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  • 1.350 sebos e livreiros
  • Qualificações positivas dos livreiros
  • Maior acervo do mundo em língua portuguesa

Entenda seus índices e veja
como melhorar sua performance

Tarifas e indicadores de excelência

As tarifas de venda da Estante Virtual variam de 12% a 8% sobre o valor do livro, sendo a tarifa mínima por pedido R$2,50. Vendedores que atendam a todos os requisitos de excelência em atendimento poderão ter tarifa diferenciada, de acordo com o volume de vendas. Veja a tabela abaixo:

Tabela completa da nova tarifa

Chamamos de excelência em comércio eletrônico, os índices que consideramos ótimos para que possamos manter um padrão de qualidade tanto em atendimento quanto em gestão de acervo. São eles:

Índice total de cancelamentos: Percentual de vendas canceladas do mês.

Índice de cancelamentos por falta de estoque: Percentual de vendas canceladas do mês por falta de estoque.

Índice de qualificações positivas: Quantidade de qualificações positivas no mês avaliado e nos dois meses anteriores sobre a quantidade de qualificações no mesmo período de tempo.

EXEMPLO: Em março o vendedor teve 5 qualificações, 4 positivas. Em abril, 3 qualificações, 1 positiva; em maio, 2 qualificações, nenhuma positiva. O índice de maio será (5/10) = 50%

Índice de pedidos não postados: Quantidade de vendas que permanecem em "Aguardando Envio", ou seja, sem tratativa, no momento em que é calculada a métrica. Considera-se apenas as vendas efetuadas via PayPal e cartão de crédito (pedidos realizados via depósito e boleto serão desconsiderados).

Índice de tempo médio de postagem: Quantidade de horas úteis que o vendedor leva em média para enviar o pedido, ou seja, trocar de "Aguardando Envio" para Enviado. Considera-se apenas vendas com PayPal e cartão de crédito, excluindo pedidos com retirada no local. Se o vendedor não colocar o pedido como Enviado no sistema, consideraremos como tempo de postagem o tempo entre a venda e o momento de avaliação.

EXEMPLO: Em março tivemos 4 vendas:

Exemplo do cálculo de tempo médio de postagem


Vendas: Quantidade de vendas feitas no mês. (mínimo de 5)

Volume de Vendas: É a média da arrecadação do vendedor com vendas entre este mês e os dois meses anteriores.

EXEMPLO: Se em março foram vendidos R$3.000, em abril, R$2.000 e, em maio, R$1.600. O índice de maio será 3.000 + 2.000 + 1.600/3 = R$2.200.



Todo dia 07 finalizamos os indicadores do mês anterior. Estes não se alteram mais e definem a Tarifa de Vendas a ser cobrada no mês seguinte. No mês corrente ainda não temos os índices definidos, então calculamos, neste momento, os valores para que o vendedor tenha uma parcial do mês.

Estes são índices que definem a Tarifa de Vendas, lembrando que é necessário ter os índices mínimos para que possa vender na Estante Virtual. Veja tabela abaixo:

Tabela completa de índices mínimos e de excelência

Fique atento: os livreiros que não atendem aos padrões mínimos são regularmente notificados.

Recomendações para aprimorar seus índices de excelência:

·   Atualize seu acervo para evitar a exibição de livros duplicados e/ou que você não tenha mais em estoque;

·   Verifique diariamente sua vendas no site e poste seus pedidos recebidos em no máximo 48 horas. De preferência, no mesmo dia;

·   Responda as qualificações de compradores com cortesia e profissionalismo. O comprador geralmente cria lealdade a quem é gentil e prestativo. A Estante Virtual leva em consideração seus comentários ao moderar as qualificações negativas;

·   Ofereça livros com preços atrativos. Pesquise e compare, dentro e fora da Estante Virtual;

·   Procure ser bem descritivo na descrição das condições do livro. Qualquer omissão de informação poderá acarretar em qualificações negativas e cancelamentos;

·   Negocie com seus parceiros dos Correios uma maior agilidade na retirada dos livros, bem como a entrega imediata da informação sobre o código de rastreamento dos pedidos.

FAQ

  • O que são indicadores de excelência e por que a Estante Virtual decidiu adotar esse sistema?

    Chamamos de excelência em comércio eletrônico os índices que consideramos ótimos para que possamos manter um padrão de excelência, tanto em atendimento quanto em gestão de acervo. São eles: índice total de cancelamentos, índice de cancelamentos por falta de estoque, índice de qualificações positivas, índice de pedidos em "Aguardando Envio" e tempo médio de postagem.

    Desta forma de valorizamos nossos parceiros que se empenham em oferecer um serviço de qualidade ao Comprador, incentivando todos de nossa rede a sempre buscarem melhores resultados.

  • Como saber que valor de tarifa de venda irei pagar? Ela pode mudar a cada mês?

    O seu percentual é decorrente de dois fatores:

    Índices de qualidade: que você poderá acompanhar através do seu Painel do Livreiro em "Indicadores";

    Volume de vendas: considera a média dos 3 meses anteriores.

    Veja mais detalhes no quadro abaixo:

    Tabela completa da nova tarifa
  • Os cancelamentos por falta de resposta do comprador são contabilizados no meu índice de cancelamento total?

    Sim, para o cálculo do índice total de cancelamento são considerados todos os pedidos cancelados, independentemente do motivo do cancelamento e da forma de pagamento escolhida pelo comprador. A fim de considerar os pedidos cancelados por falta de resposta do comprador e que, portanto, independem da atuação do vendedor, estabelecemos o índice de cancelamento total de pedidos em 20%.

  • Se o meu índice de excelência melhorar eu pago uma Tarifa de Vendas menor no próprio mês?

    Não, visto que esse cálculo leva em consideração os números do mês anterior, a melhoria no índice de excelência em comércio eletrônico irá influenciar a tarifa de venda do mês seguinte e não do mês vigente.

  • Se eu tiver o desempenho ruim em somente um dos indicadores de excelência, não tenho direito à tarifa do meu respectivo volume de venda?

    Não. Para que nossos clientes percebam a nossa qualidade, precisamos atendê-los bem em todos os quesitos. Neste caso, a tarifa será de 12%.

  • O que posso fazer para melhorar meus índices?

    Teremos o maior prazer em ajudar você a melhorar os seus índices, através de consultoria. Clique aqui para agendar.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa área Comercial através do Fale Conosco.