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Politicas do Ensino de Filosofia Capa ilustrativa

Políticas do Ensino de Filosofia

Walter O. Kohan (org.)

A presença obrigatória da filosofia no ensino médio é uma reivindicação muito recorrente entre os professores de filosofia. Entre eles, há um pressuposto poucas vezes problematizado - pressupõe-se, habitualmente, que a filosofia fará uma diferença significativa, para melhor, na qualidade do processo educativo. Na maioria dos casos, associa-se essa presença a uma ´formação democrática, crítica ou cidadã´. Essa presunção deve ser levada a sério e pensada cuidadosamente. Pensar as relações entre filosofia e educação requer um questionamento sobre a própria filosofia, seus ´quê?, ´como?´, ´por quê?´, ´para quê?´. ´Políticas do ensino de filosofia´ elabora as categorias de ensinar e aprender filosofia; pedagogia da opressão as relações público-privado, homem-cidadão, liberdade-responsabilidade; trabalho imaterial; estética aplicada; emancipação; paixão pelo conhecer; filosofia popular. Fechar Ler mais

A presença obrigatória da filosofia no ensino médio é uma reivindicação muito recorrente entre os professores de filosofia. Entre eles, há um pressuposto poucas vezes problematizado - pressupõe-se, habitualmente, que a filosofia fará uma diferença significativa, para melhor, na qualidade do processo educativo. Na maioria dos casos, associa-se essa presença a uma ´formação democrática, crítica ou cidadã´. Essa presunção deve ser levada a sério e pensada cuidadosamente. Pensar as relações entre filosofia e educação requer um questionamento sobre a própria filosofia, seus ´quê?, ´como?´, ´por quê?´, ´para quê?´. ´Políticas do ensino de filosofia´ elabora as categorias de ensinar e aprender filosofia; pedagogia da opressão as relações público-privado, homem-cidadão, liberdade-responsabilidade; trabalho imaterial; estética aplicada; emancipação; paixão pelo conhecer; filosofia popular. Fechar Ler mais

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Políticas Do Ensino De Filosofia

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Políticas Do Ensino De Filosofia

Ano:   Editora: Dp A

Tipo: seminovo/usado

Releitura Livros Releitura Livros RJ - Rio de Janeiro
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1287 qualificações
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Descrição livro em excelente estado de conservação; miolo perfeito---conteúdo preservado; texto completamente preservado, livre de grifos, riscos, sublinhados, anotações, etc.; capas e lombada em excelente estado; folhas claras e limpas; laterais/corte apresentam leves sinais de armazenamento; brochura; 14x21cm; 216 págs; isbn: 8574903175; livro em português; cód.sep: 51639 / cód.int: 49284

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Ano:   Editora: Dp A

Tipo: novo

Consequencia Consequencia RJ - Rio de Janeiro
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Descrição exemplar novo.

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Ano:   Editora: Dp A

Tipo: novo

Consequencia Consequencia RJ - Rio de Janeiro
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Descrição exemplar novo.

POLÍTICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA Capa ilustrativa

POLÍTICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA

Ano:   Editora: Lamparina

Tipo: novo

Mdx Livros Mdx Livros RJ - Rio de Janeiro
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382 qualificações
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Descrição Livro novo, sem uso, em perfeito estado para leitura!

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Ano:   Editora: Dp A

Tipo: novo

Livraria Livros e Livros Livraria Livros e Livros SC - Florianópolis
100% Positivas
622 qualificações
R$ 23,80 + R$ 8,21 de frete Comprar ler descrição ocultar

Descrição SKU: L55290438 ISBN: 857490317 SINOPSE: A presença obrigatória da filosofia no ensino médio é uma reivindicação muito recorrente entre os professores de filosofia. Entre eles, há um pressuposto poucas vezes problematizado: pressupõe-se, habitualmente, que a filosofia fará uma diferença significativa, para melhor, na qualidade do processo educativo; na maioria dos casos, associa-se essa presença a uma formação democrática, crítica ou cidadã . A filosofia é vista como redentora, fonte fundamental de transformações para a educação. Essa presunção deve ser levada a sério e pensada cuidadosamente. Só a partir de uma percepção de si própria que deixe de lado os auto-elogios e os pré-conceitos, a filosofia pode pensar de forma mais interessante sua projeção e relação com outros saberes e instituições, como a escola e a universidade. Pensar as relações entre filosofia e educação requer um questionamento sobre a própria filosofia, seus quê? , como? , por quê? , para quê? . Esta coleção pretende contribuir para essa tarefa. Um elemento comum aos livros que a compõem é o interesse pela problematização filosófica da filosofia, da educação e das relações entre uma e outra. Mas os acordos param aí. As temáticas, os estilos e as referências são diversos. Além dos antigos, o leitor encontra menções a filósofos modernos como Descartes, Hegel, Hume, Kant, Locke, Montaigne, Rousseau, Schiller e Spinoza, e contemporâneos tão diversos como Adorno, Agamben, Althusser, Arendt, Badiou, Benjamin, Bergson, Castoriadis, Conche, Deleuze, Derrida, Desanti, Dewey, Foucault, Gadamer, Gramsci, Guattari, Heidegger, Horkheimer, Lipman, Lévinas, Lyotard, Marx, Merleau-Ponty, Morin, Negri, Nietzsche, Nussbaum, Rancière, Schopenhauer, Taylor, Virilio, Wittgenstein. Também há referências literárias: Barros, Borges, Cervantes, Conan Doyle, Kafka, Poe, Orwell, Ramos, Sábato... Isso para não falar das interfaces com antropólogos, arquitetos, artistas, educadores, historiadores, psicanalistas, psicólogos, sociólogos que compõem a coleção. E ainda há os autóctones e os próprios autores. É uma reunião de muitos especialistas para pensar a relação entre filosofia e educação - quase um banquete. Políticas do ensino de filosofia elabora as categorias de ensinar e aprender filosofia; pedagogia da opressão; as relações público-privado, homem-cidadão, liberdade-responsabilidade; trabalho imaterial; estética aplicada; emancipação; paixão pelo conhecer; filosofia popular.

POLÍTICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA Capa ilustrativa

POLÍTICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA

Ano:   Editora: Lamparina

Tipo: novo

Luana Livros Luana Livros RJ - Rio de Janeiro
100% Positivas
30 qualificações
R$ 23,84 + R$ 8,21 de frete Comprar ler descrição ocultar

Descrição Livro novo, sem uso, em perfeito estado para leitura!

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Políticas do Ensino de Filosofia

Ano:   Editora: Lamparina

Tipo: novo

Sebo Dagosto 2 Sebo Dagosto 2 SP - Campinas
99% Positivas
202 qualificações
R$ 24,00 + R$ 8,74 de frete Comprar ler descrição ocultar

Descrição Livro Novo Ispem, 9788574903170isbn 85-7490-317-5livro de conteúdo e texto perfeito, sem riscos, grifos ou anotações, capa e lombada original.

Políticas do ensino de filosofia Capa ilustrativa

Políticas do ensino de filosofia

Ano:   Editora: Dp A

Tipo: seminovo/usado

Balaio Digital Balaio Digital RS - Porto Alegre
98% Positivas
779 qualificações
R$ 25,00 + R$ 7,68 de frete Comprar ler descrição ocultar

Descrição 216 páginas - livro usado - brochura original - em muito bom estado - sem marcações de qualquer tipo - sem assinaturas ou carimbos. #PED03834

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Políticas do Ensino de Filosofia

Ano:   Editora: Dp A

Tipo: novo

Livraria Vertov Livraria Vertov PR - Curitiba
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58 qualificações
R$ 28,00 + R$ 8,21 de frete Comprar ler descrição ocultar

Descrição Livro novo. Elabora as categorias de ensinar e aprender filosofia: pedagogia da opressão, relações público/privado, homem/cidadão, liberdade/res­­pon­­sabilidade, trabalho imaterial, estética aplicada etc. Atualmente reduzida à função escolar, entronizada na cultura estatal como requisito de cidadania média, a filosofia ganha justificativa e alguma nobreza — é presumível que sua presença nos exames de acesso às universidades públicas reforce a imagem de coisa útil. Quais as razões para desejar ou não que a circulação de filosofia seja lícita em qualquer sistema de ensino? Qual a pertinência de seu ensino, especialmente do ponto de vista do destinatário escolar, não filósofo por condição? São algumas das questões tratadas aqui.

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