DIALOGO CICERONIANO - 1O ED. 2013
Editora:unesp
Tipo:novo
Ano:2021
R$ 62,00
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Esta Obra De Erasmo De Roterda (1466-1536) Aborda Questoes Religiosas E Filosoficas, Mas Seu Tema Central E A Retorica. Construida Em Forma De Dialogo Entre Tres Personagens, Satiriza E Procura Por Em Xeque O Discurso Estetico Dos Ciceronianos De Entao. O Pano De Fundo Do Dialogo E Marcado Pela Efervescencia Intelectual Do Seculo Xvi, Quando Pululavam Contendas Ideologicas, Embates Retoricos, E Resgatavam-Se, Pelos Humanistas, Os Classicos Antigos. Instaura-Se Nesse Contexto Uma Polemica Em Torno Da Figura De Cicero, O Grande Orador Romano. Gramaticos E Retoricos Puristas, Principalmente Italianos, Levavam Ao Extremo O Conceito De Imitatio E Consideravam Que Apenas O Que Estivesse Calcado Em Cicero, Estritamente Circunscrito Em Seu Vocabulario E Em Sua Tecnica Argumentativa, Seria Admissivel Como Bom Discurso. Eram Os Chamados Ciceronianos. De Fato, A Presenca De Cicero Em Todo O Pensamento Retorico Da Epoca Era Inegavel E Delimitava As Faccoes Em Choque - De Um Lado, Os Ciceronianos Estritos , Ou Ciceronianos Simples , E, De Outro, Seus Opositores, Os Ecleticos . O Segundo Grupo Partilhava Uma Visao Mais Abrangente Da Imitatio, Considerando Licito, E Mesmo Desejavel, Que Se Utilizassem Varios Modelos, Que Deveriam Ser Assimilados E Adaptados Segundo A Conveniencia - Regida Pelo Tema E Pela Plateia. Apos Ser Criticado Por Ciceronianos Italianos, Erasmo Se Envolve Na Polemica, Publicando, Em 1528, Este Dialogo Ciceroniano. Trata-Se De Um Debate Entre Tres Personagens, Nosopono (O Ciceroniano), Buleforo (O Que Traz A Tona As Posicoes Do Proprio Erasmo) E Hipologo (Aquele Que Enseja As Situacoes De Embate Entre Buleforo E Nosopono). O Ciceronianismo, Representado Pelo Primeiro Personagem, E Duramente Satirizado Pelo Personagem Buleforo, Que, Ao Fim E Ao Cabo, Acaba Por Derrotar Seu Opositor, Utilizando Para Isso A Propria Argumentacao Ciceroniana. Ao Mesmo Tempo Em Que Justifica Sua Heterodoxia, Erasmo Discute Padroes Essenciais De Critica Literaria E Chega A Consideracoes Esteticas E Epistemologicas Que Ultrapassam De Muito Os Aparentemente Estreitos Limites Da Vetusta Critica Aos Ciceronianos.
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Esta Obra De Erasmo De Roterda (1466-1536) Aborda Questoes Religiosas E Filosoficas, Mas Seu Tema Central E A Retorica. Construida Em Forma De Dialogo Entre Tres Personagens, Satiriza E Procura Por Em Xeque O Discurso Estetico Dos Ciceronianos De Entao. O Pano De Fundo Do Dialogo E Marcado Pela Efervescencia Intelectual Do Seculo Xvi, Quando Pululavam Contendas Ideologicas, Embates Retoricos, E Resgatavam-Se, Pelos Humanistas, Os Classicos Antigos. Instaura-Se Nesse Contexto Uma Polemica Em Torno Da Figura De Cicero, O Grande Orador Romano. Gramaticos E Retoricos Puristas, Principalmente Italianos, Levavam Ao Extremo O Conceito De Imitatio E Consideravam Que Apenas O Que Estivesse Calcado Em Cicero, Estritamente Circunscrito Em Seu Vocabulario E Em Sua Tecnica Argumentativa, Seria Admissivel Como Bom Discurso. Eram Os Chamados Ciceronianos. De Fato, A Presenca De Cicero Em Todo O Pensamento Retorico Da Epoca Era Inegavel E Delimitava As Faccoes Em Choque - De Um Lado, Os Ciceronianos Estritos , Ou Ciceronianos Simples , E, De Outro, Seus Opositores, Os Ecleticos . O Segundo Grupo Partilhava Uma Visao Mais Abrangente Da Imitatio, Considerando Licito, E Mesmo Desejavel, Que Se Utilizassem Varios Modelos, Que Deveriam Ser Assimilados E Adaptados Segundo A Conveniencia - Regida Pelo Tema E Pela Plateia. Apos Ser Criticado Por Ciceronianos Italianos, Erasmo Se Envolve Na Polemica, Publicando, Em 1528, Este Dialogo Ciceroniano. Trata-Se De Um Debate Entre Tres Personagens, Nosopono (O Ciceroniano), Buleforo (O Que Traz A Tona As Posicoes Do Proprio Erasmo) E Hipologo (Aquele Que Enseja As Situacoes De Embate Entre Buleforo E Nosopono). O Ciceronianismo, Representado Pelo Primeiro Personagem, E Duramente Satirizado Pelo Personagem Buleforo, Que, Ao Fim E Ao Cabo, Acaba Por Derrotar Seu Opositor, Utilizando Para Isso A Propria Argumentacao Ciceroniana. Ao Mesmo Tempo Em Que Justifica Sua Heterodoxia, Erasmo Discute Padroes Essenciais De Critica Literaria E Chega A Consideracoes Esteticas E Epistemologicas Que Ultrapassam De Muito Os Aparentemente Estreitos Limites Da Vetusta Critica Aos Ciceronianos.
Saiba maisEsta Obra De Erasmo De Roterda (1466-1536) Aborda Questoes Religiosas E Filosoficas, Mas Seu Tema Central E A Retorica. Construida Em Forma De Dialogo Entre Tres Personagens, Satiriza E Procura Por Em Xeque O Discurso Estetico Dos Ciceronianos De Entao. O Pano De Fundo Do Dialogo E Marcado Pela Efervescencia Intelectual Do Seculo Xvi, Quando Pululavam Contendas Ideologicas, Embates Retoricos, E Resgatavam-Se, Pelos Humanistas, Os Classicos Antigos. Instaura-Se Nesse Contexto Uma Polemica Em Torno Da Figura De Cicero, O Grande Orador Romano. Gramaticos E Retoricos Puristas, Principalmente Italianos, Levavam Ao Extremo O Conceito De Imitatio E Consideravam Que Apenas O Que Estivesse Calcado Em Cicero, Estritamente Circunscrito Em Seu Vocabulario E Em Sua Tecnica Argumentativa, Seria Admissivel Como Bom Discurso. Eram Os Chamados Ciceronianos. De Fato, A Presenca De Cicero Em Todo O Pensamento Retorico Da Epoca Era Inegavel E Delimitava As Faccoes Em Choque - De Um Lado, Os Ciceronianos Estritos , Ou Ciceronianos Simples , E, De Outro, Seus Opositores, Os Ecleticos . O Segundo Grupo Partilhava Uma Visao Mais Abrangente Da Imitatio, Considerando Licito, E Mesmo Desejavel, Que Se Utilizassem Varios Modelos, Que Deveriam Ser Assimilados E Adaptados Segundo A Conveniencia - Regida Pelo Tema E Pela Plateia. Apos Ser Criticado Por Ciceronianos Italianos, Erasmo Se Envolve Na Polemica, Publicando, Em 1528, Este Dialogo Ciceroniano. Trata-Se De Um Debate Entre Tres Personagens, Nosopono (O Ciceroniano), Buleforo (O Que Traz A Tona As Posicoes Do Proprio Erasmo) E Hipologo (Aquele Que Enseja As Situacoes De Embate Entre Buleforo E Nosopono). O Ciceronianismo, Representado Pelo Primeiro Personagem, E Duramente Satirizado Pelo Personagem Buleforo, Que, Ao Fim E Ao Cabo, Acaba Por Derrotar Seu Opositor, Utilizando Para Isso A Propria Argumentacao Ciceroniana. Ao Mesmo Tempo Em Que Justifica Sua Heterodoxia, Erasmo Discute Padroes Essenciais De Critica Literaria E Chega A Consideracoes Esteticas E Epistemologicas Que Ultrapassam De Muito Os Aparentemente Estreitos Limites Da Vetusta Critica Aos Ciceronianos.
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