando sua visão em duas partes. Na primeira, ele discute temas como psicologia do desenvolvimento, psicologia escolar e da aprendizagem, mostrando como um novo domínio emerge dentro dessas áreas mais tradicionais. Em segundo lugar, são apresentados resultados de pesquisa fazendo a conexão com a prática daqueles que mi...

Clássicos na educação matemática brasileira
Beatriz Silva D'Ambrosio, simplesmente Bia, foi uma educadora matemática que contribuiu significativamente para a formação de professores e pesquisadores no contexto americano e brasileiro. Bia acreditava que cada um de nós é especial pelo potencial que tem e que, como formadores e pesquisadores, precisamos ajudar a criar uma geração que seja muito melhor do que nós, uma geração que possa reinven...
2020

Educação matemática e a teoria histórico-cultural
A Teoria Histórico-Cultural, com suas raízes nos trabalhos dos psicólogos russos Vigotski, Leontiev, Luria e seus seguidores, tem inspirado uma diversidade de pesquisas nos campos da Psicologia e da Educação. Em especial, na Educação, tais pesquisas têm se alicerçado em fundamentos teórico-metodológicos acerca da linguagem, mediação cultural, atividade, zona de desenvolvimento proximal, relação se...
2020

PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCACAO MATEMATICA
Os autores apresentam, neste livro, algumas das principais tendências no que tem sido denominado Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Essa visão de pesquisa está baseada na idéia de que há sempre um aspecto subjetivo no conhecimento produzido. Não há, nessa visão, neutralidade no conhecimento que se constrói. Os quatro capítulos explicam quatro linhas de pesquisa em Educação Matemática, na...

Mediação da Aprendizagem e Educação Matemática
Repensar a aprendizagem matemática e a mediação pedagógica, a partir da perspectiva de que todos aprendem matemática dentro e fora da escola, é o eixo central desta obra que apresenta diferentes perspectivas do fazer matemática de nossas crianças e professores dos anos iniciais. A qualificação dos processos de aprendizagens matemáticas escolares é concretizada quando o conhecimento matemático não ...
2022

Educação matemática: diferentes olhares e práticas
Escrito por educadores matemáticos para o professor de Matemática ou de Pedagogia, licenciando ou pós-graduando, sobre: ensino de geometria, laboratório de ensino, recursos virtuais, Educação Inclusiva, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena, temas que permitem reconhecer ações e a diversidade dos alunos na sala de aula. Os textos apresentados foram escritos por educadores matemáticos com larga...
2020

Educação matemática inclusiva
Este livro é um convite à reflexão sobre a inclusão não só no âmbito da Educação Matemática, como: nas práticas profissionais e na formação de professores, mas também enquanto sociedade. A Educação Inclusiva vai além da integração da pessoa com deficiência no ambiente escolar. O conceito é muito mais amplo e extensivo a todas as pessoas, pois a inclusão deve seguir na contramão da padronização, da...
2018

Escritas e leitura na educação matemática
Desde as reformas curriculares, que marcaram a década de 1980, em todos os países, algumas perspectivas vêm sendo consideradas como fundamentais ao ensino de Matemática. Essa prática deve focalizar os saberes do aluno, oportunizar a criação de seus próprios procedimentos e o desenvolvimento de seu raciocínio e criatividade, priorizando a aquisição e a comunicação da linguagem matemática. Processos...
2005

Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Formação de Professores
Esta obra, elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, reúne uma coletânea de textos em dois volumes dedicados, respectivamente, à formação de professores e às práticas de ensino. O adjetivo inclusiva qualifica a prática educativa que inclui todo e qualquer a...
2016

Experimentações em educação matemática: entre oficinas e salas de aula
O livro Experimentações em educação matemática: entre oficinas e salas de aula é, ele mesmo, uma experimentação de escrita com os efeitos vívidos de uma pesquisa. Apresenta-se em duas partes: "Experimentações com matemáticas em oficinas e salas de aula" e "Num processo, formações com matemáticas: pesquisas e salas de aula". A primeira é uma composição com propostas de atividades que se deram em of...
2019

História da educação matemática
A maior importância desta obra é a de que a mesma nasceu nas aulas de história da matemática. Os leitores podem perceber que alguns textos têm a contribuição de acadêmicos iniciados cientificamente na história da matemática. Outros foram construídos na medida em que os docentes se dedicavam mais e mais à história da matemática e a suas aulas. Cada um dos autores compreende que a tendência história...