Compre aqui livros novos, usados e seminovos de milhares de sebos e livrarias.

Autor ou Título
Ver todos os exemplares de "Capitães da Areia"

Capitães da areia

R$ 54,90 + R$ 11,53 envio*

Tipo: novo

Editora:

Ano: 2009

Estante: Literatura Estrangeira

Peso: 233g

ISBN: 9788535914061

Idioma: Português

Cadastrado em: 21 de junho de 2024

Descrição: Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche abandonado em Salvador, é talvez o romance mais influente de Jorge Amado. Clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito. Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche abandonado em Salvador, é talvez o romance mais influente de Jorge Amado. Clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes. Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.* Leitura obrigatória do vestibular da UNEB.

A Compra Garantida Estante Virtual é uma garantia de que você receberá a encomenda ou o reembolso do valor da sua compra. Saiba mais

Respeitamos a lei do direito autoral. Informe a Estante.

Veja outros livros do vendedor Companhia das Letras

Veja Capitães da areia em outros vendedores

Veja outros títulos de Jorge Amado

Avaliações do livro

4 de 5 estrelas (7 avaliações)

Faça sua avaliação

Avalie o livro

  • Muito bom

    Por: Isabelle Jacob , em 12/05/2022 Eu recomendo este livro

    Muito bom

    Esta avaliação foi útil?

  • Ótimo livro, mas com presença de homofobia e machismo

    Por: Alex Vasconcelos da Silva , em 02/02/2020 Eu recomendo este livro

    Gostei muito da leitura. Também tenho consciência de que é um livro escrito há mais de 80 anos. Jorge Amado estava com 25 anos quando o lançou. Mas Pedro Bala estupra uma adolescente negra. Está certo que ele também era um adolescente de 15 anos quando cometeu a violência sexual. Mas descrever o episódio mais como um momento de sensualidade e virilidade do personagem não coloca o ocorrido em seu devido lugar, que é o de um gesto pavoroso de violência sexual contra uma mulher. Também tem a parte da homofobia. Jorge Amado reproduz a visão católica de homossexualidade como pecado abominável, que é jogar azeite fervente em chagas de gente já bastante sofrida com o preconceito. Mas, afora esses dois pontos, é uma leitura muito boa. Quem tem casa e comida costuma desumanizar quem não tem, por mais que se diga cristão e temente a Deus. O pavor do brasileiro médio pelos mais pobres continua tão atual quando o foi pra Jorge Amado nos anos 1930.

    Esta avaliação foi útil?