Descrição Nelson Rodrigues Passou Pelo Teatro Brasileiro Como Uma Espécie De Tsunami. Provocativo, Demolidor, Obcecado, Despertou Cóleras Terríveis E Admirações Enlevadas, Tal Como Se A Realidade, Por Alguns Momentos, Se Transformasse Numa Cena De Suas Próprias Peças. Dentro Desse Clima Meio Surrealista, O Público Vaiava Com Furor Ou Aplaudia. A Censura Fazia A Sua Função, Proibindo Sete De Suas Peças. Nunca Se Havia Visto Nada Semelhante Na História Do Teatro Brasileiro. Acompanhando Com Interesse Apaixonado A Carreira 'Do Maior Autor Teatral Brasileiro De Todos Os Tempos, Do Dramaturgo Que Deu Dimensão Universal À Nossa Literatura Dramática', Sábato Magaldi Teve Oportunidade De Estudar Toda A Sua Obra, Peça A Peça. São Esses Trabalhos, Elaborados Como Prefácio Ao Teatro Completo De Nelson Rodrigues, Que Se Acham Reunidos Em Teatro Da Obsessão: Nelson Rodrigues. Dividido Em Três Módulos (Peças Psicológicas, Míticas, Tragédias Cariocas), O Livro Pode Ser Lido Como Um Curso De Introdução À Obra Do Autor Pernambucano E Uma Espécie De Vacina Contra 'Os Equívocos Que Praticamente Acompanharam O Lançamento De Todos Os Espetáculos', Muitos Dos Quais Ainda Vivos E Robustos. Com Precisão, Em Linguagem Límpida E Raciocínio Claro, Sábato Magaldi Analisa As Peças, Como Realidade Teatral, Sem Perder De Vista As Suas Repercussões Na Sociedade Brasileira, Ainda Bastante Preconceituosa. Numa Análise Técnica, Ressalta A Força Do Diálogo De Nelson Rodrigues E O Fato De Suas Peças Pertencerem 'Desde O Início, Ao Domínio Do Teatro E Da Literatura, Feito Que Não Era A Norma Entre Nós'. Teatro Da Obsessão É Estudo Fundamental À Compreensão De Um Autor Que Teve 'A Coragem De Desmascarar O Homem, Despido De Véus Embelezadores', Sendo Capaz De Ir 'Ao Fundo Da Miséria Existencial, Num Mundo Aparentemente Regido Pelo Absurdo'.
Saiba mais