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Modernização das leis trabalhistas
Rogério Simonetti Marinho é Economista e político voltado ao desenvolvimento do país; com uma visão de mundo e dos grandes conflitos da contemporaneidade; este perfil liberal cumpre hoje o terceiro mandato como deputado federal pelo PSDB (RN).
2018
Práticas cotidianas e emancipação social
Este livro é produto de pesquisas levadas a termo do grupo de pesquisa; Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar;. Realizadas todas pelos membros do grupo; em diferentes momentos e com diferentes objetivos - pesquisas financiadas; mestrados; doutorados; ou fora.
2010
Tecendo educação ambiental na arena cultural
Neste livro; os autores estão preocupados e atentos para as significações de natureza e de meio ambiente que vêm sendo produzidas por artefatos; instâncias e práticas culturais; instituidores de modos de ser e de estar no mundo. Entretanto; esse acento nos artefatos culturais e na produção de subjetividades tem se ampliado pela maior atenção as artes contemporâneas e aos pensamentos da diferença.
2010
Quem é Michel Maffesoli
Teórico da pós-modernidade; fenomenólogo das tribos; decodificador do presente; Maffesoli identifica-se principalmente com as obras de Durkheim; de Georg Simmel; de M. Weber; de G. Durand; de E. Morin; dos situacionistas e de J. Baudrillard.
2011
Aprendizagens cotidianas com a pesquisa: novas reflexões em pesquisa
Aprendizagens cotidianas com a pesquisa: novas reflexões em pesquisa
2008
Decifra-me ou te devoro
Este é um livro de dinƒmicas; jogos e outras atividades propostos para uso nas salas de aula ou nas recreaçäes escolares. São propostas que auxiliarão o professor na construção do conhecimento. São literaturas de passatempo; adaptaçäes de jogos de mesa ou de tabuleiros; trabalhos de Arte e educação que buscam despertar a alma lúdica do aluno; criando poss¡veis curiosidades na construção do conheci...
2010
Infância em territórios curriculares
A infância em territórios curriculares potencializa e move a aposta de um grupo que acredita no bom encontro como possibilidade de expansão da vida e de invenção de uma estética da existência. Bom encontro que acontece na beleza e força do olhar e da voz não dogmáticos; dos movimentos rizomáticos dos corpos e dos afetos que se tecem entre segredos e astúcias dos sujeitos que; a cada dia; praticam ...
2012
As aparências enganam?
Para Marc Ferro; era preciso desvendar o latente que está por trás do aparente; o não visível atrás do visível. Essa é uma das questões que permearam este livro de Tânia Muller: a aparência. Como ir além? Ou antes; é preciso ir além? A aparência é a existência? A coisa? O real? Ou é um simulacro?
2011
Democracia no cotidiano da escola
Este livro aborda a democracia no cotidiano da escola a partir de diferentes pontos de vista. Traz reflexäes pol¡tico-teóricas e concretas sobre as possibilidades e limites de açäes pol¡ticas e pedagógicas democráticas e democratizantes; principalmente nas escolas.
Qualidade de vida no ambiente de trabalho de profissionais da educação
Em qualidade de vida no ambiente de trabalho de profissionais da educação; temos um compêndio organizativo da evolução do conceito de qualidade de vida no trabalho (QVT); possibilitando aos leigos no assunto; uma compreensão dessa abordagem ao longo das ultimas décadas e quais as finalidades inerentes destas percepções. Para cada época uma visão e uma aplicabilidade correspondente.
2013
Inclusão em educação na Faetec
Este livro aborda a Educação Inclusiva; entendendo a escola como espaço educativo; como uma comunidade de aprendizagem constru¡da pelos seus componentes; como um lugar em que os profissionais podem decidir sobre seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão.
2011
Infância e juventude
O livro organizado por Maria Luiza Oswald e Rita Ribes Pereira acrescenta; criativamente; ideias importantes a algo que está preocupando professores e todos os interessados em questões educativas; sejam pais ou autoridades educacionais: as maneiras como nós educadores nos relacionamos com as gerações que desde muito cedo; cotidianamente; têm contato com artefatos culturais múltiplos; de uso e cria...
2008
Planos e seguros de saúde
Planos e Seguros de Saúde. Edição da Lei 9.656/1998; Lei dos Planos e Seguros Privados de Assistência … Saúde e da Resolução Normativa 211; de 21 de janeiro de 2010 que atualiza o rol de procedimentos e Eventos em Saúde; da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); fixando as novas diretrizes de atenção … saúde; com nota de Plínio Lacerda Martins (Promotor de Justiça) e edição e organização de ...
Vozes da educação
Este livro é um compêndio das conferências e palestras apresentadas no III Seminário de Educação; da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Os textos aqui apresentados neste livro são fontes de pesquisa dos mais variados tipos; e se constituem como um objeto material de ?memória?. A presente obra se coloca como celebração e convite.
2008
A teoria só tem utilidade se melhorar a prática educativa
A confecção deste livro é uma forma de continuar a discutir a relevância da obra de Freire; a importância da sua práxis e das suas conexões; a partir da própria recusa em idealizá-lo como guru/santo/totem; pelo contrário; admitindo-o com um dos principais cientistas da educação contemporânea.
2013
Tecendo conhecimentos nas escolas
Tecendo conhecimentos nas escolas é uma obra coletiva que traz resultados de pesquisas diversas; apresentando algumas aprendizagens que o grupo de pesquisa ?Redes de Conhecimento e Práticas Emancipatórias no Cotidiano Escolar? vem fazendo ao pedir licença e entrar para ver; ouvir; sentir e tocar os cotidianos das escolas; seus sujeitos; conhecimentos e práticas sociais; seus modos de estar no mund...
2012
Identidade, diversidade
Este livro é resultado de pesquisas que têm em comum o diálogo entre as práticas culturais e educação. Foi organizado como uma obra em fuxico; fruto de cerzidura de muitos escritos e de muitas conversas.
2009
Professor, profissão perigo
A violência prolifera dentro de uma falta de cultura, de uma falta de vínculo familiar e de comprometimento com as pessoas. Daí ser importante para as escolas, além do trabalho de ensinar, atacar com vigor as raízes da violência, enfrentando a realidade.
2015
Universidade e participação
Este livro contém; as palestras proferidas ao longo do Seminário Internacional Universidade e Participação II; ocorrido em 2010; e que congregou acadêmicos; professores; estudantes e profissionais; da educação e de áreas afins; de 21 estados do Brasil e de vários países; durante dois profícuos dias de diálogos sobre o papel da universidade no processo de emancipação de nossas sociedades.
2013
Nova ortografia
O português é a terceira língua ocidental mais falada. Com esta reforma; os países da Comunidade de Língua Portuguesa (Angola; Brasil; Cabo Verde; Guiné-Bissau; Moçambique; Portugal; São Tomé e Príncipe e Timor Leste) terão a ortografia unificada. Isto é muito importante para a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais.
2021
A dialética da inclusão em educação
A relevência do livro de Bianca Fogli origina-se da necessidade de se compreender uma política de "inclusão em educação"; a partir de suas implicações sociais; políticas e pedagógicas. Diante do desafio de desenvolver um processo de inclusão na formação profissional da pessoa com deficiência; o livro busca entender a relação que se estabelece ente teoria e prática numa política em ação.
2012
Aprendizagens cotidianas com a pesquisa
Este livro foi pensado e gestado a partir de uma situação coti- diana: uma das muitas conversas que seus organizadores e autores vêm mantendo nos últimos anos. Isso foi poss¡vel porque as redes de saberes que tecem e que vivenciam nos diversos locais e grupos em que atuam vão muito além dos espaçostempos formais que compartilham ou das diferenças entre os trabalhos de pesquisa que desenvolvem e qu...
2008
Técnicas para venda de serviços
Como vender o que não possui estoque e nem amostra grátis? Você sabe o que é vender serviços; uma mercadoria que não possui estoque? Na realidade não é tão simples. Vender serviços é uma arte. Tal como um pintor consegue chegar… perfeição em seus quadros; um vendedor de serviços deve saber usar sua arte com seus clientes; captar no ar as necessidades do cliente; conduzir o fluxo de uma reunião de ...
2009
Formação docente e justiça cognitiva
O caminho de volta da construção moderna da injustiça cognitiva por meio da promoção da Ecologia de Saberes; entendida como um conhecimento prudente indispensável política e epistemologicamente … luta por uma vida decente; envolve a luta em prol da justiça cognitiva; condição necessária … tessitura da justiça social.
2016
Humanidades
Este livro pretende oferecer um panorama de algumas das disciplinas que fazem parte dessa grande área do conhecimento. O objetivo principal é fornecer ao leitor um texto que lhe possibilite estabelecer um contato inicial com uma linguagem que ainda lhe é estranha. Assim, ao mesmo tempo em que os textos são cuidadosos com relação aos termos que fazem parte da linguagem padrão estabelecida em cada d...
2004
Diálogos cotidianos
A grande riqueza deste livro; oriundo II Congresso Internacional Cotidiano; é a multiplicidade de pontos de vista que lá foram postos em diálogo; partindo e/ou chegando sempre ao cotidiano; onde afinal tudo acontece. no cotidiano que tudo acontece. Afinal; onde que não no cotidiano se dá a luta de classes; onde que não no cotidiano se dá o processo de exclusão de tant@s e de inclusão de tão pouc...
2010
Tolerar é pouco?
A tolerância é considerada uma atitude antipática de quem não quer aceitar e muito menos amar o outro; mas apenas suportar ou permitir; como um favor de condescendência; que o outro exista. Não é esta a perspectiva assumida neste livro. O conceito de tolerância tem sido colocado cada vez mais na pauta de discussão porque a intolerância com a diferença tem sido uma realidade recorrente nas sociedad...
Quem é William F. Pinar?
São evidentes o grande mérito e a significativa contribuição de William Pinar no movimento de configuração e de desenvolvimento do campo do currículo; não apenas nos Estados Unidos; mas em todos os países em que os estudos de currículo recebem atenção e consideração. Sua erudição; suas análises rigorosas; suas reflexões profundas e sua criatividade fazem de muitos textos que formula; abordando tem...
2014
Escola-favela; favela-escola
Este livro rompe diversos tabus. O primeiro refere-se ao distanciamento do pesquisador; tomado; em geral; como irrecusável princ¡pio de método. Rodrigo Torquato da Silva demonstra que o distanciamento; que permite a reflexão sistemática de processos; não tem um tempo certo para acontecer.
2012
Se a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata
Na sua décima edição; este livro ganha novo selo editorial e nova diagramação; com melhor visibilidade e facilidade de leitura. Como Se a boa escola é a que reprova; o bom hospital é o que mata passou a ser usado em sala de aula; seguindo inclusive uma orientação do autor; fez-se necessário atender tal exigência feita pelos professores. O conteúdo é o mesmo que consagrou as ediçäes anteriores.
2007
Linguagem, discurso, pesquisa e educação
Reitero: é esse duplo movimento de negação ao niilismo e; ao mesmo tempo; reconhecimento que não se pode continuar acreditando nos mitos bíblicos e neo-platônicos que fundaram; alimentaram e ainda alimentam a Pedagogia - como é o caso do representacionismo; do realismo e do fundacionismo - que fazem deste livro uma arma para nossas lutas contracondutuais.
2015
História da educação infantil
Trata-se de um que aborda a historiografia da educação; mais especificamente a historiografia da educação das crianças pequenas no Brasil. A história da educação infantil apresentada é urdida a partir de uma metodologia de pesquisa de cunho histórico; privilegiando a história oral.
2011
Formação docente em gênero e sexualidade
Este livro nos faz um convite para refletirmos sobre essa maravilhosa dimensão inseparável do existir humano: a sexualidade. Pelas palavras de vários educadores e educadoras podemos perceber diversos olhares sobre a temática; formando um rico painel que instiga nossas reflexões. Contribuem esses escritos com um necessário repensar sobre os processos de educação sexual que vivemos como seres humano...
Tecnologias e trabalho docente
A pesquisa a ser desenvolvida neste texto é num certo sentido uma pesquisa arqueológica. Pode-se compara-la a identificação de estratos; em que se vão superpondo acepções vinculadas às condições de trabalho nas sociedades neles testemunhadas; … situação das forças produtivas e das relações de produção e do pensamento a elas contemporâneo.
2014
Linguagens e imagens
Articulando-se em torno das temáticas Linguagens; Políticas de Subjetivação e Educação; as questões problematizadas nesta coletânea refletem acerca de processos de produção de subjetividades no âmbito das práticas culturais em contextos educativos. Trata-se de práticas que evidenciam autoria; narrativas; experiências imagéticas que potencializam o encontro com as diferentes linguagens.
O que é a escola empreendedora
No mundo complexo; caótico; estruturado por vezes; recorrente; intenso; dialético; a Escola Empreendedora lida com a Complexidade.
2007
Sartre em dois atos
Com a publicação da obra de Sartre em dois atos - As Moscas e O Diabo e o Bom Deus; Deise Quintiliano cumpre a promessa de encerrar sua trilogia sartriana pelo teatro. Tal qual uma detetive; perscruta a pista do que poder¡amos denominar a finalidade ou intenção eventual de As Moscas. Nesse sentido; nenhum detalhe insólito; bizarro; inesperado do texto passa despercebido … vigilância atenta da auto...
2010
Nexus e sexus - Perspectivas instituintes
Nexus e Sexus na educação: perspectivas instituintes apresenta importante conjunto de questões relacionadas ao tema da sexualidade; na sua relação com as teorias e práticas educacionais.
2012
Conexões - Deleuze e territórios e fugas
Pol¡tico. O encontro do V Seminário Conexäes: Deleuze e Territórios e Fugas e. com o XII Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche/Deleuze; desdobrado nos artigos e imagens deste livro; é inerentemente pol¡tico. Pol¡tico na dupla perspectiva experimentada por Deleuze; a partir do que estabeleceu de intercessor com os pensamentos de Kant; Espinosa e; principalmente; Nietzsche.
2014
Conexões
O I Seminário Conexões: Deleuze e Imagem e Pensamento e. ocorreu na FE/UNICAMP; em 2009. Em 2010; aconteceu o II Seminário; desta vez fazendo seguir ao nome de Deleuze; a sequência Vida e Fabulação e; claro; o inevitável "e" teimando em deixar aberta a possibilidade de não esgotamento.de continuidade.de abertura.de outras possibilidades.de um "futuro" desconhecido e incerto.
2011
Politicas educativas e dinâmicas curriculares no Brasil e em Portugal
Estudar as teorias de curr¡culo nos oferece; e aos professo- res de escolas públicas; a compreensão dos diversos mundos em que habitamos e; especificamente; da retórica pol¡tica que cerca a reforma educacional e a burocratização; sem falar nos conteúdos curriculares. Com a internacionalização do campo; os estudiosos de todo o mundo se tornam conhecedores mais cr¡ticos e mais conscientes e seletivo...
2008
Universidade-escola
Discutir a formação de professores com expoentes da área e numa perspectiva dialógica entre o trabalho desenvolvido nas escolas e nas universidades; horizontalizando as relações entre os espaços oficiais de formação e as práticas aprendidas e desenvolvidas cotidianamente; é um desafio tão importante quanto instigante e complexo. Enfrentá-lo requer coragem; ousadia e competência.
2011
O sentido da escola
O Sentido da Escola; nome do primeiro volume da cole- ção Pedagogias em Ação; recoloca a discussão sobre a crise da escola; na perspectiva de uma crise global; ética; cultural; social; institucional; econ“mica e de paradigmas que não dão conta da complexidade do mundo contemporƒneo. Ao mesmo tempo espera trazer para a frente da cena aqueles que; cotidianamente; fazem o sentido da escola.
2008
Avaliação
Este livro; com diferentes ângulos da avaliação educacional; traz para discussão a preocupação com a reconstrução do sentido da avaliação. Tem como tema central a avaliação escolar como uma prática que incorpora tensões constituintes das práticas sociais e reveladora de seus vínculos com as ações escolares.
2008
