Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Promoções
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+Exibindo: 1 - 44 de 225 resultados
A prática de linguagem em sala de aula
Especialmente dedicado a professores e a multiplicadores e formadores de professores em serviço, este livro discute propostas e experiências de implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa que dizem respeito, essencialmente, a formação de professores para a implementação de propostas de ensino e a práticas didáticas e projetos escolares levados a efeito em sala de aula. ...
2000
Canção, estética e política - ensaios legionários
O livro Canção, estética e política: ensaios legionários recontextualiza a obra da Legião Urbana em sua tentativa de traduzir seu próprio tempo em canção. O período de redemocratização trouxe na música popular um sério questionamento sobre o país e sua estrutura política e social. Os filhos da Ditadura não se acomodaram em simplesmente negar a pátria ou construir um discurso niilista. O rock brasi...
2012
Identidade e subjetividade
Dividido em cinco partes (Modernidade e identidade sob o olhar contemporâneo; Culturas, linguagens e diversidade; Linguagem e ensino: (des)construção de identidade e subjetividade; As novas linguagens e os sujeitos nos espaços e Reflexões sobre nós e o novo), este livro se propõe a traçar um panorama amplo dos estudos a respeito dos temas da identidade e da subjetividade em um momento contemporâne...
2012
Machado de assis
Este trabalho dedica-se ao estudo do jornalismo inicial de Machado de Assis. Escrever a crônica da semana foi uma tarefa que desafiou muito cedo o nosso escritor, o qual se ocupou, desde o início da década de 1860, mas também bastante regularmente nos trinta anos que se seguiram, da tarefa de transformar o dia-a-dia em notícia. A crônica da semana, o folhetim-variedades, narrava os recentes fatos ...
2000
Por que (não) ensinar gramática na escola
Na primeira parte o autor apresenta argumentos que poderiam convencer o leitor de que é completamente desnecessário ensinar gramática na escola, se o objetivo for dominar a variedade padrão de uma língua e tornar os alunos hábeis leitores e autores pelo menos razoáveis. Na segunda parte apresenta vários conceitos de gramática, comenta alguns outros estreitamente relacionados com aquele e, em segui...
1996
Cenas de aquisição da escrita
Este livro reúne trabalhos que discutem a relevância das marcas deixadas pelos sujeitos, nos textos que produzem, para a compreensão de aspectos cruciais do processo de aquisição da linguagem escrita. O livro está organizado em três partes. Na primeira, é apresentado e discutido o que se toma nos trabalhos como dado singular em relação à aquisição da escrita. Na segunda, reflete-se sobre o trabalh...
1997
Arrogantes, anonimos e subversivos - interp. o acordo e a disc.na t. ab
Arrogantes, anonimos e subversivos - interp. o acordo e a disc.na t. ab
2000
As proezas das crianças em textos de opinião
Nesse livro, a autora apresenta uma parte de sua tese de doutorado As proezas das crianças: das maltraçadas linhas ao texto de opinião (2001). A investigação é ancorada no interacionismo sociodiscursivo e nos autores de “Didática de línguas” da Universidade de Genebra que teorizam a argumentação como atividade de linguagem discursiva e enunciativa. A descrição de sua prática didática a respeito da...
2010
Cartografias do trabalho docente
Num momento em que é comum ouvir dizer que as mazelas educacionais se devem à incompetência dos professores, Cartografias do trabalho docente pretende contrapor supostas "verdades" com estudos que procuram mapear a compreensão do trabalho docente através de novos olhares, buscando alternativas – nem mágicas, nem milagrosas –, capazes de ir além de uma representação homogeneizadora de nosso trabalh...
1998
São francisco meu destino
Um rio de águas e de memórias que um dia descobriu que lembrava de tudo e não esquecia nada. Um velho, um homem que um dia monta cavalo e comanda uma tropelia de bichos e de homens em busca de uma terra verde e feliz. Um outro velho, avô de um menino, e que jurou antes de morrer que não morreria e que iria embora, rio abaixo, dentro de um vapor encantado. O tempo em que as aves de beira rio aprend...
2003
Alfabetização e letramento
Alfabetização, aquisição da escrita; (socio-) construção da escrita, letramento. A variedade de designação do fenômeno da entrada do sujeito no mundo da escrita, representada no título desta obra, é mais do que mera sinonímia. Ela é bastante significativa no que diz respeito às diferentes vias de abordagem do fenômeno e bastante representativa dos principais embates - teóricos e práticos - que têm...
Xul Solar e Ismael Nery entre outros místicos modernos
Neste seu novo livro, a historiadora Maria Bernardete Ramos Flores chama atenção para os rumos controversos da modernidade. A originalidade da abordagem está na caracterização do movimento de retorno a uma espiritualidade perdida que marcou os mundos da arte na passagem do século XIX para o XX. Naquela época, o investimento na espiritualidade e na religiosidade revelado na criação de vários artist...
2017
A imagem e a letra
Tradicionalmente, acredita-se que, em geral, a literatura vive numa espécie de bolha diáfana e perfeita, protegida das impurezas excrescências do mundo concreto, respirando apenas os ares da criação e da inspiração, girando em torno de si mesma. Que a "aura" literária sempre se preserva, a mesma, intocada, a despeito das mudanças de tempos e vontades. É justamente contra essa visão que A imagem e ...
Formação e trabalho docente em contexto rural
Esta obra sistematiza reflexões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre políticas de formação e de trabalho docente vinculadas a Educação do Campo e ruralidades contemporâneas, ao aprofundar e fortalecer reflexões sobre temáticas relacionadas às escolas multisseriadas, ruralidades e projetos de educação do campo. O livro resulta de parcerias acadêmico-científicas entre o Grupo de Estudos e P...
2017
A educação como cultura
No século XX e em terras brasileiras, o movimento editorial em educação foi fecundo. No entanto, talvez não precisemos de todos os dedos de uma única mão para contar os livros marcantes pela sua criatividade. O leitor testemunhou, porém, que o antropólogo e educador carlos Brandão fincou um marco definidor de competência, inovação e sinceridade com esta obra referencial, agora, relançada.
2002
Anos iniciais do ensino fundamental
Neste livro, pensado e construído para as professoras e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, são apresentados fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos que poderão contribuir para a realização do trabalho docente nas escolas. Os textos aqui apresentados são a materialização do trabalho de ensino e pesquisa de professores de diferentes áreas e de diferentes universidades ...
À beira de mim mesmo
Em meu caso, ser poeta é uma questão de sensualidade. Tocar as carnes da emoção sem medo de êxtases e orgasmos. E nada me encanta mais do que minha condição marginal de poeta neste mundo descarnado. Sei que a vida é uma árvore carnívora à sombra da qual realizo minha meditação do provisório. De um provisório que, porém, sempre permanece no fluxo do mundo. Admiro os poetas que procuram (até achar)...
2003
Círculo de Bakhtin
A dialogia é o eixo central em torno do qual giram todas as concepções filosóficas do que ficou conhecido como Círculo de Bakhtin. Isso ocorre pelo pensamento interacional de produção e recepção de suas obras. Esse pensamento é interação entre pensamentos de epistemes diversas, numa ação concreta de diálogo. Desse ponto de vista é que os capítulos aqui reunidos tratam de concepções do Círculo e r...
Diante das letras
Este livro reúne alguns artigos voltados para questões básicas relacionadas com os sistemas de escrita no processo de alfabetização. Apresenta uma breve história das letras, dos números e dos sinais de pontuação. Mostra quando um desenho se torna uma forma de escrita, deixando de representar o mundo, para representar palavras da linguagem oral. Os fundamentos dos sistemas de escrita ideográfico e ...
1999
A língua inglesa na escola
A coleção Discurso e Ensino é voltada para professores de Ensino Fundamental e Médio, e tem por objetivo contribuir para o diálogo em torno de práticas a serem desenvolvidas em sala de aula. A linguagem, e suas diversas formas, é o foco das discussões, pois é com a materialidade da linguagem que o professor de português, história, matemática, filosofia, e de todos os demais conteúdos curriculares ...
Do dialogismo ao gênero
A pesquisa com gêneros vem levando crescentemente em conta os processos composicionais, as diferenças estilísticas, as transformações temáticas situacionalmente induzidas, as formas de colaboração entre sujeitos, as expectativas e a organização arquitetônica dos gêneros em diversas situações de produção etc., aspectos vinculados à estabilidade dinâmica dos gêneros, objeto de destaque nas teorias d...
Educação de jovens e adultos
O debate em torno do analfabetismo - ou letramento, como preferem muitos autores brasileiros - vem se alimentando de outras fontes e respondendo a outros problemas sociais e culturais que não só os da educação. Teorizando sobre a oralidade e cultura escrita, especialista de diversas disciplinas vêm tentando compreender de que maneiras a linguagem constitui os seres humanos, como as tecnologias da ...
Educação de jovens e adultos trabalhadores
O legado do Patrono da Educação Brasileira vem sendo, sistematicamente, atacado por discursos fundamentalistas, retrógrados e moralistas. Discursos que afrontam não apenas a figura deste renomado educador, reconhecido mundialmente pela sua contribuição na educação, mas afrontam, sobretudo, a concepção daqueles que, num país democrático, mas ainda tão desigual, defendem o direito a educação de toda...
Educação e leitura
Este livro procura mostrar a relação mais próxima entre os saberes contemporâneos convocados para formar leitores atentos e críticos diante dos provocativos caminhos que se apresentam. Dessa forma, cada autor, desta coletânea, busca ampliar visões e vislumbrar mudanças necessárias na maneira como formamos os novos leitores, nesse novo maravilhoso mundo. Sem essa mudança, sem o enfrentamento do des...
2013
Educação infantil
Esta obra analisa os impactos da obrigatoriedade legal da escolarização a partir dos 4 anos, na oferta e qualidade educacional na faixa etária de 4 e 5 anos num município do Norte do RS. Tendo em vista a aprovação da Lei nº 12.796 de 2013, que estabelece o prazo até 2016 para a progressiva implementação dessa obrigatoriedade nas redes de ensino, fez-se necessário investigar junto à realidade, como...
2017
O falante gramático
Esse livro propõe que a gramática de uma língua é a descrição do comportamento linguístico que os falantes nativos automática e sistematicamente apresentam no uso diário que fazem de sua língua materna. Como tal, esta gramática apresenta uma série de construções que ainda não foram descritas ou sequer analisadas pelos nosso compêndios tradicionais. Ao apresentar algumas dessas construções no decor...
A institucionalização invisível
Este livro fala de uma história que ainda não acabou, como a própria história dos homens, que não tem fim. A partir do trabalho com setenta e cinco crianças que não-aprendem-na-escola, reconstrói-se a história das formas de vigiar e castigar estas crianças ao longo dos dois últimos séculos, traçando-se paralelos com a evolução das anatomias políticas do poder de punir do sistema judiciário. De con...
2001
Leitura, história e história da leitura
Nos últimos anos, a história do livro e da leitura tem interessado a pesquisadores de várias áreas do conhecimento. O volume e a qualidade dos trabalhos já permite esboçar uma interpretação sobre a produção, a circulação e a recepção de impressos no Brasil. É isso que se faz em "Leitura, história e história da leitura", em que um conjunto de pesquisadores brasileiros e estrangeiros examina questõe...
1999
Lições da escuridão
Esse livro é dirigido a estudantes, professores de todos os níveis e áreas, e ao público diletante. Procura abordar, através da história da ciência, da arte e da literatura, os inúmeros e tortuosos caminhos que criaram a ilusão de uma ciência como detentora da objetividade absoluta e da realidade última. O livro traz ainda um apêndice crítico à visão neopositivista manifestada recentemente por um ...
2002
O gesto e suas bordas
Livro que impressiona pela complexidade das referências, e pela originalidade das propostas, e tem como marca registrada a capacidade de estabelecer com as teorias fonético-fonológicas mais atualizadas do chamado "primeiro mundo" um diálogo sempre crítico e às vezes polêmico, mas nunca subserviente. Mostrando, de maneira estilisticamente feliz, a possibilidade de conciliar os métodos qualitativos...
2001
Os significados do letramento
A obra tem por objetivo informar àqueles que se encarregam do ensino da escrita, bem como àqueles que participam de situações de comunicação escolarizado/não-escolarizado através de programas de difusão de tecnologias (como técnicos agrícolas, de saúde pública, de habitação), sobre os fatos e os mitos do letramento. Os trabalhos que se seguem, resultados de pesquisas realizadas no Brasil, sob vári...
2001
Perder as asas
O livro Perder as asas: Vivendo com E.L.A. surgiu a princípio como uma Terapia Ocupacional e começou a ser escrito em 2014. No começo parecia uma ideia impossível de ser realizada por alguém com tantas limitações físicas, mas um espírito forte não se dobra tão facilmente e Cláudio não só desafiou mais uma vez o improvável como foi além e deu asas a sua imaginação. Com a ajuda de uma Terapeuta ele...
2016
Os humores da língua
"Os humores da língua" pretende ser um livro de lingüística, embora dedicado a descrever piadas. Uma piada pode ser definida como um texto que parece falar de uma coisa, mas que fala de outra. Ou melhor, fala das duas, colocando ora uma ora outra em primeiro plano. A passagem de um tema a outro se faz, em geral, por um certo funcionamento da língua. O livro se dedica basicamente à descrição dos el...
1998
Virtudes e educação
Por que tratar de virtudes no cenário da educação? Não seria uma volta ao passado, à arbitrariedade de cunho religioso a qual as instituições que ensinam experimentaram? Parece-nos que há uma certa reserva quando o tema são as virtudes porque por muito tempo tal discussão se destacava somente na filosofia ou, por certo, na religião. No entanto, em tempos modernos, a psicologia moral resgata o conc...
2007
Estudos de processos de gramaticalização em português
A noção de Gramaticalização tem sido retomada nas últimas duas décadas permitindo grande renovação dos estudos lingüísticos. Essa renovada corrente de pesquisa alcançou o nosso país, onde um número crescente de pesquisadores propõe reflexões ou conduz suas pesquisas tomando por base esta noção. Alguns desses autores brasileiros estão agora reunidos neste livro, que se propõe não só a trazer ao lei...
2010
Nas trilhas do letramento
Este livro retoma e amplia as questões em torno do letramento, em suas mais distintas facetas: letramento digital, letramento literário e práticas de letramento em distintos contextos. Moveram os autores questionamentos de diversas ordens, entre os quais: Como as práticas de letramento escolares podem ser (re)significadas para torná-lo emancipador, crítico, cidadão? Que atividades poderiam substi...
Tramas, urdumes e práticas
O modelo da escola atual nos remete ao projeto civilizatório que teve a racionalidade como possibilidade de avanço. Mas não devemos nos esquecer de que este ideal de progresso justificou o colonialismo, a pureza justificou os regimes políticos totalitários, o projeto de homogeneização dos currículos justifica a intolerância com o diferente e com o multiculturalismo, a supervalorização do "rigor ló...
2014
Traduzir Derrida
Esse livro reúne tradutores, teóricos, pesquisadores, professores comprometidos com o pensamento de Jacques Derrida no Brasil, para refletir sobre a tradução de sua obra e a relação da desconstrução com a instituição universitária brasileira: suas políticas e desconstruções. Trata-se também de pensar o lugar da tradução na instituição, tendo em vista a sua relação com as desconstruções, a partir ...
2006
O interacionismo sociodiscursivo
O conjunto de artigos apresentados neste livro reflete a influência produtiva que a teoria do interacionismo sociodiscursivo (ISD) tem exercido nos últimos dez anos nas pesquisas brasileiras, e também portuguesas, da área da lingüística e da lingüística aplicada. Assumindo esse quadro teórico, vários pesquisadores têm buscado compreender o agir humano que se (re)configura nos textos e, em particul...
2007
A morte do eu inconstante
Com o olhar de apreciadora, pude contemplar a beleza da obra que o Senhor confiou a Débora Lobo ou Cristina Medeiros (como preferir) e fiquei profundamente feliz e empolgada a cada página. Em alguns momentos, tentei me colocar na pele das meninas que se parecem muito com Nikitta; buscam respostas de diversas maneiras e acreditam que o sofrimento pelo amor não correspondido certamente as levará à ...
Investigações discursivas na pós-modernidade
Num país de contrastes nem sempre promissores como é o caso do Brasil, onde coabitam miséria e luxo, fome e luxúria, atrasos milenares e avanços tecnológicos de primeiro mundo, não poderíamos nos esquecer de questionar os efeitos que esses contrastes surtem na Educação. Tendo como foco a educação brasileira, mais especificamente o ensino da língua estrangeira --inglês, a autora toca profundamente ...
2002
A língua portuguesa no computador
A obra apresenta a maneira como a língua portuguesa vem sendo estudada por meio da informática ao redor do mundo. O emprego do computador na pesquisa lingüística já vem de longa data, mas, pela primeira vez, surge uma publicação que reúne a produção de pesquisadores sobre o português. Estão reunidos os maiores especialistas das áreas de Lingüística de Corpus, Processamento de Linguagem Natural, Li...
2005
Letramentos
Com uma história recente, no Brasil, mas já estabelecido, o campo da Linguística Aplicada (LA) tem como objeto a linguagem como prática social, em contextos que transbordam aqueles previstos em processos de aprendizagem de língua materna e de outras línguas, caracterizando-se pela tentativa de aceder e tecer compreensões sobre problemas sociais em que a linguagem é central. É reconhecida, atualmen...
2010
