Didática e Planejamento
Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato
![](http://d1pkzhm5uq4mnt.cloudfront.net/imagens/capas/mp_cb70d1106603d49d179f1e0c20f1d990.jpg)
Tipo: novo
Editora: FAEL
Ano: 2022
Estante: Outros Assuntos
Peso: 292g
ISBN: 9786586557947
Idioma: Português
Cadastrado em: 23 de abril de 2024
Descrição: O pensamento é o ensaio de uma ação, já dizia Sigmund Freud! E este livro trata dasquestões previamente pensadas e pesquisadas sobre o Planejamento da Educação ea Didática como forma de reiterar que a gestão democrática é condição socioculturalpara a qualidade da educação brasileira. A obra como um todo afirma que não bastagarantir o direito à educação, é preciso garantir nos âmbitos educacional, cultural, eco-nômico, político e pedagógico a participação de todos na educação do país. Construircoletivamente os rumos da educação nacional, respeitando a autonomia de cada entefederativo (local, estadual e federal), é elemento sine qua non para a concretização doprojeto de nação que queremos e para a consolidação da democracia.O processo de planejamento da educação brasileira requer conhecimento, alcance dosobjetivos vislumbrados em prazos e etapas definidas, bem como avaliação científicada situação real da nação em se tratando da educação do e para o povo. A previsãode mudanças significativas em prol da situação real apresentada, exige que o planeja-mento tenha um enfoque humanizado no sentido das políticas públicas educacionaisexaradas. Por isso, a indicação de avaliar as práticas didáticas com frequência se faz ne-cessária, por meio de mecanismos precisos que essencialmente potencializem os saberesdocentes e discentes no decorrer do processo ensino-aprendizagem. É mister destacara concepção ampla de educação, expressa no artigo 1o da Lei n. 9.394, de 1996, ( 1oe 2o), que trata da função formativa da educação e suas relações com a sociedade. Sãoquestões que merecem ser repensadas, especificamente em relação à educação escolar.À luz da compreensão de que o educando é o núcleo central da prática educativa naescola e, por conseguinte, o foco do ensino precisa estar pautado na formação humanacom qualidade, tendo os currículos escolares como direcionadores da prática docente,a perspectiva de uma ação transformadora dentro da educação pode se fazer presente.Assim, Didáti
Respeitamos a lei do direito autoral. Informe a Estante.
Veja outros livros do vendedor UmLivro
Veja Didática e Planejamento em outros vendedores
Veja outros títulos de Sarita Aparecida de Oliveira Fortunato