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Práticas curriculares democráticas em escolas do campo no Brasil

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Tipo: novo

Editora:

Ano: 2022

Estante: Linguística

Peso: 200g

ISBN: 9786525031033

Idioma: Português

Cadastrado em: 01 de dezembro de 2023

Descrição: "Nada deve parecer impossível de mudar" - anuncia o autor nesta tão potente e inspiradora obra: Práticas curriculares democráticas em escolas do campo no Brasil, esta que foi escrita a partir de um potente diálogo, de escuta, de investigação, de vivências e reflexões sobre a práxis educativa em duas importantes instituições brasileiras: uma, a Escola Família Agrícola, outra, a Escola do Assentamento. Ao investigar as práticas curriculares dessas escolas, Denilson da Silva, educador implicado e comprometido com as causas socais e com uma educação emancipadora, passa a testemunhar e partilhar conosco a existência de caminhos possíveis os quais se apresentam como alternativas a uma racionalidade neoliberal (hoje hegemônica - mas não única - e causadora de tantas desigualdades) a qual pode ser superada, testemunha e partilha também que podemos viver de outros modos, já que "não são utopias as práticas curriculares" que acontecem nesses espaços em questão. Práticas como a de auto-organização e de pesquisa participante permitem a materialização da democracia no currículo, elemento fundamental em um contexto tão complexo e desafiador em que vivemos, especialmente no Brasil onde, em um cenário pandêmico, com desigualdades, fragilidades e perdas sem precedentes, o lucro tem sido colocado acima das vidas, onde um projeto neoconservador tem colocado em risco as conquistas democráticas que fizemos ao longo do tempo, em especial no campo da Educação._x000D_ Essa obra é um convite à mudança, por apresentar ferramentas críticas, inspiradas em práticas escolares democráticas, as quais emergem do chão de uma escola viva e que esteve ao longo de sua história comprometida com as transformações sociais, aos educadores e educadoras e aos cidadãos, comprometidos com um outro mundo possível, pois como sublinha o autor: "a via do comum enquanto princípio político pode nos inspirar a viver de forma mais coletiva, buscando a defesa dos interesses da comunidade em detrimento da racionalidade neoliberal dominante, emancipando os sujeitos, construindo assim novos horizontes". Horizontes esses que, inspirados nas práticas testemunhadas e anunciadas pelo autor, permitem-nos materializar um mundo mais justo, humano e solidário, onde se priorize a Educação como espaço ímpar e insubstituível de libertação dos sujeitos e de construção de outros modos de viver em sociedade.

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