Roda de leitura - Ferramenta facilitadora para o letramento social: Ensino médio
Ivane Câmara Brandão Ramos
![](http://d1pkzhm5uq4mnt.cloudfront.net/imagens/capas/mp_5728510d1da8bdb2206020b2b3b99706.jpg)
Tipo: novo
Editora: Dialética
Ano: 2023
Estante: Didáticos
Peso: 188g
ISBN: 9786525284620
Idioma: Português
Cadastrado em: 21 de maio de 2024
Descrição: Esta pesquisa, agora em forma de livro, foi realizada e desenvolvida em uma escola pública, com a finalidade de analisar de que forma o letramento social pode contribuir para a capacidade de leitura e escrita dos alunos leitores do 1 ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira, da cidade de Manaus-AM, no ano de 2019. Diante da necessidade, fez-se necessário utilizar nas práticas pedagógicas, sob a luz da metodologia diferenciada, RODA DE LEITURA em sala de aula, que se divide em 3 etapas, pode ter aplicação em todo tipo de escola, nos diversos segmentos do extenso espectro da educação escolar, contudo o presente livro está voltado à escola básica e dentro dela Ensino Médio, com ênfase na escola pública. Fundamentada em experiências pessoais na prática da docência, a experiência em leitura abaixo do desejado para alunos do Ensino Médio atrapalha e na maioria das vezes impede o acesso aos conhecimentos em todas as áreas de ensino na escola, inibindo a participação concreta desses educandos no processo educacional. Diante desse contexto, vê-se a necessidade de desenvolver a competência leitora dos alunos, para, assim, formá-los cidadãos críticos e conhecedores de diferentes tipologias textuais. Portanto, verifica-se a necessidade de metodologias diferenciadas que auxiliem e promovam o letramento social entre os alunos. Pois compreende-se que o ato de ler é essencial para que se progrida em direção à possibilidade de inserção social.
Respeitamos a lei do direito autoral. Informe a Estante.