A Compra Garantida Estante Virtual é uma garantia de que você receberá a encomenda ou o reembolso do valor da sua compra. Saiba mais aqui.

  • 1.350 sebos e livreiros
  • Qualificações positivas dos livreiros
  • Maior acervo do mundo em língua portuguesa

MEIA CULPA - O GLOBO E A DITADURA MILITAR

R$ 39,80 + R$ 14,66 envio*

Parcele em até 12x no cartão de crédito*

Tipo: novo

Editora:

Ano: 2015

Estante: Comunicação

Peso: 650g

ISBN: 9788574748399

Idioma: Português

Cadastrado em: 29 de junho de 2022

Descrição: Para avançarmos no processo democrático é necessário compreender cada vez mais a nossa história. E este livro explicita o papel que o jornal O Globo desempenhou durante a ditadura militar - um período com muitos aspectos ainda pouco investigados e expostos - e mais tarde a guinada que deu em sua postura, pressionado pelo movimento pelas liberdades democráticas, culminando com a sua recente mea culpa. No entanto, a postura e o envolvimento do jornal com o regime de exceção não pode ser apagada pelo reconhecimento de que a ditadura não pode mais se repetir ou que o apoio ao golpe de 1964 foi um erro, pois foi contínuo e inequívoco. Não foi apenas apoio editorial, como O Globo fez parecer em sua recente autocrítica, mas ideológico, ao divulgar a ideologia do s que golpearam o presidente constitucional João Goulart na Presidência da República e ao defender a militarização do país para submetê-lo, com as trágicas consequências desse processo para o povo brasileiro. Este livro mostra como o jornal O Globo apoiou, participou e legitimou a ditadura militar. As manifestações revisionistas do jornal nos últimos anos mostram-se incompletas e não admitem seu equívoco editorial, tratando de envolver outras publicações - que apoiaram o golpe e depois passaram a criticar seus rumos e métodos - com o claro sentido de dividir a culpa de seu canhestro comportamento. Sempre esteve ao lado dos que professavam uma ideologia de direita e conservadora, como expressava habitualmente o poderoso chefe Roberto Marinho, e jamais se redimiu dos erros cometidos ou do tratamento dispensado àqueles que resistiram ao regime antidemocrático que apoiou incondicionalmente. O autor promoveu uma revisão da técnica jornalística empregada e dos argumentos adotados para endossar o período ditatorial e mais tarde criticá-lo.

A Compra Garantida Estante Virtual é uma garantia de que você receberá a encomenda ou o reembolso do valor da sua compra. Saiba mais

Respeitamos a lei do direito autoral. Informe a Estante.

Veja outros livros do vendedor Bookfast

Veja MEIA CULPA - O GLOBO E A DITADURA MILITAR em outros vendedores

Veja outros títulos de COSTA, EDWALDO