A Compra Garantida Estante Virtual é uma garantia de que você receberá a encomenda ou o reembolso do valor da sua compra. Saiba mais aqui.

  • 1.350 sebos e livreiros
  • Qualificações positivas dos livreiros
  • Maior acervo do mundo em língua portuguesa

O mandonismo mágico do sertão: Corpo fechado e violência po

R$ 79,90 + R$ 15,50 envio*

Parcele em até 12x no cartão de crédito**

Adicionar ao carrinho

Tipo: novo

Editora:

Ano: 2020

Estante: História Geral

Peso: 824g

ISBN: 9786599068386

Idioma: Português

Cadastrado em: 01 de fevereiro de 2021

Descrição: O mandonismo mágico do sertão surgiu como uma dissertação de mestrado em História social, orientada pela professora Carla Anastasia (ela assina a Apresentação), defendida na Unimontes, em 2013, e, no ano seguinte, agraciada com a primeira colocação no prêmio Sílvio Romero do Iphan, de apoio à pesquisa sobre folclore e cultura popular. Estudando o sertão da Bahia e de Minas Gerais, o autor encontrou quatro autoridades que possuíam o corpo fechado: um padre (José Vitório de Souza, da lenda da Bala de ouro), um subdelegado e vereador (Afonso Lopes, da tragédia do Tamanduá), um fazendeiro envolvido na política, que se tornou bandido (Antônio Dó) e um coronel (Horácio de Matos, da Chapada Diamantina). O corpo fechado é a invulnerabilidade a tiros e golpes de arma branca, geralmente atribuído a cangaceiros, jagunços e bandidos. Com base na trajetória desses e de outros personagens da história sertaneja, Luís Santiago delinea a intercessão da magia (corpo fechado) com a política interiorana brasileira. Também foram incluídos nessa edição alguns textos complementares, que traçam a biografia de vários dos personagens, abordam a importância do carisma no Grande sertão, de Guimarães Rosa, e temas teóricos (o paradigma indiciário, a realeza sagrada, a antropologia política de Marc Bloch, a sociologia de Max Weber).

A Compra Garantida Estante Virtual é uma garantia de que você receberá a encomenda ou o reembolso do valor da sua compra. Saiba mais

Respeitamos a lei do direito autoral. Informe a Estante.

Veja outros livros do vendedor UmLivro

Veja O mandonismo mágico do sertão: Corpo fechado e violência po em outros vendedores

Veja outros títulos de Santiago, Luís