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Fé e Saber

Jurgen Habermas

Segundo volume da Coleção Habermas, este texto reproduz um discurso do filósofo proferido cerca de um mês após o 11 de setembro de 2001. Embora circunstancial, é de grande importância no conjunto da obra do pensador que, ao retomar o clássico tema fé e saber, adota uma nova expressão ? ?pós-secular? ? que imprime mudanças em sua teoria da modernidade e torna-se presente em suas obras posteriores. Para Habermas, o novo milênio está culturalmente dividido entre duas tendências opostas: uma propaga imagens de mundo turalistas; outra revitaliza de modo inesperado comunidades de fé e tradições religiosas, politizando-as em escala mundial. A partir desta percepção ele propõe uma reavaliação da tese da secularização,passando a questionar o secularismo como visão de mundo. O pensador permanece fiel, porém, às proposições pós-metafísicas e seculares do pensamento moderno. Assim, a expressão ?pós-secular? não traduz uma alternativa à pós-metafísica que norteia a modernidade. Esta permanece ?secular?. ?Pós-secular? remete a uma mudança de mentalidade das sociedades secularistas, que se tornam conscientes da inevitabilidade do convívio com as religiões, as quais, admite o filósofo, permanecem na cena como atores sociais importantes. A era pós-secular nada mais significa, então, do que o reconhecimento de que se tornou impossível à estrutura secular seguir adiante sozinha. ?Para Habermas, o pensamento pós-metafísico deve adotar uma atitude simultaneamente agnóstica e receptiva diante da religião, ou seja, que se oponha a uma determinação estritamente secularista das razões publicamente aceitáveis sem, com isso, comprometer sua autocompreensão secular?, escreve, na apresentação do livro, Luiz Bernardo Leite Araújo.</p> Fechar Ler mais

Segundo volume da Coleção Habermas, este texto reproduz um discurso do filósofo proferido cerca de um mês após o 11 de setembro de 2001. Embora circunstancial, é de grande importância no conjunto da obra do pensador que, ao retomar o clássico tema fé e saber, adota uma nova expressão ? ?pós-secular? ? que imprime mudanças em sua teoria da modernidade e torna-se presente em suas obras posteriores. Para Habermas, o novo milênio está culturalmente dividido entre duas tendências opostas: uma propaga imagens de mundo turalistas; outra revitaliza de modo inesperado comunidades de fé e tradições religiosas, politizando-as em escala mundial. A partir desta percepção ele propõe uma reavaliação da tese da secularização,passando a questionar o secularismo como visão de mundo. O pensador permanece fiel, porém, às proposições pós-metafísicas e seculares do pensamento moderno. Assim, a expressão ?pós-secular? não traduz uma alternativa à pós-metafísica que norteia a modernidade. Esta permanece ?secular?. ?Pós-secular? remete a uma mudança de mentalidade das sociedades secularistas, que se tornam conscientes da inevitabilidade do convívio com as religiões, as quais, admite o filósofo, permanecem na cena como atores sociais importantes. A era pós-secular nada mais significa, então, do que o reconhecimento de que se tornou impossível à estrutura secular seguir adiante sozinha. ?Para Habermas, o pensamento pós-metafísico deve adotar uma atitude simultaneamente agnóstica e receptiva diante da religião, ou seja, que se oponha a uma determinação estritamente secularista das razões publicamente aceitáveis sem, com isso, comprometer sua autocompreensão secular?, escreve, na apresentação do livro, Luiz Bernardo Leite Araújo.</p> Fechar Ler mais

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Descrição Livro novo! 88 p. 11X18 ISBN 9788539304035 Sinopse: Segundo volume da Coleção Habermas, este texto reproduz um discurso do filósofo proferido aproximadamente um mês depois do 11 de setembro de 2001. Embora circunstancial, é de grande importncia no conjunto da obra do filósofo que, ao retomar o clássico tema fé e saber, adota uma nova expressão - pós-secular  - imprimindo mudanças em sua teoria da modernidade, presente em suas obras posteriores.

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Descrição Livro novo! 88 p. 11X18 ISBN 9788539304035 Sinopse: Segundo volume da Coleção Habermas, este texto reproduz um discurso do filósofo proferido aproximadamente um mês depois do 11 de setembro de 2001. Embora circunstancial, é de grande importncia no conjunto da obra do filósofo que, ao retomar o clássico tema fé e saber, adota uma nova expressão - pós-secular  - imprimindo mudanças em sua teoria da modernidade, presente em suas obras posteriores.

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Sociedade dos Livros Sociedade dos Livros SP - São Paulo
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Livraria Livro Vivo Livraria Livro Vivo SP - São Paulo
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Wtr Livros Wtr Livros SP - Guarulhos
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Sebo Caieiras Sebo Caieiras SP - Caieiras
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Livraria Livros e Livros Livraria Livros e Livros SC - Florianópolis
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Descrição SKU: L55598204 Sinopse: Segundo volume da Coleção Habermas, este texto reproduz um discurso do filósofo proferido cerca de um mês após o 11 de setembro de 2001. Embora circunstancial, é de grande importância no conjunto da obra do filósofo que, ao retomar o clássico tema fé e saber, adota uma nova expressão - 'pós-secular' - que imprime mudanças em sua teoria da modernidade e torna-se presente em suas obras posteriores. Para o filósofo, o novo milênio está culturalmente dividido entre duas tendências opostas - uma propaga imagens de mundo naturalistas; outra revitaliza de modo inesperado comunidades de fé e tradições religiosas, politizando-as em escala mundial. A partir desta percepção ele propõe uma reavaliação da tese da secularização,passando a questionar o secularismo como visão de mundo. Ele permanece fiel, porém, às proposições pós-metafísicas e seculares do pensamento moderno. Assim, a expressão 'pós-secular' não traduz uma alternativa à pós-metafísica que norteia a modernidade. Esta permanece 'secular'. 'Pós-secular' remete a uma mudança de mentalidade das sociedades secularistas, que se tornam conscientes da inevitabilidade do convívio com as religiões, as quais, admite o filósofo, permanecem na cena como atores sociais importantes. A era pós-secular nada mais significa, então, do que o reconhecimento de que se tornou impossível à estrutura secular seguir adiante sozinha.

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