Descrição O Seculo 20 Tem Sido Um Seculo Fecundo Para A Ciencia, No Qual Desafios Novos Sao Colocados A Competencia Explicativa Das Teorias, Hipoteses, Premissas E Leis Fundadoras Do Pensamento Cientifico Moderno. A Relatividade De Einstein, A Microfisica, A Termodinamica, A Microbiologia Tem Ampliado O Universo Das Indagacoes Dos Cientistas, Que Cada Vez Mais Se Veem Confrontados Com Novas Verdades E Incertezas Sobre Algumas Verdades Ha Muito Estabelecidas. Alem Disso, Novos Campos De Aplicacao E Novos Usuarios Dos Conhecimentos Gerados Nos Laboratorios Do Tao Restrito Universo Da Academia Suscitam, Felizmente, Uma Necessaria Reflexao Etica No Meio Academico E Fora Dele.Ciencia Com Consciencia Enfrenta O Duplo Desafio: Apontar Problemas Eticos E Morais Da Ciencia Contemporanea, Cujos Multiplos E Prodigiosos Poderes De Manipulacao, Nascidos Das Tecnociencias, Tem Imposto Ao Cientista, Ao Cidadao E A Humanidade Inteira O Problema Do Controle Politico Das Descobertas Cientificas E A Necessidade Epistemologica De Um Novo Paradigma Que Rompa Os Limites Do Determinismo E Da Simplificacao, E Incorpore O Acaso, A Probabilidade E A Incerteza Como Parametros Necessarios A Compreensao Da Realidade.Retomando A Discussao Sobre A Ciencia Moderna, Edgar Morin Critica O Paradigma Classico Que Se Fundava Na Suposicao De Que A Complexidade Do Mundo Dos Fenomenos Podia E Devia Resolver-Se A Partir De Principios Simples E Leis Gerais. Esses Principios, Que Se Revelaram Fecundos Para O Progresso Tanto Da Fisica Newtoniana Quanto Da Relatividade Einsteiniana E Da Natureza Fisico-Quimica De Todo Organismo, Nao Sao Mais Suficientes Para Considerar A Complexidade Da Particula Subatomica, Da Realidade Cosmica E Dos Progressos Da Microbiologia. Assim, Enquanto A Ciencia Classica Dissolvia A Complexidade Aparente Dos Fenomenos Para Revelar A Simplicidade Oculta Das Leis Imutaveis Da Natureza, Hoje A Complexidade Comeca A Aparecer, Nao Como Inimigo A Eliminar, Mas Como Um Desafio A Ser Superado. Para O Autor, Enfrentar A Complexidade Do Real Significa Confrontar-Se Com Os Paradoxos Da Ordem/Desordem, Da Parte/Todo, Do Singular/Geral, Incorporar O Acaso E O Particular Como Componentes Da Analise Cientifica E Colocar-Se Diante Do Tempo E Do Fenomeno, Integrando A Natureza Singular E Evolutiva Do Mundo A Sua Natureza Acidental E Factual.Muitos Desses Problemas, Tratados Inicialmente Na Primeira Edicao De 1982, Foram Considerados Impertinentes, Sendo Hoje Admitidos Pela Maior Parte Da Academia, Como A Ideia Do Caos Organizador, O Problema Paradigmatico Da Ordem, Da Desordem E Da Organizacao, Da Complexidade, Da Auto-Organizacao. A Contribuicao De Morin E Tambem Particularmente Importante Para As Ciencias Sociais, Vistas Por Muito Tempo Como Impossibilitadas De Desembaracar-Se Da Complexidade Dos Fenomenos Humanos Para Elevar-Se A Dignidade Das Ciencias Naturais, Com Suas Leis E Principios Concebidos Na Ordem Do Determinismo, O Que Era Visto Como Residuos Nao Cientificos Das Ciencias Humanas: A Incerteza, A Desordem, A Contradicao, A Pluralidade E A Complicacao Fazem Parte, Hoje, De Uma Problematica Geral Do Conhecimento.Como Resposta A Todos Esses Desafios, Morin, Objetivamente, Nos Oferece, Em Oposicao Ao Paradigma Classico Da Simplificacao, Os Fundamentos Do Novo Paradigma Complexo, Capaz De Ampliar Os Horizontes Da Explicacao Cientifica, Tanto Nas Ciencias Fisicas E Biologicas Quanto Nas Sociais. Ciencia Com Consciencia E, Portanto, Uma Referencia Obrigatoria Para Todos Aqueles Que Tem Se Empenhado Em Participar Da Aventura Da Construcao Do Novo Espirito Cientifico Proposto Por Bachelard, Desde O Inicio Do Seculo.Ina Elias De Castro
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