Tipo de Livro
-Autor
-Editora
-Ano de Publicação
-Cidade
+Sebos e Livreiros
+Preço
+Categoria
+Idioma
+Avaliação
+Compra Corporativa
+Exibindo: 1 - 44 de 354 resultados

Escritura de si e identidade: o sujeito-professor em formação
Escritura de si e identidade: o sujeito-professor em formação
2008

O diário de leituras na escola e na universidade: estudos do gênero e práxis pedagógica
O diário de leituras na escola e na universidade: estudos do gênero e práxis pedagógica

À beira do Araguaia
Surpreendente do início ao fim. Embora seja uma coletânea de contos, pode ser lida como um romance. Nas palavras da professora da USP, Neide Luzia de Rezende, À beira do Araguaia ‘é um livro de pequeno tamanho, mas uma obra de grande qualidade literária.’ Um dos detalhes que tornam esta obra apaixonante é que as treze narrativas têm como protagonistas o casal Ana e Pedro, acompanhados ora ou ou...

A clínica da atividade e as contextualizações brasileiras
Ao tratar da relação entre trabalho e saúde, os teóricos que aderem à clínica da atividade afirmam, com frequência, que o fundamental é o cuidado com o ofício, em todas as suas instâncias, pessoal, impessoal, transpessoal e interpessoal. Em outros termos, frente ao dilema frequente entre o cuidar das pessoas e o cuidar do trabalho, não têm dúvida de que é o segundo que deve ser privilegiado, pois ...

A emoção na sala de aula
Desânimo, vergonha, agressividade, embaraço, frustração, desrespeito, entusiasmo, prazer, satisfação, alegria. são algumas das inúmeras emoções que constituem as interações professor/aluno, interferindo positiva ou negativamente no funcionamento e na produtividade de uma aula. Mas. como isso pode ocorrer? Esta foi a pergunta que detonou a pesquisa cujo resultado é apresentado neste livro. Rompendo...
2019

A língua portuguesa
Tendo como foco o discurso na escola, este livro reúne artigos que tomam a sala de aula como um espaço de movimento de sentidos. No caso específico das análises e reflexões aqui apresentadas, serão tratadas questões relativas ao ensino de Português como Língua Estrangeira, e relativas à presença de materiais multimídia em sala de aula. O objetivo é tratar da possibilidade de deslocamento da posiçã...

O acontecimento do discurso no Brasil
Este livro resulta da quinta edição do SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso – realizado em Porto Alegre. Este evento é, por si só, um acontecimento para a Análise do Discurso no Brasil, pois se marca, na história acadêmica, como um dos mais fortes momentos de debate entre pesquisadores da Análise do Discurso com base no legado de Michel Pêcheux. Nos movimentos de retorno e avanço em ...

Agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores
Agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores
2008

O aluno com autismo na escola
O aluno com transtorno do espectro do autismo (TEA) aprende. Cada um dos capítulos do livro reforça essa mensagem. Partindo dos equívocos históricos sobre as causas do autismo, o livro adentra o ambiente escolar e traz artigos que tem como objetivo auxiliar pais e pessoas interessadas no autismo, mas principalmente professores, a compreender as nuances do espectro. Os artigos foram escritos por es...
2018

Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano
Reconhecido internacionalmente como um dos grandes pensadores que se voltam para o estudo das relações entre linguagem e desenvolvimento humano, Jean-Paul Bronckart assume um posicionamento epistemológico segundo o qual a linguagem desempenha um papel central tanto no funcionamento psíquico e em seu desenvolvimento quanto nas atividades e ações. Tal posicionamento o levou, desde muito cedo, a uma ...

Autistas e os espaços escolares adaptados
A presente obra trata da construção de espaços escolares que considerem as experiências sensoriais no autismo, ou seja, um referencial sobre o planejamento de espaços físicos capazes de apoiar o desenvolvimento das habilidades desses estudantes e de minimizar os déficits sensoriais. Em linguagem fácil e objetiva, a autora apresenta propostas de design e arquitetura para organização do ambiente da ...

Cartografias do trabalho docente - professor(a) pesquisador(a)
Cartografias do trabalho docente - professor(a) pesquisador(a)

Desengajamento moral
Desengajamento moral é o termo usado por Albert Bandura para explicar como as pessoas se liberam de seus padrões morais para infligir ações danosas a outros, sem que se sintam culpadas por sua conduta não moral. É assunto inserido entre as explicações da regulação do comportamento humano, sendo descrito como parte da explicação sobre a autorregulação do comportamento moral. Neste livro, o leitor e...

Do dialogismo ao gênero
A pesquisa com gêneros vem levando crescentemente em conta os processos composicionais, as diferenças estilísticas, as transformações temáticas situacionalmente induzidas, as formas de colaboração entre sujeitos, as expectativas e a organização arquitetônica dos gêneros em diversas situações de produção etc., aspectos vinculados à estabilidade dinâmica dos gêneros, objeto de destaque nas teorias d...

Educação de jovens e adultos
O debate em torno do analfabetismo - ou letramento, como preferem muitos autores brasileiros - vem se alimentando de outras fontes e respondendo a outros problemas sociais e culturais que não só os da educação. Teorizando sobre a oralidade e cultura escrita, especialista de diversas disciplinas vêm tentando compreender de que maneiras a linguagem constitui os seres humanos, como as tecnologias da ...
2005

A educação básica e superior em tempos de políticas restritivas no Brasil
O debate atual sobre as políticas públicas educacionais, num contexto de pandemia, de políticas restritivas e de ataques frontais ao financiamento, a gestão e à ciência no Brasil, com destaque para a educação superior é o que tratam os 17 capítulos dessa coletânea intitulada A Educação Básica e Superior em tempos de políticas restritivas no Brasil. Os textos apresentam resultados de pesquisas sobr...
2022

A educação do surdo ontem e hoje
Muito se fala sobre a educação de surdos no contexto escolar brasileiro. Como se deu o processo histórico que o trouxe à educação? Quais elementos fazem parte da identidade do surdo? Que imagens podemos encontrar na materialidade de tais discursos, mais especificamente em algumas crônicas de Cecília Meireles sobre os alunos da primeira instituição brasileira (INES) a lidar com a educação de surdos...
2010

Educação e desigualdades sociais
Ao tratar das relações igualdade-equidade e igualdade-diferença e seus desdobramentos no debate contemporâneo, em especial no campo educacional, essa obra oportuniza potentes reflexões que, certamente, auxiliarão a compreender os simulacros e mistificações presentes no debate atual da área educacional. Ao tempo em que descortinam e situam o princípio da desigualdade como estruturante da sociedade ...

Educação e vida
É um livro feito com muita dignidade e que defende o pluralismo de ideias e dos fundamentos científicos. É, de fato, uma obra criativa, que aguça a imaginação e propõe um novo olhar sobre a materialidade objetiva, a fim de projetar um novo mundo com o pensamento e a imaginação, e com muita liberdade para fazer pedagogias e pesquisas em educação. Ao olhar para os estudos feitos, e sua relação conce...

Educação musical
Falar de uma educação musical na perspectiva histórico-cultural, em bases vigotskianas, é trazer novos tempos para a música como atividade educativa. Principalmente no Brasil, um país tão rico em cultura musical, mas, que ainda preza por práticas que excluem expressões musicais singularmente diversas. É preciso olhar para a riqueza da musicalidade do ser humano, por meio de suas experiências com o...
2020

Educação para a paz e a tolerância
Educar para a Paz, educar para a tolerância, passa pela justiça, pela solidariedade, pelo perdão – virtudes que são construídas ao longo da vida, em meio aos casos de injustiças, de egoísmo, de vinganças. mas que, se trabalhadas de forma adequada, apontam caminhos para a construção da tão desejada cultura de Paz. O Grupo de Estudos “Educação para a Paz e Tolerância” (GEEPAZ), que pertence ao Labo...

Educação profissional no Brasil
Este livro tem como objetivo apresentar ao leitor uma perspectiva de Educação Profissional situada criticamente, a partir da compreensão de que se trata de uma modalidade historicamente voltada aos grupos subalternos, o que a priori se constitui como elemento, talvez, o mais importante na formação da sua identidade enquanto educação de classe, numa sociedade profundamente dividida entre uma minori...

Educação, linguagens e inclusão
Com o desenvolvimento das tecnologias das linguagens, em todas as suas multifacetadas vertentes, pesqui-sadores e profissionais da educação e das linguagens têm envidado esforços de pesquisas sobre as possibilidades pedagógicas da educação a distância – EaD – e dos Ambientes virtuais de aprendizagem – AVA – em conformidade com o conceito de "Ensino Híbrido e Metodologias Ativas" para ensino e apre...
2022

O educador e a moralidade infantil
Resultado de uma pesquisa realizada diretamente com professores, esta obra relata o conteúdo de um curso ministrado sobre o desenvolvimento da moralidade, apresenta as implicações pedagógicas decorrentes desses estudos e analisa as situações vivenciadas pelos educadores no cotidiano da escola, narrando as dificuldades comumente encontradas por eles ao trabalhar com essa questão. Sua proposta é aux...
2000

Educar o educador
A formação docente tem sido tema das discussões recentes em torno do problema educacional. Tais discussões têm produzido uma vasta literatura e fomentado a elaboração de diversas abordagens sobre o assunto. Como afirma António Nóvoa (2000, p. 15), nos últimos trinta anos “a literatura pedagógica foi invadida por obras sobre a vida dos professores, as carreiras e os percursos profissionais, as biog...
2010

Emmanuel Levinas e Raduan Nassar
No que diz respeito à tradução e à minha presunção de que “Lavoura Arcaica” dialogaria com a Filosofia, traduzindo, em formato literário, algo próprio às reflexões filosóficas, lembro que se trata de gêneros distintos do discurso e da escrita, em particular, já que o que diferencia, fundamentalmente, o texto filosófico do texto literário (mesmo no momento contemporâneo, de maior hibridização entre...

Ensino de língua portuguesa na educação básica
A obra Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica traz artigos de pesquisadores de diferentes instituições/ estados do Brasil, que discutem o ensino da disciplina desde a alfabetização até o ensino médio, entrelaçando teoria e prática pedagógica. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura e a escrita têm sido o eixo das discussões sobre o fracasso escolar desde o início dos ...
2022

Ensino de língua portuguesa e base nacional comum curricular
Ensino de Língua Portuguesa e Base Nacional Comum Curricular: propostas e desafios (BNCC – Ensino Fundamental II) é uma obra composta de escritos de diferentes autores, que se dispõem a debater o novo documento referência para a educação brasileira. Com interesse, sobretudo, na área de Língua Portuguesa, o volume tem como mérito o fato de abordar todos os eixos de ensino estabelecidos pelo docume...

Ensino da literatura no contexto contemporâneo
Este livro já é um clássico na área do Ensino de Literatura no Brasil e, inclusive, já é referência para vários programas de Mestrado e Doutorado. Esta coletânea, de quase 700 páginas, tem sido chamada de Vade Mecum da área do Ensino da Literatura, e reúne pesquisadores das cinco grandes Regiões brasileiras bem como de cinco países diferentes, como França, Canadá, Espanha, Chile e Portugal. A ren...

Ensino e aprendizagem no século XXI
Essa obra apresenta os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar a concepção de professores e alunos em relação aos processos do ensino e da aprendizagem do Curso Técnico em Agropecuária, Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira SC. Tendo como sujeitos da investigação professores, alunos, equipe pedagógica e gestão. As análises apontam...

Ensino médio integrado
Os textos ora apresentados resultam de pesquisas que buscaram analisar os percursos, condições de institucionalização e implementação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A partir do Decreto 5.154/04, colocou-se a possibilidade legal de alterar as condições da educação no Ensino Médio no que diz respeito à articulação com a Educação Profissional, sendo permitidas as formas concomitan...

Entre greves e ocupações
Fruto de uma pesquisa realizada em 2014, esta obra busca evidenciar o papel do movimento estudantil na construção de um dos programas de assistência estudantil mais reconhecido no Brasil. A partir de registros e dos arquivos institucionais e das entidades representativas estudantis, as autoras reconstroem fatos marcantes da trajetória da UFSM quanto às ações de assistência aos estudantes no períod...

Entre professor e aluno
Quando pedagogos e educadores se interessam pela psicanálise, bem como, particularmente, pela incidência desta no campo da educação e da formação, eles logo cifram suas esperanças na transferência. Eles bem entendem que esse conceito encerra a chave da operação educativa. Porém, será que eles estão dispostos a pagar o preço embutido nesse entendimento? A julgar pela análise elucidativa realizada p...

Epistemologia da práxis na formação de professores
Construir a epistemologia da práxis na formação de professores é fenômeno complexo que nos desafia não apenas a “teorizá-la”, mas vivenciá-la em nosso cotidiano, assumindo posturas contra hegemônicas nas formas como se lê, como se pensa e como se age no mundo, preocupada não apenas sobre como fazer, mas por que, com quem, para quem, em que contexto, de forma crítica e direcionada por um projeto co...

Epistemologia da práxis e epistemologia da prática
O livro "Epistemologia da práxis e epistemologia da prática: repercussões na produção do conhecimento sobre professores" está ligado a Linha de Pesquisa Formação, profissionalização docente e Práticas educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação/UFG. Apresenta um conjunto de trabalhos realizados por pesquisadores associados na Redecentro Rede de Pesquisadores sobre P...

Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques
Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques
2013

Ergatividade e sistemas de alinhamentos em línguas indígenas
Ergatividade e sistemas de alinhamentos em línguas indígenas

Escola - Lugar para desenhar, narrar, falar e aprender sobre o tempo
Aqui apresentamos a pesquisa realizada com crianças de 4 e 5 anos em uma escola pública de Educação Infantil do município de Campinas, onde a pesquisadora, que atuava no cargo de Diretora, estabeleceu uma parceria com a professora da turma. Os objetivos da pesquisa foram: identificar os marcadores temporais que as crianças utilizam em suas falas e desenhos, identificar as noções de tempo explicit...
![Escola [e linguística] é lugar de política?](https://estatico.estantevirtual.com.br/imagem/livro-loading.gif)
Escola [e linguística] é lugar de política?
Escola é lugar de política? Uma “escola sem partido” é algo que Brasil deveria evitar ou encorajar? Como podemos analisar os discursos do/sobre o Movimento Escola Sem Partido e desvendar sua ideologia? Essas perguntas motivaram a escrita deste livro de divulgação científica de linguística. Ele se destina a um público amplo, fora dos limites acadêmicos, mas isso não significa que suas páginas conte...