Os 10 mandamentos para ser autor, segundo Miguel Sanches Neto
Em tempos de pulverização de blogs, sites e impressão de livros a todo vapor, Miguel Sanches Neto se propôs a escrever os dez mandamentos para ser escritor, em texto publicado na Revista Entrelivros. Aqui vai uma canja editada do texto, que pode (e deve!) ser lido em sua versão completa.
- Não fique mandando seus originais para todo mundo.
- Publique seus textos em sites e blogs e deixe que sigam o rumo deles. Depois de um tempo publicando eletronicamente, você vai encontrar alguns leitores.
- Leia os contemporâneos, até para saber onde é o seu lugar.
- Considere apenas uma pequenina parte de toda a sua produção inicial, e invista na revisão dela, sabendo que revisar é cortar.
- Gaste todo seu dinheiro extra em cerveja, viagens, restaurantes e não pague a publicação do próprio livro.
- Nunca peça a ninguém para indicar o seu livro a uma editora.
- Mande seu livro a todos os concursos possíveis e a editoras bem escolhidas, pois cada uma tem seu perfil editorial.
- Não force os amigos e conhecidos a escrever sobre seu livro. Não quer dizer que eles não possam escrever, podem sim, mas mande o livro e, se eles não acusarem recebimento ou não comentarem mais o assunto, esqueça e não lhes queira mal, eles são nossos amigos mesmo não gostando do que escrevemos.
- Nunca passe recibo às críticas negativas. Ao publicar você se torna uma pessoa pública.
- Evite reclamar de sua editora. Uma editora não existe para reverenciar nosso talento a toda hora. É uma empresa que busca o lucro.


