TDAH E MEDICALIZAÇÃO IMPLICAÇÕES NEUROLINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
ANA PAULA; SIGNOR, RITA
Tipo: novo
Editora: PLEXUS (SUMMUS)
Ano: n/d
Estante: Psicologia
Peso: 385g
ISBN: 9788592725006
Idioma: Português
Cadastrado em: 17 de abril de 2024
Descrição: Esta obra representa uma significativa contribuição a um debate que tem mobilizado pais, educadores, estudantes e profissionais de saúde o Transtorno de Déficit de AtençãoHiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação. Medicalizar significa transformar aspectos de ordem social, pedagógica, cultural e afetiva em doença (transtorno, distúrbio). Partindo dessa realidade inquietante, Rita Signor e Ana Paula Santana mostram os problemas de deixar de lado o contexto social e a história de cada criança ao avaliá la, apontando o papel da formação dos profissionais (de educação e saúde) na produção do chamado TDAH. Seguindo esse entendimento, as autoras questionam a qualidade do ensino no Brasil, o excesso de diagnósticos voltados ao campo educacional, os testes padronizados da área da saúde, o crescente consumo de medicamentos e as políticas públicas, entre outros fatores que legitimam o fenômeno da medicalização. Amparadas na perspectiva sócio histórica, refletem sobre essas e outras questões neste livro corajoso e pioneiro, que conta também com dois estudos de caso que comprovam que a afetividade do educador e o trabalho interdisciplinar na escola podem mudar o futuro de muitos adolescentes e crianças. .
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