Arte e agência
Alfred Gell
- Editora: Ubu Editora
- Ano: 2018
- ISBN: 9788592886875
- Com este livro, o antropólogo britânico Alfred Gell inova tanto a leitura tradicional que a antropologia fez da chamada arte primitiva, como questiona a teoria da arte de um modo geral, ao adotar como eixo de seu argumento o conceito de agência. O autor defende que a obra de arte, produzida por indi
Descrição: LDS - Livro novo. ISBN 9788592886875. Dimensão 13 x 23, 400 págs. Sinopse: Com este livro, o antropólogo britânico ... Veja mais
Descrição: LDS - Livro novo. ISBN 9788592886875. Dimensão 13 x 23, 400 págs. Sinopse: Com este livro, o antropólogo britânico Alfred Gell tanto inova a leitura tradicional que a antropologia fez da chamada arte primitiva, como questiona a teoria da arte de um modo geral, ao adotar como eixo de seu argumento o conceito de agência. O autor defende que a obra de arte, produzida por indivíduos ou coletivamente, é dotada de intencionalidade, isto é, sua existência influencia os pensamentos e as ações de seu público. Criticando as teorias antropológicas e estéticas existentes que assumem um ponto de vista passivo, e questionando o critério que delega o status de arte somente a uma determinada classe de objetos e não a outras, Gell reformula a antropologia da arte como uma teoria da ação: objetos artístic