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Pacto pela alfabetização

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Tipo: novo

Editora:

Ano: 2023

Estante: Pedagogia

Peso: 288g

ISBN: 9786525046686

Idioma: Português

Cadastrado em: 01 de dezembro de 2023

Descrição: O maior programa brasileiro de formação de professores alfabetizadores é o tema tratado neste livro, que apresenta uma análise sobre a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A interlocução entre os diferentes atores envolvidos de maneira transversal, em regime de colaboração, pretendia fazer com que as discussões acerca da alfabetização chegassem à escola, e as atividades formativas em serviço pudessem alcançar o espaço da sala de aula. _x000D_ Como política pública educacional de âmbito nacional, o Pnaic foi desenvolvido em meio a relações federativas complexas e uma multiplicidade de organizações. Um grande trabalho de convencimento e negociação envolveu as relações entre governo federal e governos subnacionais, entre o MEC e as secretarias de educação, entre o MEC e as universidades, Undime e Consed - e que resultou na adesão de todos os estados brasileiros, de quase todos os municípios e de 41 universidades federais ou estaduais. _x000D_ Sob a perspectiva teórico-metodológica da abordagem dos arranjos institucionais de implementação, a análise dos relatos dos atores e dos instrumentos de regulação envolvidos no Pnaic oferece elementos importantes a todos os que se interessam pela implementação de políticas públicas educacionais. _x000D_ A pesquisa dialoga também com parte da literatura sobre implementação, especialmente com os modelos de Matland (1995) sobre os contextos de implementação de políticas públicas, marcados por graus diferentes de ambiguidade e conflito. Tendo como fio condutor a percepção de seus atores e como lócus o estado do Rio de Janeiro, a pesquisa adotou uma abordagem interpretativista para investigar os sentidos construídos pelos atores em relação ao programa, com ênfase nas principais mudanças que aconteceram em sua configuração. _x000D_ Uma das principais contribuições teóricas desta pesquisa foi analisar essa política pública educacional sob a perspectiva dos arranjos institucionais de implementação - referência utilizada no campo da ciência política e da administração pública, com potencial de contribuir com novas análises sobre políticas públicas educacionais.

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